Guia COMPLETO de automação de marketing: como fazer e mais



Por   

 23/04/2021 

 23/04/2021 

A automação de marketing vem tomando as rodas de conversa de grandes e pequenas empresas, de todos os serviços. Além de ampliar a produtividade da equipe, livrando seus profissionais de realizar atividades repetitivas, ela torna sua estratégia mais eficiente, permitindo a realização de tarefas e atividades que sem a tecnologia seriam impossíveis de serem realizadas (como a segmentação de contatos, criação de fluxos automáticos e pontuação de leads). Neste artigo, criamos um guia completo sobre automação de marketing. Confira!

O que é automação de marketing?

Vamos começar do começo! A automação de marketing é uma tática de marketing que usa a tecnologia de um software de marketing para automatizar processos de comunicação entre a empresa e seus leads, contatos e clientes. 

Entre as ações de marketing que podem se beneficiar da automação de marketing estão:

  • geração de leads; 
  • gestão de leads;
  • envio de e-mail marketing; 
  • criação de fluxos de nutrição automatizados;
  • segmentação de contatos; 
  • pontuação e qualificação de leads;
  • personalização do relacionamento da marca com potenciais clientes; 
  • monitoramento de resultados e mais.

Ao tornar esses processos automáticos, a ferramenta permite que sua equipe passe a se preocupar mais com o planejamento de estratégias do que com tarefas manuais e repetitivas. 

Além disso, é possível obter um melhor índice de assertividade na execução do relacionamento com os leads. 

Por exemplo, por meio da criação de fluxos de nutrição, sua comunicação com os leads é mais eficiente, a partir do momento que é feita a partir da resposta a comportamentos que eles têm dentro do site e em relação aos materiais que você compartilha. 

Dica: 16 maiores tendências de Marketing Digital para 2021

Imagine fazer esse tipo de trabalho lead a lead. Mesmo com uma equipe de marketing gigantesca é possível que o trabalho não funcionasse de maneira tão eficiente. 

Benefícios da automação de marketing

Acima citamos alguns benefícios que as empresas podem experimentar ao adotar a automação de marketing, mas o impacto vai muito além, alcançando números consideráveis quando o assunto é o retorno em vendas. De fato, 53% é o aumento médio da taxa de conversão com a adoção da automação de marketing.

Além disso, empresas que implementam a automação de marketing experimentam um aumento de 451% do volume de leads qualificados.

Para a criação da estratégia de Inbound Marketing, a automação propicia uma gestão de leads alinhada com todas as etapas do funil de vendas.

Nesse guia completo sobre automação de marketing podemos citar outros benefícios sobre automação de marketing entre eles: 

  • favorece o alinhamento das metas do setor de vendas e marketing;
  • automatiza a execução das estratégias de marketing como envio de e-mail e SMS;
  • permite a segmentação de contatos mais eficiente;
  • auxilia na geração de leads;
  • facilita a segmentação de leads; 
  • contribui para o entendimento do comportamento do consumidor e mais. 

Como fazer a automação de marketing?

Algumas etapas vão te ajudar a colocar em prática a automação de marketing, afinal, mais do que uma ferramenta, também estamos falando de uma estratégia que precisa ser construída antes de ser programada em um sistema. 

1. Defina os objetivos da sua estratégia

Antes de mais nada é preciso saber onde você deseja chegar para então traçar um plano de marketing

Somente com um objetivo será possível traçar o caminho que vai te levar até ele. 

2. Estabelece quais canais serão usados

O sistema de automação de marketing funciona muito bem dentro da estratégia de Inbound Marketing que, por sua vez, envolve vários canais de comunicação, entre eles:

  • redes sociais;
  • Google;
  • marketing de conteúdo; 
  • e-mail marketing;
  • SMS.

Um software de automação eficiente permite a gestão e o controle de todos esses canais

Dica: 9 dicas para fazer sua empresa aparecer no Google

Defina quais serão os canais usados a cada campanha e use a ferramenta de automação para geri-los. 

3. Compreenda seu funil de vendas etapa a etapa

Entender o funil de vendas da empresa e as etapas da jornada do cliente vai fazer com que você crie campanhas mais eficientes com ações que ajudem você a levar um usuário por todas as etapas do funil, até a compra.

Ao compreender essas etapas, sua empresa pode criar materiais que vão atender às necessidades das personas a cada etapa, nutrindo e qualificando os contatos. 

4. Crie fluxos de automação de marketing

Os fluxos de automação vão permitir que a comunicação seja realizada de maneira automática seguindo os critérios que a sua equipe estabeleceu ao montar o plano da campanha.

Todo esse planejamento deverá ser programado dentro do sistema uma única vez e depois agirá automaticamente seguindo o que foi definido pela equipe.

Dica: Como o planejamento de comunicação da sua empresa afeta diretamente seu lucro?

É claro que toda campanha poderá ser pausada e retomada a qualquer momento, permitindo a realização de testes e modificações.

5. Defina critérios de qualificação

A qualificação de leads é uma das funcionalidades mais importantes do sistema de automação de marketing, logo um guia completo sobre automação de marketing não poderia deixar de forma essa possibilidade.

Defina os critérios que fazem um lead ser ou não qualificado e programe dentro da ferramenta. 

A cada vez que um lead é identificado como qualificado a equipe de marketing e vendas é acionada, podendo dar um tratamento diferenciado, em busca de converter esse contato em cliente. 

6. Monitore os principais indicadores

Use a ferramenta para monitorar todos os indicadores de Marketing Digital e então otimizar suas campanhas. 

A partir do monitoramento dos indicadores você poderá medir qual canal traz melhores resultados, campanhas que estão com baixo retorno e mais. Assim você ajusta seu investimento e gera maior inteligência de gestão. 

Ferramenta de automação de marketing

Só é possível aplicar o que é automação de Marketing Digital a partir da adoção de uma ferramenta de automação de marketing

A plataforma permitirá que você crie fluxos de automação, faça a gestão e qualificação de leads, identifique leads prontos para a compra, além de facilitar a execução de tarefas como envio de e-mail marketing, gestão de redes sociais, análise de SEO, criação de landing pages e mais.

Além de automatizar uma série de atividades repetitivas como o disparo de e-mail de boas vindas para um lead que converteu em uma landing page, por exemplo, essa ferramenta de marketing também permite que outras ações sejam realizadas como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Faça então sua escolha sobre o software de automação que deseja usar e coloque em prática todas as dicas desse guia completo sobre automação de marketing.

Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Automação de Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real. Faça seu teste grátis por 15 dias e converse com um de nossos especialistas. 
 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!