Como otimizar o site da empresa com as palavras-chave certas?


Rodolfo Benetti

Por   

 20/03/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

O planejamento de palavras-chave é uma das etapas mais importantes quando o assunto é otimizar o site da sua empresa com técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou “otimização para mecanismos de busca”, em português).

Se você deseja ter um bom posicionamento nos resultados de buscas orgânicas, acompanhe nossas dicas de como escolher as palavras-chave certas para o seu negócio.

Qual é a importância das palavras-chave para otimizar o site?

Com o intuito de entregar os melhores resultados para os usuários, os mecanismos de busca precisam ter claro em seus bancos de dados de que assunto tratam as páginas dos sites. Para descobrir essa informação, eles contam com algoritmos complexos, que fazem diversas análises semânticas, incluindo a análise de palavras-chave.

E é daí que vem a importância delas. Selecioná-las de forma estratégica fará com que os buscadores compreendam melhor os temas do seu conteúdo e aumentará as chances de suas páginas conseguirem um bom ranqueamento, ou seja, uma boa posição na lista de resultados apresentada ao usuário.

Entenda o que fizemos para atingir o topo do Google e aumentar 184% nossas vendas. Clique no banner abaixo!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Dica: A Orgânica é uma agência de SEO especializada. Saiba mais!

Como escolher as palavras-chave certas?

Uma boa pesquisa de palavras-chave deve levar em conta que o conteúdo do site precisa ter um equilíbrio entre o que o seu público procura e os assuntos relacionados à área de atuação da empresa.

Tendo isso em mente, você deve seguir alguns passos até chegar nos termos que trarão os melhores resultados. Acompanhe!

Dica: Aprenda a transformar seu site em um gerador de leads

1. Crie uma lista e escolha palavras-chave segundo informações do seu negócio

Crie uma primeira lista de palavras-chave. Utilize um editor de planilhas, para que seja mais fácil manipular os dados. Comece incluindo palavras-chave que você e sua equipe acreditam ser do interesse de seu público. Pense em termos que possam descrever seus produtos ou serviços e também em temas associados ao seu ramo.

Por exemplo, se o seu negócio for um salão de beleza, é natural que se pense, como primeiras palavras-chave, em "cabeleireiro", "corte de cabelo", "maquiagem", "manicure" etc.

2. Escolha palavras-chave segundo informações dos concorrentes

Após a primeira etapa, incremente sua lista conseguindo ideias de palavras-chave através da análise dos concorrentes.

Com a ferramenta BuzzSumo, é possível digitar o domínio do concorrente e descobrir os seus conteúdos mais compartilhados nas redes sociais. Você poderá ter algumas ideias de palavras-chave avaliando os títulos dessas páginas.

Nunca deixe de mensurar e otimizar os canais de distribuição dos seus conteúdos, seja site, blog ou redes sociais. Assim você consegue identificar possibilidades de melhoria para se chegar a um ROI cada vez maior. Quer saber como fazer isso? Clique no banner abaixo e receba nosso guia completo!

Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital

Já com a ferramenta SEMrush, depois de digitar a URL do concorrente, você consegue acesso direto às palavras-chave que mais lhe geram tráfego

Ambas ferramentas são pagas, mas oferecem algumas informações relevantes de forma gratuita.

3. Priorize palavras-chave com o planejador do Google AdWords

Agora que você tem uma boa quantidade de termos, utilize o planejador de palavras-chave do Google AdWords para conseguir mais algumas ideias (é preciso ter uma conta no Google AdWords para usá-lo).

Dentro da ferramenta, faça uma busca com os termos da lista separados por linha e, se for pertinente, escolha as opções de segmentação. Na aba "Ideias de palavras-chave", o planejador dará uma lista com os termos solicitados, uma média de pesquisas por mês e nível de concorrência. Dedique um tempo para estudar essa lista.

Dica: Entenda melhor como funciona o Google AdWords!

Em geral, termos muito abrangentes, como "maquiagem", têm um grande volume de buscas e concorrência média/alta. Enquanto isso, termos mais específicos como "corte cabelo médio com franja" podem ter baixo volume de buscas e baixa concorrência.

Esses termos mais específicos, também chamados de palavras-chave de cauda longa, deixam claro para qual problema o usuário busca solução. Se a sua empresa oferece essa solução, essas palavras-chave podem ser ideais para gerar leads

Chegou a hora de priorizar. Pode ser que a lista do planejador seja muito extensa, então dê preferência às palavras-chave de cauda longa com maior volume de busca e menor concorrência. Adicione-as na sua lista como prioridade e comece a otimizar o seu site com esses termos, lembrando sempre de produzir conteúdo de valor e com informações importantes para a sua audiência.

Agora que você sabe o que deve ser feito para otimizar o site da empresa com as palavras-chave certas, não se esqueça de algo muito importante: ter uma equipe de profissionais capacitados com autoridade no mercado para garantir a melhoria dos seus resultados.

Nós, da Orgânica Digital, ficaremos muito felizes em fazer parte do crescimento da sua empresa. Entre em contato com um dos consultores da nossa agência de Marketing Digital!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.