Marketing Digital para iniciantes: saiba tudo sobre!


Guilherme de Bortoli

Por   

 07/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Que o Marketing Digital e a Internet fazem cada vez mais parte da vida das pessoas, eu aposto que você já sabe. Mas e que os brasileiros passam mais de 10 horas por dia online — e o Brasil ocupa o terceiro lugar do mundo em tempo diário na Internet —, você já sabia?

Não dá para negar que, desse jeito, pensar em estratégias de Marketing Digital para um negócio é fundamental, já que se trata de umas das melhores formas de impactar e se relacionar com os consumidores que passam tanto tempo online.

Mas se você ainda é iniciante na área e tem dúvidas sobre como começar a aplicar na sua empresa, basta continuar aqui comigo, que eu vou te ajudar com diversas dicas de Marketing Digital para iniciantes!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

O que é Marketing Digital?

Com a popularização e o crescimento da Internet, é claro que não só as pessoas, como mais empresas estão presentes nela, investindo em criar uma presença digital.

Afinal, já que a forma de consumir muda a todo momento, é natural que a forma de se fazer marketing também! E o Marketing Digital, em poucas palavras, é justamente isso: um conjunto de ações para divulgação de algum produto ou serviço por meio da Internet.


O que é Marketing Digital e quais as principais estratégias?

Agora, se você quer entender mais sobre esse conceito e saber o que fazer para aplicar o Marketing Digital na sua empresa, confira as dicas que preparei:

Dicas de Marketing Digital para iniciantes

Aposte em Marketing de Conteúdo

A primeira dica de Marketing Digital para iniciantes que tenho para dar a você é apostar no Marketing de Conteúdo — a produção de conteúdo e a distribuição dele em diferentes formatos e canais.

Essa é uma maneira muito valiosa de fazer com que a sua empresa seja encontrada na Internet se tornando relevante para as pessoas e, assim, aumentar a confiança delas no seu negócio antes de fechar uma venda.

Além disso, o Marketing de Conteúdo é uma ótima forma de construir um relacionamento com os seus clientes mesmo depois da primeira venda, aumentando também as chances de voltarem a fechar novos negócios com você!

Seja encontrado por potenciais clientes no Google com SEO

Outra dica importante para aplicar Marketing Digital, e que ajuda no Marketing de Conteúdo, é o SEO — sigla que significa Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca.

O SEO é um conjunto de técnicas aplicadas no seu site, blog e conteúdo para fazer com que se posicione bem nesses mecanismos de busca, como o Google — e de forma totalmente orgânica (sem ter que pagar por anúncios para ser encontrado!).

Veja o exemplo de um dos nossos clientes, Famiglia Valduga, que está na primeira posição dos resultados de busca do Google para diversas palavras-chave relacionadas à área de atuação da empresa:

Palavras-chave posicionadas no Google

Aliás, todos os detalhes dessa estratégia você pode conferir aqui:

Dica: Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

Invista em Mídia Paga para potencializar seu alcance

Enquanto o SEO ajuda a ser encontrado de forma orgânica, a mídia paga pode complementar a sua estratégia, potencializando o alcance da sua empresa.

A mídia paga é basicamente quando você investe dinheiro em plataformas de anúncios, como o Google Ads e o Facebook Ads, para que elas mostrem a sua marca para as pessoas no lugar certo, na hora certa, atingindo diretamente o seu público-alvo!

Assim, é possível aumentar a visibilidade, o engajamento e as vendas de maneira bastante rápida. Por isso, é importante que no seu orçamento, mais cedo ou mais tarde, tenha uma quantia separada para mídia paga.

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

Crie uma estratégia de Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, utiliza de técnicas como Marketing de Conteúdo e SEO para, de fato, atrair potenciais clientes.

Nessa estratégia, você oferece conteúdos de valor, desperta o interesse — dos visitantes do seu blog ou, por exemplo, dos seus seguidores nas redes sociais — por um material mais aprofundado e, então, solicita algumas informações de contato, como nome e e-mail, para a entrega desse material.

Inclusive, se você nunca ouvir falar, é assim que funciona a geração de leads! O próprio lead fornece os seus dados e permite que a empresa se relacione diretamente com ele — uma oportunidade para construir ainda mais confiança, credibilidade e chances de vendas!


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Use as Redes Sociais e fortaleça o relacionamento

Como você já pôde perceber, as redes sociais também são espaços fundamentais para aumentar a visibilidade da sua marca e se relacionar com potenciais clientes.

Mas não só isso: nelas, é possível se manter relevante e ainda mais presente na vida de quem já é cliente da sua empresa, melhorando o relacionamento após a venda!

Não deixe de aproveitar esse nosso material para escolher a rede social ideal para a sua empresa e entender que tipo de conteúdo performa melhor em cada uma delas:

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

E como o Marketing Digital é uma estratégia muito dinâmica e que sofre alterações constantes, é preciso se atualizar e estudar sempre! Pensando nisso, já separei outros três materiais para você, que está começando no Marketing Digital:

3 ebooks em PDF sobre Marketing Digital para iniciantes

Além desses e dos mais de 60 materiais da nossa Biblioteca Gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção, eu também te indico:

Curso gratuito de Marketing Digital para iniciantes

No curso de Marketing Digital básico da Orgânica, você terá acesso a 12 videoaulas sobre as principais ferramentas, como gerar tráfego e muitos mais!


Introdução - Curso de Marketing Digital Básico para Empresas

Acesse nosso curso abaixo:

Dica: Curso gratuito: Marketing Digital Básico para Empresas!

Após estudar sobre Marketing Digital, a última (e talvez a mais valiosa) dica que tenho para dar a você é:

Coloque a teoria em prática!

Elabore um plano de Marketing Digital para a aplicação na sua empresa e, depois, não deixe de realizar testes para analisar os primeiros resultados e entender o que precisa ser melhorado.

É assim que você chegará aos resultados que sua empresa não apenas deseja, mas que com certeza merece!

E, para o primeiro passo, nós também temos um material gratuito! Aproveite:

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Mas, se o que você estiver precisando mesmo é da ajuda de uma agência de Marketing Digital especializada, solicite um contato da Orgânica!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.