E se o time de vendas estiver ocioso e não souber para quem ligar?


Bryan Gabriel

Por   

 10/04/2017 

Bryan Gabriel
10/04/2017

Gerente de Pré-vendas na Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Você provavelmente está aqui porque esse título chamou sua atenção, não é mesmo? Bem, antes que as palavras aqui escritas iludam sua ideia sobre o título, vou propôr uma questão:

E, se ao invés de deixar que o seu time de vendas fique ocioso, você tivesse dicas que evitassem a criação de uma rotina cansativa e desmotivante?!

Bem, esse conteúdo foi feito pensando em otimizar o tempo e a produtividade de quem está atraindo novas oportunidades e novos leads para que a sua empresa crie vendas efetivas.

Considere a palavra "time"

É óbvio que, para que o time de vendas evite algo desmotivante, ele precise de motivação, não é mesmo? Então, a primeira dica aqui é fazer valer a pena a palavra time.

Crie rotinas de jogos com estatísticas sobre as vendas, metas diárias e mensais e opte por algumas formas de que isso seja divulgado.

Essa dica evita que reuniões cumpridas, que ficam martelando apenas números e dados, sejam evitadas. Também para que o próprio vendedor faça um balanço do seu trabalho, reveja possíveis estímulos para melhorar sua performance e buscar a excelência — treino nunca é demais!

Agora, você acha que o seu time se compromete com o cliente? Dê a devida atenção para a necessidade do seu cliente, fale a mesma língua que ele, encante-o e, por fim, surpreenda-o.

Agendas são muito corridas, mas ter “feeling é importante para entender como seus produtos ou serviços podem ajudar o cliente a tomar a decisão correta (e não deixar a ideia de comprar com você esfriar).

Além do mais, informações obtidas em pesquisas anteriores à ligação são fundamentais para criar uma conexão com o cliente e gerar uma conversa que induza à compra.

Saiba como reconhecer em qual fase jornada de compra o seu cliente se encontra. Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!

Jornada de Compra

Confie nas ações da sua equipe

Convenhamos: um gerente que queira realizar reuniões a cada hora que passa para saber detalhe por detalhe de cada negociação em andamento, além de desfocar o vendedor, ainda desperdiça o tempo que ele poderia estar dedicando para fechar novos negócios.

Desenvolva ferramentas, contrate softwares ou pense em uma forma de que o próprio vendedor possa se controlar e entender melhor cada negociação em que está envolvido.

Quanto mais eles se engajarem em ferramentas que possibilitem autocontrole, mais liberdade você poderá dar a eles. Assim, você passa de um “fiscal” para um “treinador”, que se preocupa em motivar e ajudar na evolução de cada membro da equipe.

Dica: O que é CRM e por que ele é essencial para o relacionamento com os clientes?

Organize as tarefas para evitar sobrecargas

O uso de agenda, em qualquer que seja o formato, evitará que você atropele tarefas a serem feitas e tenha liberdade para organizar melhor as ações da semana.

Assim, o seu vendedor se manterá ocupado e evitará possíveis estresses com prazos curtos e tarefas que chegaram de última hora. A ociosidade será cortada pela raiz — e dúvidas, como a do título desse conteúdo, não irão mais existir!

Tudo parte de um princípio principal: motivação. E, além disso, organização é a palavra-chave para que problemas de improdutividade sejam resolvidos.

Seus vendedores nunca devem ser tratados apenas como funcionários, mas como colaboradores — essa sim deve ser a verdadeira descrição da função!

Para receber mais dicas como essas, não esqueça de assinar nossa newsletter! E, se você quiser contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para aumentar suas vendas, entre em contato com a Orgânica!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.