O que é Marketing de Conteúdo e por que é tão estratégico?


Guilherme de Bortoli

Por   

 14/03/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Talvez você ainda não me conheça, me chamo Guilherme de Bortoli, sou CEO da Orgânica e fiquei sabendo que você quer entender o que é Marketing de Conteúdo.

Ultimamente tem bastante gente interessada nesse tema, com a mesma dúvida que você, e o que já posso adiantar é que o Marketing de Conteúdo se trata de uma estratégia tão completa que eu não vou conseguir te explicar em apenas três linhas!

Por isso, criei este conteúdo para que você compreenda tudo da melhor forma possível. Vamos lá?

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing que utiliza a produção de conteúdo e o compartilhamento dele para atrair e engajar potenciais clientes — até, naturalmente, transformá-los em clientes do seu negócio!

Mas eu não posso deixar de te alertar: não é porque uma empresa cria e compartilha conteúdo nos canais digitais que ela está, de fato, colocando essa estratégia em prática.

Quando definimos o que é Marketing de Conteúdo, estamos considerando o conteúdo estratégico. Ou seja: aquele que é criado com base em dados que traçam um perfil das preferências do consumidor e se comunica com ele de uma forma persuasiva, tendo como objetivo gerar resultados concretos — ou, se é que posso dizer assim, mais dinheiro no caixa da sua empresa!

É por isso que conhecer as personas e a jornada do seu cliente, por exemplo, é essencial para qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo. Afinal, só tendo esse conhecimento que você conseguirá criar conteúdos que realmente gerem valor para o seu público!

Dica: Por que seu conteúdo não gera vendas? Saiba as causas agora!

Por que o Marketing de Conteúdo é tão estratégico?

Um dos principais motivos que tornam o Marketing de Conteúdo tão estratégico é bem simples: é a estratégia de Marketing Digital que mais se adapta ao comportamento do consumidor.

O Marketing de Conteúdo ganhou força por se apoiar na criação de conteúdo voltada a atender às necessidades e preferências do público, seja no assunto abordado, seja no formato do conteúdo — e assim por diante.

Dessa forma, essa estratégia consegue fazer com que a empresa atraia e mantenha um relacionamento com potenciais clientes (e clientes) de forma muito mais eficaz!

Além de tudo, o conteúdo pode ser utilizado na estratégia de SEO, por exemplo, ajudando sua marca a ranquear nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.

Assim, quanto melhor os seus conteúdos ranquearem:

  • Mais tráfego será atraído para o seu site e, consequentemente, mais oportunidades para converter visitantes em leads e vendas;
  • Maior será a visibilidade da sua marca, tornando ela mais conhecida e familiar para o seu público.

Entre outros benefícios, o Marketing de Conteúdo também ajuda a educar o mercado, construir autoridade para a marca e fidelizar clientes!

Veja mais no vídeo abaixo, produzido pelo COO da Orgânica, Lauro Becker:


Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing: como se conectam?

É bastante comum as pessoas pensarem que o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são a mesma coisa — e muito dessa confusão ocorre porque o Inbound Marketing usa o Marketing de Conteúdo como uma das suas principais ferramentas!

Porém, existe uma pequena e sutil diferença entre essas duas formas de se fazer Marketing Digital, que pode ser visualizada quando se analisa a operacionalização e o propósito de cada uma das estratégias:

Imagine o caso de uma indústria que comercializa seu produto através de supermercados — um local que ela não tem controle. Nesse caso, gerar leads não vai fazer essa marca vender mais, já que a venda não é realizada de forma direta e, por isso, não deve ser o objetivo dela.

O objetivo dessa marca, na verdade, deve ser influenciar a escolha do consumidor para que, quando ele estiver no supermercado, opte pelo produto dela em detrimento de qualquer outra concorrente que também esteja presente no ponto de venda.

E isso é alcançado através do Marketing de Conteúdo, ao trabalhar elementos que gerem a familiaridade necessária para estimular o desejo e a preferência pelo produto ou serviço de uma marca específica!

Dica: Marketing de Conteúdo: 7 exemplos para você se inspirar!

No Inbound Marketing, isso não ocorre da mesma forma: apesar de também utilizar o conteúdo nas suas ações, a intenção é diferente.

O objetivo do Inbound Marketing é gerar leads, que terão um relacionamento com a marca nutrido até alcançar a venda — e essa venda é realizada através de um canal que a própria marca tenha controle.

No primeiro caso (o da indústria), até é possível usar o Inbound Marketing para descobrir um potencial cliente e seguir fornecendo conteúdo para ele através de E-mail Marketing, por exemplo, mas essa nutrição por e-mail estará usando o Marketing de Conteúdo para gerar necessidade no consumidor, não para vender de forma direta!

Em linhas gerais, essa é a grande diferença entre o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing! E, se você quiser saber com mais detalhes, sugiro que dê uma olhada no conteúdo abaixo:

Dica: Diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

O Manual definitivo do Inbound Marketing

Fundamentos da criação de conteúdos de Marketing

Você viu até aqui que a resposta para o que é Marketing de Conteúdo é simples:

  • Essa é mais uma estratégia "especial" dentro do Marketing Digital;
  • Concentrada na criação e na distribuição de materiais relevantes e valiosos para um público-alvo específico;
  • Visando atrair, envolver e converter os curiosos em compradores!

Para ter o mínimo de domínio sobre os resultados a serem extraídos desse tipo de estratégia, três fundamentos são indispensáveis na hora de conscientizar a sua audiência pela Internet em relação às ideias, aos produtos ou aos serviços que a sua marca oferece.

Te explico cada um dos três fundamentos logo abaixo!

Elementos-chave

Já que toda a estratégia de conquista se baseia na criação de conteúdos fascinantes para atrair e converter os curiosos em uma audiência que realmente compra, conhecer o seu público-alvo é o fator determinante para vender mais por menos!

Para identificar qual seria a audiência ideal — aquela que abraçaria a sua marca, os seus produtos ou os seus serviços —, primeiro você precisa saber que tipo de empresa tem em mãos e do que esse investimento necessita para crescer.

Saber disso é essencial para dar prioridade aos objetivos que aproximam a sua empresa desse crescimento, e que se tornam realidade a partir da execução da sua estratégia de Marketing de Conteúdo!

Ao entender o resultado final a ser alcançado, fica bem mais fácil descobrir quais passos serão necessários para chegar lá!

E para extrair o máximo desses esforços, também será preciso identificar para quais perfis de compradores os seus conteúdos serão direcionados dentro do seu público-alvo generalizado!

Após esclarecer o panorama sobre quem são os seus clientes perfeitos na multidão da Internet, o próximo passo é garantir que os elementos do seu Marketing de Conteúdo manterão uma linha inquebrável de qualidade para fazer com que:

  • As técnicas de SEO coloquem as suas publicações na frente das pessoas certas pelos mecanismos de busca;
  • A relevância desses conteúdos na vida dos clientes em potencial aumente;
  • A sua empresa evite desperdiçar recursos como o tempo, a produtividade ou o dinheiro, em canais e plataformas com a audiência errada!

Com os elementos-chave alinhados, o próximo passo é decidir por quais métricas se guiar durante a coleta de dados baseada nas suas ações de Marketing, para garantir que a sua empresa chegue aonde quer chegar!

Mensuração e análise de resultados

Recapitulando, o único jeito de saber se uma estratégia de Marketing de Conteúdo pode funcionar ou não, é:

  • Criando metas para alcançar os seus objetivos;
  • Quebrando essas metas em ações singulares;
  • E comparar os resultados dessas ações com o resultado esperado de cada meta.

Os KPIs ou "Key Performance Indicators", como o nome mostra, são os indicadores-chave de desempenho que apontam para o quanto uma meta está perto ou longe de ser alcançada!

A análise desses KPIs é feita dentro de uma ferramenta de Marketing Digital capaz de:

  • Coletar;
  • Categorizar;
  • E apresentar números exatos com informações inestimáveis sobre o comportamento do público e da performance dos seus conteúdos!

A mensuração é indispensável no Marketing de Conteúdo porque alimenta a produção de materiais:

  • Mais irresistíveis, o que leva a um aumento considerável na quantidade de novos leads;
  • Com qualidade cada vez melhor, pela fácil identificação sobre o que o público gosta de consumir;
  • E fascinantes, convertendo leads em clientes pagantes e, consequentemente, em compradores recorrentes da sua marca!

Algumas métricas a serem observadas dentro das estratégias mais populares do Marketing de Conteúdo — e do planejamento de Marketing Digital em geral — envolvem:

  • A taxa de conversão, que mostra quantas pessoas realizaram uma ação guiada pela comunicação da sua empresa, incluindo a transição de curioso para comprador;
  • As taxas de engajamento, que envolvem os likes, as marcações, os compartilhamentos, as atividades deles nos comentários, e muitos outros sinais de que o público está engajando com as publicações da marca;
  • E o tempo de consumo dos conteúdos por parte dos usuários, ou da permanência deles em cada página no site do seu negócio.

Com tanta informação boa desse jeito, as estratégias de vender mais pela Internet através do Marketing Digital podem ser ajustadas de maneira granular, imediata, e o melhor de tudo: sem achismos!

Dica: Métricas e Indicadores de Marketing Digital: saiba como usar

Desafios e oportunidades

Os desafios mais frequentes que os negócios enfrentam ao tentar aumentar suas vendas com Marketing de Conteúdo geralmente envolvem a falta de experiência com abordagens de vendas centradas no Sucesso do Cliente, em vez de apenas no produto, e a impaciência por resultados imediatos em vez de resultados sustentáveis a longo prazo.

Por essa razão, o terceiro fundamento compondo o que é o Marketing de Conteúdo envolve descobrir quais são os desafios que a sua empresa pode vir a enfrentar durante a implementação de uma estratégia e planejar formas ativas de superá-los.

É aqui que trabalhar com uma agência de conteúdo experiente, como a Orgânica, pode ajudar o seu negócio a enxergar e consertar as falhas que você e os seus parceiros já não enxergam mais, e garantir que as oportunidades de sucesso sejam aproveitadas sem precisar apostar os seus recursos em jogos fatais de erro e acerto!

Observar os problemas tão de perto também traz novas perspectivas sobre o que pode ser explorado como oportunidade a partir da superação dos desafios e pavimenta a estrada que leva à gênese da originalidade, à nutrição da autoridade, e à inovação que gera vendas!

Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

Como planejar o Marketing de Conteúdo?

Viu como não dá para falar sobre o que é Marketing de Conteúdo sem falar de planejamento?

Para a sua sorte, existem níveis de planejamento muito bem definidos para seguir na criação de estratégias focadas no aumento da atração, do engajamento e da conversão de leads, através da publicação de conteúdos valiosos.

Listados por ordem de importância, eles são:

  1. A decisão de qual objetivo único, mensurável e alcançável tirar do papel e transformar em realidade através dos esforços voltados para bater as metas (as KPIs) através da criação dos conteúdos para a Internet;
  2. A definição das personas (dos retratos detalhados dos seus clientes perfeitos dentro do seu público-alvo) que, como você viu anteriormente, garante que todo o conteúdo seja embasado na possibilidade de impactar as pessoas certas — iniciando uma jornada do cliente totalmente personalizada para cada uma elas;
  3. A análise da concorrência, para saber quais erros os seus competidores estão cometendo e que você deveria evitar, quais demandas do mercado eles estão ignorando e que a sua empresa poderia dominar, e quais elementos os seus conteúdos não poderão deixar de incluir para se tornarem competitivos e expressarem a diferenciação do seu negócio para garantir um clique nos resultados das pesquisas feitas pelos mecanismos de busca;
  4. A definição das suas linhas editoriais, que são basicamente os melhores temas, escolhidos dentre os assuntos mais populares e interessantes para as personas a serem afetadas pelo seu negócio, e que serão usados para direcionar toda a criação de conteúdos nos mais diversos formatos e para as diferentes plataformas por onde o seu público perfeito passa mais tempo;
  5. E o calendário editorial, que serve para organizar e dar prazo aos temas aprovados para serem produzidos pela sua equipe, além daqueles já criados e esperando pela data da publicação.

Dica: Calendário de conteúdo para redes sociais 2024 [Grátis]

Cada uma das etapas listadas acima devem se desdobrar em etapas ainda mais específicas dentro de si próprias para garantir que todo o escopo do planejamento esteja coberto.

Um exemplo é na definição das suas linhas editoriais: pelas quais além de decidir por quais temas tratar, você também precisará dedicar um tempo considerando as melhores palavras-chave para SEO (algo normalmente definido na pauta de cada conteúdo).

Outro exemplo seria na definição das personas: qual seria o tom de voz e os termos mais fortes para usar dentro de um conteúdo e despertar uma ação no público?

Para mergulhar ainda mais fundo nesse processo, confira o guia que separei para você aqui embaixo:

O que é Marketing de Conteúdo para a Orgânica?

O topo do Google

Na Orgânica, a produção de conteúdo é um pilar essencial da nossa estratégia de Marketing Digital: mais de 80% das nossas vendas são decorrentes de ações de SEO, viabilizadas através do Marketing de Conteúdo!

E nós conseguimos isso porque estamos presentes nos micro-momentos da vida profissional dos nossos potenciais clientes — estímulos que ocorrem na rotina deles e que os levam a recorrer ao Google para buscar uma resposta para a necessidade que estão sentindo:


Google: Micro-Momentos

Todas as vezes que repetem esse comportamento e encontram a Orgânica, eles ganham mais conhecimento e consciência sobre quem nós somos, e começam a perceber que conseguimos ajudá-los a encontrar uma solução.

Para isso, estar no topo do Google é essencial, já que são apenas os três primeiros resultados que atraem a maioria dos cliques!

Inclusive, também acaba gerando um efeito que a gente chama de Halo:

O efeito Halo

O efeito Halo é um fenômeno da psicologia no qual uma só característica de algo acaba influenciando em como as pessoas percebem as outras características dessa mesma coisa.

Assim, se uma pessoa tem uma característica considerada muito positiva, por exemplo, há grandes chances de suas outras características também serem valorizadas — sejam elas positivas ou negativas.

No Marketing Digital, esse efeito também ocorre: ao acessar o site de uma empresa, se o carregamento dele não for rápido, com uma boa usabilidade e um bom design, automaticamente entendemos que os produtos ou serviços daquela empresa podem não ser tão bons assim!

O mesmo vale para um conteúdo no blog: se ele for encontrado durante uma busca, mas não responder à dúvida (ou, até mesmo, gerar mais dúvidas ainda), a experiência proporcionada por essa perda de tempo é tão negativa, que fica marcada para sempre na nossa cabeça — e, o pior: associada à empresa que nos fez passar por isso. Afinal, a primeira impressão é a que fica! Não é?

E é por motivos como esse que aquelas empresas mais bem posicionadas no Google, por exemplo, tendem a ser consideradas como líderes de mercado, as mais confiáveis e a melhor opção para comprar. Já tinha reparado nisso?

Diversas empresas tiram proveito do efeito Halo para vender mais, mas o que muitas ainda não sabem, pois nunca conquistaram a tão sonhada posição número 1, é o incrível resultado em vendas proporcionado pelo topo do Google:

Mais visibilidade, mais clientes!

Posso dizer que o conteúdo, na estratégia atual da Orgânica, serve para principalmente dois propósitos que se conectam:

Aliás, existem três formas de uma pessoa se tornar um cliente. Ela pesquisa no Google, acha um conteúdo nosso entre os resultados e, através desse conteúdo:

  • Fica encantada e já entra em contato, gerando uma oportunidade imediata para o nosso time comercial;
  • Se interessa por um conteúdo mais avançado — chamado de material rico — e, para acessá-lo, se torna um lead. Nós, então, continuamos a conversa com ela pelo e-mail, nutrindo com algumas ações de Inbound Marketing, até que deseje comprar;
  • Lê o conteúdo do blog, encontra o que queria e vai embora, mas continua a jornada de compra e passa a procurar respostas para outras dúvidas que surgem enquanto avança rumo à decisão de compra — e a Orgânica também aparece dando uma resposta!

Então essa pessoa nos encontra novamente diversas vezes, durante essas novas buscas, fazendo com que a nossa marca se torne cada vez mais familiar para ela — e, dessa maneira, o nível de confiança que ela tem com a nossa marca também aumenta!

Ao mesmo tempo, nós investimos na conscientização dessa pessoa para que ela se convença de que precisa dos serviços que oferecemos e que nós somos a melhor opção de compra.

Eu te convido para conhecer mais detalhes da nossa estratégia em:

De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Conte com a Orgânica para produzir conteúdo!

A essa altura, acho que não restam dúvidas: a produção de conteúdo é mesmo capaz de construir um ativo vitalício de tráfego orgânico e de engajamento para a sua empresa!

Isso acontece fazendo da sua marca uma fonte confiável de aprendizado, de inspiração e de conexão com os seus clientes em potencial, assegurando que eles consigam exatamente o que esperam do seu negócio.

Afinal, a definição mais literal sobre o que é Marketing de Conteúdo pode ser resumir a uma estratégia informada dentro do Marketing Digital, e focada na atração, na conquista e na conversão de uma pessoa curiosa em compradora!

Tirando o foco do produto e apoiando toda a atenção do seu negócio em garantir que o seu cliente seja compreendido, analisado e saia satisfeito desse relacionamento, você faz com que novos leads passem a correr atrás das suas ofertas ­— em vez de continuar forçando uma venda pela goela deles!

Já que a única maneira de se comunicar com o público a distância é através do que a sua marca tem a dizer através de materiais ricos e relevantes publicados na Internet, investir no Marketing de Conteúdo é a decisão certeira para quem precisa:

  • Vender mais para novos clientes;
  • Gerar mais compradores recorrentes;
  • Conquistar uma autoridade sólida no mercado!

Apenas não se esqueça de que o Marketing de Conteúdo depende de três fundamentos para funcionar, sendo eles:

  • Os elementos-chave, que envolvem o público-alvo, a persona e as plataformas que elas usam na Internet;
  • A mensuração contínua dos dados, para garantir que a análise dos resultados esteja sempre bem informada e imune a erros;
  • E a identificação dos desafios e das oportunidades, que podem caminhar em paralelo e que exigem uma preparação proativa e imparcial por parte da sua empresa!

Já para montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo em si, é preciso garantir que as cinco etapas do seu planejamento passem pelos domínios apresentados nesse guia, como:

  • A decisão de qual objetivo seguir por vez;
  • A identificação das suas personas mais rentáveis;
  • A análise da sua concorrência e dos seus competidores;
  • A listagem da sua linha editorial com os temas a serem explorados (e com SEO);
  • E a criação de um calendário de conteúdos para a publicação periódica!

Solicitando um diagnóstico de Marketing Digital da Orgânica totalmente gratuito, você vai receber análises para descobrir quais fundamentos ou etapas de planejamento estão faltando no desenvolvimento dos seus conteúdos para atrair o tipo perfeito de cliente: aquele que compra o que a sua marca vende!

Como aqui na Orgânica nós sempre buscamos entender onde os nossos clientes querem chegar para oferecer as estratégias mais alinhadas aos objetivos deles, aplicamos o que há de mais inovador no mercado na montagem desse diagnóstico.

Através dele, você vai contar com a expertise da nossa equipe multidisciplinar (com domínio do Marketing à tecnologia) para ajudar você a atingir os resultados que a sua empresa merece!

Não perca tempo: solicite o diagnóstico e descubra o que nossa agência de Marketing Digital pode fazer por você!

Vai um spoiler — há mais de 16 anos, a gente faz o impossível virar realidade!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.