Inbound Marketing

Inbound Marketing

O marketing massivo, praticado por muitos anos, já não faz tanto efeito quanto antes. A diversidade de produtos e serviços, a quantidade de concorrentes e as opções que o mercado oferece formaram um consumidor mais exigente, que procura informação qualificada antes de se decidir por uma compra.

Como resultado, as empresas buscam novas formas de fazer marketing e atrair um público com mais afinidade com suas marcas.

Este é o Inbound Marketing, um conceito que vai revolucionar a forma com que sua empresa conquista clientes!

 

Quero um contato de um Consultor Gratuitamente E-book Grátis

 

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma metodologia de marketing digital que tem por objetivo atrair visitantes interessados no conteúdo produzido pela empresa, consequentemente também por seus produtos ou serviços, conquistando seu interesse e a permissão para se comunicar de forma direta, iniciando assim um relacionamento autorizado que agrega valor.

O Inbound Marketing surgiu da necessidade de sair do marketing tradicional, voltado para as massas, para um marketing mais personalizado, focado nas necessidades do consumidor. Se formos traduzir o termo, poderíamos chamá-lo de marketing de entrada, pois ele tem como principal missão atrair a atenção das pessoas, fazendo com que elas entrem no seu funil de vendas por conta própria.

Para fazer com que as pessoas se interessem pela sua empresa, o Inbound Marketing se utiliza do Marketing de Conteúdo como atrativo. Como as pessoas estão cada vez mais conectadas e, ao primeiro sinal de uma dúvida ou necessidade, buscam respostas na internet, nada mais natural do que produzir conteúdo que responda a estas perguntas e faça a conexão entre sua empresa e potenciais clientes que estão à procura de uma solução.

A partir do momento em que você capta a atenção de um internauta, o Inbound Marketing te ajuda a fazer com que esse visitante se transforme em um lead qualificado e, por fim, em um cliente satisfeito. Tudo isso sem que você precise realizar ações massivas, que exigem grandes investimentos e nem sempre trazem os melhores resultados.

Em resumo o Inbound Marketing é qualquer forma de marketing que visa ganhar o interesse das pessoas.

Baixe grátis nosso livro sobre Inbound Marketing!

 

Estatísticas

Contra números não existem argumentos!

  • "Inbound Marketing custa 62% mais barato que o marketing tradicional e em média gera 3 vezes mais leads." Hubspot
  • "Com o Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua empresa." Hubspot
  • "A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%." Rock Content
  • "Em média 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para as empresas, diante da economia atual." Rock Content

Quero saber mais sobre Inbound Marketing!

 

Processo

Podemos dividir o processo de Inbound Marketing em 5 etapas principais:

  1. Atrair tráfego;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Converter leads em vendas;
  4. Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
  5. Encantar seus clientes e transformá-los em promotores.

 

Funil de Vendas do Inbound Marketing

O funil de vendas da metodologia tem como principal objetivo educar e conduzir seu cliente ideal ao longo da sua jornada de compra, educando-o e acelerando sua conversão em venda:

 

E-book grátis sobre Inbound Marketing!

 

Jornada de Compra: entendendo como seu cliente compra na Internet

O processo de compra de um produto ou contratação de um serviço é mais longo do que simplesmente ver algo que interessa e passar o cartão de crédito.

Na maioria das vezes, um possível cliente nem mesmo sabe que tem um problema a ser resolvido ou oportunidade a ser explorada, portanto é necessário atentá-lo para isso, usando conteúdo e materiais de qualidade.

Então, esse processo de escolha e decisão por comprar ou contratar algo é como uma jornada, que explicaremos abaixo. É extremamente importante conhecê-la para otimizar seus esforços de marketing e melhorar seus resultados.

1. Aprendizado e Descoberta

Começou a perceber que possui sintomas de um potencial problema ou oportunidade.

  • Maria não recebe contatos a partir do seu site e começa a procurar quais podem ser as causas disso.
  • Está buscando informações em sites especialistas no segmento a partir do Google, mas ainda não está interessado nas empresas.
  • Tipos de conteúdos recomendados: Artigos no blog, e-books básicos, tutoriais e vídeos.

2. Consideração da Solução

Já percebeu se possui um problema ou que existe uma oportunidade.

  • Maria descobriu que seu site possui poucas visitas e que ele não aparece nos resultados do Google para pesquisas relacionadas a sua área de atuação.
  • Está decidida e pesquisando para entender quais opções estão disponíveis para solucionar o seu problema ou para aproveitar essa oportunidade.
  • Tipos de conteúdos recomendados: Webinars, e-books avançados e guias.

3. Decisão de Compra

Já definiu a melhor solução.

  • Maria já entendeu que precisará investir em conteúdo e em SEO.
  • Agora ela está pesquisando por depoimentos, cases e informações que justifiquem e embasem sua decisão para escolher o melhor fornecedor.
  • Tipos de conteúdos recomendados: demonstrações de produto, degustações, testes grátis, e-books de cases, comparações de produtos/serviços.

4. Ação

Maria comprou o produto ou contratou o serviço e solucionou seu problema!

Concluindo...

A decisão de comprar de uma empresa será tomada por diversos fatores. Aquela que acompanhou o cliente desde a descoberta de seu problema até sua decisão, fornecendo conteúdo de qualidade e materiais relevantes, terá sua confiança e será a principal opção para ele!

Quero saber mais sobre Inbound Marketing!

  • Atrair Leads

    Atrair Leads

    A etapa de atração de leads tem por objetivo atrair desconhecidos que possuem como perfil o desenho do "cliente ideal" para sua empresa (as buyers personas), e transformá-los em visitantes do seu site ou blog. Dessa forma, não estaremos somente gerando visitas, mas também, audiência com potencial de consumo!

    O visitante, nessa fase, é apenas um estranho e deve ser atraído para a empresa através de conteúdo interessante e cativante.

    Quero atrair leads! E-book Grátis

  • Geração de Leads

    Geração de Leads

    Quando um visitante entra no seu site, ele é apenas um desconhecido, mas a partir do momento que você obtém informações sobre esse usuário, como nome e e-mail, que são as mais básicas e utilizadas no marketing digital, você passa a ter um lead.

    A geração de leads é o processo para identificar visitantes, que permitirá a sua empresa realizar técnicas avançadas de nutrição e de qualificação.

    O Inbound Marketing é uma metodologia que dá previsibilidade na forma como a empresa gera seus leads e, consequentemente, oportunidades comerciais durante o dia-a-dia da empresa.

    Quero gerar leads! E-book Grátis

  • Nutrição de Leads

    Nutrição de Leads

    Você gerou leads e deve estar procurando soluções para vender para eles.

    A nutrição de leads permitirá, através da automação de marketing, relacionar e aquecer seus contatos para prepará-los para comprar e reduzir o tempo de venda.

    Nutrição de Leads

    Nesse processo, o lead deve receber conteúdos de qualidade que o mantenha aquecido até ser convencido dos benefícios da compra do seu produto ou serviço.

    Qual a importância de nutrir um lead?

    As informações captadas de um lead não são importantes apenas na hora de fechar uma venda, mas também no processo que esse lead passará até se tornar um cliente. E você pode auxiliar o andamento desse processo por meio da nutrição. Sendo assim, ela é fundamental para:

    • Garantir a passagem do lead pelas etapas do funil de vendas;
    • Aumentar o engajamento;
    • Gerar valor;
    • Potencializar resultados;
    • Gerar oportunidades;
    • Analisar os passos dados pelo lead ao longo do processo.

    Fatos!

    • "Empresas que se destacam em nutrição de Leads geram 50% mais vendas a um custo 33% menor." Forrester Research
    • "79% dos Leads vindos do Marketing nunca se convertem em Vendas. A principal causa disso é a falta de nutrição dos Leads." MarketingSherpa
    • "50% dos Leads são qualificados, mas ainda não estão prontos para comprar." Gleanster Research
    • "Leads que foram nutridos geram vendas 47% maiores do que Leads que não foram."  The Annuitas Group
    • "Apenas 5% dos marketeiros usam soluções de automação de marketing." Forrester Research

    Quero vender para meus leads! E-book Grátis