A otimização de sites, ou SEO (search engine optimization), consiste em um conjunto de técnicas que tornam o seu site mais amigável e relevante para os mecanismos de busca — como o Google —, gerando maior visibilidade para a sua empresa na internet. Criar e manter um site otimizado é um dos fatores-chave para obter destaque e gerar negócios para a sua empresa.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este post para entender mais sobre o SEO e saber como ele pode fazer o seu negócio crescer:

A otimização de sites

Antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre o que é a otimização de sites. Os mecanismos de busca usam uma série de parâmetros para determinar quais os sites mais relevantes e que devem ser exibidos nos primeiros resultados quando um usuário realiza uma determinada busca por uma expressão ou palavra-chave.

O SEO trabalhará esses parâmetros para que o seu site ganhe mais autoridade nos assuntos de importância para o seu negócio e, dessa forma, apareça nas primeiras posições dos resultados orgânicos da busca.

Parâmetros trabalhados no SEO

Existe uma infinidade de parâmetros que os mecanismos de busca utilizam para determinar a autoridade de um site, porém, alguns deles possuem um peso maior na otimização.

O primeiro deles está relacionado à programação do site — o seu site precisa ter um código limpo para que o Google e outros mecanismos consigam encontrá-lo. O segundo parâmetro é o conteúdo do site, que deve ser relevante para os usuários, além de constantemente atualizado. Por fim, o terceiro parâmetro diz respeito à quantidade e qualidade de outros sites que apontam para o seu.

Dica: 5 mitos de SEO que você precisa parar de acreditar!

Visibilidade para a sua empresa

Um dos principais benefícios da otimização de sites é tornar o seu negócio mais conhecido e aumentar o alcance da sua empresa na internet.

Imagine que uma pessoa que está entre o público-alvo do seu negócio realizou uma busca no Google. Se o seu site não aparece nos resultados, você perde grandes chances de efetuar um negócio. Se o seu site aparece nas últimas posições ou no fim da primeira página, as chances de essa pessoa clicar nele são mínimas e, consequentemente, a taxa de conversão do seu site diminui.

No entanto, quando você tem um site otimizado, ele aparece entre as primeiras posições do Google e de outros buscadores, gerando uma visibilidade enorme para sua empresa, produtos e serviços. Isso atrairá mais visitas para o seu site e aumentará exponencialmente as chances de a sua empresa fechar negócios!

Resultados em longo prazo

Trabalhar o SEO do seu site significa obter resultados em longo prazo. Quando os parâmetros de relevância são frequentemente monitorados e implementados em seu site, você conquista as melhores posições nos buscadores. Chegar até lá pode ser uma atividade trabalhosa e demorada, porém, uma vez que a autoridade é conquistada e a sua empresa souber como mantê-la, os resultados tornam-se duradouros e tendem a se potencializar ao longo do tempo.

Dica: Veja 4 dicas para fazer sua empresa aparecer no Google!

Economia para os negócios

A otimização torna o seu site mais relevante nas buscas orgânicas, ou seja, nos resultados em que não há a necessidade de pagar para aparecer. E sabe o que isso quer dizer? Que você não precisa mais fazer grandes investimentos em mídia para conquistar grande visibilidade na internet.

Quando o seu site assume uma posição de autoridade no segmento em que a sua empresa atua, a visibilidade é maior, os resultados continuarão vindo a longo prazo e, de quebra, você não precisará continuar investindo grandes montantes em campanhas de divulgação e vendas.

Se a sua empresa tem relevância, o seu site torna-se uma grande porta de entrada para que o seu público-alvo entre em contato com a sua empresa, conheça seus produtos e serviços e, dessa forma, as conversões do site aumentem e continuem a crescer!

Dica: Inbound Marketing: 11 dicas para que sua empresa venda 600% mais

Se você ainda não está pensando em trabalhar a otimização de sites na sua empresa, você está perdendo tempo e, o mais importante, dinheiro! Quer começar e não sabe por onde ou ainda está com alguma dúvida sobre o tema? Fale com a gente nos comentários!