Como identificar o perfil do cliente ideal para meu negócio?


Como identificar o perfil do cliente ideal para meu negócio?

Para traçar estratégias eficientes no seu negócio, é fundamental conhecer o perfil do cliente que você deseja atrair. Com as características bem alinhadas, você pode direcionar as ações e investir no que realmente gera grandes resultados — otimizando seus recursos.

Neste artigo mostraremos como você pode coletar essas informações e a importância dessa estratégia para o crescimento do seu empreendimento. Confira!

Qual é a importância de conhecer o perfil do cliente ideal?

público-alvo de uma empresa é composto pelas pessoas que podem ter interesse nas soluções apresentadas. Porém, esse grupo de pessoas pode ser bem grande e heterogêneo. Cada potencial consumidor tem necessidades distintas e, portanto, exige ações diferentes das empresas.

Para criar estratégias que realmente alcancem os objetivos, é preciso filtrar esses contatos de acordo com o que você acha mais interessante e conectado à sua marca. Não ter um perfil do cliente bem definido pode fazer com que você, na ânsia de converter todos, cometa erros no atendimento e perca grandes oportunidades.

Dica: Como prospectar clientes ideais para o seu negócio?

Como identificar as características do cliente ideal?

Analise os seus clientes atuais

O primeiro passo para identificar o perfil do cliente ideal é analisar os seus consumidores atuais. Quais são os seus principais consumidores? Sabe aqueles leads e clientes que você faz questão de estabelecer um melhor relacionamento, priorizando o estoque e conhecendo melhor as características? Ele pode ser o seu cliente ideal.

Faça uma lista das suas preferências, mas tente alinhar a sua opinião com o retorno financeiro que é gerado pelos consumidores. Analise esses clientes selecionados e procure por padrões no comportamento e nas características.

Identifique as características do público

Agora que você já fez essa primeira seleção, veja como esses clientes especiais utilizam a solução ofertada. Por que eles compram? Como eles utilizam o produto? Com qual finalidade? Você deve observar, por exemplo, se esse público usa os produtos ou serviços para criar um negócio ou se é para consumo próprio.

Analisando esses consumidores, procure por padrões. Eles podem ser a localização geográfica, o gênero, a faixa etária ou qualquer outro dado que permita criar uma segmentação para tratamento posterior.

Observe a necessidade pela solução

Por que esses clientes compram na sua empresa? Qual é a real necessidade deles? Essas perguntas podem trazer análises bem interessantes.

O consumidor procura por uma solução quando reconhece um problema existente. Entender esses problemas permite que você compreenda o universo do seu público e crie ações mais direcionadas, focadas em atender as necessidades de cada um deles.

Coletou todas as informações?

Com todos esses pontos que levantamos, é possível identificar o perfil do cliente ideal para a sua empresa e, assim, traçar planos estratégicos focados.

Lembre-se: você deve sempre prezar por um ótimo atendimento para fidelizar seus consumidores. Assim, entender as características dessas pessoas é fundamental para que a sua estratégia tenha sucesso.

Colete as informações, analise-as e crie um direcionamento. Passe o resultado para toda a sua equipe e comece a planejar as suas operações.

Que tal começar agora a identificar o perfil do cliente ideal para o seu negócio? Para isso, baixe nossa planilha de ICP (Ideal Customer Profile) e facilite o seu trabalho!

Planilha Perfil Ideal de Cliente




Por
20/12/2017

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!