Automação de Marketing: confira o guia completo de ferramentas



Por   

 20/11/2019 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Quando buscamos resultados positivos e impactantes em campanhas digitais, é impossível deixar de lado a recomendação de plataformas de automação de marketing.

Isso porque há diferentes ferramentas que automatizam muitos processos do contato com clientes, permitindo mais liberdade de criação enquanto tarefas repetitivas são desempenhadas por softwares.

Então neste texto eu vou explicar melhor como funciona a automação de marketing e também mostrar algumas ferramentas que considero ágeis e eficientes. Agora, se você quiser saber qual é a melhor de todas elas, eu vou falar isso só no final!

O que é automação de marketing

Basicamente, automação de marketing é um fluxo pré-definido de envio de e-mails e mensagens que conduzem o cliente em potencial até o objetivo do negócio. Uma estratégia bem delineada entrega o melhor conteúdo para cada tipo de lead e na hora certa, instigando o relacionamento com a marca. 

Dica: Por que investir em automação de marketing?

Também podem existir outros tipos de automações, como, quando acontecer a “ação X” a ferramenta deve executar a “ação Y”. Exemplo: quando um lead visitar um texto sobre seu produto, após 15 minutos ele recebe um e-mail perguntando se ele ainda tem alguma dúvida ou se deseja mais informações.

Cada ferramenta oferece funcionalidades diferentes. Mas basicamente, a automação envolve agrupamento de lista de contatos, disparo de mensagens (como e-mail) e também o gerenciamento das interações. Também faz parte do pacote a mensuração de resultados e a possibilidade de gerar relatórios customizados conforme as necessidades de cada negócio. 

Essas são variáveis comuns das ferramentas que vou apresentar mais adiante aqui. Criei um comparativo que mostra os diferenciais de cada uma das principais ferramentas de automação de marketing do mercado! 

Por que investir em automação de marketing

Você já deve ter entendido que investir em automação de marketing é ótimo para poupar tempo. Mas não é só isso! A automatização dos processos permite conduzir os leads até o objetivo final das suas campanhas com um esforço reduzido. 

Por isso, através da automação, é possível escalar seu negócio sem precisar ampliar a equipe de operações. Ou seja, a rotina da empresa pode manter o foco nas partes criativas e estratégicas, já que estas são as áreas que mais influenciam no relacionamento das marcas com seus clientes. 

Para escolher a ferramenta certa, em primeiro lugar é preciso entender quais as necessidades atuais do seu negócio. Como as funcionalidades variam conforme o software, é importante saber o que é essencial antes de contratar uma ferramenta de automação em marketing. 

Além das ações que cada ferramenta executa, é importante entender quais parâmetros são importantes para a mensuração de resultados. Com essas características em mente, avalie o comparativo abaixo para entender qual das ferramentas atende melhor a sua empresa.

Dica: O que são leads, como gerá-los e nutri-los?

Ferramentas de automação em marketing

É impossível que eu afirme agora qual é a melhor ferramenta de automação de marketing. Isso porque cada marca (ou cada empresa) tem necessidades variadas, equipes diferentes e cada uma controla seus resultados através de parâmetros distintos.

Além disso, há a questão de afinidade com o design e com a usabilidade das plataformas. Então, o que eu posso dizer é o seguinte: a melhor ferramenta de automação em marketing é aquela que funciona melhor para o seu objetivo de negócio

Reuni algumas informações úteis sobre as ferramentas que considero muito eficientes em questão de automação. Antes de seguir para as apresentações individuais das ferramentas, é importante salientar que todas as ferramentas da lista (Lahar, Pipz Automation. Sharpspring, RD Station, Fleeg, Dinamize Automation) possuem as seguintes funcionalidades:

  • automação de envio de e-mails
  • rastreamento de abertura de e-mails
  • mensuração de cliques nos e-mails
  • criação de landing pages
  • automação de fluxo de envios

Agora sim, confira quais são as principais ferramentas de automação do mercado e o que elas oferecem!

RD Station

O RD Station surgiu em Santa Catarina com a intenção de se tornar uma máquina de crescimento para as empresas. Os planos oferecidos variam conforme as necessidades do cliente, mas a contratação exige um período mínimo de um ano. 

Além das funcionalidades básicas oferecidas por todas as ferramentas listadas, dentro da plataforma RD Station também é possível criar formulários inteligentes, fazer testes A/B, separar os leads por tags e ainda usar a plataforma de CRM integrada.  

Lahar

De Bauru, interior do estado de São Paulo, com sede em cinco capitais do Brasil, a Lahar é uma empresa de software de automação em marketing criada para descomplicar o processo. Dentre as funcionalidades que oferece, estão a criação de formulários inteligentes, o trackeamento de ações no site, suporte para testes A/B e tagueamento de leads.

O contrato mínimo garante o uso da ferramenta por seis meses.

Pipz Automation

O Pipz Automation tem o intuito de oferecer todos os dados do cliente em um lugar só, e que você possa controlar. Dentre seus diferenciais, estão a possibilidade de marcar os leads com tags, o trackeamento de ações no site, a criação de formulários inteligentes e a opção de integração de CRM. 

Sharpspring

Disponível em 26 países, o Sharpsring atende o Brasil desde 2015 com dois escritórios no país. Seu foco de atuação é ser uma opção acessível e amigável para empresas em crescimento. 

Os diferenciais desta plataforma são a isenção de tempo mínimo de contratação, o trackeamento de ações no site, a criação de formulários, a criação de automações a partir das respostas dos e-mails enviados e uma área de CRM integrada. 

Fleeg

Simplificar o processo e aumentar os resultados é o que a Fleeg oferece ao mercado de automação de marketing. Também sediada em Santa Catarina, a ferramenta inclui os diferenciais de não exigir um período mínimo de contrato,  oferecer subcontas sem alterar o preço do pacote e ainda possui um gerador de propostas dentro do software.

Dinamize Automation

Criada pela Dinamize, empresa gaúcha que já atendeu mais de 22 mil marcas, a plataforma Dinamize Automation, anteriormente conhecida como MKT2Easy, tem como proposta auxiliar na obtenção de melhores resultados em campanhas digitais. Com a oferta de plano anual, a ferramenta oferece como principal diferencial o tagueamento dos leads na lista.   

Comparativo visual das ferramentas

Para facilitar a comparação entre uma ferramenta e outra, achei interessante compilar todas as informações em uma tabela. A organização visual facilita a avaliação das funcionalidades e da oferta de cada uma das plataformas que recomendo.

 

Como escolher a melhor ferramenta de automação em marketing

Com tantas opções, escolher a melhor ferramenta para o seu negócio depende do entendimento que você tem sobre os objetivos da marca e como atingir os resultados com o uso das funcionalidades de cada plataforma. 

Antes de se jogar em um ou outro software apenas pela praticidade e pela promessa de resultados melhores, pense em como cada uma das ferramentas pode ser útil para o seu negócio. Entre todas listadas, há diferenças tanto das funcionalidades oferecidas quanto nos preços praticados.

Contratar algo que você não vai usar é um desperdício. E eu conheço os impactos negativos disso, já que minha equipe é especialista em marketing digital e tem experiência nas particularidades estratégicas das plataformas que sugeri. 

Como fazer as ferramentas de automação de marketing darem resultado

Você escolheu sua ferramenta de automação e agora está tudo certo para colher os resultados. Certo? Errado!

Na verdade a escolha da ferramenta vem depois de uma coisa muito mais importante: a criação de uma estratégia. Pular essa etapa pode fazer você fazer uma escolha equivocada, afinal, a ferramenta ideal vai variar do que cada estratégia precisa.

Provavelmente você esteja se perguntando, “Ok, então como eu crio uma estratégia?”. A resposta é simples, contando com a ajuda especializada de uma agência digital!

Ter esse suporte vai te evitar muitas dores de cabeça. Aqui na Orgânica Digital nós desenvolvemos equipes com as competências necessárias para avaliar transformar desafios em resultados!

Por isso, posso dizer com confiança que a melhor ferramenta de automação é aquela que gera os melhores resultados para o seu negócio. E minha equipe está apta a descobrir qual delas é a ideal para você. 

Se você quer ter à sua disposição profissionais experientes que irão levar sua empresa rumo aos resultados, clique aqui para entrar em contato conosco!

 


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!