Otimização de sites para buscadores: como fazer?


Rodolfo Benetti

Por   

 20/12/2023 
 

Rodolfo Benetti
20/12/2023

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

No instante em que os mecanismos de busca ficaram populares — principalmente o Google, que domina esse mercado de bilhões de dólares —, o ato de melhorar as páginas e os conteúdos dos sites para que eles sejam encontrados nas primeiras posições das pesquisas deixou de ser um luxo e passou a se tornar uma necessidade!

Também conhecida como SEO (que é a sigla de "Search Engine Optimization"), a otimização para sites de busca é indispensável para fazer com que a sua empresa:

  • Seja encontrada na Internet;
     

  • Pelo público que compra o que ela vende;
     

  • Com o menor desperdício possível de recursos.
     

Nesse guia definitivo e atualizado, você aprenderá como realizar uma otimização de sites completa para fazer o seu produto ou serviço pular na frente do seu público ideal — e no momento em que ele mais precisa!

Me chamo Rodolfo Benetti e criei esse manual para você vender muito mais na Internet!


 Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

O que é otimização de sites?

A grande sacada da otimização de sites para vender mais na Internet é que a sua marca ganha a oportunidade de se destacar da concorrência ao educar os seus possíveis clientes no instante em que eles buscam pelas soluções que o seu negócio pode oferecer!

Quando uma pessoa busca no Google pela solução para um problema, um facilitador para um desejo ou a resposta para uma dúvida, ela está no que é chamado de “jornada de compra” no Marketing Digital.

Essa é a rota que alguém percorre desde o instante em que decide pesquisar por uma solução, até o momento em que esbarra com a sua empresa — e é convencida a fechar negócio!

A oportunidade de atrair e convencer alguém necessitado a comprar de você é tão colossal que a competição para conquistar a atenção desse alguém é agressiva.

Se você não educar os seus clientes em potencial para convencê-los de que a sua empresa é o milagre que eles esperam, os seus concorrentes irão roubá-los de você!

Uma vez que anunciar na Internet é um ato democrático e publicar os conteúdos otimizados com a intenção de gerar tráfego (fluxo de gente) para sites de qualquer tema parece simples, o que destaca a sua empresa das outras é a ênfase nas qualidades do seu produto ou serviço que os seus competidores não têm!

Essa originalidade — que é composta pelo tom de voz da sua empresa (que é construído pelo Marketing) somado à experiência prática dela no mercado — tem o toque de Midas capaz de converter desconhecidos em consumidores ao tornar a jornada de compra mais previsível e automatizada por conta disso.

Só que de nada adianta ter originalidade se as pessoas não encontram o seu negócio — ou pior: se os seus competidores aparecem nas primeiras posições, acima de você, nos mecanismos de busca!

Um jeito de fazer com que o seu negócio seja encontrado exatamente pelo público perfeito (que é aquele com a maior tendência de comprar as suas ofertas sem muitos questionamentos) é investindo em mídia paga.

Como o nome sugere, você paga para fazer com que outros sites, redes sociais e mecanismos de busca exibam uma mídia sua em um espaço digital alugado dentro deles — em outras palavras, você paga para anunciar propagandas e impulsionar os seus conteúdos!

Apesar da mídia paga ter um papel importante em uma estratégia de otimização de sites (geralmente envolvendo um pontapé inicial para conteúdos que precisam de destaque rápido ou para potencializar as conversões de páginas que já se provaram populares de forma não paga), ela tem tempo de vida curto.

Como você precisa investir dinheiro e esforços constantemente para manter os seus anúncios no ar — e em perfeito estado de veiculação —, a partir do momento em que você encolher a verba ou a cortar por completo, o seu tráfego pago refletirá imediatamente essas diminuições.

Dica: Inbound Marketing investe em tráfego pago?

Adicionando esse detalhe ao fato de que todo ano as mídias pagas sofrem reajustes causados pelo aumento de anunciantes nas plataformas (o que também eleva a competição pela captura da atenção das pessoas) e pelos objetivos financeiros dessas mega corporações, depender exclusivamente de anúncios para vender pode ser uma furada para o seu negócio, já que o seu custo de aquisição do cliente (o seu CAC) também aumenta.

A pegadinha é que você provavelmente não pode jogar esses aumentos no preço que o seu cliente paga pelo seu serviço ou produto — e é aí que muitas empresas vão à falência após anos de um sucesso aparentemente inabalável!

Para evitar um destino tão mórbido, você precisa de um fluxo vitalício de pessoas que chega ao seu site, produto ou serviço, de forma orgânica — pagando por mídia paga apenas quando ela faz parte da estratégia de Marketing Digital que visa o crescimento (e não a falência) da sua marca.

E é aí que entra outro jeito de levar a originalidade do seu negócio para o público perfeito: a otimização de sites (SEO)!

A importância do SEO Técnico e outros parâmetros

Como a otimização para mecanismos de busca faz as suas páginas e conteúdos aparecem nas primeiras posições das pesquisas em plataformas como o Google (ou até mesmo nas redes sociais como o Instagram), você garante independência dos reajustes das mídias pagas e mantém o seu CAC a um preço justo para:

  • Aumentar o lucro da sua empresa;
     

  • Desbancar os competidores ao garantir o seu domínio do mercado;
     

  • E manter os seus clientes satisfeitos!
     

Para colher esses benefícios, você precisa ter certeza de que o site da sua empresa, produto ou serviço, atende os principais parâmetros que os mecanismos de busca utilizam para decidir por:

  • Incluir as suas páginas nas listagens (o que é chamado de "indexação");
     

  • E em qual posição exibir (o tal do "ranqueamento").
     

Muitos dos parâmetros usados pelos algoritmos das plataformas como o Google são segredos mantidos a sete chaves para evitar que profissionais de Marketing mal-intencionados abusem das técnicas de otimização de sites — mas os requisitos mais importantes são amplamente divulgados, incluindo coisas como:

  • A qualidade técnica do seu site;
     

  • A experiência dos seus visitantes nele;
     

  • E a utilidade dos seus conteúdos.

Calendário de Conteúdo

A certificação de que a qualidade do seu site atenderá as expectativas dos algoritmos que definem a inclusão e a posição do seu negócio nos resultados das buscas é coberta pelo SEO Técnico, que é responsável por construir o alicerce invisível (usando códigos de programação) sobre o qual todo o resto será montado.

O SEO Técnico:

  • Sustenta o desempenho do seu site que, quanto maior, mais contribuirá para a experiência dos seus visitantes;
     

  • Se assegura de fazer com que as suas páginas carreguem rapidamente, diminuindo a quantidade de pessoas que saem do site por impaciência (que é uma das taxas mais importantes para um algoritmo durante a indexação e o ranqueamento);
     

  • E evita falhas de segurança que podem sair muito caras e comprometer todo o trabalho investido na construção da sua presença na Internet!
     

Uma estratégia de construção de backlinks (de links para o seu site vindo de páginas externas a ele) também acelera a construção da autoridade — que é a soma das qualidades de toda presença do seu site na Internet — porque pega emprestada a autoridade de portais já estabelecidos no cenário digital, fazendo com que os algoritmos deem um voto de confiança para a sua empresa por conta dessa moral.

Se esses parâmetros principais forem muito para manter na cabeça, lembre-se do seguinte: a experiência dos usuários é a métrica mais importante para os mecanismos de busca.

Significa que as suas páginas serão melhor ranqueadas e indexadas com maior velocidade se:

  • Os seus usuários passarem bastante tempo consumindo conteúdos no seu site;
     

  • Os seus visitantes não precisarem esperar muito pelo carregamento das suas páginas;
     

  • Os seus conteúdos forem relevantes para os seus visitantes e com o potencial verdadeiro de transformar a vida deles para melhor!
     

Já que as pessoas usam os mecanismos de busca para se informarem sobre as dúvidas, os problemas e os desejos que carregam, mais autoridade a sua empresa acumulará se voltar a atenção para educar os seus usuários!

A otimização de sites traz essa vantagem, além de:

  • Criar uma base de dados que permitirá a você conhecer intimamente o seu público ideal;
     

  • E tornar a jornada de compra dele mais previsível e fácil de coordenar em relação aos objetivos financeiros da sua empresa!
     

Para auxiliar nessa missão, apresentarei a seguir os outros parâmetros do SEO Técnico que podem fazer toda diferença na hora de aparecer acima dos seus concorrentes na página de pesquisa — e garantir a sua geração de tráfego orgânico!

 

Dica: Do 0 a 12.000 acessos: o sucesso do tráfego orgânico da Tris

Estrutura de URL

Do inglês "Uniform Resource Locator", URL é a sigla usada para se referir ao endereço de um site, página ou conteúdo na Internet — aquele mesmo que você digita na barra de pesquisas do seu navegador!

A estrutura de URL leva em consideração como esse endereço é fácil de ser compreendido pelos seus visitantes, então, quanto mais organizado e simples de ser lido e digitado por um ser humano, melhor.

Usar palavras-chave que descrevam o conteúdo e contribuam para que ele seja encontrado nas pesquisas também é uma atitude que impulsiona a indexação das suas páginas e mostra para os algoritmos que a sua empresa sabe do que está falando!

Quando você segue essas recomendações, você cria uma estrutura de URL chamada de "amigável" no Marketing Digital.

Se a sua empresa vende camisas, por exemplo, um jeito interessante de estruturar um URL amigável (para a sua loja ser encontrada e bem ranqueada nos sites de busca) seria:

asmelhorescamisas.com.br/masculinas/camisas-estampadas
Ou, caso você tenha publicado um conteúdo com a intenção de fazer o seu site ser descoberto — para só então, a partir de um link dentro do conteúdo, encaminhar os visitantes para a sua loja virtual —, o URL poderia ser:
asmelhorescamisas.com.br/blog/como-lavar-camisas-coloridas

Note que, em ambos exemplos, eu usei palavras-chave (até mesmo no endereço principal do site, que normalmente reflete o nome da marca). As palavras-chave, aquelas que surgirão na frente das pessoas procurando por elas no Google, são:

  • "Melhores camisas" (da intenção do público de encontrar camisas de qualidade);
     

  • "Masculinas" (da intenção de encontrar camisas para o gênero masculino);
     

  • "Camisas estampadas" (da intenção de encontrar camisas casuais);
     

  • E "Como lavar camisas coloridas" (que é uma palavra-chave long-tail, mais parecida com uma pequena frase do que com um ou dois termos, e que atende a intenção de encontrar conteúdos ensinando um "como" para lavar camisas coloridas sem causar danos nelas)

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Ao estruturar URLs amigáveis, adapte as palavras-chave e as necessidades de montagem às prioridades do seu negócio (e, na dúvida, peça ajuda para uma agência especializada em SEO — principalmente se ela for uma das melhores do Brasil, como é o caso aqui da Orgânica!).

Sitemaps

Em vez de criar conteúdos no seu site e contar com a sorte para que os algoritmos dos mecanismos de busca adicionem as suas páginas aos resultados das pesquisas, o seu time de SEO criará os sitemaps de forma proativa!

Sitemaps são mapas do seu site listando todas as páginas e conteúdos que serão enviados para os consoles dos motores de busca como referência sobre:

  • O que indexar (adicionar aos resultados das pesquisas);
     

  • O que monitorar para garantir que novos conteúdos sejam indexados rapidamente;
     

  • E o que ignorar, uma vez que você não vai querer que todas as páginas do seu site sejam facilmente encontradas na rede pública da Internet (como a página de login no seu sistema gerenciador de conteúdos).
     

Criar sitemaps garante um controle maior e uma cobertura abrangente sobre todos os materiais publicados pela sua empresa que você gostaria que fossem encontrados pelos seus futuros clientes — além de aumentar o seu nível de controle sobre os parâmetros que são levados em consideração no ranqueamento das suas páginas!

Velocidade de carregamento

Centenas de pesquisas (e empresas revelando os próprios dados) demonstram que a diminuição de alguns milissegundos no tempo de carregamento dos sites aumenta de forma considerável as taxas de conversão das páginas.

Isso pode ser alcançado com estratégias básicas, como:

  • Comprimir imagens para o menor tamanho possível (sem comprometer a legibilidade);
     

  • Melhorar o código que faz o site rodar (algo que apresentei na seção anterior desse guia);
     

  • E a minificação de recursos (outro trabalho do SEO Técnico, visando diminuir o uso de recursos que as suas páginas exigem dos dispositivos dos visitantes).
     

Não é para menos!

Na era digital, o público está cada vez mais impaciente e ansioso, fazendo com que sites que demoram para carregar percam por completo a oportunidade de capturá-lo — e é por esse motivo que a atenção das pessoas é um bem tão valioso para aumentar as vendas na Internet!

Como o próprio Google dá prioridade à experiência do usuário acima de tudo (e a experiência do visitante começa com a abertura do site da sua empresa), toda otimização na velocidade de carregamento das suas páginas é bem-vinda — e pode fazer a diferença sobre colocar a sua marca na primeira posição, quando houver um empate de qualidade com os seus concorrentes!

Canalização de PageRank

Se assegurar de que todos os links dentro das suas páginas e conteúdos seguem uma estrutura de URL amigável multiplica as chances das suas publicações serem melhor ranqueadas nos resultados das buscas — é o chamado PageRank no Marketing Digital!

Cada arquitetura de link interno, dentro de cada conteúdo linkado a outras páginas, influencia no posicionamento da sua empresa porque os algoritmos não olham apenas a página em que eles estão.

Na prática, eles observam toda a estrutura de tal página — e todos os outros links dentro dela — como as ramificações de uma árvore!

Quanto mais padronizadas e amigáveis forem essas arquiteturas (com etiquetas de código que apontam se o conteúdo em um link indicado pela página é para um destino original ou um patrocinado, por exemplo), mais autoridade o seu site conquistará na saga de pegar a primeira posição do Google!

Com mais popularidade e autoridade em uma página, você poderá apontar para links de outros conteúdos do seu site que também poderão ser úteis para o mesmo público consumindo a sua página popular — fazendo assim com que esses outros conteúdos recebam um pouquinho da autoridade e confiança que o seu conteúdo principal gerou!

Tanto o SEO On Page e o SEO Off Page (falarei mais sobre ambos daqui a pouco) contribuem para o resultado final: você vendendo mais pela Internet!

Dica: Entenda como um guest post pode ajudar a sua estratégia de inbound

Robots.txt e Meta Robots

Enquanto o sitemap cria uma listagem de todas as páginas públicas do seu site, o arquivo robots.txt funciona como um aviso para os algoritmos que entrarem no seu site com a intenção de catalogá-lo, dizendo: "Essas são as páginas que você pode inspecionar — mas essas outras, não!".

Também é possível criar diretrizes de indexação por tipo de site (permitir indexação completa pelo Google, mas limitada pelo Bing, por exemplo) e pelo tipo de arquivo (se imagem, vídeo, e-book ou áudio, além de quais dessas mídias a nível individual).

Os Meta Robots têm um papel similar, só que, em vez de proibir os algoritmos de acessarem o conteúdo por completo, eles permitem o acesso às páginas e arquivos, mas impedem o conteúdo de ser indexado pelos mecanismos de busca!

São funcionalidades úteis para esconder páginas que não contribuem para a sua estratégia de SEO ou que possuem dados sensíveis demais para disponibilizar ao público.

Canonicalização

O nome é grande, mas a tarefa é simples: a canonicalização cria uma "localização" única para reunir, encontrar e administrar os seus conteúdos duplicados ou com URLs parecidos!

Você pode definir a sua página canônica — aquela que você prefere que seja mostrada dentre as opções duplicadas ou similares no seu site — para que, independentemente do link que os seus visitantes clicarem, eles sejam direcionados para um único destino que você achar mais apropriado.

Um exemplo bastante comum de canonicalização são as lojas virtuais, que normalmente apresentam dezenas de variações para um mesmo tipo de produto (várias cores e tamanhos para um mesmo modelo de camisa, usando o exemplo que dei mais cedo).

Como cada uma dessas variações terá uma URL diferente, o Google interpretará cada uma delas como uma página independente, mas duplicada — e os algoritmos do Google não gostam de gastar tempo com conteúdos duplicados!

Com a otimização de sites, você pode fazer com que todas as URLs de variações nas cores e tamanhos de um modelo de camisa apontem para a página principal desse modelo de roupa quando os robôs do Google vierem indexar o seu conteúdo.

Isso poupa recursos da gigante das buscas, simplifica o mapeamento do seu site e garante que a sua página será posicionada nos resultados das pesquisas!

Outros elementos essenciais da otimização de sites

SEO On Page

Prometi que falaria de SEO On Page e aqui está: é um jeito simples de otimizar os conteúdos internos do seu site — página a página!

Essa otimização se dá através de iniciativas pequenas, mas que, quando feitas em conjunto, definem se o seu conteúdo aparece no topo ou no fundo dos resultados das buscas.

Essas iniciativas são:

  • Listar as palavras-chave que o seu público provavelmente usará para pesquisar informações na Internet (o que exige que você conheça bem a sua audiência ideal);
     

  • Usar as meta tags, que são as informações normalmente ocultas na estrutura de código da página, que identificam sobre o que é o conteúdo, quem é o autor e quais seriam o título e a descrição ideais de serem mostrados nos resultados das buscas para os seus visitantes;
     

  • E organizar os seus conteúdos em títulos e subtítulos internos (fazendo questão de adicionar palavras-chave importantes), partindo do título principal (chamado de H1 na hierarquia de títulos), depois seguindo pelos subtítulos subsequentes (os H2) e pelos sub-subtítulos dentro deles (do H3 até o H6).
     

Além de contribuir para a experiência do usuário (que tem facilidade maior para consumir e compreender conteúdos partidos em seções complementares), também demonstra para os mecanismos de busca que a sua empresa tem como foco educar o seu público — o que adiciona pontos à sua autoridade na Internet!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

 

SEO Off Page

Enquanto o SEO On Page diz respeito à otimização dentro de cada página do seu site, o SEO Off Page foca em criar uma autoridade que leva em consideração o quanto os outros sites recomendam o portal da sua empresa como uma fonte de informações!

A estratégia de backlinks, que expliquei brevemente nas seções anteriores, costuma fazer parte de um planejamento de Marketing Digital maior: o link building!

  • A tradução de link building significa "construção de links" e tem como objetivo, por exemplo, fechar parcerias com sites de outras empresas, portais de notícias ou celebridades nas redes sociais para que eles indiquem o seu negócio nos portais deles;
     

  • Falando em redes sociais, manter perfis ativos e relevantes para o seu público perfeito nas redes sociais contribui para o seu SEO Off Page porque demonstra o compromisso da sua marca em estar onde a sua audiência passa mais tempo e que mantém uma presença ativa no mundo digital!
     

Não dá para ignorar esse tipo de coisa — e também não dá para receber indicações ou publicar conteúdos que não atendam os parâmetros de qualidade que descrevi mais cedo.

Quanto mais relevantes forem os seus conteúdos ou quanto mais autoridade tiverem os sites indicando a sua empresa, melhores serão os posicionamentos das suas páginas!

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

SEO Local

As buscas na Internet não se limitam às compras a distância: você se surpreenderia com a quantidade de pessoas que pesquisam locais próximos para visitar ou para ter uma ideia do tipo de empresa que estarão lidando ao realizar um pagamento digital!

O SEO Local é a otimização de sites voltada para cobrir essas necessidades:

  • A sua empresa é adicionada às listagens de espaços locais, no mundo real;
     

  • No qual é usado um sistema de avaliações para permitir que seus clientes opinem e deem uma nota para os seus produtos ou serviços;
     

  • E por onde a sua marca poderá ser encontrada se alguém fizer uma pesquisa em um mecanismo de busca voltado para pesquisas regionais, como no Google Mapas!
     

O fator do sucesso para vender mais na Internet envolve cobrir todas as áreas pelas quais os seus clientes em potencial estão transitando — e acertá-los em cheio com o conteúdo certo quando procurarem por uma solução que você pode oferecer!

Visibilidade, usabilidade e experiência do usuário

Um dos principais benefícios da otimização de sites é tornar o seu negócio conhecido pela audiência mais relevante e aumentar o alcance da sua empresa na Internet.

Imagine que uma pessoa do público que você gostaria de alcançar fez uma pesquisa no Google e o seu site não apareceu. Você perdeu mais do que uma venda: você perdeu a chance de criar um relacionamento capaz de gerar múltiplas vendas pelos próximos meses!

Tão ruim quanto não aparecer nos resultados das buscas é aparecer nas últimas posições da página: as chances de uma pessoa clicar no seu link são mínimas, já que as pessoas confiam muito mais nos sites das primeiras posições e não têm paciência de rolar a página de pesquisas até o final!

O oposto de tudo isso é verdade: quando você tem um site otimizado, ele aparece nas primeiras posições do Google e dos outros mecanismos de busca, gerando uma visibilidade para a sua empresa, para os seus produtos ou para os seus serviços, jamais imaginados pelo seu negócio!

Estou falando de dezenas de milhares de pessoas com o potencial gigantesco de acessar as suas páginas todos os dias, multiplicando exponencialmente as chances de você fechar negócios — especialmente após o domínio dos celulares na vida dos brasileiros, o que tornou tudo mais rápido e acessível de qualquer lugar e a qualquer momento!

E já que estou falando de ganhos exponenciais, a visibilidade conquistada através da otimização de sites é vitalícia — mas ela exige que você se mantenha antenado nas novidades das ferramentas de pesquisas e em como os seus usuários acessam esses facilitadores.

Diferente das mídias pagas, nas quais o fluxo de gente é cortado no instante que a campanha chega ao fim ou é cessada, as pessoas que chegam ao seu site pelos seus conteúdos otimizados continuarão chegando — possivelmente para sempre!

Se a sua página carrega rapidamente, se o seu site é simples de navegar, se o seu conteúdo atende às intenções de pesquisas dos usuários, se é apresentado com organização e tem o potencial de ser realmente útil na vida deles, a sua marca será mais e mais recompensada pelos mecanismos de busca — tornando a vida dos seus concorrentes muito difícil, já que é complicado derrubar uma empresa que acumulou autoridade verdadeira na Internet!

Com o tráfego orgânico vitalício a partir de conteúdos de qualidade (que dão a melhor experiência possível para o usuário), você só precisa investir nesse processo de criação uma vez.

Depois, mês a mês, por mais que não apareça de maneira imediata, o resultado da autoridade gerada pela otimização de sites faz uma progressão geométrica nos números que você passará a colher posteriormente!

E aí, conforme você vai investindo cada vez mais na otimização de sites, mais aquilo que você já investiu no passado também vai dando resultados.

Eles se acumulam exatamente como um investimento com juros compostos: em um efeito bola de neve imparável uma vez que pega impulso!

Economia para os negócios

A otimização de sites torna as suas páginas mais relevantes para o público (porque a sua empresa passa a publicar conteúdos voltados para as palavras-chave e as intenções de buscas dos seus possíveis clientes) e mais fáceis de serem encontradas de forma orgânica.

Em outras palavras, nos resultados das pesquisas, você não precisa pagar para multiplicar o alcance da sua empresa na Internet e acaba com o monopólio dos seus concorrentes.

Isso diminui absurdamente os seus gastos contínuos com mídia paga (que podem ficar reservados para campanhas de impulso pontuais ou no fortalecimento do seu tráfego orgânico e vitalício)!

Quando o seu site assume uma posição de autoridade no segmento em que a sua empresa atua, o seu negócio se torna referência e passa a ser o objeto de desejo dos compradores para além dos seus produtos ou serviços, diminuindo, com isso, os montantes investidos na educação da sua audiência em relação ao seu produto ou serviço.

O seu público fará isso por conta própria usando dos conteúdos otimizados que você já tiver publicado!

Para ser bem honesto, você está perdendo tempo — e rios de dinheiro — se ainda está considerando se há mesmo algum benefício ou economia na otimização de sites para o seu negócio.

Com a disputa pela atenção das pessoas (e com cada vez mais empresas se aproveitando da visibilidade gerada pelos mecanismos de busca), o futuro se mostra cada vez mais promissor para quem subir a bordo o mais cedo possível — assim como promete esmagar os sonhos de empresas tradicionais que apresentam resistência às mudanças.

Cabe a você escolher de qual lado a sua empresa merece estar — e só o fato de você estar lendo esse guia mostra para mim que você está nesse jogo para ganhar!

Evolua junto com os algoritmos!

Mecanismos de busca como o Google revolucionaram como as pessoas usam a Internet: de uma maneira passiva (na qual era necessário esperar pelo conteúdo para consumi-lo) para uma modalidade ativa (na qual cada pessoa pode buscar pelo assunto que mais a interessar e encontrar os materiais mais relevantes para por conta própria)!

A otimização de sites garante que você seja encontrado por esse público ativo e com o maior potencial de comprar aquilo que a sua empresa oferece — e foi para você aprender como fazer isso que eu ensinei nesse guia:

  • Que a otimização de sites também é chamada de SEO;
     

  • Que SEO é a sigla em inglês para “otimização para mecanismos de buscas”;
     

  • Que visa fazer com que a sua empresa seja encontrada nos primeiros resultados das pesquisas;
     

  • Através de conteúdos relevantes e apresentados com qualidade;
     

  • Em páginas otimizadas de um jeito que agradam os buscadores!
     

Você também aprendeu que:

  • O SEO On Page envolve toda otimização dentro do seu site;
     

  • O SEO Off Page busca as indicações de outros sites para o seu;
     

  • E que o SEO Local abrange as pesquisas realizadas em buscadores regionais como o Google Mapas!
     

Tudo isso culmina:

  • Na visibilidade da sua empresa por dezenas de milhares de pessoas por dia;
     

  • Na economia do seu negócio a curto, médio e a longo prazo através do tráfego orgânico;
     

  • E no domínio do seu nicho acima dos seus competidores por toda a Internet!
     

Se ficar de olho nas novidades das ferramentas de buscas for muito trabalho para você — ou se você preferir ter uma estratégia com 100% de certeza de que dará certo na primeira tentativa —, você pode entrar em contato com a Orgânica para a gente montar uma estratégia personalizada!

Nosso time envolve pessoas de todas as áreas necessárias (da psicologia à programação) para:

  • Compreender o comportamento do seu público ideal;
     

  • Atraí-lo usando técnicas de SEO abrangentes com Inteligência Artificial;
     

  • E convertê-lo de forma automática ao otimizar todo o seu site!
     

Parece bom demais para ser verdade, não parece?

Então tire a prova real: fale com a Orgânica agora e experimente por si próprio!

Como eu disse antes, a escolha é sua — e eu realmente espero que você escolha ganhar!

 

Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.