Guilherme de Bortoli

Por   

 06/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, criar um blog não é tarefa para amadores. Na verdade, exige bastante dedicação, profissionalismo e conhecimento.

Você precisa ter em mente que um blog de sucesso tem que ser posicionado corretamente para atrair o público desejado, independentemente de qual seja o objetivo final.

Por isso, separei algumas dicas para ajudar você a iniciar a construção do seu blog agora mesmo, em 5 passos que são muito importantes. Acompanhe!

1. Estabeleça metas e objetivos

Para iniciar qualquer projeto, é necessário um planejamento. Nada que seja muito avançado e complicado, mas você precisa ter suas metas e objetivos bem definidos.

Qual o objetivo do seu blog, você está criando ele para qual finalidade? Quais são suas metas? É preciso estar bem focado nessas perguntas porque, senão, depois de algum tempo, você vai postar qualquer coisa apenas por ter achado interessante e querer compartilhar com outras pessoas.

Compartilhar conteúdo é legal, sim, mas apenas isso não vai trazer o retorno que você espera com o seu blog. É preciso ir além.

Ir além

Por exemplo, em seis meses, você terá produzido um número (x) de artigos, terá conquistado um número (y) de visitantes e estará aplicando (z) estratégias de conteúdo para aumentar a conversão do seu blog.

É importante que você, de tempos em tempos, revise seus objetivos e metas. Assim será possível avaliar se a empresa está caminhando no rumo certo ou se é preciso adequar ou reformular alguma estratégia.

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

2. Defina suas personas

O programador Alan Cooper criou o conceito de Buyer Personas por acreditar que segmentar as pessoas por público-alvo era amplo e genérico demais. Ter boas personas significa que você conhece bem o seu público e, assim, aumenta as chances de alcançar os seus objetivos.

As personas são como personagens semifictícios, criadas para representar o cliente em potencial. Ou seja, são as pessoas com quem você vai falar quando estiver escrevendo um artigo para o blog, pensando e analisando os costumes, as vontades e as necessidades dessas pessoas.

Guia completo: como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Dica: Buyer Persona: como identificar seu cliente ideal?

3. Organize o seu tempo e a sua rotina de produção de conteúdo

É muito frequente produzir uma quantidade grande de conteúdo nas primeiras semanas, depois ir se cansando, outras tarefas e compromissos vão aparecendo… e o blog vai sendo deixado de lado.

Para que isso não aconteça e você consiga criar um blog de sucesso, organize o seu tempo. Determine, por exemplo, que o seu horário de produção de conteúdo será assim que você acordar, três vezes por semana. Então, às segundas, quartas e sextas, logo após o café da manhã, você vai sentar e escrever.

escrever para blog

Ficar um longo período de tempo sem produzir nada é ruim para o seu blog e para as pessoas que o acompanham. Portanto, não deixe isso acontecer. Mas aí surge uma dúvida: e se eu não tiver nada a dizer? Tem dias que "dá um branco" e a falta de criatividade toma conta de nós, né?

Por esse motivo, outra dica importante é fazer um planejamento do conteúdo. Elabore um calendário editorial, defina pautas para cada dia de produção e marque os dias de publicação dos artigos. É importante que as pautas contenham pelo menos: persona, tema, palavras-chave, estrutura do texto e sites de referência com o conteúdo que será tratado.

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

4. Invista em SEO

Lembra que uma das primeiras coisas que eu falei aqui é que um blog de sucesso tem que ser posicionado corretamente para atrair o público desejado?

Em outras palavras, para ter visitantes, o seu blog precisa aparecer para eles. Como? Investindo na principal estratégia que permite justamente isso: SEO — ou Otimização para Mecanismos de Busca.

Pense comigo: sempre que surge qualquer dúvida, basta alguns segundos para encontrarmos uma resposta no Google. Não é? O mesmo vale para os possíveis leitores do seu blog, que acessam esse mecanismo de busca para tirar as dúvidas que a sua empresa responde.

Pesquisa no Google

SEO, então, faz com que o seu blog possa estar na primeira página de resultados do Google para garantir o sucesso do projeto como um todo. Não seria ótimo?!

Acelere seus resultados com Marketing de Conteúdo

5. Observe a concorrência

Por fim, é preciso estar sempre antenado aos seus concorrentes, afinal, se o leitor não encontrar no seu blog o que ele procura, certamente encontrará em outros. Leia outros blogs, as opiniões dos leitores, estude as estratégias utilizadas pela concorrência. Assim, você irá extrair o que for melhor para o seu site e conseguirá agradar ainda mais o seu público.

Dica: Estratégias de Marketing Digital para investir para ontem!

Resumindo…

Um blog de sucesso não só gera posicionamento orgânico atraindo mais visitantes, como também ajuda a construir autoridade e confiança no público para o qual você quer vender!

Isso significa que o Marketing de Conteúdo, além de proporcionar novas oportunidades e vendas, também constrói uma audiência verdadeiramente interessada pela sua empresa (e pelo que ela tem a dizer), fazendo dela o seu próprio canal — assim como nós fazemos para nós mesmos e para nossos clientes —, sem a necessidade de investir em anúncios no blog de outras empresas.

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Gostou das dicas e quer criar um blog de sucesso para sua empresa? Solicite uma consultoria gratuita da Orgânica para conversar com um especialista e descobrir o que nossa agência de Marketing de Conteúdo pode fazer por você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.