Lead qualificado: o marketing pode tornar as vendas mais eficientes?


Rodolfo Benetti

Por   

 20/01/2020 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

O processo de vendas pode ser muito trabalhoso e, algumas vezes, frustrante para o vendedor. São muitos contatos que não geram frutos, afinal, não são todas as pessoas com que ele fala que realmente se tornam clientes.

Grande parte dos consumidores que chega até você não está pronta para fazer uma compra e não adianta colocá-los para falar com um vendedor agora, é preciso antes construir a confiança necessária para que, ao chegar em vendas, ele esteja preparado para fechar negócio. E por meio do lead qualificado que você conseguirá fazer isso.

Dica: Vendedor: saiba por que convencer seu gestor a fazer Inbound Marketing

Afinal, o que é um lead qualificado?

Os leads são aqueles visitantes que chegaram no seu site e demonstraram interesse em algum dos seus produtos ou serviços. Ele é uma forma de contato qualificado, ou seja, é quando o visitante desconhecido da sua página passa a ter nome, e-mail e outras informações que você achar importante para sua estratégia.

Para entender melhor, é preciso pensar no conceito de funil de vendas. O funil é uma representação do processo de compra pelo qual o consumidor passa. Ele considera que, durante esse processo, existem perdas, ou seja, nem todas as pessoas com quem seus vendedores fazem contato vão se tornar clientes da sua marca.

O lead qualificado, então, é aquela pessoa que já foi educada, nutrida e ganhou confiança o suficiente para fechar negócio com sua empresa. Ela está no estágio mais próximo da compra, pronta para receber o contato do seu vendedor.

Para ajudar você a entender tudo sobre leads, nós da Orgânica preparamos um lista completa para você. Clique no baner abaixo e confira!

Saiba tudo sobre leads

Por que eu devo trabalhar com leads qualificados?

O conceito de lead qualificado surgiu porque sua equipe de vendas deve estar focada em fazer o que eles sabem de melhor — vender — e perder tempo entrando em contato com diversas pessoas que, por vários motivos, podem não ser potenciais clientes do seu negócio não é o melhor caminho para fazer isso.

Quando você investe em uma estratégia de captação de leads e de qualificação deles, seus vendedores estarão focados em converter consumidores com um enorme potencial de fazer uma compra, aumentando consideravelmente a eficiência do trabalho deles.

Mas como montar um fluxo de geração e nutrição de leads?

Com a geração e nutrição de leads, sua força de vendas poderá trabalhar somente no fundo do funil, enquanto o Marketing Digital faz todo o trabalho do topo e do meio do processo de compra.

Você já sabe como funciona a Jornada de Compra dos seus leads? Nós da Orgânica criamos estratégias perfeitas para cada etapa da Jornada de Compra dos nossos clientes e vamos compartilhar com você essas estratégias. Gostou? Então clique no banner abaixo e baixe grátis nosso guia!

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

Vamos explicar melhor como funciona. Quando você possui um site na internet e passa a produzir conteúdo de valor, várias pessoas chegarão nele, seja por meio de uma pesquisa feita no Google, por um anúncio pago, ou mesmo porque viu o nome da empresa e se interessou em checá-la na internet.

Essas pessoas podem ainda não conhecer bem seus produtos, serviços ou como eles podem trazer benefícios para elas, e, em vez de ter seu vendedor se esforçando em convencê-las disso, você usará o Marketing Digital para educá-las de forma que, quando elas falarem com vendas, já estarão confiantes de que o que sua empresa oferece vai beneficiá-las.

E aí então é muito mais fácil fazer uma compra. Veja então alguns pontos essenciais para montar uma estratégia de captação e qualificação de leads:

Garanta a qualidade em seu blog, controle a distribua adequadamente seus posts. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso check-list de qualidade!

Check-list de Qualidade de Publicação de Conteúdo para seu Blog

  • Crie ofertas pelas quais o usuário forneça seus dados para ter acesso. Pode ser um e-book, um infográfico ou uma ferramenta que o ajude com algum de seus problemas. Você deverá criar landing pages em que o usuário poderá fazer o download do material após preencher os dados.

  • Estabeleça um fluxo de nutrição de leads, para alimentá-los com conteúdos relevantes de tempos em tempos e fazê-lo avançar no funil de vendas. Você pode utilizar o e-mail marketing, por exemplo.

  • Acompanhe a evolução do seu lead. Quanto mais interações ele fizer com sua empresa, mais qualificado ele estará e, portanto, mais próximo do fundo do funil.

Com isso, você conseguirá fazer com que a estratégia do seu time de vendas fique muito mais focada no fechamento dos negócios, melhorando consideravelmente sua taxa de conversão.

Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.