Como a mobilidade está afetando o comportamento de compra do consumidor


Rodolfo Benetti

Por   

 07/06/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Em meio aos inúmeros avanços que a tecnologia vem proporcionando ao longo dos anos, um fato chama atenção: as mudanças no comportamento de compra do consumidor. Por exemplo, há quinze anos, poucas pessoas imaginavam o quão versátil poderia se tornar um aparelho celular e o quanto isso transformaria os nossos hábitos.

A mobilidade tem sido uma das principais características das tecnologias e da vida moderna, de modo que nada mais está preso a um só lugar. Conversas, trabalho, lazer, compras, comunicação e uma infinidade de tarefas cotidianas já não têm mais limitações geográficas.

Nesse contexto, no post de hoje, vamos mostrar os principais pontos em que a mobilidade tem afetado o comportamento de compra do consumidor para que você entenda o panorama dessa verdadeira revolução digital e prepare a sua empresa. Vamos juntos?

Dica: Por que minha empresa deve investir em mobile marketing?

Informação

A internet é a ponte para a informação e o consumidor moderno sabe disso. Hoje, antes de qualquer atitude, ele costuma pesquisar, saber mais a respeito do que pretende comprar, onde e como fazer a melhor opção, mesmo que a intenção não seja de adquirir pela internet.

Para ter uma ideia da utilização da internet como fonte de informações sobre produtos, em 2016, a Associação Brasileira de Automação — GS1 Brasil divulgou um levantamento que mostra que, antes de comprar:

  • 83% consultam a internet;

  • 41% costumam ir até lojas físicas;

  • 22% buscam informações com amigos e parentes;

  • 21% buscam aplicativos no celular;

  • 16% se informam pela TV;

  • 13% por meio de jornais e revistas.

Sabendo disso, as empresas que buscam se diferenciar precisam investir nesse mercado e fortalecer sua presença online, tornando-se visível ao público que utiliza a internet. Para isso, hoje já existem ferramentas e estratégias de marketing voltadas a atender a essas necessidades — como é o caso do Marketing Digital.

Confira nosso guia completo sobre Inbound Marketing e saiba como atrair, qualificar e converter seus leads de maneira mais assertiva!

O Manual definitivo do Inbound Marketing

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Nível de exigência

Em razão da facilidade que o consumidor tem para descobrir se um negócio é ou não vantajoso para ele, o nível de exigência acaba aumentando sobre as empresas. Por exemplo, no passado, o cliente tinha mais dificuldade em comparar preços e a qualidade de um produto em outros estabelecimentos.

Hoje, a realidade é outra: pessoas navegam com facilidade pela internet e comparam as mais diversas características de um mesmo produto ou serviço em diferentes fornecedores, a fim de encontrar aquilo que atenda exatamente às suas expectativas.

Por isso, os empresários devem estar sempre atentos à qualidade dos serviços prestados e à imagem que a sua empresa passa aos consumidores, visto que isso é essencial para obter bons resultados.

Boas estratégias exigem um planejamento adequado, por isso, é muito importante contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital preparada para gerar os resultados desejados. Clique no banner abaixo e entre em contato com um de nossos consultores!

Use o Marketing Digital para vender mais!

Comodidade

Outro ponto definidor do consumidor atual é a sua constante busca por soluções mais cômodas. Nesse ponto, a mobilidade proporcionada pelos inúmeros dispositivos móveis torna a vida muito mais fácil.

Nesse contexto, o e-commerce se colocou como um dos principais canais de vendas, em razão da segurança, da facilidade de compra e da comodidade que o modelo traz. As empresas, cada vez mais, têm se apoiado nesse novo mercado, expandido suas atividades para atender a essa tendência.

Canais de comunicação

A comunicação cliente-empresa também sofreu grandes avanços com as novas tendências geradas pela internet. Atualmente, as companhias necessitam se alinhar à realidade das redes sociais, dos chats online e assim por diante, ofertando canais de comunicação mais ágeis e capazes de solucionar com eficiência as demandas dos seus consumidores.

Esse é um ponto fundamental para o sucesso de uma organização, pois, como dito, o nível de exigência cresceu bastante sobre as empresas — o que requer uma prestação de serviços de melhor qualidade.

Dica: Como fazer o planejamento de comunicação da sua empresa

Por fim, esses são apenas alguns pontos que confirmam o quanto a tecnologia e a mobilidade afetaram o comportamento de compra do consumidor. Sabendo disso, empresários e empreendedores devem se atentar ao novo padrão de consumidores para adaptarem as atividades das suas empresas a essa realidade.

E aí? Gostou do post? Quer saber um pouco mais sobre esse e outros assuntos relacionados? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades em primeira mão!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.