Como a Todeschini utilizou geolocalização para distribuição de leads


Estevão Stumpf

Por   

 31/03/2017 

5x reconhecido entre os 100 maiores especialistas de Customer Success do mundo.

✓ Conteúdo criado por humano

Como a Todeschini utilizou geolocalização para distribuição de leads

O que você vai aprender com essa História de Sucesso?

Como conseguimos entregar a lead certa para a loja certa, de uma das maiores marcas de móveis sob medida do Brasil, a Todeschini, através de:

  • Identificação da lead geograficamente;
  • Integração via API com o RD Station;
  • Envio da lead para a loja Todeschini mais próxima.

Sobre a Todeschini

A Todeschini é uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Com sede em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, possui mais de 75 anos de história e solidez.

Todeschini

O Problema

Com diversas solicitações diárias de orçamento através do site institucional, a Todeschini precisava de uma forma de direcionar o usuário para a loja mais próxima. Não somente ineficaz como totalmente sujeito a erros, direcionar manualmente a lead para uma loja tornou-se inviável.

Ao mesmo tempo, estratégias em conjunto de um grupo de lojistas do ABC Paulista exigiam uma ferramenta transparente e fácil para aumentar esse número de leads, que garantisse o melhor aproveitamento do seu investimento.

A Todeschini buscou a Orgânica Digital, no início de 2016, para solucionar esse problema. Topamos o desafio e o resultado foi incrível!

O Projeto

Nossa primeira atitude foi entender o contexto completo e responder algumas perguntas:

Entendendo o contexto

Dica: Guia Completo sobre Inbound Marketing

Por possuirmos uma equipe com sólidos conhecimentos técnicos de desenvolvimento de software, assim como uma equipe de marketing altamente qualificada, todas as respostas estavam todas dentro de casa.

Desenhamos a solução e começamos o desenvolvimento.

A Solução

Decidimos que a melhor alternativa seria integrar o formulário de contato original do site com o RD Station. Após o lead entrar no RD, precisaríamos buscar sua localização geográfica e encaminhar para a loja mais próxima.

Para a geolocalização, desenvolvemos uma aplicação que escuta a chamada de API do RD Station. Após receber a chamada, a aplicação busca nas APIs do Google Maps a latitude e longitude da lead. 

Com base nas coordenadas, e em um cadastro também geolocalizado de lojas, a lead seria corretamente direcionada. A loja recebe então um e-mail de notificação com todas as informações relevantes e, dessa forma, pode entrar em contato para apresentar orçamento.

Para este caso não utilizamos Landing Page, visto que a página de contato já existente estava fora do escopo de mudança.

Dica: A importância das landing pages para a geração de leads

Uma solução simples, mas que envolve uma série de tecnologias e APIs de terceiros, que permite a entrega da lead à loja mais próxima. Bastante funcional e com um grande potencial de sucesso.

Os Resultados

Como a aplicação não exigia uma utilização muito grande da interface, não foram desenvolvidas muitas telas. Basicamente as de cadastramento geolocalizado de lojas, gerenciamento de usuários e permissões e, em casos onde a API do Google não conseguia localizar a lead, possibilidade de atribuição manual a uma loja.

O projeto foi entregue e entrou em produção em 45 dias. Um curto espaço de tempo para uma solução desse tipo.

Resultados após 8 meses de aplicação rodando:

Mais de 4 mil Leads

De forma bastante simples, imagine que antes era necessário algo em torno de 10min para receber o contato e encaminhar à loja correta. Com essa solução, literalmente economizamos mais de 1 mês de trabalho repetitivo de uma pessoa, entregando a solicitação poucos segundos após entrada no formulário. Além de que 100% das falhas humanas foram eliminadas.

É fundamental que uma agência de Marketing Digital consiga aliar marketing e tecnologia para entregar a melhor solução para seus clientes. E estamos nos saindo muito bem nisso!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Que tal trazer a sua empresa para esse time de sucesso?! Entre em contato com um de nossos consultores!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.