Como melhorar a autoridade do domínio do meu site?


Como melhorar a autoridade do domínio do meu site?

Você considera que o site da sua empresa é uma referência para o público? Tem ideia do poder de influência dele no mercado em que o seu negócio atua? Pois saiba que uma das maneiras mais objetivas de saber isso é por meio da autoridade do domínio.

Neste post, você vai entender o que é essa métrica e por que ela é tão importante, além de ver os fatores que a compõem e as melhores práticas para otimizar a reputação do seu site. Confira!

O que é a autoridade do domínio?

A autoridade de domínio — ou domain authority (DA) — é uma métrica que a Moz estabeleceu como uma forma de prever o potencial de determinado domínio alcançar um bom ranqueamento no Google e em outros mecanismos de busca. Trata-se de uma pontuação que vai de 0 a 100 e que pode ser facilmente verificada com a ferramenta Link Explorer.

Dica: Aumente a visibilidade do seu site na web com estas 5 estratégias

Ao comparar a DA do seu site com a dos seus concorrentes, é possível saber se você tem boas chances de conseguir uma posição mais alta que eles nos resultados das pesquisas ou não.

Quais fatores compõem essa métrica?

O cálculo do número da autoridade do domínio segue um algoritmo complexo, cujas especificações não são divulgadas. No entanto, há alguns fatores de influência que conhecemos, como:

Links que apontam para o site

Se outros sites apontam para o seu, é um forte indício de que você tem conteúdos interessantes e com valor para os visitantes. Quanto mais links externos, também chamados inbound links, melhor será a sua autoridade de domínio, com a ressalva que veremos a seguir.

Dica: Entenda como um guest post pode ajudar a sua estratégia de inbound

Qualidade dos links

Ter inbound links é ótimo, mas é fundamental que eles venham de sites com boa reputação. Se eles vierem de muitas páginas com conteúdo pobre ou que pratiquem web spam, seu DA certamente será prejudicado.

Reputação do site

Fazer links para muitas páginas que não têm relação com a sua área, repetir palavras-chave em excesso e publicar apenas conteúdos rasos são exemplos de um site com baixa reputação. Evite essas práticas para não ficar com uma autoridade de domínio baixa.

Quais são as melhores práticas para aumentar a autoridade do domínio?

Agora que você já sabe mais sobre a autoridade do domínio, vamos ver as práticas mais recomendadas para aumentá-la. Acompanhe!

Invista em marketing de conteúdo

Quanto mais uma marca produz materiais completos e informativos como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo, maiores serão as chances de ela atrair a atenção de pessoas influentes na sua área de atuação — e, até mesmo, de grandes portais. Assim, você cria um ambiente favorável a conseguir links externos de qualidade e melhorar sua DA.

Dê atenção ao SEO

Lembre-se de que criar conteúdo de qualidade não basta — é preciso que as pessoas o encontrem. Por isso, dê atenção à otimização do seu site, em especial no que se refere ao SEO on-page, para criar condições ainda mais favoráveis de ter um bom lugar no ranking das pesquisas.

Clique no banner e aprenda na prática hacks para acelerar a indexação e melhorar o posicionamento dos seus conteúdos no Google!

Banner - Técnicas de indexação para acelerar os resultados do seu marketing de conteúdo

Uso adequado de palavras-chave, URLs amigáveis e formatação apropriada do conteúdo são algumas dessas medidas.

Faça lincagem interna

Aplicar links para os seus próprios conteúdos é uma maneira de manter a sua audiência engajada. Isso é ótimo porque aproxima os clientes e clientes em potencial da organização, contribui para o aumento de relevância das páginas e, consequentemente, influencia na autoridade do domínio.

Incentive o compartilhamento

Outro fator importante é permitir que os usuários compartilhem os conteúdos da sua marca com facilidade. Adicione bons calls-to-action nas publicações e botões de compartilhamento em redes sociais com destaque no site e potencialize a capacidade de atingir mais pessoas.

Dica: História de Sucesso Kukos Importadora: Como a Orgânica aumentou o alcance da marca na internet

Percebemos que a autoridade do domínio é uma métrica importante para avaliar a eficácia de uma empresa em obter boas colocações nos buscadores. Portanto, procure colocar em prática as recomendações que vimos aqui e veja como o aumento da DA do site terá uma forte relação com o desempenho da sua marca nas buscas.

Se este artigo foi útil para você, permita que essas informações cheguem até pessoas que também possam aproveitá-lo. Compartilhe o post nas redes sociais com seus amigos!




Por
29/10/2018

Atuando desde 2005 com tecnologia e internet, concebendo e desenvolvendo processos de inovação.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!