Geração de leads: saiba o que é e qual a importância dos MQL


Geração de leads: saiba o que é e qual a importância dos MQL

A geração de leads é uma etapa de extrema importância dentro de uma estratégia de marketing completa. É por meio dela que você construirá sua carteira de clientes. Essa construção passa por alguns estágios, os quais são processos de um funil que devem ser trabalhados constantemente para se chegar ao seu principal objetivo: realizar uma venda.

No meio desse processo é onde se encontram as MQLs (Marketing Qualified Leads), isto é, os leads qualificados pela sua estratégia de marketing que podem se tornar potenciais compradores. É delas que falaremos a seguir, confira!

Definição de MQL

Uma Marketing Qualified Lead (MQL) é um prospect que demonstrou real interesse de comprar o seu produto e possui um conjunto de qualificações de leads de forma a avançar cada vez mais para o fim do funil.

Para se tornar uma MQL, o visitante demonstra grande interesse no conteúdo do seu website. Por exemplo, o lead que visita seu site pode preencher um formulário, baixar algum e-book, assinar sua newsletter ou até mesmo ter colocado produtos no carrinho de compras, sem efetivá-las.

Leia mais sobre Leads

Geração de leads qualificados

Marqueteiros podem executar diversas estratégias para a geração de leads qualificados de marketing, as chamadas MQLs. O processo se inicia pela conexão com leads potenciais, seja por e-mail, telefone, pessoalmente ou qualquer outra forma de comunicação.

O profissional de marketing, ou o responsável pela geração de leads, precisa interagir com esse lead potencial de forma que consiga realizar uma ou mais das etapas seguintes:

  • Compartilhar informações sobre os produtos ou serviços ofertados;
  • Conversar com potenciais clientes sobre suas necessidades;
  • Recomendar soluções que beneficiem esses potenciais clientes;
  • Informá-los acerca de novas oportunidades que virão no futuro;
  • Nutrir os leads com materiais de suporte (como e-books, por exemplo) até que elas estejam prontas para o próximo estágio da jornada do consumidor.

Dica: 5 dicas para gerar leads qualificados usando as redes sociais

Importância dos leads qualificados

As MQL são muito valiosas dentro de uma estratégia de marketing, pois focam mais na qualidade do que na quantidade. E é melhor ter um grupo pequeno de leads altamente qualificados com alto potencial para se tornar comprador do que ter centenas ou milhares de leads que dificilmente comprarão o seu produto.

Altas taxas de conversão significam vendas e processos de marketing mais eficientes, de forma que toda sua estratégia e orçamento sejam otimizados. Assim, o marqueteiro não deve medir esforços para melhorar não apenas os índices globais de sua estratégia, mas principalmente aumentar o número de leads qualificados no seu funil de vendas.

Benefícios da geração de leads qualificados

1. Otimização de tempo e de esforço

Identificar suas MQLs assegura que o trabalho da equipe de marketing não seja desperdiçado, tanto no uso do tempo quanto de esforço.

Assim, a equipe de vendas pode se focar nas melhores táticas para transformar esses leads em compradores, sem perder tempo com aqueles leads desqualificados.

2. Melhor carga de trabalho de vendas

Os representantes de vendas não querem perder tempo e energia com prospects que não levam a nada. Acima de tudo, o seu negócio não pode desperdiçar recursos com esses leads ruins e desqualificadas.

Dica: Como gerar leads mais qualificadas para minha equipe de vendas?

Conhecer as suas MQLs ajuda seu negócio a melhorar a carga de trabalho da equipe de vendas, certificando-se de que ela utilize recursos somente nos prospects que gerem o mais alto ROI.

3. Melhor alinhamento entre as equipes de vendas e marketing

As MQLs são um critério para definir que leads podem passar para o próximo estágio, isto é, para a equipe de vendas. Dessa forma, ambas as equipes conseguem focar em seu próprio trabalho sem gerar confusões e desentendimentos.

4. Qualificação do marketing de conteúdo

As MQLs beneficiam o marketing de conteúdo porque permitem que o conteúdo adequado seja direcionado ao público correto, melhorando o ROI das iniciativas de nutrição de leads.

E agora, ficou clara a importância da geração de leads qualificadas? Esta é uma dúvida que ainda atinge muitos empreendedores. Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e ajude seus amigos!




Por
11/01/2017

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!