Crise financeira: 6 razões para investir em Marketing Digital


Rodolfo Benetti

Por   

 22/06/2016 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Durante um período de instabilidade econômica, os empresários ficam mais receosos em realizar investimentos e optam por reduzir os gastos. Entretanto, estratégias que permitem maior aproximação do público-alvo, têm alto potencial de vendas e fortalecem a imagem da marca, não devem ser abandonadas. Nesse cenário, investir em Marketing Digital se apresenta como alternativa segura e com melhores oportunidades de retorno positivo.

Neste conteúdo, vamos ver alguns benefícios do Marketing Digital e por que o investimento nessa área vale a pena, mesmo em períodos de crise financeira.

1. Segurança no investimento em Marketing Digital

Em momentos de crise, os empresários buscam opções de investimento que ofereçam mais segurança e tenham retorno garantido. Marketing Digital vem se destacando por atender essas expectativas, visto que, quando executado corretamente, proporciona aumento direto nas vendas.

Nos links patrocinados, por exemplo, o anúncio só gera custo para o investidor quando clicado pelo potencial cliente, fazendo com que a estratégia seja mais rentável, além de oferecer métricas que permitem identificar com mais precisão o custo de cada clique e, também, o investimento por cliente.

Dica: Como investir em links patrocinados?

2. Alcance qualificado da marca

Com uma base de 94,2 milhões de internautas ativos no Brasil, os canais digitais são fundamentais para qualquer empresa que deseja aumentar a base de clientes. As estratégias de Marketing Digital permitem alcançar, dentro desse universo de milhões, aqueles indivíduos que têm um maior potencial de se tornarem consumidores de determinada marca ou produto, iniciando um relacionamento com essas pessoas.

As mídias sociais são um exemplo de recurso que possibilita que as empresas se tornem mais conhecidas entre os clientes já consolidados, mas também que expandam a atuação, atingindo o público-alvo desejado com bastante precisão.

3. Melhor custo-benefício

O investimento em Marketing Digital assegura um custo-benefício vantajoso para o investidor, pois possui grande potencial de crescimento sem exigir gastos operacionais elevados, como custo de produção de materiais impressos ou distribuição física, por exemplo.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de Marketing Digital que permitem, mesmo com um baixo investimento, alcançar oportunidades para aumentar as vendas, melhorar o relacionamento e fidelizar os clientes. Ao investir em conteúdo, o empresário aumenta o número de páginas no site, ou seja, expande as “portas de entrada”, sendo que os textos produzidos poderão continuar disponíveis e atraindo visitantes vários anos após terem sido publicados.

Dica: Por que investir em marketing de conteúdo para vencer a crise?

4. Vantagens estratégicas frente os concorrentes

Como muitas empresas optam por cortar os investimentos em marketing durante períodos de crise, os empreendedores que vão no sentido contrário dessa tendência enfrentam uma menor concorrência para se estabelecer no mercado, o que permite atingir um público mais amplo.

Para companhias que investem em estratégias como SEO (Search Engine Optimization) e links patrocinados, o baixo investimento dos concorrentes permite maior destaque para suas marcas, mais sucesso nas estratégias e retorno mais rápido.  

5. Segmentação eficaz do público-alvo

Muitos empresários acreditam que as estratégias de Marketing Digital não oferecem o retorno esperado, pois o público-alvo do negócio é “muito específico”. Contudo, os meios digitais oferecem oportunidades de segmentação muito mais eficazes do que o marketing tradicional.

Nas campanhas de mídias sociaisanúncios pagos, por exemplo, é possível determinar, detalhadamente, o perfil do público desejado, criando filtros com informações como idade, sexo, localização e, também, interesses pessoais. Essa segmentação permite atingir um grupo distinto e que possui interesse na marca ou no produto oferecido.

6. Mensuração de resultados facilitada

Ao realizar investimentos, principalmente em momentos de instabilidade, além do retorno financeiro, o investidor deseja ser capaz de analisar a estratégia para verificar o quanto ela é vantajosa para o seu negócio. Com o Marketing Digital essa necessidade também é atendida. Todas as estratégias online oferecem métricas de análise de resultados eficazes e realistas, como número de conversões, custo por conversão, número de visitantes, cliques, etc.

Dica: Indicadores e métricas de Marketing Digital: saiba como usar!

Investir em Marketing Digital é fundamental para empresas que têm como metas aumentar as vendas, ampliar o relacionamento e fidelizar os clientes, expandir o alcance da marca, melhorar o ROI, se destacar frente aos concorrentes, entre outras situações que exijam aprimorar a atuação junto ao público.

Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Solicite agora mesmo o contato de um dos nossos consultores!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.