O que é funil de vendas e como pode impactar no sucesso do seu negócio?


Guilherme de Bortoli

Por   

 09/10/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Fazer uma boa gestão das oportunidades de venda de um negócio é uma das tarefas primordiais de qualquer gestor. Afinal, a chave para o sucesso está em saber não apenas qual o seu público-alvo, mas como conquistá-lo a fim de torná-lo parte da sua clientela.

O funil de vendas é uma das ferramentas mais interessantes e que pode te ajudar muito nesse assunto. Por isso, hoje te explicarei um pouco mais sobre o que ele é, como ele se aplica e por que pode ter um impacto direto sobre o sucesso da sua empresa.

Vamos lá?

O que é funil de vendas?

Todo negócio tem uma série de etapas pelas quais passa o seu público-alvo até se tornar cliente. Só que, como você provavelmente já reparou, nem todas as pessoas que demonstram interesse nas soluções oferecidas acabam fechando negócio, existem perdas pelo caminho.

O funil de vendas funciona como uma visualização desse processo da decisão de compra do cliente (base larga — interessados e base estreita — clientela). E, através dele, suas equipes de marketing e vendas podem entender o passo a passo desse processo e, assim, passar a trabalhar as ações e estratégias do seu negócio, fazendo com que o maior número possível de interessados se tornem clientes da sua marca.

Funil de vendas

Dica: Conheça a metodologia de marketing digital para atrair novos clientes: o Inbound Marketing!

Para que serve o funil de vendas?

O principal objetivo do funil de vendas é a busca pela otimização dos processos da sua empresa na hora de conquistar e reter clientes. A partir do momento em que vocês passam a conhecer como o cliente se comporta na hora de eleger um produto ou serviço (da marca de sabão em pó ao curso de pós-graduação), fica muito mais fácil perceber quais as possíveis dúvidas em cada parte do processo.

Dessa forma, você pode passar a elaborar boas respostas para que essas pessoas possam se interessar cada vez mais no que você tem a dizer (construindo assim uma relação de confiança) e, dessa forma, sua marca fica gravada como uma boa possibilidade para se fechar negócio.

Como o funil de vendas é dividido?

O funil de vendas é encontrado em diversos formatos e não devemos entrar no mérito de um estar certo e o outro errado. Será importante que você entenda seus fundamentos e escolha o melhor processo para o seu negócio.

E é pensando nisso, na personalização da sua estratégia, que considero fundamental introduzir o assunto de integração do funil de marketing, com o de vendas:

Funil de Marketing e Vendas

O Marketing Digital já representa um percentual muito grande das ações comerciais das empresas. Essa realidade trouxe a necessidade de adaptar o que se conhecia como um funil de vendas ideal, adaptando sua aplicação para responder corretamente a atual jornada de compra das pessoas na Internet. 

Nesse sentido, a responsabilidade do funil se dividiu entre os times de marketing e de vendas, se tornando estremamente estratégico a geração de leads que já conhecem a empresa e que possuem intenção de comprar aquilo que ela vende.

Dica: Você ainda não sabe o que são leads? Entenda definitivamente o que são, como gerá-los e nutrí-los!

Um funil fundamental de marketing é dividido, basicamente, em três partes:

  • Topo de funil: o momento de atrair e conscientizar, transformando o visitante do seu site em um possível comprador. A pessoa nessa fase não está interessada em comprar, mas em obter respostas para uma questão.
  • Meio de funil: ao despertar o interesse para o seu negócio, é chegado o momento de ajudar seus leads a entenderem mais profundamente as variáveis que envolvem a questão do seu interesse, entendendo qual será a sua melhor escolha.
  • Fundo de funil: a partir das informações mais específicas, o lead passa a estar qualificado para tomar a sua decisão. É nesse momento que o time de vendas passa a agir, auxiliando na compra.

Na Masterclass Funil de Marketing e Vendas, eu explico de forma muito mais profunda todas essas informações. Ela é gratuita e você poderá acessá-la clicando nesse banner:

Masterclass Funil de Marketing e Vendas

Por que o funil de vendas é importante para o meu negócio?

Pelo que vimos até agora, fica fácil entender porque o funil de vendas é uma ferramenta que vem conquistando cada vez mais adeptos. Ele dá para as empresas, a possibilidade de informar, de forma simples e direta, o que ela oferece. Não como simples publicidade ou propaganda, mas como uma resposta às necessidades e desejos do consumidor.

Já para os clientes, ele é a oportunidade de poder embasar suas decisões de compra. Muitas vezes, inclusive, a partir do funil de vendas e de uma boa estratégia de marketing, sua empresa passa a ajudar o consumidor a dar nome ao que ele mesmo ainda não conseguiu identificar.

Um exemplo clássico: no verão, muitas pessoas querem se refrescar. Mas, numa pesquisa, acabam se perdendo entre as possibilidades — ventiladores, circuladores, aparelhos split, aparelhos janela, climatizadores, entre outros. Se uma empresa do ramo passar a identificar essas questões e oferecer a essas pessoas uma informação que as ajude a entender qual o melhor produto para ela, é óbvio que a empresa acaba se tornando uma das favoritas na hora em que o consumidor decide adquirir o produto.

Dica: Você pode contratar uma agência de Marketing Digital para um melhor desenvolvimento de cada etapa do funil.

Portanto, que tal adotar o funil de vendas para o seu negócio e potencializar as chances de conquistar novos clientes?


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.