Como administrar sua reputação online?


Rodolfo Benetti

Por   

 18/07/2016 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

A internet é uma ferramenta cada vez mais usada pelo consumidor para emitir opiniões sobre os produtos que consome ou serviços que utiliza. Isso, muitas vezes, assusta as empresas, pois surge o medo das consequências que os comentários negativos podem ter.

De fato, eles podem ser prejudiciais, mas os comentários positivos podem ser uma grande fonte de novos negócios. Quer saber como fazer para administrar sua reputação online reduzindo perdas e maximizando as vantagens que ela pode trazer? Pensando nisso, preparamos este post! Boa leitura!

A reputação da sua empresa depende da sua presença online

Primeiro, é importante destacar que a reputação da sua empresa não se baseará em apenas um comentário isolado, mas é composta por toda a presença online que possui. Isso inclui o marketing digital como um todo: a forma como ela usa as redes sociais, o blog que ela usa para passar informações úteis aos clientes e futuros clientes, o site institucional, além de muitas outras modalidades. 

Uma dessas modalidades é o inbound marketing, uma ferramenta de marketing digital poderosa na construção de uma boa reputação. Ela consiste em passar conteúdos interessantes ao público visando cativar seu interesse e converter meros visitantes do site em clientes. Quando bem usado, o inbound pode tornar sua empresa uma referência nos assuntos que domina, ajudando a melhorar sua respeitabilidade.

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Use as redes sociais para administrar sua reputação online

Estar nas redes sociais também permite que a sua empresa trabalhe bem a imagem. Através delas, é possível mostrar seu lado mais humano, com fotos dos bastidores; mostrar sua preocupação com causas importantes; compartilhar conteúdos informativos com os clientes; fazer brincadeiras buscando engajamento e etc. Usá-las corretamente, evitando pensar somente em divulgar produtos, pode ser uma arma poderosa nessa jornada. 

Todavia, qual rede social escolher? Isso vai variar bastante, dependendo do seu negócio. O importante é ir onde o público está. Por exemplo, empresas que tenham como clientes outras empresas podem usar redes como o Linkedin, que possuem cunho mais corporativo; empresas que dialoguem com o público geral podem usar redes populares como Facebook, Snapchat, Twitter e Instagram; empresas que queiram dialogar com nichos mais específicos podem ainda falar com seu target em redes como o Skoob, especializada em livros, além de muitas outras.

Não deixe de dialogar diretamente com o público

Seja nas redes sociais, seja no site, no blog ou no e-mail, o público ganha acesso a canais para falar diretamente com você. Essa é uma ótima oportunidade que pode e deve ser aproveitada. Muitas vezes, isso ajuda a manter o público satisfeito e possibilita prevenir ou resolver conflitos. 

Outro aspecto importante é fazer o monitoramento do diálogo que os consumidores fazem online sobre a sua empresa. Por meio de buscas e da leitura de comentários, é possível identificar comentários negativos e trabalhar para revertê-los. Para facilitar, é interessante configurar sites e blogs para avisar caso alguém comente.

E agora, aprendeu como administrar sua reputação online? Então, mãos à obra! Comece já a botar essas dicas em prática e, se quiser, converse com um de nossos especialistas para descobrir o que nossa agência de Marketing Digital pode fazer por você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.