O que é ROI e qual a importância disso para minha empresa?


Guilherme de Bortoli

Por   

 24/06/2016 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Finalmente em 2016, depois de muita espera, vários fãs puderam assistir à batalha épica entre o homem-morcego e o homem de aço em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, uma produção que faturou mais de 870 milhões de dólares ao redor do mundo.

Uma quantia que, a princípio parece ser bem alta, na verdade foi tida como um grande fracasso, já que só o marketing do filme gastou quase um terço desse valor para tentar atrair os fãs, isso sem contar o custo da produção, que também foi altíssimo. Ou seja: o ROI desse produto de Hollywood não foi dos melhores. Mas o que é ROI?

De forma resumida, ROI é um cálculo produzido para apontar se a sua empresa está realmente faturando com todo investimento gasto. Um cálculo que, vamos ser honestos, todo negócio deveria fazer, certo? Mas para não ficar só no resumo, que tal aprofundar um pouco mais no assunto para entender direito o que é esse tal de ROI e o que essa sigla significa? Vamos lá!

O que é o ROI e qual o seu papel no marketing?

Para inicio de conversa é preciso entender o que quer dizer essa sigla: ROI. Bem, a sigla diz respeito ao Return on Investment, ou Retorno sobre o Investimento, em português. Ele é o retorno que indica se um determinado investimento (em pessoal, otimização de sites e até na aquisição de novas lojas) gerou de fato algum retorno financeiro ou se ele, na verdade, está consumindo ativos do negócio. Algo que, vale dizer, é diferente de ROMI (Return on Marketing Investment), outro termo que já diz respeito apenas ao investimento feito em marketing por uma marca.

Mas como fazer o cálculo do ROI para saber se um investimento está performando bem ou mal?

Como calcular o ROI?

Não é preciso ser um gênio da matemática para saber como fazer o cálculo do ROI. Veja só como é simples.

Vamos supor que você, nesse mês, teve um retorno de R$ 100.000 com seu negócio e um investimento de R$ 15.000 no mesmo período. Com esses números a conta ficaria assim (100.000-15.000) / 15000 x 100, que daria 566. Ou seja, seu ROI nesse mês foi de 566%.

Outro ponto bastante importante nessa conta toda é saber não só quanto é gasto para conquistar um cliente — o famoso CAC, ou Custo de Aquisição de Clientes —, mas também quanto é gasto para mantê-lo.

O que é o gasto com o ciclo de vida de um cliente (LTV)?

Bem, como estamos falando de investimento, é bom ter em mente que não basta apenas conquistar um cliente, é preciso mantê-lo ao seu lado, certo? Por isso, é sempre importante também separar uma quantia que será gasta para manter aquela pessoa ao lado da marca — com itens como geração de conteúdo, por exemplo. Uma verba que costumamos colocar dentro da métrica de Lifetime value (da sigla LTV), ou, em português, valor do tempo de vida do cliente.  

Como você viu por aqui, o ROI é uma importante ferramenta para mostrar qual é o retorno que seus investimentos estão de fato dando para o seu negócio. Uma ferramenta que pode apontar tanto o sucesso quanto o fracasso de uma empresa no mercado. Portanto, agora que você já sabe o que é ROI, nada de achar que grandes sucessos se fazem apenas com grandes números, certo?

Gostou do conteúdo? Converse com um especialista e descubra o que nossa agência de Marketing Digital pode fazer por você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.