Como melhorar a autoridade de domínio do seu site?


Lauro Becker

Por   

 06/03/2024 
 

Lauro Becker
06/03/2024

COO, atua desde 2005 com tecnologia, internet, projetos e processos de inovação.

✓ Conteúdo criado por humano

Você considera que o site da sua empresa é uma referência para o público? E para os mecanismos de busca? Uma das métricas mais usadas no mercado para medir essa questão é a autoridade de domínio — também conhecida pelo seu nome em inglês: domain authority (DA).

Essa métrica não é considerada diretamente pelo Google como um fator de ranqueamento. Porém, mesmo sendo calculada de forma indireta, ela dá informações importantes em relação à reputação do seu site.

Fora que, se 70% dos especialistas em SEO checam todos os meses o DA dos sites que gerenciam, alguma coisa essa métrica tem a dizer! Concorda?

Aqui você vai entender por que ela é tão importante, além de ver os fatores que a compõem e as melhores práticas para otimizar a reputação do seu site.

Vem comigo que eu te explico tudo!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

O que é a autoridade de domínio?

A autoridade de domínio é uma métrica que a Moz estabeleceu como uma forma de prever o potencial de determinado domínio alcançar um bom ranqueamento no Google e em outros mecanismos de busca.

Trata-se de uma pontuação que vai de 0 a 100 e que pode ser facilmente verificada com a ferramenta Link Explorer, por exemplo.

Ao comparar a DA do seu site com a dos seus concorrentes, é possível saber se você tem boas chances de conseguir uma posição mais alta que eles nos resultados das pesquisas.

Quais fatores compõem essa métrica?

O cálculo do número da autoridade de domínio segue um algoritmo complexo, cujas especificações não são divulgadas pelas ferramentas.

No entanto, há alguns fatores de influência que conhecemos, como:

Links que apontam para o site

Se outros sites apontam para o seu, esse é um forte indício de que o seu site tem conteúdos interessantes, relevantes e com valor para os visitantes!

Quanto mais links externos, também chamados de backlinks, melhor será a sua autoridade de domínio.

Mas nem todo link é bom, viu? É fundamental que eles venham de sites com boa reputação.

Se eles vierem de muitas páginas com conteúdo pobre ou que pratiquem web spam, seu DA será certamente prejudicado…

Uma maneira bem conhecida de obter links de forma natural e estratégica, vindos de sites com boa reputação, é através das parcerias de Marketing.

Isso pode ser feito através da produção conjunta de materiais ricos, por exemplo, ou da troca de guest posts (escrever textos como convidado no blog do parceiro, incluindo links para o seu blog).

Também é válido investir em estratégias de RP! Sabe por quê?

Quando veículos renomados e influentes mencionam ou vinculam conteúdo do seu domínio, isso funciona como um reforço muito importante de credibilidade.

E esses backlinks também são úteis porque podem ser clicados e resultar em mais tráfego para o seu site!

Dica: Aprenda como impulsionar sua estratégia de SEO com backlinks

Reputação do site

Obter links em muitas páginas que não têm relação com a sua área, repetir palavras-chave em excesso e publicar apenas conteúdos rasos são exemplos de elementos que formam um site com baixa reputação.

Então evite essas práticas para não ficar com uma autoridade de domínio baixa!

Por outro lado, além da produção consistente de conteúdo — buscando garantir que os materiais publicados tenham informações confiáveis e sejam úteis —, não posso deixar de lembrar que as práticas de SEO Técnico também contribuem para uma experiência do usuário otimizada.

A otimização da estrutura do site, tags e meta descrições, por exemplo, são elementos essenciais!

Engajamento das Redes Sociais

Por muito tempo, acreditou-se que as redes sociais não influenciavam na autoridade de domínio — grande engano!

Apesar dessa influência não ser tão direta, é possível usar as estratégias desses canais para impulsionar o DA do seu site.

Veja só:

  • Aumento de compartilhamentos: usuários desses canais têm o hábito de compartilhar aquilo que gostam. E, claro, conteúdo envolvente compartilhado nas redes sociais têm alto potencial de ser amplamente distribuído;
  • Geração de tráfego: uma presença recorrente nas redes sociais pode gerar tráfego orgânico através dos links na bio, nos stories e também em posts. Ao receber tráfego recorrente, as ferramentas passam a entender seu site como relevante;
  • Engajamento e tempo de permanência: se o conteúdo publicado nas redes sociais atrai os usuários a interagirem e passarem mais tempo no site, tem-se um sinal de qualidade, o que também acaba influenciando positivamente os indicadores de SEO;
  • Autoridade da marca: além disso, há o elemento forte de Branding. Uma presença marcante nas redes sociais contribui para a construção da autoridade da marca, que transcende esses canais. E, claro, empresas bem reconhecidas e respeitadas têm mais probabilidade de gerar backlinks orgânicos, por exemplo!

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Desempenho do site

O desempenho de um site, em especial o tempo de carregamento, tem um papel crítico na experiência do usuário e, por extensão, na autoridade de domínio.

Tecnicamente, preciso te dizer que o tempo de carregamento afeta o SEO de várias maneiras. Para começar, mecanismos de busca como o Google consideram a velocidade da página como um fator de ranqueamento.

Além disso, nos dias de hoje, os usuários têm pouca (ou nenhuma) paciência para esperar por páginas lentas, o que pode resultar em altas taxas de rejeição.

O que se tem, em termos de dados, é que a taxa de rejeição média fica em torno de 41% a 55%, enquanto a taxa ideal estaria entre 26% e 40%.

E você deve imaginar que tanta taxa de rejeição não deva ser boa para a autoridade do seu domínio, não é mesmo?

Quais são as melhores práticas para aumentar a autoridade de domínio?

Agora que você já sabe mais sobre a autoridade do domínio, vamos ver as práticas mais recomendadas para aumentá-la.

Você acha que eu já dei todas as dicas? As melhores continuam por vir. Continue a leitura!

Invista em Marketing de Conteúdo

A produção de conteúdo desempenha um papel fundamental na percepção da autoridade de um site e no fortalecimento do domain authority.

Quanto mais uma marca produz materiais completos e informativos como parte de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, maiores serão as chances de ela atrair a atenção de pessoas influentes na sua área de atuação — e, até mesmo, de grandes portais.

Assim, você cria um ambiente favorável a conseguir links externos de qualidade e melhorar seu DA!

E, como já reforcei antes, os buscadores valorizam conteúdo relevante e valioso para os usuários. Afinal, eles querem fornecer a melhor experiência de pesquisa possível a eles.

Então, quando você cria conteúdos úteis, aprofundados e alinhados aos interesses da persona, seu site demonstra sua expertise no setor.

Fora que a publicação consistente de conteúdos bem elaborados e otimizados para palavras-chave relevantes contribui para uma melhor classificação nos resultados de busca.

Tudo isso, por sua vez, impacta positivamente na percepção do site como uma fonte confiável e, por isso, influencia o DA!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Fortaleça o seu SEO

Criar conteúdo de qualidade é um passo essencial, mas essa tarefa precisa vir acompanhada das boas práticas de SEO.

Por isso, dê atenção à otimização do seu site, em especial no que se refere ao SEO On Page, para criar condições ainda mais favoráveis de ter um bom lugar no ranking das pesquisas.

O uso adequado de palavras-chave, de mecanismos que ajudam na escaneabilidade do texto, URLs amigáveis e formatação apropriada do conteúdo são algumas dessas medidas!

Faça a linkagem interna

Inserir links para os seus próprios conteúdos dentro do site é uma maneira de manter a sua audiência engajada por mais tempo.

Isso é ótimo porque contribui para o aumento de relevância das páginas e, consequentemente, influencia na autoridade de domínio.

Ao criar uma estrutura de links internos estratégica, é possível direcionar o fluxo de autoridade para páginas específicas (page authority), fortalecendo sua relevância aos criteriosos olhos dos mecanismos de busca.

E a inserção coerente de links internos também direciona o tráfego para as páginas mais relevantes e guia os usuários ao longo da jornada do cliente. Já pensou?

Dica: Link building: o que é, qual a importância e como fazer?

Faça sua boa reputação online

Para fortalecer a autoridade, é essencial construir confiança e credibilidade, dentro e fora do site. Afinal, a marca é uma só!

As maneiras para se fazer isso são muitas. Trouxe algumas ideias para você:

Além de práticas que já comentei, como produção consistente de conteúdo de alta qualidade, recomendo dar destaque a depoimentos e avaliações de clientes em páginas estratégicas.

Também vale investir esforços para responder, de forma ágil e proativa, a comentários e avaliações negativas, pois isso demonstra compromisso com a satisfação do cliente.

Outra iniciativa importante é a garantia da transparência na comunicação. Ou seja: dê visibilidade às informações sobre a sua empresa, equipe, produtos ou serviços, e processos.

Certificados de segurança visíveis e uma política de privacidade completa e atualizada também inspiram confiança e agregam valor à reputação!

Por fim, é interessante incluir nos conteúdos, sempre que possível, links de referências confiáveis, pesquisas de sites renomados e opiniões de especialistas, como forma de fortalecer a confiabilidade das informações divulgadas nas suas páginas.

Do 0 a 12.000 acessos: o sucesso do tráfego orgânico da Tris

Mostre que você é uma autoridade no mercado!

Posso dizer com tranquilidade que a autoridade de domínio é um fator essencial para o sucesso no ambiente digital!

E ela é, sem dúvidas, uma métrica que o seu time de Marketing deve acompanhar de perto.

Chegando até aqui, nós exploramos juntos as estratégias fundamentais para fortalecer essa autoridade — desde a construção de confiança por meio de conteúdo relevante até a otimização técnica.

Lembre-se: uma boa autoridade não apenas melhora a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, como também estabelece sua marca como referência em seu setor.

É performance e Branding trabalhando juntos em prol dos resultados da sua empresa!

Para uma análise personalizada e orientações específicas para o seu site, convido você a realizar nosso Diagnóstico de Marketing Digital gratuito.

Nele, você vai descobrir oportunidades de aprimoramento e estratégias personalizadas para elevar a autoridade do seu domínio com a ajuda dos nossos especialistas!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.