7 Vantagens de usar o Marketing de Conteúdo em sua empresa


Guilherme de Bortoli

Por   

 13/09/2021 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

A estratégia do Marketing de Conteúdo para atrair mais clientes se torna cada vez mais comum nas empresas. A produção de conteúdo, como artigos para blogs, vídeos, ebooks, entre outros, é prática fundamental para quem trabalha com Inbound Marketing e deseja aumentar as vendas.

O Marketing de Conteúdo tem papel importante em diversas etapas da jornada de compra, como atração de leads (clientes em potencial), conversão e fidelização.

Confira 7 vantagens de usar o Marketing de Conteúdo na sua empresa!

1. Apareça no Google para quem está interessado

Produção de conteúdo relevante e interessante é a estratégia mais fácil para chamar a atenção de pessoas que fazem parte do seu público-alvo, mas ainda não conhecem sua marca. 

Com o Marketing de Conteúdo é mais prático ser encontrado na internet. Para isso, pode-se usar a estratégia de um blog, alinhado com técnicas de SEO. A sua marca será encontrada, justamente, no momento em que o internauta está procurando por aquele tema ou aquele nicho no Google. 

2. Aumentar a lista de leads

É com esta lista de leads que uma marca dará início a um funil de vendas por e-mail marketing, por exemplo.

A melhor forma de atrair leads é usar recompensas digitais em sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Para isso, conteúdos exclusivos devem ser disponibilizados gratuitamente e, dessa maneira, há a captura de seus dados para contato.

Marketing de conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

3. Educar clientes

Com o Marketing de Conteúdo é possível “educar” leads e clientes. Neste caso, educar é apresentar um caminho, uma rota que levará essa pessoa de um problema (uma dor) a uma solução (o produto ou serviço oferecido no final do funil de vendas). 

Dica: Conheça as 5 melhores maneiras de educar um lead

4. Criar um relacionamento com o público

Por meio da gestão de redes sociais, blogs e e-mail marketing é possível criar interação com o público. Ou seja, ter mais proximidade e interação com clientes. Logo, o Marketing de Conteúdo tem relação direta com a imagem da sua empresa. Quando há mais identificação por parte do público, há mais vendas.

Neste sentido, os conteúdos podem ter duas finalidades: informação ou entretenimento. É ideal trabalhar mais com esses objetivos e falar menos do produto em si (fazer publicidade apenas). Nas redes sociais, por exemplo, é recomendado que apenas 20% do conteúdo seja direcionado para o produto. 

Outra grande vantagem é que o relacionamento poderá ser personalizado, principalmente se for feito por e-mail marketing. Dessa maneira, cada pessoa receberá um conteúdo exclusivo de acordo com seus interesses e etapa no funil de vendas

Clique no banner abaixo e saiba como gerar mais resultados com e-mail marketing! 

Email Marketing: A chave para a vantagem competitiva

5. Fidelizar clientes

O Marketing de Conteúdo é fundamental na fase posterior à compra, na hora de fidelizar o cliente. É por meio deste relacionamento que o consumidor entenderá que pode sim contar com a marca em outros momentos. 

Esta etapa também é marcada com o início de um novo funil de vendas. Portanto, o Marketing de Conteúdo entra novamente, atuando para mostrar um novo problema e apresentar a solução. 

6. Construir autoridade

Com a produção e publicação de novos conteúdos e informações, a empresa acaba tendo um melhor posicionamento na internet e construindo a autoridade. É fundamental mostrar conhecimentos aprofundados sobre o nicho de atuação, e isso pode ser feito com o Marketing de Conteúdo.

Para isso, é fundamental sempre focar na criação de conteúdo de qualidade e relevância e que geram interesse e engajamento no público. Neste ponto, a quantidade pode ser tão importante quanto a qualidade. 

7. Vender para quem já te conhece

Todas essas vantagens resultam em um único objetivo final (o objetivo de toda empresa): aumentar as vendas.

A grande vantagem disso tudo é que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que conquista seu prospect antes mesmo dele virar seu cliente: o seu conteúdo fará com que ele deseje ser seu cliente!

Quer saber como usamos essa estratégia para aumentar em 1783% as vendas de um dos nossos clientes? Clique no banner abaixo!

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

Dica: Conte com uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista em Vendas. Saiba mais sobre a Orgânica!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.