Aprenda a transformar seu site em um gerador de leads


Lauro Becker

Por   

 27/02/2017 

COO, atua desde 2005 com tecnologia, internet, projetos e processos de inovação.

✓ Conteúdo criado por humano

Você tem um site impecável, com boa usabilidade e vários acessos. Porém, tudo isso parece não estar se convertendo em vendas. Você já parou para pensar por quê?

Este é um erro comum na web: muitas empresas pensam que ter um site é o suficiente para conquistar novos clientes. A verdade é que ele é apenas uma parte do caminho até o fechamento de negócios. Para realmente convencer seus visitantes a entrar em contato e comprar de você, ainda é preciso dar alguns passos.

Um site gerador de leads deve ter mais do que informação: ele precisa interagir. Instigar e incentivar seu consumidor a fazer contato, para que o processo de compra tenha continuidade.

Para alcançar o sucesso da sua estratégia, é muito importante que a jornada de compra do seu lead seja acompanhada. Assim suas ações serão muito mais assertivas! Para ajudar você, nossa agência de Marketing Digital criou um guia completo com o passo a passo usado por nós mesmos, da Orgânica. Clique no banner abaixo e receba o seu guia gratuitamente agora mesmo!

Como ser Mais Assertivo nas Vendas!

No post de hoje, separamos algumas dicas para você atingir esses objetivos e gerar mais negócios a partir do seu site. Vamos a elas?

Simplifique o contato

Disponibilize, em seu site, meios para que o cliente entre em contato. Pode ser um chat web, um formulário para assinar a newsletter, um convite para baixar um material extra ao final de cada postagem no blog. Se possível, crie ferramentas que facilitem o autoatendimento, como simulações e orçamentos. Você pode pedir para o cliente que utilizar essas ferramentas, preencher um cadastro com seus dados.

Capriche, também, no já conhecido "fale conosco" ou "contato". Essa página deve ter todas as informações necessárias para que o lead fale com sua empresa com facilidade: telefone, e-mail, redes sociais, endereço e outros dados. Geralmente, esse é o primeiro canal procurado por quem decide falar com a empresa. 

Ofereça conteúdo de qualidade

Leads bem informados são leads mais próximos da decisão de compra — eles já conhecem seus problemas e necessidades, a empresa, seus produtos e serviços. E o conteúdo é essencial nesse processo. É ele que vai fornecer tudo que o lead precisa para tomar sua decisão.

Por isso, tenha uma estratégia de inbound marketing bem elaborada. Alimente seus canais com conteúdo original, atualizado e relevante para seus clientes e potenciais clientes. Adeque esse conteúdo ao funil de venda, para garantir que ele transforme seus visitantes em clientes fiéis.

Administre bem seus canais de divulgação e acompanhe os resultados que eles estão gerando para a sua empresa. É muito importante saber identificar possibilidades de melhoria. Quer saber como fazer isso? Clique o banner abaixo e receba gratuitamente nosso e-book!

Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital

E não se esqueça de colocar Call to Action (CTA) em suas postagens — chamadas para que o lead tome uma atitude, como "baixe nosso e-book", "entre em contato", "siga a gente nas redes sociais". Esses incentivos levam o lead adiante na interação com sua empresa.

Foque também nos clientes em potencial

Leads que entram em contato com a empresa são leads bem próximos da decisão de compra e ter estrutura no site para recebê-los é fundamental, como dissemos anteriormente.

Porém, a empresa não pode se esquecer dos demais consumidores. Há quem ainda não tenha decidido comprar, quem não identificou uma necessidade, não decidiu que produto ou serviço adquirir. Esses consumidores são oportunidades que não podem ser ignoradas e nem perdidas!

Mas como fazer isso? A resposta está em nosso item anterior: o conteúdo. Oferecendo o conteúdo certo, você pode atrair e reter essas pessoas, transformando-as, também, em valiosos leads qualificados. Uma loja de roupas, por exemplo, pode postar dicas de moda em seu blog. Com isso, ela atrai pessoas interessadas no assunto e que podem, futuramente, adquirir seus produtos.

Dica: Lead qualificado: o marketing pode tornar as vendas mais eficientes?

Planeje páginas especiais para anúncios

As redes sociais e o próprio Google, com o Google AdWords, oferecem excelentes ferramentas de anúncios na web. Porém, para que eles sejam efetivos, é preciso que a landing page — página em que o lead vai chegar ao clicar no anúncio — seja bem planejada.

Ela precisa mostrar objetivamente a informação pela qual o lead procura. Se ele clicar no anúncio de um celular específico, não pode ser redirecionado para uma página com cem modelos diferentes. A landing page também precisa deixar claro o próximo passo a ser tomado pela pessoa interessada no anúncio. Você divulgou um curso de culinária? Então, deixe o contato da escola visível ou a ficha de cadastro para matrícula.

Ter um site gerador de leads faz toda a diferença na estratégia de marketing do seu negócio. E a boa notícia, como vimos no post de hoje, é que algumas ações para conseguir isso são bem simples. Já testou alguma delas? Deixe seu comentário contando!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.