Funil

Inbound Marketing

O marketing massivo, praticado por muitos anos, já não faz tanto efeito quanto antes. A diversidade de produtos e serviços, a quantidade de concorrentes e as opções que o mercado oferece formaram um consumidor mais exigente, que procura informação qualificada antes de se decidir por uma compra.

Este é o Inbound Marketing, um conceito que vai revolucionar a forma com que sua empresa conquista clientes!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma metodologia de marketing digital que tem por objetivo atrair visitantes interessados no conteúdo produzido pela empresa, e consequentemente nos seus produtos ou serviços, conquistando seu interesse e a permissão para se comunicar de forma direta, iniciando assim um relacionamento autorizado que agrega valor.

O Inbound Marketing surgiu da necessidade de sair do marketing tradicional, voltado para as massas, para um marketing mais personalizado, focado nas necessidades do consumidor. Se formos traduzir o termo, poderíamos chamá-lo de marketing de entrada, pois ele tem como principal missão atrair a atenção das pessoas, fazendo com que elas entrem no seu funil de vendas por conta própria.

Para fazer com que as pessoas se interessem pela sua empresa, o Inbound Marketing se utiliza do Marketing de Conteúdo como atrativo. Como as pessoas estão cada vez mais conectadas e, ao primeiro sinal de uma dúvida ou necessidade, buscam respostas na internet, nada mais natural do que produzir conteúdo que responda a estas perguntas e faça a conexão entre sua empresa e potenciais clientes que estão à procura de uma solução.

Imã

A partir do momento em que você capta a atenção de um internauta, o Inbound Marketing te ajuda a fazer com que esse visitante se transforme em um lead qualificado e, por fim, em um cliente satisfeito. Tudo isso sem que você precise realizar ações massivas, que exigem grandes investimentos e nem sempre trazem os melhores resultados.Em resumo o Inbound Marketing é qualquer forma de marketing que visa ganhar o interesse das pessoas.

Os resultados que atingimos com o Inbound Marketing

O Inbound Marketing foi utilizado com a Gramado Summit para elevar a relevância da nova marca na internet. A partir do conteúdo focado para startups (que é o nicho de mercado do evento) utilizamo-nos das mais diversas ferramentas para atingir este público

100x

Aumento de leads

275%

Média de retorno sobre
o investimento

40

Novos contatos

12

Meses de estratégia

Seja o nosso próximo case de sucesso!

Grandes empresas já confiaram o seu trabalho à Orgânica. A sua empresa também merece estar entre nossos grandes trabalhos!

Sicredi Famastil Famiglia Valduga Sua Empresa Seta

Entenda como funciona o Inbound Marketing

O Inbound Marketing se divide em 5 etapas que contemplam toda a jornada do cliente, começando antes do primeiro contato com a empresa, e que vai muito além da venda. Para uma estratégia bem sucedida, é necessário atravessar todas as etapas, pois elas se complementam.

Imã
Atração

Atrair pessoas é essencial para qualquer plano de marketing. Se usam diferentes estratégias para conquistar a atenção do público.

Folha
Conversão

Com a atenção dos potenciais clientes, consiga informações sobre eles, oferecendo algum material de maior qualidade em troca.

Comprimento
Relacionamento

Crie um relacionamento com o cliente em potencial para fazê-lo chegar na decisão de compra mais rapidamente.

Dinheiro
Venda

O grande objetivo de qualquer estratégia de marketing! É o momento em que o cliente em potencial vira um cliente de fato.

Gráfico
Análise

No Marketing Digital você pode monitorar e avaliar todas as suas ações. Use isso para melhorar cada vez mais os seus resultados!

Lead Lead Lead
Visitante
Lead
intenção
de compra
venda
pós
venda
Divulgador

Jornada de Compra

O processo de compra de um produto ou contratação de um serviço é mais longo do que simplesmente ver algo que interessa e passar o cartão de crédito. Na maioria das vezes, um possível cliente nem mesmo sabe que tem um problema a ser resolvido ou oportunidade a ser explorada, portanto é necessário atentá-lo para isso, usando conteúdo e materiais de qualidade. Então, esse processo de escolha e decisão por comprar ou contratar algo é como uma jornada, que explicaremos abaixo. É extremamente importante conhecê-la para otimizar seus esforços de marketing e melhorar seus resultados.

1
Aprendizado e descoberta

Na primeira parte da jornada, o consumidor ainda não sabe muito bem se tem um problema, ele busca soluções na internet mas ainda sem intenção de compra. O objetivo aqui é atrair esse comprador e convencê-lo de que ele tem um problema ou uma boa oportunidade de negócio.

Para isso, são necessários conteúdos que são chamados de “topo de funil”, pois são a porta de entrada do funil de vendas, e têm a função de inserir o consumidor na jornada de compra.

- Maria não recebe contatos a partir do seu site e começa a procurar quais podem ser as causas disso.

- Está buscando informações em sites especialistas no segmento a partir do Google, mas ainda não está interessada nas empresas.

- Tipos de conteúdos recomendados: Artigos no blog, eBooks básicos, tutoriais e vídeos.

Menina
Relatório
2
Reconhecimento do problema

Na segunda etapa, o comprador deve reconhecer que tem um problema e procurar mais efetivamente por soluções. Mas você não precisa ficar esperando isso acontecer! A proatividade pode ser o diferencial que você precisa para ser bem-sucedido.

Se o consumidor ainda não percebeu que tem um problema, mostre pra ele. Faça ele pesquisar por soluções e estudar a situação, crie nele o interesse de resolver esses problemas.

- Maria descobriu que seu site possui poucas visitas e que pode ter resultados melhores se resolver esse problema.

- Está pesquisando para entender quais opções estão disponíveis para solucionar o seu problema.

- Tipos de conteúdos recomendados: Webinars, eBooks avançados e guias.

3
Consideração da solução

Nesta etapa o consumidor já reconheceu que tem um problema que deve ser resolvido ou uma oportunidade de negócio promissora. Ele começa a pesquisar por soluções e a avaliar as alternativas encontradas.

É importante que o comprador reconheça o seu produto ou serviço como uma boa solução, e que seja criado um senso de urgência, para que ele avance no funil de vendas e não deixe a solução do problema para depois.

- Maria tem outras responsabilidades que não podem ser deixadas de lado, mas já aceitou que precisa resolver esse problema.

- Ela procura por soluções que apresentem os melhores benefícios para o seu negócio, e que permitam que ela resolva o problema sem abandonar suas outras obrigações.

- Tipos de conteúdos recomendados: demonstrações de produto, degustações, testes grátis, eBooks de cases, comparações de produtos/serviços.

Calculadora
Dinheiro
4
Decisão de compra

A última etapa da jornada de compra! Neste momento o comprador está analisando as opções para tomar uma decisão. Então o seu objetivo é mostrar os diferenciais da sua solução e convencer o consumidor de que você oferece a melhor opção para ele.

Utilize informações claras, transparentes e informativas sobre o seu serviço ou produto, que mostrem os motivos da sua solução ser a mais indicada para ele.

- Maria já pesquisou as opções disponíveis no mercado e agora está analisando-as para tomar uma decisão.

- Ela vai procurar a solução que resolva o problema dela com os melhores resultados e custo-benefício.

- Conteúdos comparando a sua solução com a de concorrentes ajudam o comprador a tomar a decisão pelo seu serviço ou produto.

Nutrição de leads

Você gerou leads e deve estar procurando soluções para vender para eles. A nutrição de leads, através da automação de marketing, permitirá que você se relacione com seus contatos e os prepare para a compra, reduzindo o tempo de venda.

Nesse processo, o lead deve receber conteúdos de qualidade que o mantenha aquecido até ser convencido dos benefícios da compra do seu produto ou serviço.

Qual a importância de nutrir os leads?

As informações captadas de um lead não são importantes apenas na hora de fechar uma venda, mas também no processo que esse lead passará até se tornar um cliente. E você pode auxiliar o andamento desse processo por meio da nutrição.

Efeitos da nutrição de leads
  • Garantir a passagem do lead por todas as etapas do funil

    A nutrição entrega para o lead conteúdos específicos, com o objetivo de fazê-lo passar por todas as etapas do funil de vendas.

  • Aumentar o engajamento

    Por contar com materiais relevantes, relacionados aos interesses do lead, a nutrição é ótima para aumentar o engajamento.

  • Gerar oportunidades

    Por permitir que os leads tenham contato próximo com a empresa, a nutrição acaba gerando mais oportunidades de vendas.

  • Analisar os passos dados pelo lead ao longo do processo

    Em uma campanha de nutrição é possível ter total controle sobre os resultados, e assim, obter resultados melhores no futuro.

Gráfico de Nutrição
Gráfico
Fatos sobre a nutrição de leads
  • "Empresas que se destacam em nutrição de Leads geram 50% mais vendas a um custo 33% menor."

    Forrester Research

  • "79% dos Leads vindos do Marketing nunca se convertem em Vendas. A principal causa disso é a falta de nutrição dos Leads."

    MarketingSherpa

  • "50% dos Leads são qualificados, mas ainda não estão prontos para comprar."

    Gleanster Research

  • "Leads que foram nutridos geram vendas 47% maiores do que Leads que não foram."

    The Annuitas Group

  • "Apenas 5% dos marketeiros usam soluções de automação de marketing."

    Forrester Research

Seja o próximo Case de Sucesso!
Clique aqui e fale com um consultor! Seta