Você sabe o que é lead tracking?



Por   

 03/10/2016 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Personalizar o relacionamento com o público é uma das chaves para que um negócio seja bem-sucedido. Na era do Marketing de Permissão (termo cunhado por Seth Godin), precisamos atrair a atenção do consumidor e provocar o desejo pela informação, sem que ele se sinta incomodado por sua mensagem.

Por isso, personalizar a mensagem em cada etapa da jornada de compra do cliente tornou-se essencial, e coletar dados de suas leads, entendendo as suas intenções, é fundamental para interações bem-sucedidas.

Para conhecer melhor seus potenciais clientes e saber como eles estão interagindo com sua empresa, aumentando a eficiência de suas vendas, você pode utilizar o lead tracking. Mas você sabe o que é lead tracking e como usá-lo? Veja nossas dicas!

O que é lead tracking?

O lead tracking é uma funcionalidade encontrada em algumas ferramentas, como RD StationSite321, e permite o monitoramento de leads do início ao fim da jornada de compra. Dessa forma, melhoramos a personalização no relacionamento com o cliente, prevemos o ROI e aumentamos o potencial de vendas.

Como funciona?

O lead tracking permite verificar quem são os leads que estão visitando seu site, quais páginas eles acessam e o acompanhamento do histórico de interações de um lead com a sua empresa. Para isso, ele considera a visita a páginas específicas como um fator determinante para outras ações. 

Por identificar por quais páginas o lead passou, esta ferramenta permite que você identifique quem são os reais interessados em seu produto ou serviço e quem somente é um curioso. Com esta informação, você também identifica qual é o objeto de interesse do seu lead e direciona seu discurso de vendas.

Outra funcionalidade da ferramenta é a criação de notificações. Dessa forma, sua equipe de vendedores será avisada quando um lead qualificado verificar sua página de preços, por exemplo.

Quais são as maiores vantagens do lead tracking?

Analisar o histórico de interações do lead é decisivo na hora de fechar uma compra, especialmente em negócios B2B, que têm um ciclo de vendas mais longo e complexo. Afinal, nestes tipos de ciclo de vendas, o lead não faz compras por impulso e realiza uma série de interações antes de escolher seu produto ou serviço.

Os assuntos que interessam seu lead ou o que ele tem buscado em produtos como o seu podem ser os argumentos que você pode utilizar para fazer com que ele escolha sua empresa

Além de ser essencial para negócios B2B, o lead tracking tem como maior vantagem fornecer aos profissionais de marketing ferramentas efetivas para reunir e organizar dados, segmentar leads e definir atividades de follow-up. Além disso, leads de má qualidade podem ser rastreadas também, permitindo que possamos evitar suas fontes. 

Quais são as diferenças entre lead tracking e lead scoring?

Apesar de terem nomes parecidos e servirem a um mesmo objetivo, há algumas diferenças entre o lead scoring e o lead tracking. O lead scoring é uma ferramenta que nos permite a qualificação e a priorização de leads, identificando quem está pronto para interagir com a equipe de vendas. Tudo isto é feito de forma automática por meio de um sistema de notas.

Na plataforma RD Station, o lead scoring possui duas notas complementares: uma alfabética, que qualifica o perfil do lead segundo suas características demográficas, e uma numérica, que qualifica o interesse do lead em seu produto ou serviço.  

o lead tracking é uma ferramenta para que você identifique o comportamento online de seus leads. Com este monitoramento, você pode usar essas informações para pontuar o lead scoring, além de personalizar em tempo real a entrega de conteúdo, conforme interesse do usuário.

Acompanhar as interações dos leads por meio das visitas ao seu site pode proporcionar o entendimento de quais páginas foram visitadas pelo lead e quando isto ocorreu, melhorando a eficiência de sua equipe de vendas.

Agora que você sabe o que é lead tracking, que tal assinar a nossa newsletter e receber mais dicas úteis para a rotina de sua empresa?



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!