Rodolfo Benetti

Por   

 26/12/2023 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Garantir que sua empresa apareça nos resultados das pesquisas do Google e de todos os outros sites de busca é um dos melhores jeitos de vender mais pela internet — não tem discussão!

Em uma disputa cada vez mais acirrada pela atenção das pessoas — e pelo cartão de crédito delas —, é o SEO o que faz alguém descobrir e acessar o seu site ou o seu blog diante de tantas opções!

Ainda mais importante é o papel do SEO Local para negócios regionais ou para as pequenas e médias empresas que desejam construir a autoridade necessária para não terem de se preocupar com o fluxo de caixa todo mês — e poderem se concentrar no que importa: crescer!

Me chamo Rodolfo Benetti, sou Diretor de Estratégia e Planejamento aqui da Orgânica, e esse guia é o manual definitivo para fazer a sua empresa ser encontrada pelo público certo na Internet: aquele que compra!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

O que é SEO?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization: a Otimização para Mecanismos de Busca, depois que traduzido do inglês!

O SEO reúne um monte de estratégias voltadas para fazer com que o seu site seja encontrado por quem precisa, e para que ele conquiste a atenção do público perfeito, colocando a sua empresa nos primeiros resultados das pesquisas.

Seja no Google, no Bing ou no Yahoo, isso é feito:

  • Coletando dados sobre o seu público ideal;
  • Criando e otimizando os conteúdos da sua marca usando as palavras-chave mais promissoras;
  • Fazendo o seu site ser recomendado por outras empresas;
  • Além de muitas outras ações visando a construção da sua autoridade diante de todas as alternativas na Internet!

Quando se trata de SEO Local, imagine que você é um turista que acabou de chegar a uma cidade nova:

  • Você não sabe onde ir para comer;
  • Você não tem como saber qual é a reputação dos restaurantes na calçada;
  • E muito menos se a cidade é mesmo segura ou quais são os melhores preços das atividades disponíveis!

Se você for um turista como os bilhões espalhados pelo mundo, você provavelmente jogará suas dúvidas e perguntas no Google — e os primeiros resultados dessas pesquisas serão as suas referências para o resto da sua viagem!

Acertei nessa fantasia?

É para isso que serve o SEO Local: para fazer com que o seu negócio seja visto em destaque dentre as opções perto do seu local de atuação (seja em um bairro, cidade ou país) e por todo o público interessante para a sua lucratividade!

Qual a importância do SEO Local para pequenas empresas?

O adjetivo "local" costuma dar a impressão de que o SEO regional é usado apenas para fazer com que empresas pequenas sejam encontradas pelo público certo — mas isso não é verdade!

As médias e grandes empresas também têm algum nível de atuação local em diversos contextos (como nas franquias, por exemplo).

Além disso, por mais que uma empresa não tenha uma sede física atuando em uma região limitada, o potencial de atrair e cativar o público de uma área em especial pode ser fundamental para o sucesso de uma estratégia de vendas pela Internet!

É melhor pensar que a função do SEO Local é fazer com que uma empresa seja encontrada (de forma tanto digital quanto física) por um público que precisa do que ela oferta — e que também pode estar navegando na Internet por estar planejando uma visita presencial!

Claro que, quanto mais localizado for um negócio, mais difícil será concluir novas vendas sem uma estratégia afiada de Marketing Digital para fazer com que o público fisicamente próximo encontre (e confie) nessa empresa — tornando o SEO Local um pilar no aumento da lucratividade a curto, médio e longo prazo!

Visibilidade regional

A vantagem mais óbvia de planejar e executar uma estratégia de SEO Local é fazer o seu negócio ser encontrado e reconhecido pela população regional: na área de interesse para as suas próximas vendas!

Esse reconhecimento alimenta a atração, já que a maioria dos brasileiros pesquisa na Internet sobre a reputação de uma marca (e o que outras pessoas pensam sobre ela através das avaliações disponíveis) não só antes de sair de casa, como também quando já estão dentro da loja física!

Se o seu negócio local não tem uma presença digital com a aplicação de SEO para ser encontrado nas buscas pela sua audiência ideal, você terá sorte se ele ao menos não for invisível: já que a concorrência pelo domínio das posições mais altas dos mecanismos de buscas e das redes sociais convencerá o seu público de que tais competidores são a única opção certa — e você, um desperdício de dinheiro!

Dica: Sites de busca: o que são e como dominar buscadores

Referência local

Quando falei que após o reconhecimento acontece a atração, eu quis dizer que a mesma arma que os seus competidores estão usando contra você, você pode usar para estabelecer a sua expertise — e marcar o território da sua marca pelo SEO Local!

A partir do momento em que a sua empresa é vista, ela tem a oportunidade de cativar as pessoas através do Marketing de Conteúdo e de outras iniciativas de Marketing Digital.

No instante em que essas pessoas forem cativadas, elas deixarão de procurar nos seus competidores aquilo que você já comprovou que é capaz de solucionar ou facilitar para elas: seja uma dúvida, um problema ou um desejo!

É aí que você se transforma em uma referência local e rouba os holofotes da sua concorrência, se tornando a única opção na frente (e no coração) dos seus compradores em potencial!

Novos consumidores

Quanto mais autoridade você acumular a partir do reconhecimento e da cativação do público procurando pelo que a sua marca oferece, mais confiança a sua empresa despertará em possíveis novos clientes — trazendo a oportunidade perfeita não apenas para vender e lucrar mais, como também para expandir o seu negócio!

Outro benefício do SEO Local é que, além de atingir esses novos clientes, você também poderá nutrir o relacionamento que desenvolver com os seus atuais consumidores, garantindo que eles voltem a comprar de você e não virem a casaca para nenhum dos seus concorrentes!

Como o SEO Local ajuda o seu negócio?

Você precisa marcar território — e não teria como eu ser mais literal!

Sem tomar a dianteira e apresentar as qualidades (e as ofertas) do seu negócio no momento em que os seus possíveis clientes procuram por respostas, alguém fará isso por você!

Especialmente quando falamos de regionalidade, a quantidade de gente disponível para comprar de você (em vez da competição) é muito limitada!

Cabe a você aplicar o SEO Local para garantir que a única escolha na frente dos seus consumidores seja a sua marca e nenhuma outra!

E não para por aí: o SEO Local é só o começo!

Mesmo que a sua empresa esteja sediada em uma região específica, o único jeito de alimentar a autoridade do seu negócio — para transformar a sua marca em referência, o que aumenta diretamente as suas vendas, seja onde for — é executando uma estratégia de SEO completa, para:

  • As pessoas se familiarizarem com a sua empresa;
  • Serem educadas na direção dos objetivos culturais e financeiros do seu negócio;
  • E se tornarem super fãs, cobiçando o que o nome da sua marca representa para além dos produtos ou serviços que ela oferece!

O tipo de valor gerado a partir de uma estratégia de SEO feito essa é inestimável — e os recursos investidos nesse processo são capazes de trazer retornos exponenciais!

Na Internet, perder a bola significa perder o gol. É por isso que estou ensinando a você como dominar o campo todo de uma vez, para que cada passo vire um ponto marcado!

Quando o campo é seu, até os times adversários acabam jogando ao seu favor — estejam eles sabendo disso ou não!

Como aprimorar o SEO Local?

Para dominar o campo, você precisa saber o que o público da arquibancada deseja assistir no seu jogo!

Por isso, o primeiro passo para aprimorar o SEO Local é ter uma boa noção de quem é a sua audiência ideal:

  • Qual é o gênero dessas pessoas?
  • Qual é a faixa etária delas?
  • Elas trabalham com o quê?
  • Qual o poder aquisitivo delas?
  • E, principalmente, quais locais elas frequentam ou moram?

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Entender o básico do seu público ideal (aquele com o maior potencial de comprar de você) dá uma direção para as suas estratégias de SEO seguirem, usando as informações como:

  • A proximidade desse público da sua marca;
  • A relevância das suas ofertas para ele;
  • E o papel da sua autoridade na decisão de compra dessas pessoas!

Ao compreender o comportamento do seu público e o que ele espera da sua empresa, você poderá pensar em como abordá-lo ao:

  • Decidir qual o tom de voz que usará para se comunicar com ele;
  • Por quais redes sociais, sites de busca ou plataformas de geolocalização você fará isso;
  • E o que mostrar para atrair, fascinar, educar e converter esse público — de desconhecido a comprador!

Após ter uma ideia quem é a sua audiência, você poderá usar as táticas e ferramentas de SEO Local que listei abaixo.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google para ajudar as empresas feito a sua a se relacionarem com os clientes baseados na proximidade física deles com o negócio (se no bairro, cidade ou país, pela tal da geolocalização).

Essa plataforma conta com funcionalidades que:

  • Facilitam a localização da empresa por parte dos clientes em potencial;
  • Ajudam na atualização e na exibição correta das informações da sua empresa no Google Maps;
  • Inserem o endereço, os dados de contato, a lista de produtos ou serviços, e os horários de funcionamento do seu estabelecimento;
  • E permite as avaliações e os comentários por parte dos consumidores, aumentando as suas chances de cativar a confiança do público e nutrir um relacionamento direto com ele!

É uma das ferramentas mais poderosas e versáteis de SEO Local!

Foursquare

O Foursquare é uma rede social baseada em geolocalização, permitindo que as pessoas encontrem empresas fisicamente próximas de onde elas estiverem!

Essa plataforma tem uma relevância tão grande nas estratégias de SEO Local, que criar um perfil nela para a sua marca é indispensável para que a sua empresa seja vista — e que os seus clientes comprem dela!

Waze

O Waze é um aplicativo para celulares e tablets que funciona como um GPS, auxiliando os motoristas a se localizarem e encontrarem as melhores rotas de trânsito — e de negócios na região!

Além de ser uma das maiores alternativas complementares ao Google e ao Google Mapas, o Waze traz a certeza de que, se o motorista estiver em uma rota, ele verá as ofertas, as informações e as qualidades do seu negócio em tempo real!

Parcerias locais

Nem toda competição é negativa!

Se os concorrentes da sua marca tiverem produtos ou serviços complementares (em vez de antagônicos), fazer uma "troca" de público com eles pode beneficiar ambas as empresas ao fomentar a regionalidade que atrai novos clientes — e fecha mais negócios!

Essa missão pode ser alcançada disparando conteúdos estratégicos de SEO Local para as audiências de ambas as marcas, garantindo que as duas (ou mais) saiam sempre lucrando dessa parceria!

Presença online

Se o seu público ideal passa o dia inteiro no Instagram, é lá que você precisará construir boa parte da presença digital da sua empresa — e aprimorar o seu SEO Local a partir disso!

Quando falo de convencer uma pessoa a escolher a sua marca como a opção número um (ao ponto de essa pessoa sair de casa para comprar de você), quero dizer que o processo que leva até isso envolve ir diretamente até onde o público está!

O melhor jeito de fazer isso é na Internet: usando o Marketing Digital para montar uma estratégia de conteúdo e executar um plano de SEO capaz de colocar a sua empresa nas primeiras posições das buscas e do feed dos seus futuros compradores!

Dica: Posicionamento de Marca: exemplos de Marketing Digital

Ferramentas de negócio

Imagino que, ao me ler falando sobre SEO Local e regionalidade, a primeira coisa que você pensa é no Google Mapas — e você não poderia ter pensado diferente, porque o Google ainda é a maior plataforma de buscas do mundo!

Além de criar perfis otimizados nos mapas e preencher as informações do seu negócio no Google Meu Negócio, o SEO Local também se aproveita:

  • Da implementação de um sistema de avaliações dentro do site da sua empresa;
  • De agregar as opiniões das pessoas em portais de indicação de negócios regionais, como o TripAdvisor ou o iFood;
  • De anúncios em aplicativos de relacionamento social ou em comunidades e plataformas voltadas para a interação humana ao redor de interesses em comum!

Consultar uma agência de Inbound Marketing de confiança (melhor ainda se ela for premiada e eleita como a melhor agência do Brasil, como é o caso aqui da Orgânica) vai garantir que a sua empresa terá as ferramentas de negócio fundamentais para manipular o SEO Local usando um só programa: um que atualiza diretamente todas as plataformas locais necessárias para aumentar as suas vendas!

SEO Local também é conteúdo

E aí: o que acontece depois que o seu negócio local é descoberto e atrai os clientes perfeitos?

Você precisa caprichar no conteúdo!

Conteúdo não é só uma publicação nas redes sociais. No universo digital, conteúdo é toda forma de comunicação com o público certo:

  • Falando a língua dele;
  • Sobre as necessidades que ele enfrenta;
  • E com a solução que ele precisa — que é você!

Se a sua marca não tiver um site, você precisará criá-lo com urgência, já que ele serve como uma central na qual a sua audiência poderá encontrar todos os outros canais, redes sociais e, principalmente, o endereço ou o telefone do seu negócio!

Melhor ainda seria criar um sistema de cadastro no seu site, justamente para possibilitar um atendimento personalizado e a coleta de informações sobre o seu público que poderão ser usadas para acertar uma audiência de qualidade similar à atual — e com estratégias futuras de vendas e autoridade, como no uso de Mídias Pagas para impulsionamento!

Só depois começa a criação de conteúdos em si: os artigos, os vídeos, as publicações nas redes sociais e o que mais for necessário para alcançar as metas da sua empresa ao educar o seu público sobre:

  • Os desejos que ele almeja;
  • Os problemas que enfrenta;
  • E as perguntas que carrega!

É a partir desse tipo de material que você terá chances extras de ser encontrado nas pesquisas locais como a solução perfeita para quem precisa do que a sua empresa oferece!

Se você gerencia um hotel, por exemplo, comece se perguntando que tipo de público frequenta esse espaço.

Se é uma audiência de empresários voltados para eventos ou seminários, você terá um norte sobre como se apresentar a eles no mundo digital e quais conteúdos criar para responder às dúvidas e ambições dessas pessoas com o intuito de atraí-las da Internet para o seu estabelecimento!

Toda essa dinâmica só fortalecerá o seu SEO Local e garantirá que a sua empresa seja a melhor, a maior e a mais confiável dentre todas as opções similares!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Seja visto por quem está perto!

Viu que o SEO Local não é só para as pequenas empresas?

O que você também aprendeu é que:

  • SEO Local é voltado para fazer o seu negócio ser encontrado pelo público que mais precisa do que você vende;
  • A autoridade do seu negócio é fundamental para despertar a confiança nos seus potenciais clientes;
  • Essa autoridade só pode ser construída se o seu negócio for encontrado como a primeira opção nos resultados dos mecanismos de buscas;
  • Algo que é realizado através do uso das ferramentas incluídas no Marketing Digital e SEO Local, que vão muito além do Google Maps;
  • E que sempre se convertem em mais vendas, mais confiança por parte dos seus futuros compradores, novas vendas para as mesmas pessoas, e muito mais lucro!

Para saber como anda o estado atual de SEO na sua empresa, recomendo que você complete o Diagnóstico de SEO gratuito aqui da Orgânica!

Indico ele porque eu mesmo o construí — junto com o meu time gigantesco de profissionais das mais diversas áreas da tecnologia, das vendas e do comportamento humano — na intenção de dar para você a solução definitiva!

Quero ver você fazendo mais do que gols: quero ver você dominando o time de futebol e o estádio inteiro!

Jogue para ganhar — solicite nosso diagnóstico gratuito!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.