O que é UX?


O que é UX?

Se preferir você pode ouvir o áudio na íntegra clicando abaixo:

Introdução

UX é um termo muito comentado e pesquisado nos dias de hoje, principalmente por pessoas e empresas que têm interesse ou já trabalham com produtos digitais. Entretanto, ainda há uma grande dificuldade na comunidade para entender o que realmente significa UX e onde você deve trabalhar pontualmente para melhorar seu produto.

Quando comecei a trabalhar com Design e fui atrás desse termo para tentar entender do que se tratava, fiquei meio perdido, pois em cada lugar eu lia alguma coisa diferente. E apesar de todos tentarem falar a mesma coisa, ainda ficava difícil de encaixar as informações e ter de forma clara realmente o que era UX.

Até que um certo dia eu vi um vídeo muito esclarecedor e de certa forma aliviante, que começa justamente falando “Se você ler em 5 lugares o que é UX, vai achar 5 respostas diferentes.
Pode ser que este artigo seja apena mais um lugar onde você vai ler e achar uma resposta diferente, mas vou organizar da melhor forma possível para que você consiga entender.

Começando pelo começo

Analisando a parte literal, UX significa User Experience, que significa Experiência do Usuário.

Foi Don Norman que popularizou esse termo, enquanto trabalhava na Apple nos anos 90, no mesmo tempo em que Jakob Nielsen escreveu as famosas 10 heurísticas de usabilidade, ainda usadas hoje.

Don Norman, há pouco tempo fez um vídeo muito interessante e curto resumindo UX e é um bom start para esse artigo:

Partindo disso, UX é o que um usuário sente ao utilizar um produto, sistema ou serviço. Equilibrando aspectos práticos, experienciais, significativos e valiosos de interação.

Vamos supor que você comprou um celular novo, e quando começou a utilizar se sentiu muito feliz e confortável com diversas características, desde o botão que é macio até o sistema que é rápido e eficaz. Neste caso vemos claramente que a Experiência do Usuário deste produto é gratificante e que a equipe responsável por desenvolvê-lo teve uma preocupação ergonômica.

Agora vamos pensar no seu celular antigo, que travava toda hora e quando você ia tirar print da tela apertava sem querer o botão de desligar. Este produto não lhe concedeu uma boa Experiência do Usuário, mas não podemos dizer que não existia uma experiência ali.

É comum pessoas associarem UX a uma coisa boa, como se disséssemos que no seu celular novo “tem UX”. 

Isso está totalmente errado, pois a experiência do usuário sempre vai acontecer, ela vai estar presente em qualquer tipo de produto. O que muda é que as pessoas que desenvolveram podem ter tido ou não uma preocupação em melhorar essa experiência.

Talvez já tenha ficado claro, mas é sempre bom relembrar que a Experiência do Usuário não é exclusiva de produtos digitais, ela está presente em qualquer coisa, desde um carro até um site.

UX em sites e softwares

Redirecionando agora o assunto para produtos digitais, podemos considerar que UX é uma parte essencial para o sucesso. E uma coisa que temos que ter bem clara em mente é que a experiência do usuário em sites e softwares é construída através de muitas áreas diferentes, não é algo exclusivo de design, desenvolvimento e etc.

UX em sites e softwares

É comum pessoas confundirem UX diretamente com Design, e isso não está tão errado, pois a interface está diretamente ligada com a interação do usuário com o sistema, mas toda parte por trás também, como por exemplo; o tempo que a página leva para carregar, já afeta e faz parte da experiência do usuário.

Grande parte da experiência do usuário em produtos digitais não é tangível e já é trabalhada desde os primeiros momentos de criação do produto na hora que você define as páginas que vão existir no site, em que navegadores vai funcionar e etc. 

Por que melhorar a experiência do usuário?

O principal objetivo de melhorar a experiência do usuário é claro: Você quer ganhar mais dinheiro e para isso quer que as pessoas gostem do seu produto, pessoas que gostam do seu produto consequentemente se tornam uma divulgadora da sua marca e com isso mais e mais pessoas passam a usar.

Hoje em dia a maioria das grandes empresas que vem crescendo, apostam grande parte da sua verba em times que trabalham diretamente em melhorar a experiência do usuário em seus produtos. Essas empresas sabem claramente o retorno de sucesso que um produto tem se a experiência do usuário é gratificante.

Resumindo...

Para concluir, entendemos que experiência do usuário é o que uma pessoa sente ao utilizar um produto. A experiência do usuário é essencial para deixar seu usuário feliz, um usuário feliz ama seu produto e se torna divulgador da sua marca.

Se quiser aprofundar um pouco mais ainda no assunto, sugiro assistir este vídeo sobre qual falei no começo do texto:

Em breve iremos postar mais artigos falando sobre experiência do usuário, inclusive com dicas para melhorar seu site. Se inscreva na nossa newsletter para não perder nada!




Por
09/03/2017

Designer, 21 anos, mora em Canela no Rio Grande do Sul e é apaixonado pelo mundo nerd, música e tecnologia!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!