O que é e-book no Marketing Digital e como fazer um?


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Provavelmente você já ouviu falar em e-book ou, até mesmo, já fez o download de algum material desse tipo. Mas a verdade é que nem todos que consomem ou produzem esse formato de conteúdo conhecem, de fato, a importância dele para uma estratégia de Marketing Digital.

De forma geral e bem resumida, um e-book é um livro digital que pode ser lido no celular, tablet, computador, etc. Além disso, diferente do livro físico, ele costuma ser mais dinâmico, contendo imagens, gráficos e outros elementos — com o intuito de prender a atenção do leitor e facilitar a compreensão do conteúdo.

No Marketing Digital, ele atua como uma poderosa ferramenta para atração e geração de leads, aumentando as oportunidades de venda para potenciais clientes e a consequente fidelização deles. Não parece ótimo?!

Para saber mais sobre as vantagens do e-book no Marketing Digital e como criar um conteúdo assim, continue a leitura!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Qual o papel do e-book no Marketing Digital? 

1. Atração e geração de leads

Um e-book pode ser oferecido com o objetivo principal de capturar dados de contato de potenciais clientes por meio de uma página chamada landing page — que, para isso, possui um formulário. Geralmente assim:

Exemplo de landing page

Agora pense comigo: quando uma pessoa acessa o seu site ou blog, por exemplo, ela é apenas um visitante desconhecido, mas você pode incentivá-la a fornecer dados de contato (como nome e e-mail) através da oferta de algum material rico, como um e-book.

Se essa pessoa se mostrar interessada no seu conteúdo e preencher o formulário, ela automaticamente se torna um lead da sua lista de contatos de clientes em potencial (ou “base de leads”) e, a partir daí, é possível conhecer muitas outras informações sobre ela. Interessante, não é?

E você consegue imaginar que os benefícios disso são inúmeros?! Afinal, nada melhor que oferecer seu produto ou serviço para alguém realmente interessado nele! Acompanhe meu raciocínio:

2. Educação e construção de autoridade

O e-book serve, também, para educar leads através de um conteúdo exclusivo e mais aprofundado do que aquele disponibilizado em um artigo no blog ou publicação nas redes sociais, por exemplo.

Nesse caso, educar é apresentar um caminho, uma rota que levará essa pessoa de um problema (uma dor) a uma solução (o produto ou serviço oferecido no final do funil de vendas).

O principal resultado disso é o aumento da percepção de autoridade da sua empresa, já que o lead percebe o quanto de conhecimento tem para compartilhar!

Dica: 7 Vantagens de usar o Marketing de Conteúdo em sua empresa

3. Nutrição de leads através de um relacionamento

Iniciada uma relação de maior confiança a partir de conteúdo de valor (e com os dados de contato em mãos), é possível nutrir o lead por meio de um relacionamento ainda mais próximo, direto e personalizado — principalmente se essa nutrição for realizada através de e-mail marketing.

Dessa forma, cada lead recebe e-mails, por exemplo, de acordo com seus interesses e etapa no funil de marketing e vendas!

Funil de Marketing, Vendas e Retenção de Clientes

Dica: E-mail Marketing e Inbound Marketing: qual a relação?

4. Aumento das vendas e fidelização de clientes 

Com o relacionamento estreitado a partir das ações anteriores, a empresa segue o contato direto com o lead até que a venda realmente aconteça.

Após um lead se tornar cliente, os e-books também servem para afirmar que ele pode continuar contando com a empresa em outros momentos, sejam eles novos desafios ou oportunidades futuras.

Assim, sua empresa permanece na mente desse cliente apresentando a solução — o seu produto ou serviço — e aumentando a chance de fidelizá-lo!

Tudo isso que eu mostrei até agora faz parte de uma metodologia chamada Inbound Marketing, em que o principal objetivo é atrair o cliente por meio de conteúdo relevante, como um e-book, ultrapassando a barreira do primeiro contato e começando um relacionamento com o pé direito.

Para isso, a metodologia busca identificar todo o caminho que o consumidor percorre, desde antes de se tornar um cliente até sua fidelização:

Etapas do Inbound Marketing

Se você quiser saber mais sobre o Inbound Marketing, eu te indico nosso manual:

O Manual definitivo do Inbound Marketing

Como fazer um e-book no Marketing Digital?

Praticamente qualquer assunto pode se tornar um e-book, desde que haja alguém interessado e disposto a aprender sobre o tema. Isso quer dizer que não importa o segmento do seu negócio, ele com certeza pode desfrutar dos benefícios desse formato de conteúdo!

Mas, assim como tudo no Marketing Digital, não basta elaborar um e-book qualquer, jogando um monte de informações em um PDF, e achar que está com tudo pronto. É fundamental que esse material traga informações que realmente agreguem valor para o público-alvo dele.

Veja o passo a passo que preparei sobre como criar um e-book e turbinar a sua estratégia de Marketing Digital:

Defina o tema 

Como consumidor, você não disponibilizaria os seus dados para acessar um material que não seja do seu interesse, certo?

Parece óbvio, mas essa etapa é a mais importante, já que o tema precisa ter aderência ao público-alvo do negócio e ao nível de conhecimento dele sobre o assunto, garantindo que o e-book seja consumido pelas pessoas certas!

Estruture e crie um briefing

Após definir o tema, é hora de pensar na estrutura do e-book. Ou seja:

  • Tópicos que serão abordados;
  • Tamanho do material;
  • Imagens, gráficos e demais elementos que serão utilizados;
  • Cases e exemplos que agregam às explicações do conteúdo.

Escreva e revise

Com a estrutura organizada, chegou o momento de colocar a mão na massa — ou, melhor, no teclado!

A redação do material pode ser terceirizada ou você mesmo pode escrever, mas o mais importante é ter em mente qual o tom de voz da sua marca, quem é a persona e o que esse conteúdo deve agregar na vida dela.

Outra boa dica para o processo de produção do conteúdo é deixar o texto “descansando” por, pelo menos, um dia, e então fazer a revisão. Dessa forma, fica mais fácil detectar erros ortográficos, de concordância ou, até mesmo, frases sem muito sentido.

Pequenas falhas tiram totalmente a credibilidade de qualquer conteúdo e não é isso que queremos, não é mesmo? Usar uma linguagem acessível e de fácil entendimento também é essencial!

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

Diagrame e defina a identidade visual 

Sempre que possível, terceirize essa etapa de diagramação e identidade visual para um profissional da área, que possui conhecimento e um olhar mais treinado para a criação de materiais gráficos, sabendo precisamente onde cada elemento deve estar.

Como os e-books são extremamente visuais, é importante que a capa, por exemplo, seja atrativa, com imagens de qualidade e elementos bem distribuídos — o mesmo vale para as demais páginas!

Além disso, o design deve ilustrar exatamente o conteúdo do e-book seguindo a identidade visual da sua empresa, como cores e logo, para facilitar a identificação da marca pelo leitor.

Faça o lançamento e monitore

Após pronto, é hora de lançar o e-book para o mercado. Crie uma landing page com a mesma identidade visual e dê visibilidade para o seu material divulgando ele em todos os canais de Marketing Digital utilizados pela sua empresa.

Pode ser por meio de um banner no blog, publicação nas redes sociais, envio de e-mail… — aqui, não há limites para a criatividade!

Abuse da imaginação ao divulgar e acompanhe como está sendo a geração de leads. Conforme os resultados, você pode ir adaptando as estratégias de divulgação, focando sempre em conquistar o maior número de leads possíveis.

Dica: A importância das landing pages para a geração de leads

Bônus: 10 e-books gratuitos de Marketing Digital!

Fiz uma lista com diversos e-books de Marketing Digital da Orgânica para você se inspirar, aprender e já começar a criar os seus e-books o quanto antes! Confira:

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

E, para conhecer todos os nossos materiais, sobre diversos outros assuntos, acesse agora mesmo a Biblioteca Gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção!

A Orgânica é uma agência de Marketing Digital especialista em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, contemplando a produção e distribuição dos mais diversos formatos de conteúdo em diferentes canais.

Quer saber como a sua empresa pode vender mais com a nossa ajuda? Solicite um diagnóstico gratuito dos nossos especialistas!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.