4 razões para integrar seu CRM com uma ferramenta de automação de marketing


Guilherme de Bortoli

Por   

 25/05/2022 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Hoje em dia, é muito comum usar a tecnologia a favor dos negócios. Ela funciona como recurso para obter destaque no mercado e ser um diferencial competitivo, já que conhecer e entender seus consumidores é essencial para ganhar destaque perante a concorrência. É nesse contexto que surge a proposta de integrar sua ferramenta de automação de marketing ao seu CRM.

Os CRMs são sistemas que organizam e registram os pontos de contato entre o consumidor e a empresa, a fim de que o relacionamento seja personalizado. Mas, para que o acompanhamento de todo o processo ocorra, ele precisa da ajuda da tecnologia, usando recursos como a automação de marketing.

Dica: Por que investir em automação de marketing?

Assim, este artigo tem por objetivo mostrar 4 razões para integrar seu CRM com uma ferramenta de automação de marketing. Confira agora!

1. Acompanhamento do lead pelo funil de vendas

A ferramenta de automação de marketing faz com que tanto a equipe de marketing como a de vendas vejam a evolução de um lead no funil de vendas. Isso possibilita às empresas acompanhar o resultado pretendido.

Na prática, isso significa que todas as fases do lead podem ser observadas por ambos os times, desde sua chegada à base de contatos até o momento de demonstração de interesse, permitindo a abordagem acertada da equipe de vendas.

Com a automação trazida pelo CRM, seus vendedores sabem o momento exato de agir, sem provocar desgaste ou irritação de seu potencial cliente.

Do mesmo modo, a cada nova venda feita, a equipe de marketing permanece a postos, com uma campanha preparada para fidelizar o novo cliente, com base nas informações obtidas a partir do CRM. Identificando onde o cliente está no funil de vendas, é possível adotar a melhor estratégia para o momento.

Criamos um guia completo para ajudar você a entender a jornada de compra do seu lead e fazer vendas mais assertivas. Clique no banner abaixo e receba nosso material gratuitaente! 

 Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

2. Aumento nas vendas

A integração permite manter o compartilhamento de informações, fazendo com que os processos de marketing e vendas sejam mais ágeis e produtivos. Isso traz reflexos positivos diretos nas vendas da empresa.

A ampliação das vendas ocorre devido ao fato de que a equipe comercial se dedica apenas às opções reais, sem perder tempo com leads que ainda não foram qualificados.

3. Fidelização de clientes

Quando existem dois empreendimentos oferecendo o mesmo produto, mesmo que haja uma certa diferença de preços, a qualidade deve ser o diferencial do atendimento. Isto é exatamente o que a integração do CRM à ferramenta automatizada de marketing proporciona: fidelização de clientes.

Mensagens relevantes, enviadas conforme o comportamento deles, criam uma relação de confiança e credibilidade, fazendo com que se sintam compreendidos.

4. Melhor visão de resultados

Outra grande vantagem de integrar o CRM com a ferramenta que automatiza o marketing é a geração de relatórios precisos de cada ação praticada.

Várias vezes — em função de caminhos e atitudes divergentes das equipes internas — fica complicado calcular, por exemplo, o ROI (retorno sobre o investimento) de um trabalho de marketing, já que a equipe não consegue acompanhar a quantidade de novos clientes daquela ação.

Dica: Afinal, o que é Inside Sales? Entenda o conceito!

Logo, com a integração, esse cálculo se torna bem mais simples, pois os relatórios do sistema ficam acessíveis para ambas as equipes. Além disso, todo o processo se torna mais fluido, garantindo que suas equipes utilizem seu potencial corretamente, focando em leads realmente promissores e evitando que percam tempo com ações pouco produtivas.

Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Basta entrar em contato conosco!

Também aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro deste e de outros assuntos!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.