28 maiores tendências de Marketing Digital para 2024


Rodolfo Benetti

Por   

 15/01/2024 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

O Marketing Digital não tem uma fórmula escrita em pedra, e isso fica dolorosamente claro quando uma empresa tenta fazer tudo sozinha.

A cada dia, surgem novas tecnologias, novos jeitos de impactar possíveis clientes e de vender outra vez para quem já comprou da marca antes.

É justamente por essa dinâmica tão viva que seguir tendências, sem entender como elas funcionam, pode dar mais errado do que certo.

E, na tentativa de poupar você de cometer um erro caro, vou apresentar aqui as 28 principais tendências de Marketing Digital para 2024.

Existem, sim, inúmeras tendências para ficar de olho. Isso significa que você deve aplicar todas elas? Não!

Mas conhecê-las é fundamental para conseguir fazer boas escolhas para as suas estratégias de Marketing.

Está pronto para alavancar suas vendas nesse ano?!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

1. A Experiência do Usuário no centro de tudo

Nos últimos anos, o Google vem fazendo diversas atualizações nos seus algoritmos para melhorar os resultados de pesquisa, deixando cada vez mais claro que o SEO é muito importante.

Só que, tão importante quanto otimizar os conteúdos para alcançarem boas posições e serem encontrados nos mecanismos de busca, é oferecer uma Experiência do Usuário (UX) de qualidade ímpar.

Quer dizer que seu site precisa:

  • Ser fácil de navegar;
  • Ser leve, para carregar rapidamente;
  • Ter um conteúdo realmente útil e compreensível para seu público-alvo.

Imagino que você já entenda o que é um site fácil de usar e que consuma poucos dados ao ser carregado com velocidade.

Acho que sua dúvida pode girar ao redor do último ponto: "Como criar conteúdos úteis?".

Para desenvolver um conteúdo de valor, que some à vida dos seus visitantes solucionando dúvidas ou problemas práticos do dia a dia, por exemplo, é preciso voltar à base de tudo e se perguntar:

  • Quem é o meu consumidor?
  • O que ele quer e precisa?
  • Ele encontra na minha empresa as respostas que busca?
  • Meu site funciona bem, tanto no celular quanto no computador?
  • É fácil para ele navegar no meu site? A experiência é boa?
  • Será que ele compraria meu produto ou serviço?

Você não precisa adivinhar as respostas para essas perguntas (felizmente!).

Uma rápida análise das métricas do seu site ou redes sociais pode oferecer informações valiosíssimas para o aprimoramento dos seus canais, produtos ou serviços.

Ainda assim, use seu bom senso e experiência para fazer o que você faz de melhor: compreender o cenário em que seu negócio está inserido e lapidar ainda mais os resultados que atendam a todos os pontos apresentados acima.

Com a Experiência do Usuário no centro de tudo, sua preocupação com a acessibilidade do seu conteúdo não se limita apenas à experiência no seu site ou blog. Mas sim com toda a jornada do cliente, do primeiro contato ao pós-venda.

Cada anúncio que você publica, cada e-mail enviado na sua campanha de E-mail Marketing… tudo precisa ser claro, objetivo e útil!

Essa tendência só tem ganhado força, mostrando que veio para ficar por muitos e muitos anos no futuro.

Inclusive, a intensa concorrência promovida pelo Marketing Digital nos mostra que ela continuará sendo um ponto importante para o sucesso das estratégias.

Veja só esse dado: 88% dos compradores online afirmam que não retornariam a um site depois de ter uma experiência ruim. Imagine só o tamanho da perda de oportunidades que isso gera!

Por outro lado, uma ótima interação entre usuários e plataformas online é o que, muitas vezes, determina a conversão e a fidelização!

2. Marketing e Vendas cada vez mais próximos

Por mais que os times de Marketing e de Vendas já trabalhem em áreas afins, sempre houve certa segregação no apontamento desses dois nichos.

Acredito que isso vai mudar de vez em breve — porque, de fato, já está acontecendo!

Unir Marketing com Vendas é uma prática que vem sendo normalizada faz alguns anos, mas tenho o forte palpite de que haverá uma integração real desses dois setores sob uma área só.

Os profissionais já apelidaram essa união de "Vendarketing" ou "Smarketing", mas imagino que logo deixarão de ser apelidos e se tornarão uma divisão independente, supervisionada por um chefe específico nessa fusão definitiva.

Vamos ficar de olho para ver o que sai dessa tendência de Marketing Digital para 2024!

Dica: Como gerar leads mais qualificados para minha equipe de vendas?

3. Social Selling

Social Selling não é uma tendência nova: há anos, essa prática de venda de pessoa para pessoa tem se consolidado no LinkedIn como ferramenta B2B (de negócio para negócio).

E o Social Selling continua a evoluir, adaptando-se às novas ferramentas das redes sociais e às mudanças nas relações de consumo.

A novidade no Social Selling atual é, justamente, a expansão do conceito de venda um a um para uma estratégia em massa dentro de outros canais.

Assim, a interação direta entre marcas e consumidores ganha força, com empresas utilizando plataformas como Instagram e Facebook para apresentar ofertas de forma contextualizada.

No Instagram, por exemplo, certo conteúdo é criado na intenção de despertar o desejo dos seguidores de entrarem em contato com a empresa através das mensagens privadas.

Uma vez no chat, cara a cara com a marca, as chances de vender um produto ou serviço aumentam consideravelmente, porque tanto a aproximação quanto o objetivo dessa proximidade (a venda) estão escancarados.

Somado a isso, as redes sociais — e até as plataformas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp — têm inserido ferramentas de Social Selling para integrar ainda mais essas vendas.

A tendência se comprova em dados: as redes sociais estão em terceiro lugar no levantamento dos canais de vendas mais efetivos!

O uso de catálogos de produtos, de chatbots (os assistentes automatizados que preparam o consumidor para uma venda) e a prática de live commerce (a venda por transmissões ao vivo) são só alguns exemplos de como essa tendência de Marketing Digital está pegando impulso em 2024.

Exemplo de live commerce

4. Social Commerce

Da mesma forma como o Social Selling, o Social Commerce, ou s-commerce, é uma tendência dominante para as redes sociais em 2024!

Esse é outro termo que tem se popularizado e marca o fortalecimento da transição para um novo modelo de vendas online.

Mais do que apenas um botão de compra, o Social Commerce visa criar uma jornada de compra completa dentro das plataformas, desde a descoberta do produto ou serviço até a decisão de compra.

Por isso, é fundamental compreender que o sucesso nesse modelo vai além de simplesmente usar os Calls to Action (CTAs) nos conteúdos, mas envolve toda a Experiência do Usuário em cada canal.

Fatores como a narrativa da marca, a interação com os consumidores, criação de conteúdo autoral e a integração de elementos visuais são decisivos para incentivar a compra.

Dessa maneira, ele se integra com o Social Selling, amplificando a interação social para impulsionar as vendas, criando uma sinergia entre a construção de relacionamentos e o fechamento de negócios.

Também vale a pena procurar saber mais sobre User Generated Content (UGC), que são os conteúdos gerados para a sua marca pelos próprios usuários, que podem ser seguidores, influenciadores e clientes.

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

5. Diversidade e Acessibilidade

A principal vantagem da pesquisa de voz como tendência de Marketing Digital para as marcas é que os futuros clientes precisam resumir desejos e curiosidades em voz alta, oferecendo índices concisos e sem filtros sobre os problemas que enfrentam ou vitórias que desejam.

Mas outra enorme vantagem é que toda tecnologia de pesquisa, comando e navegação por voz integra PCDs (pessoas com deficiência) como novos potenciais clientes em um mercado cada vez mais diversificado.

Finalmente o mundo está trabalhando na construção de ferramentas que devolvem parte da independência e inclusão que foram negligenciadas contra as PCDs nas últimas centenas de anos!

Um exemplo magnífico e pioneiro no Brasil é o que a RD (Resultados Digitais) tem feito nos eventos presenciais e online da marca. Antes de um palestrante começar a falar, por exemplo, ele se apresenta dizendo o nome, o cargo na empresa, e descrevendo a própria aparência.

Dessa forma, PCDs que só podem ouvir a palestra (ou ler a transcrição do áudio) não têm a oportunidade de aprender impossibilitada — pela falta de sensibilidade ou consciência que tem dominado nossa cultura até então.

A empresa também ganha com isso, é óbvio, mas ela lidera uma expansão do mercado por um interesse que vai muito além do aumento da lucratividade!

O alargamento da acessibilidade e da aceitação de diferentes minorias na diversificação social tem mais a ver com a vontade genuína de fazer uma empresa servir às pessoas a partir da experiência.

E, como você deve lembrar, Experiência do Usuário foi a primeira e mais importante tendência de Marketing Digital para 2024 que citei aqui!

6. Imagens em evidência no Google

Não vou repetir o clichê de que "uma imagem vale mais do que mil palavras", mas vou adiantar que essa tendência tem se consolidado mais e mais com o passar dos anos.

Uma prova definitiva é que, ao fazer uma pesquisa no Google, imagens têm aparecido no topo da página: elas são prioridade nos resultados.

Veja só o logo da Orgânica em evidência nas primeiras posições do Google para “agência de Marketing Digital”:

Orgânica no Google para "agência de marketing digital"

O Google sabe que as imagens capturam nossa atenção imediatamente, diferente de um texto ou vídeo, que precisam ser lidos ou assistidos para engajar o nosso foco.

Por causa disso, outra tendência forte no Marketing Digital para esse ano é a otimização das imagens, para melhorar o posicionamento do seu conteúdo e aparecer no topo das buscas.

Usar o Pinterest ou manter uma conta no Instagram com imagens incríveis (úteis e com ótimo design) também conta para aparecer como prioridade nas pesquisas, viu? Não dê mole!

Dica: A importância das fotos no Marketing Digital!

7. Inteligência Artificial

Poucas ferramentas em 2022 e 2023 causaram um impacto tão rápido e tão significativo para a produtividade quanto a popularização da Inteligência Artificial.

Fato é que, em 2024, espera-se que a IA esteja presente de maneira recorrente na criação de campanhas de Marketing altamente personalizadas — o que vai além da produtividade dos times, melhorando também a Experiência do Usuário.

Isso porque a Inteligência Artificial permite compreender o comportamento do consumidor em um nível mais profundo, enquanto acelera processos de produção de textos e artes, por exemplo.

E com os algoritmos avançados nas ferramentas de Marketing e CRM, as campanhas podem ser adaptadas, em massa, às preferências individuais. Desde recomendações personalizadas até conteúdo dinâmico.

Além disso, não posso deixar de reforçar que a IA otimiza a eficiência operacional. Ferramentas de automação são capazes de executar tarefas repetitivas, destinando o tempo dos profissionais de Marketing para outras questões.

Um exemplo disso é o direcionamento dos investimentos em Marketing, que exige compreensão sobre onde o público-alvo está ativo digitalmente. Isso também é possível com a IA!

Analisar dados em tempo real e identificar tendências nas preferências do consumidor tem ficado cada vez mais fácil e rápido.

Assim, os recursos são destinados a canais que geram resultados mais alinhados aos objetivos organizacionais — seja visibilidade, engajamento ou vendas.

Mas não é só isso! A evolução da IA também traz novas possibilidades, como:

  • Análise preditiva: algoritmos de análise preditiva utilizam dados históricos para prever o comportamento futuro do consumidor, permitindo que as marcas antecipem necessidades, ofereçam soluções proativas e melhorem a eficácia das campanhas;
  • Reconhecimento de imagem e vídeo: ferramentas de reconhecimento de imagem e vídeo possibilitam a personalização com base em elementos visuais. Anúncios, por exemplo, podem ser adaptados de acordo com as preferências identificadas;
  • Segmentação dinâmica: algoritmos avançados ajustam continuamente os grupos de audiência com base no comportamento, em tempo real, garantindo uma segmentação mais precisa e personalizada;
  • Automação de Marketing: permite a criação de jornadas do cliente personalizadas. Isso inclui a entrega de mensagens e ofertas específicas em momentos estratégicos, onde há maior possibilidade de engajamento e conversão.

Agora vamos a exemplos práticos de ferramentas de Inteligência Artificial?

A plataforma ChatGPT viralizou como uma das Inteligências Artificiais gratuitas mais intuitivas disponibilizadas na Internet até hoje.

Com apenas uma semana após a inauguração em 2022, mais de 1 milhão de usuários já haviam desafiado o robô de conversação com todo o tipo de pergunta e tarefa!

Tanto é que muita gente já está usando para acelerar a produção de conteúdos, auxiliar na programação de sites, e até para aprender coisas novas.

Usar o ChatGPT é fácil: você escreve uma pergunta, ou descreve o que precisa, e ele lista as informações para você como se alguém estivesse te explicando tudo de um jeito muito fácil de entender.

Você pode pedir ideias de produtos dentro de um nicho específico, uma lista de tópicos para conteúdos ou até um conteúdo completo.

As possibilidades são inúmeras, mas é preciso atenção: apesar de ser fascinante a ideia de criar conteúdos em um clique, para o Google, isso é trapaça.

O uso de conteúdos desse tipo, gerados com Inteligência Artificial, é considerado SPAM e há um combate por parte do buscador — especialmente em blogs. Então use com moderação!

Fora essa “pequena grande” ressalva, a ferramenta é espetacular e, principalmente a versão paga, pode agregar muito valor à sua operação de Marketing Digital!

Além da criação de textos, brainstorm ou aprendizado em geral, a IA tem sido amplamente usada para criação de imagens originais ou na otimização de imagens prontas.

A plataforma DALL-E 2 (criado pela mesma equipe do ChatGPT, a OpenAI) é capaz de criar imagens a partir de qualquer descrição que você dê para elas.

Precisa da foto de um urso de pelúcia no espaço sideral? DALL-E cria. Talvez uma pintura a óleo de um coelho usando fone de ouvido? O DALL-E também faz! Veja este belo exemplo:

Imagem criada com Inteligência Artificial

Pavimentando a estrada para o lançamento do Metaverso, o Instagram e o WhatsApp também possibilitaram a criação de avatares únicos, totalmente modelados por Inteligência Artificial a partir do rosto do usuário. A campanha de Marketing foi um estouro!

Só que, ainda mais legal que a criação de imagens do zero, é a possibilidade de otimizar imagens prontas.

Digamos que você tenha uma imagem que queira usar em um anúncio nas redes sociais: você teria de criar diferentes variações de tamanhos e textos manualmente para atender todos os formatos de exibição, não é mesmo?

Hoje em dia, você pode delegar essa tarefa para uma plataforma de Inteligência Artificial e cortar o tempo gasto pela metade!

8. Conversational Marketing

Percebeu que todas essas tendências de Marketing Digital para 2024 que falei até agora são baseadas na humanização do mundo virtual?

À medida que as preferências dos consumidores evoluem, as marcas têm se esforçado para criar interações mais significativas e personalizadas!

Pegue como exemplo os chatbots que citei na tendência de Social Selling: o objetivo inicial dessa tendência era permitir que o cliente se autoatendesse antes de falar com um humano.

Ou seja, a aplicação da conversa automatizada estava limitada a levar o cliente de um ponto A a um ponto B: pagar uma conta, verificar dados, tirar dúvidas comuns e coisas do tipo.

Só que os chatbots se consolidaram tão bem que a tendência evoluiu para o Conversational Marketing.

Também chamado de Marketing Conversacional, o objetivo aqui não é só levar o cliente de um ponto a outro, mas criar novos pontos de contato para fazer Marketing e vender a partir de uma conversa humanizada.

Não me entenda errado: os chatbots ainda são usados para automatizar boa parte dessa conversa (no intuito de levar o cliente até um ser humano de verdade na hora de fechar negócio), mas essa automatização precisa soar o menos robótica possível.

Então, hoje, não se trata apenas de automatizar processos e comunicações. As empresas também estão utilizando chatbots e assistentes virtuais equipados com IA para compreender e responder às necessidades específicas dos usuários.

Encontrei uma pesquisa que aponta que 75% das consultas serão resolvidas por chatbots em 2024. Uma coisa é fato: se você não está pensando nisso ainda, deveria!

A capacidade de personalizar a conversa com base no histórico de interações, comportamentos online e preferências individuais é um ponto importantíssimo para aprimorar a experiência do cliente.

Além de aumentar a quantidade de leads quentes que chegam até o setor de vendas (com gente de verdade, pronta para ra fechar negócio), o Marketing Conversacional estreita o relacionamento dos possíveis clientes com a marca se aproveitando das infinitas possibilidades da Inteligência Artificial!

9. Comunicação Multicanal (Omnichannel)

O nome diz tudo: Comunicação Multicanal (Omnichannel) reúne todos os pontos de comunicação da empresa em um lugar só.

Significa que todos os e-mail recebidos, todas as mensagens no direct do Instagram, do Facebook Messenger e, até mesmo, de um número de telefone vão parar em uma única plataforma.

Dessa plataforma, a comunicação pode ser redirecionada para o setor ou responsável certo, que terá acesso a um perfil riquíssimo do cliente que está entrando em contato — podendo acessar todo o histórico de comunicação e comportamento dele.

Isso acelera e personaliza o atendimento ao cliente, e corta boa parte dos gastos no setor de comunicação porque, em vez de gerenciar várias plataformas separadamente, tudo é afunilado para uma central de informações, acesso e interações, com subdivisões internas.

Essa é uma tendência de Marketing Digital para 2024 que já está sendo adotada com agilidade pelos negócios porque a comunicação segregada era um problema aparentemente sem solução (a não ser contratar mais pessoas e comprar mais ferramentas).

Até a Orgânica fez uma parceria com a Tallos para implementar a Comunicação Multicanal — porque a gente bebe da própria fonte e pratica cada uma das dicas que damos para você!

Atendimento da Orgânica no WhatsApp

Humanização é a palavra-chave para as tendências de Marketing Digital em 2024. Espero que não tenha ficado dúvida quanto a isso!

10. Marketing de Influência e os micro influenciadores

O Marketing de Influência mantém sua trajetória de expansão em 2024, com uma ênfase na colaboração com micro influenciadores.

A ascensão desses influenciadores de nicho está redefinindo as estratégias de Marketing ao oferecerem vantagens de alcance e engajamento para públicos mais segmentados.

Ao contrário de influenciadores macro, os micro possuem audiências mais restritas, mas altamente engajadas.

Essa característica os torna mais efetivos ao direcionar mensagens para nichos específicos, proporcionando uma conexão mais verdadeira e próxima com o público-alvo.

Outro fator importante é que essa estratégia está expandindo seu alcance para áreas como saúde, sustentabilidade, e outros nichos em constante expansão.

Em 2024, as marcas podem esperar que a colaboração com micro influenciadores seja uma abordagem usada para conquistar a confiança e o envolvimento de audiências segmentadas!

Dica: Como os macro e micro influenciadores podem ajudar sua empresa?

11. Marketing responsável e sustentabilidade

Com o aumento das expectativas dos consumidores em relação à responsabilidade social e a agenda ESG como um todo, vem crescendo uma área dentro do Marketing mais comprometida com essa questão.

Em 2024, as marcas serão desafiadas a ir além das estratégias de Marketing e integrar práticas sustentáveis em todas as etapas de suas operações, não só para vender a ideia de sustentabilidade, mas mostrar que aplicam seus princípios de forma consistente.

Esses consumidores buscam marcas que demonstrem compromisso real com questões sociais e ambientais, além de transparência nas ações corporativas.

A incorporação da sustentabilidade nas estratégias de Marketing, além de atender às expectativas do público, também abre oportunidades para contar histórias mais autênticas.

Assim, a narrativa de uma marca alinhada a valores sustentáveis cria conexões emocionais mais fortes com os consumidores.

Dica: Storytelling: conte histórias que vendem de forma poderosa

12. Imersão AR e VR no Marketing

A AR (Realidade Aumentada) e VR (Realidade Virtual) estão modificando as campanhas de Marketing e criando experiências interativas e imersivas para o público.

Em 2024, será ainda melhor!

A AR permite que os consumidores experimentem produtos de forma virtual antes da compra, enquanto a VR permite que vivenciem ambientes totalmente novos.

Além disso, ambas possibilitam a criação de campanhas mais participativas e com alto potencial de engajamento, nas quais os consumidores se tornam parte ativa da narrativa.

13. Adaptação à era pós-cookies

Essa transição está redefinindo a personalização de anúncios e o rastreamento online. Com a crescente preocupação com a privacidade dos dados, as empresas enfrentam desafios na segmentação de seus públicos.

Assim, a era pós-cookies exige uma reavaliação das estratégias tradicionais de coleta, tratamento e uso dos dados. As marcas agora precisam explorar métodos cada vez mais seguros e transparentes para entender o comportamento do consumidor e personalizar campanhas.

Além disso, estratégias mais transparentes e éticas também são formas de fortalecer a confiança do consumidor em meio às mudanças regulatórias.

Em 2024, as marcas estarão focadas em estratégias que respeitem a privacidade do usuário enquanto continuam a oferecer experiências relevantes e contextualizadas.

14. Usabilidade e utilidade

A constante busca por otimização é uma marca registrada de empresas como o Google, que está empenhado em melhorar seus mecanismos para fortalecer o SEO sem sacrificar a Experiência do Usuário.

Assim, as empresas estão investindo em aprimorar a usabilidade de seus sites e aplicativos, garantindo que os usuários encontrem informações de maneira rápida e intuitiva.

Além disso, a otimização visa reduzir o consumo de recursos, como dados móveis, proporcionando uma melhor experiência.

Esse desenvolvimento não só atende às expectativas dos usuários, mas também fortalece a presença online das marcas.

Ou seja, a busca pela otimização reflete o compromisso das empresas em oferecer boas experiências digitais e isso contribui para o seu ganho de visibilidade na Internet.

Dica: Orçamento de Marketing para 2024: saiba como começar!

Tendências de Marketing Digital: o que foi consolidado?

Agora que você já pôde vivenciar as mudanças para o ano que recém começou, veremos quais as tendências dos anos anteriores realmente se consolidaram no presente:

15. O Inbound Marketing como boas práticas de Marketing

Quando o Inbound Marketing ganhou tração no Brasil, foi considerado "O Novo Marketing" — ele não era mais do que uma tendência.

Já hoje, a prática do Inbound Marketing é tão visceral no funcionamento de uma estratégia de Marketing Digital que ele é tratado integralmente como a coleção de boas práticas para alcançar o sucesso. Assim como o Guilherme bem disse:

Guilherme de Bortoli – CEO da Orgânica Digital“O Inbound Marketing une Marketing de Conteúdo, redes sociais, SEO, tráfego pago, e-mail, automação… Une tudo que há de bom no Marketing (e no digital) e coloca o cliente no centro.”

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

Assim, o Inbound Marketing não é mais apenas uma tendência, tornou-se uma prática consolidada e fundamental para o sucesso no ambiente digital.

A estratégia centrada no cliente, focada em atrair, envolver e converter leads, demonstrou resultados tão impactantes, que não há mais dúvidas sobre seu valor.

As empresas têm adotado estratégias de Inbound de maneira abrangente, reconhecendo a importância de criar conteúdo relevante, estabelecer autoridade no seu setor e fortalecer relacionamentos com os clientes, trabalhando os canais mais estratégicos.

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

16.  Marketing de Conteúdo

Desde 2013 que o Marketing de Conteúdo vem sendo abraçado pelo Marketing Digital e a tendência é que continue funcionando como um ímã de tráfego online.

O Marketing de Conteúdo foi tão propagado, que fica difícil falar de Inbound Marketing (ou das boas práticas do Marketing Digital) sem citar a criação de conteúdo para gerar cliques através do SEO e muito engajamento nas redes sociais.

A atenção de grandes empresas para esse tipo de mídia denota claramente o quão poderosa é essa estratégia para se destacar na Internet!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

17. Mobile Marketing

O Brasil tem mais celulares do que pessoas (é sério), então é esperado que a maior parte do tráfego digital aconteça via smartphone.

Por essa razão, a otimização de plataformas, conteúdos e anúncios para os celulares explodiu nos últimos anos e continua como uma das características mais importantes na efetivação de um plano de Marketing Digital lucrativo.

E a vantagem do Marketing para dispositivos móveis é que, diferente dos computadores, os celulares permitem uma identificação detalhada do comportamento dos usuários.

Essa identificação facilita a segmentação de conteúdos altamente personalizados, com altas taxas de conversão.

Além do mais, celulares acompanham os brasileiros em todos os cantos: na cama com os parceiros, em uma caminhada na rua ou até no banheiro.

É uma porta aberta por onde as empresas são procuradas e convidadas a entrar pelos próprios donos — desde que o site seja responsivo, é claro!

18. Vídeo Marketing

Toda empresa quer abocanhar um pedaço do tsunami que foram os vídeos curtos.

Do TikTok ao YouTube Shorts (passando pelos Reels e Stories do Instagram e Facebook), esse tipo de mídia tem alto potencial de viralização e é capaz de fazer uma empresa crescer de forma orgânica da noite para o dia.

Além dos vídeos curtos, a velha prática de utilizar conteúdo audiovisual para aumentar a conversão de landing pages em até 80% continua válida para os anos seguintes.

O grande foco vai para os conteúdos educativos, reforçando a humanização e a honestidade da empresa em transformar a vida do público através dos produtos e serviços que serve.

Quanto mais útil, fácil de entender e dinâmico for o vídeo, maiores serão as chances desse material se manter como uma fonte de tráfego ou conversão possivelmente vitalícia.

19. Big Data

O que seria das empresas sem a coleta (e interpretação) dos dados sobre o comportamento da audiência?

A tendência agora não é mais a coleta de dados em si (o que acontece há vários anos), mas sim as novas conversas despertadas pelos movimentos globais de regulamentação do uso desses dados.

Nesse contexto, as empresas estão utilizando conjuntos massivos de dados para entender as preferências do consumidor, identificar padrões e antecipar tendências de mercado.

Contudo, o uso crescente do Big Data traz consigo desafios éticos, especialmente na privacidade.

Por conta das políticas de controle de coleta, como a LGPD, os marketeiros estão sendo direcionados a adotar práticas responsáveis sobre reunir, entender, utilizar e proteger os dados das pessoas.

Entender o impacto do rastreio virtual na saúde mental do público vai forçar o mercado a ser ainda mais criativo para fazer melhor o que tem sido feito até agora.

Repito: humanização é mesmo a grande tendência de Marketing Digital para 2024. Respeitar e cuidar de forma intencional da privacidade (e da sanidade) dos clientes tem que ser uma prioridade dos negócios!

20. LGPD

Difícil algo ser tão consolidado quanto uma lei, mas é exatamente isso que a LGPD — a Lei Geral de Proteção de Dados — é.

Sancionada em 2018, para incentivar maior responsabilidade sobre a coleta e uso de dados (com multas altíssimas por infrações), a LGPD visa proteger a privacidade dos consumidores.

Essa transição é natural e esperada, então mesmo que essa consolidação continue se firmando como rotina no futuro, qualquer empresa que valoriza a humanidade dos clientes se beneficiará em comparação com as outras.

Dica: Trabalhar com Marketing Digital é seguro, sim! Veja o porquê

21. Automação

Utilizar ferramentas de automação de envio de E-mail Marketing e monitoramento de métricas não é luxo — já é padrão.

Além da multiplicação na geração de leads quentes, bem mais próximos dos canais de comunicação da marca, as automações economizam tempo e aumentam produtividade dentro da empresa.

Fazer um negócio crescer sem um programa de automação é muito, muito difícil no cenário atual — e as coisas não ficarão mais fáceis no futuro!

22. Momento de ouro no Instagram

O Instagram cresceu demais em 2021, mas, assim que o TikTok se tornou o aplicativo mais baixado do mundo no início de 2022, precisou correr para se adaptar à concorrência.

A resposta se deu principalmente com o surgimento da função "Reels", para se manter relevante em meio às tendências de conteúdo em vídeo de curta duração.

Só que o Instagram não apenas abraçou o formato popularizado pelo TikTok, como também adicionou recursos exclusivos, consolidando sua posição como uma plataforma versátil para criação e consumo de conteúdo.

A rede social da Meta mudou o algoritmo aqui e ali, e conseguiu se manter como a que mais gera receita através de anunciantes (em comparação com o TikTok), preservando a liderança no mercado.

Assim, o Instagram está consolidado e já existe há mais de 10 anos, possuindo um enorme grupo de usuários fiéis, acostumados com o sistema de comunicação e consumo de mídia da plataforma.

Mas vale reforçar que o TikTok também se consolidou no país e já ultrapassou a marca de 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022.

Investimento no Marketing de Influência por rede social

23. WhatsApp Marketing

Ao expandir as funcionalidades de um mensageiro instantâneo para uma rede social em ascensão, o WhatsApp abriu as portas para que empresas usassem a plataforma para interagir e vender.

Através de catálogos de produtos e suporte ao Marketing Conversacional, o WhatsApp Marketing está multiplicando as vendas de muitos negócios.

Junto com a Comunicação Multicanal ou até mesmo isolado, o WhatsApp é definitivamente uma tendência que se consolidou e continua apresentando enorme potencial de crescimento.

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

24. Telegram

O público do Telegram se divide em grupos superaquecidos que orbitam ao redor de nichos específicos, tornando esse comunicador instantâneo uma ferramenta exclusiva de rapport, nutrição e venda.

É o espaço ideal para entrar em contato com o público (com altíssima taxa de entrega), disponibilizar materiais ricos e fazer ofertas para uma audiência tão preparada para comprar quanto a do WhatsApp.

O Telegram veio devagar e se consolidou no Marketing Digital (e até na política) dos brasileiros em 2022.

25. Relacionamento via chatbots

Como eu comentei com você na seção de Conversational Marketing, o relacionamento de uma empresa com o cliente via chatbots não só se consolidou, como evoluiu para uma estratégia ainda mais humanizada.

Não há dúvidas de que esse canal expandiu a forma de tocar os clientes e lucrar a partir de plataformas que sanam dúvidas, se integram na rotina deles e os direcionam para uma equipe pronta para fechar negócio.

26. Podcasts

Apesar de ter se espalhado de repente na Internet, os podcasts ainda não tinham se provado como uma tendência de Marketing Digital consolidada.

Agora, por outro lado, também não restam dúvidas do peso e da influência que os conteúdos em áudio (às vezes, acompanhados por vídeo) têm na rotina do público.

Cada vez mais pessoas têm preferido esse formato porque é fácil de consumir, geralmente é melhor curado e quase sempre é super específico sobre o tema que aborda.

Sem falar que os podcasts são entregues pelas vozes de outros seres humanos sussurradas nos ouvidos: uma relação íntima que desperta confiança, proximidade e intimidade com os apresentadores.

Ainda é uma tendência consolidada a ser explorada, porque há muitos jeitos criativos de usar esse formato de conteúdo para ampliar uma estratégia de Marketing Digital.

27. Marketing de Indicação

Depois que o Rodrigo Noll gerou mais de R$ 20 milhões em receita recorrente com a estratégia do Marketing de Indicação, decidi perguntar como é que ele fez isso!

Ele explicou que todo mundo indica algo para alguém. Dar pitaco na vida dos outros (e dividir o que funcionou para a gente) é uma reação natural dos seres humanos — criaturas altamente sociais.

A diferença do Rodrigo ao usar o Marketing de Indicação, comparado a eu e você, é que ele não deixa essa indicação acontecer de forma passiva ou desestruturada.

Dica: Gatilhos mentais no Marketing Digital: como usá-los?

Empresas como Netflix, Uber e principalmente Nubank se aproveitam dessa tendência humana de influenciar a cabeça dos outros para criar um ciclo de indicações basicamente infinitas. Por exemplo:

  • Um serviço é criado para sanar um problema óbvio que ninguém resolveu ainda;
  • Esse serviço não cria muitas barreiras de entrada, para permitir a adesão por mais e mais pessoas;
  • As empresas promovem as interações sociais através de campanhas humanizadas;
  • E as pessoas, surpresas e contentes pela facilidade do uso e da adesão do serviço, espalham aos quatro ventos que "Você precisa baixar esse aplicativo!".

Quanto mais você encantar o cliente (e quanto mais sugerir que o negócio seria bom para as pessoas que ele conhece também, como fez o Airbnb), mais chances terá de lucrar com o Referral Marketing.

Se você ficou interessado em saber mais sobre como utilizar o Marketing de Indicação para aumentar seus resultados, confira esta super masterclass com o Rodrigo Noll:

Masterclass Marketing de Indicação

28. Pesquisa por voz

Não sei se você notou, mas as atualizações de funcionalidades voltadas para navegação por voz em celulares e computadores têm sido frequentes e cada vez mais inteligentes.

Isso se dá não só porque o público tem exigido facilidade de uso através de comandos e pesquisas de voz, mas porque grandes empresas têm lançado fones de ouvido e dispositivos inteligentes com interface totalmente controlada pela fala (sem botões).

Ou seja, a pesquisa por voz representa uma mudança na forma como os usuários interagem com os motores de busca e dispositivos conectados.

No entanto, a consolidação dessa tendência depende de diversos fatores, incluindo a evolução da tecnologia, a adoção massiva pelos consumidores e a otimização por parte das marcas.

Embora a pesquisa por voz tenha ganhado relevância nos últimos anos, sua consolidação total ainda está em processo.

À medida que assistentes de voz, como Siri, Google Assistant e Alexa, se tornam mais integrados ao cotidiano, a pesquisa por voz continuará a crescer.

O que aconteceu com as tendências de Marketing Digital que não se consolidaram?

O cenário do Marketing Digital é dinâmico, e nem todas as tendências que surgem conseguem alcançar a consolidação esperada.

Diversos fatores influenciam o sucesso ou fracasso de uma tendência, tornando esse fenômeno um desafio constante para profissionais de Marketing e empresas.

Algumas razões podem ser:

  • Mudanças nas preferências do consumidor;
  • Avanços tecnológicos inesperados;
  • Falta de adaptação das marcas às necessidades do mercado;
  • Concorrência acirrada;
  • Saturação do mercado;
  • Mudanças nas regulamentações de dados.

Ao analisar as tendências que não se consolidaram, é importante aprender com essas experiências para ajustar estratégias futuras e evitar armadilhas similares.

Veja dois exemplos de tendências que não se consolidaram:

IGTV

O IGTV do Instagram se vendeu como uma tendência colossal. Chegou até a obrigar os usuários a postar conteúdos apenas nesse canal audiovisual da rede.

Só que o IGTV não contava com a ascensão dos vídeos curtos, e foi aí que ele perdeu a força e precisou otimizar a fórmula integrando novas funcionalidades.

Assim nasceu a popular aba Reels: uma releitura de tudo que o IGTV prometeu se tornar (e mais um pouco) para bater de frente com o TikTok e segurar a posição contra o iminente YouTube Shorts.

AMP

AMP é a sigla em inglês para Accelerated Mobile Pages (traduzido livremente como "páginas aceleradas de dispositivos móveis") e causou polêmica quando foi implementado.

A ideia era dar prioridade nos resultados de buscas às páginas com AMP do Google e (discutivelmente) melhor otimização da velocidade no carregamento para celulares e tablets.

Isso obrigava os sites a usarem essa plataforma do Google — ou serem esquecidos nas pesquisas!

Notando como essa atitude foi limitante (e como as empresas não aderiram ao modelo), Google largou o AMP de mão e decidiu manter a Internet um local mais independente, justo, e até mais rápido.

E o que você vai fazer a respeito disso?

Viu que nenhuma das tendências citadas nesse guia são receitas de bolo, não é? Elas mudam com frequência e podem sair pela culatra, principalmente quando seguidas sem bom senso.

Isso porque as tendências de Marketing Digital são apenas indicadores do que pode ou não funcionar em determinada estratégia.

O sucesso de uma estratégia sempre estará atrelado ao contexto em que a empresa se encontra: os recursos que dispõe, o mercado que atua, e o conhecimento que tem do público que deseja alcançar.

Por isso que a Orgânica segue se atualizando, com um time multidisciplinar, especializado em identificar essas mudanças e testá-las internamente antes de oferecê-las aos clientes.

Como falei, somos uma agência de Marketing Digital que bebe da própria fonte: nossa equipe testa e sabe como seguir as regras do jogo das plataformas, mesmo quando as peças mudam de lugar!

Peça o diagnóstico de Marketing Digital gratuito da Orgânica para saber qual dessas tendências é a mais indicada para o seu negócio alçar voo em 2024. Não aposte na sorte — garanta sua vitória!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.