Os mistérios das Buyer Personas: aprenda o que é e como criar


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/05/2016 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Para atingir sucesso no marketing digital, é preciso conhecer bem quem são os seus potenciais clientes. O público está cada vez mais crítico, selecionando marcas e qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Por isso, conhecê-los e oferecer o que eles precisam, apresentando em linguagem que seja própria deles, aumenta e muito as chances de conversão. Para isso, foram criadas as Buyer Personas.

O que são Buyer Personas?

O criador dessa estratégia é Alan Cooper, chamado de “pai” das Buyer Personas. Ele entendeu a importância de otimizar e segmentar o público de acordo com os interesses dessas pessoas, o que elas fazem, de que elas gostam, como falam, suas dificuldades e o que procuram.

Assim, a Buyer Persona é como uma personagem fictícia criada de acordo com o perfil do seu potencial cliente. Uma boa persona é aquela que consegue descrever em detalhes o seu comprador ideal, que esteja realmente à procura dos seus produtos ou serviços.

Como criar Buyer Personas?

Não existe apenas uma persona, podem existir várias, e você vai descobrindo isso a partir do momento em que começa a desenvolver suas estratégias de criação de personas.

Além disso, inventar mais de uma persona amplia as possibilidades de criação de estratégias e campanhas de marketing digital. Explore essas opções e faça campanhas mais assertivas direcionadas aos tipos diferentes de Buyer Personas.

Crie Buyer Personas por meio de questionários

Elabore uma lista de perguntas cujas respostas levariam a formar um perfil do seu público. Questões como idade, onde mora, o que mais procura no seu site, os produtos mais adquiridos... São perguntas básicas.

Para criar personas mais eficientes, é preciso ir além. Questione-se sobre os interesses, as atividades que realizam, onde trabalham, quais os maiores desafios, o ramo de atuação, o cargo que possivelmente ocupam e, principalmente, quem são os seus maiores influenciadores (família, amigos, cônjuge, pais, etc.).

Dica: Aprenda como fazer um fluxo de nutrição eficiente!

Por meio de ferramentas: Google Analytics

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para ajudar a formar Buyer Personas, mas não fique restrito às informações básicas citadas anteriormente. Vá além, procure informações que essa ferramenta pode oferecer com mais precisão, como navegadores que o público utiliza, origem, tempo de permanência nas páginas, locais do seu site onde elas mais clicam, etc.

Facebook Insigths

Pelo Facebook você consegue ter uma boa ideia do perfil e do comportamento das pessoas que curtem a sua página e se envolvem nas suas publicações. Para isso, utilize o Facebook Insights, uma ferramenta gratuita que o Facebook oferece.

Outra opção bastante interessante é colocar o seu Facebook em idioma inglês americano (ele oferece a possibilidade de pesquisas e navegação superiores às fornecidas em português). Vá à barra de pesquisa e digite, em inglês, frases que levem a conhecer melhor o seu público. Por exemplo: interests of people who likes the page (e coloque o nome da sua página). Assim, você pode ir criando perguntas, testando a ferramenta e conhecendo melhor o seu público.

Dica: Aprenda a criar a campanha de Facebook Ads dos seus sonhos

Mas, atenção: o Facebook está sempre mudando as ações dentro da plataforma para a realização de testes e também para conhecer o comportamento do consumidor. Se algo que você fez ontem não estiver mais conseguindo fazer hoje, espere uns dias — pode ser que as funções voltem ou não. Até os relatórios de dados vivem mudando. É uma caixinha de surpresas!

Conseguiu entender um pouco melhor o que são as Buyer Personas e por que elas são importantes para suas estratégias? Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.