O que são leads não qualificados e o que fazer com eles?


Rodolfo Benetti

Por   

 15/03/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Você desenvolveu uma estratégia de Inbound Marketing bem robusta, planejou uma jornada de compra que reflete a realidade dos seus clientes e desenhou personas equivalentes ao seu público-alvo. Só que, ao examinar de perto os leads gerados pela campanha, percebeu que eles não se encaixam no perfil desejado. Eles são leads não qualificados.

Esta história parece familiar para você? Então, não se desespere: leads não qualificados não necessariamente são uma causa perdida. Com a implementação de uma nutrição de qualidade, você pode levá-los até a conversão. E, mesmo que nem isso seja bem-sucedido, ainda assim existem caminhos possível que levam ao sucesso.

Dica: Saiba quais são os 5 erros de nutrição de leads que você deve evitar!

Como em qualquer outra estratégia de marketing, é necessário manter os olhos grudados nas métricas de performance para ter certeza de que os seus ajustes gerem os resultados esperados.

Como qualificar os leads não qualificados?

Leads não qualificados podem ser pessoas que ainda não estão prontas para comprar de você, mas eventualmente são capazes de chegar a este estágio. Existem múltiplos motivos possíveis: não conhecem bem o produto ou a marca, não sabem de qual solução precisam, acham caro demais, entre outros.

Uma estratégia de nutrição de leads pode conseguir transformar estas pessoas em compradores. A automação no envio de e-mail marketing deve levar em conta o perfil desse público e o conteúdo que você possui disponível. Ao mesmo tempo, desenvolva uma redação persuasiva, que seja capaz de atrair gente para o seu espaço.

Quanto mais informação alguém possui sobre um produto, maiores as chances de fechar negócio. Uma campanha de nutrição de leads consegue ser bem-sucedida se aposta em oferecer mais detalhes, solucionar dúvidas, apresentar estudos de caso e exemplos de uso, por exemplo. Analise as suas tendências e implemente uma estratégia adequada.

Nutrição de Leads

Não esqueça que é muito importante acompanhar a jornada de compra do seu lead para ser mais assertivo nos conteúdos e nas estratégias que devem ser feitas para que você alcance seus objetivos. Clique no banner abaixo e receba nosso material gratuitamente!

Jornada de compra

O que fazer quando há muitos leads não qualificados?

Se você está percebendo um número bastante alto de leads não qualificados, pode ser que a nutrição não seja o caminho mais eficiente a ser tomado. Na verdade, vale a pena considerar a revisão da sua estratégia. Pode ser que a sua jornada de compra necessite de ajustes. Também é válido olhar para as personas criadas em busca de erros.

Independentemente de resultados positivos ou negativos, todo planejamento precisa passar por revisões periódicas para aproveitar novas oportunidades ou detectar possíveis problemas. Examine as jornadas de compra desenvolvidas por você em busca das origens dos leads não qualificados. Pode ser que eles tenham sua raiz em personas mal planejadas também.

Ao criar novas jornadas de compra e personas que representem melhor seu público-alvo, observe atentamente os resultados obtidos a partir delas. Depois, compare os leads conquistados com o índice anterior. Se o número de leads não qualificados diminuiu, você está no caminho certo. Senão, vale a pena refazer o processo até acertar.

Dica: Aprenda como fazer um fluxo de nutrição eficiente

Para transformar leads não qualificados em compradores, é necessário implementar uma estratégia bem-sucedida e conhecer muito bem as necessidades dos seus clientes. Nenhuma campanha consegue ser infalível desde o começo: o mais importante é ser rápido para adaptar seu planejamento de forma adequada quando for preciso.

Funil de Vendas do Inbound Marketing

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Você acumula muitos leads não qualificados em suas campanhas? Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para reverter isso? Basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.