Dominando o tráfego orgânico: 5 estratégias de sucesso


Guilherme de Bortoli

Por   

 08/10/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você provavelmente encontrou este texto porque deve ter ouvido falar do quanto o tráfego orgânico é importante para o Marketing Digital e o aumento das vendas de forma perene.

Se ninguém nunca te disse tal coisa, permita que eu seja o primeiro a te mostrar os benefícios desse tipo de tráfego capaz de crescimentos exponenciais na Internet!

A começar pelo Custo Por Clique (CPC) nos anúncios do Google, que sofreu um aumento histórico de 5% neste ano, com os outros buscadores e redes sociais seguindo na mesma direção!

Para piorar, esse aumento no custo das Mídias Pagas levou a uma elevação de 20% no Custo de Aquisição de Clientes — o que chamamos de CAC: o quanto custa para a sua empresa transformar um curioso em um comprador.

Quanto mais alto o CAC, mais caro o seu produto ou serviço precisa ser para o consumidor final — e esse tipo de pressão não costuma deixar ninguém feliz!

Meu nome é Guilherme, sou o CEO aqui da Orgânica e a ambição das plataformas que veiculam anúncios não me surpreende porque elas visam lucrar tanto quanto eu e você.

O que me deixa encucado é que, por mais que tenha ficado cada vez mais caro para empresas (como a sua) fecharem novos negócios, os investimentos delas em Marketing Digital têm caído desde 2022!

Decidi escrever esse artigo como um jeito de colaborar com a sobrevivência (e o sucesso) da sua marca nesses tempos difíceis, dividindo o que aprendi sobre tráfego orgânico nos meus mais de 20 anos como profissional de Marketing.

Como os preços das Mídias Pagas só aumentarão pelos próximos meses, você precisa começar hoje a dominar os primeiros resultados dos mecanismos de buscas!

Para chegar lá, nós começaremos pelo básico.

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

O que é tráfego orgânico?

Na linguagem do Marketing Digital, tráfego orgânico é o fluxo de pessoas que chega ao seu negócio de forma natural, sem que você tenha que investir em Mídias Pagas.

Esse tipo de fluxo é fundamental para a saúde da sua empresa a médio e a longo prazo porque, diferente dos outros tipos de tráfegos, o tráfego orgânico é cumulativo!

Enquanto o tráfego direto (quando alguém digita o endereço do seu site no navegador), o de referência (quando outro site leva ao seu) e o social (originado nas redes sociais) são efêmeros ou pontuais, o tráfego orgânico é vitalício.

Como a geração de tráfego orgânico se baseia na criação de conteúdos de qualidade através do Marketing de Conteúdo, um material publicado recebe mais e mais visitas conforme o tempo passa.

Com mais visitas, os mecanismos de buscas como o Google atribuem mais autoridade ao seu site, elevando tais conteúdos para as primeiras posições nos resultados das pesquisas.

Com uma exposição que só aumenta com o passar dos anos, o investimento na geração dos próprios conteúdos são pagos uma vez só, mas os lucros a partir deles podem crescer por décadas!

É por esse motivo que uma estratégia de Marketing Digital dando atenção ao tráfego orgânico é capaz de deixar o CAC com um valor quase negativo, independentemente do aumento nos preços das Mídias Pagas!

Um CAC de valor negativo é algo ótimo porque aponta para o fato de que um conteúdo ou página continua trazendo novos consumidores (e mais deles) praticamente de graça, bem depois do investimento inicial.

Dica: SERP: o que é e como usar para gerar mais leads

Agora que você sabe o que é tráfego orgânico, vou responder à nova pergunta que deve ter surgido na sua cabeça…

Como vender (e crescer) de forma orgânica

O tráfego orgânico tem efeito bola de neve porque se aproveita do conceito sobre o qual o Marketing Digital foi construído: a familiarização dos possíveis clientes com a sua marca!

"Branding" é o ato de tornar a sua empresa facilmente reconhecível para os tipos de clientes com o maior potencial de comprar dela.

A autoridade e o Branding caminham lado a lado porque, quanto mais uma pessoa esbarrar com a sua marca nos momentos de dúvida (especialmente quando ela está buscando por respostas nos mecanismos de buscas ou nas redes sociais), mais desejo ela terá de comprar de você!

Isso se dá porque a autoridade é construída em cima da familiaridade alimentada pelo Branding — que, por sua vez, é nutrido pela publicação de conteúdos otimizados para serem encontrados na Internet através das técnicas de SEO (falarei mais sobre isso daqui a pouco).

Quando uma empresa é desconhecida para o público ideal (principalmente quando ela não investe em Marketing Digital), abordar um possível cliente se torna um ato indesejado e invasivo: além de perder uma oportunidade de vender, a marca perde o cliente para a concorrência!

O contrário também é verdade: com o Branding gerando familiaridade ao fazer o seu negócio surgir quando o público mais precisa (e com a autoridade fortificada através dos conteúdos de qualidade encontrados nessa fase da jornada de compra), os clientes se sentem sortudos de esbarrar com você.

A partir dessa familiarização, há a possibilidade de cultivar um relacionamento com os possíveis clientes, fazendo com que eles se sintam honrados de receber a sua atenção — já que você forneceu tanto para eles sem pedir nada em troca!

O tráfego orgânico é poderoso por isso: a impressão que você dá ao público é a de que você tem o Sucesso do Cliente como prioridade e que só a sua empresa tem o conhecimento prático ou as ferramentas para torná-lo bem-sucedido!

Guia prático: saiba tudo sobre a cultura de Customer Success!

Apresentarei três formas de alcançar esse resultado, mas todas giram ao redor da publicação de conteúdos capazes de transformar a vida da audiência para melhor!

Com Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é como chamamos o planejamento estratégico de textos, vídeos, e-books, áudios e gráficos, visando educar o seu público ideal ao redor dos problemas que ele enfrenta ou dos desejos que nutre.

Quando você sana as necessidades das pessoas através de conteúdo, você tem a oportunidade de moldar como elas pensam porque você ganha pontos de autoridade e um espaço emocional no coração delas!

É uma reação humana natural: nós confiamos em quem nos faz sentir bem — e essa máxima se aplica às empresas também.

Quanto mais assuntos relevantes para o seu público ideal você cobrir com conteúdos de valor, mais a sua marca se mostrará presente na jornada de compra dessas pessoas.

Como elas perguntam coisas para os mecanismos de buscas que jamais diriam para alguém no mundo real, você tem a oportunidade de criar uma conexão fortíssima — se tornando a única solução que elas confiam!

Sabendo que, ao esclarecer as dúvidas dos seus clientes em potencial, você também consegue moldar o jeito que eles pensam, você não pode deixar essa responsabilidade nas mãos da competição!

Ao gerar tráfego orgânico usando as estratégias do Marketing de Conteúdo, você precisa:

  • Conhecer bem o tipo de público que deseja afetar (o que influenciará sobre quais perguntas você investirá recursos para oferecer respostas);
  • E reafirmar como os critérios que o cliente usará para avaliar uma decisão quando for a hora de fechar negócio, os atributos ou as experiências que só a sua empresa tem!

A alma do tráfego orgânico mora na criação de conteúdos espetaculares — e não é à toa que "informação" é a maior arma do século XXI.

Dica: [Resenha] Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI

Com SEO (Search Engine Optimization)

Criar conteúdos magníficos não é tudo: é preciso fazer com que eles sejam encontrados por quem comprará as ideias, os serviços ou os produtos que a sua empresa oferece!

A gente faz isso aplicando técnicas de SEO ao Marketing de Conteúdo.

SEO é a sigla em inglês para "Search Engine Optimization" — ou Otimização para Mecanismos de Buscas em português — e faz exatamente o que o nome sugere: aumenta as chances dos seus conteúdos serem encontrados nos primeiros resultados das pesquisas na Internet!

É criando materiais valiosos e garantindo que eles sejam encontrados por quem importa, o que atrai os novos clientes em potencial de forma orgânica.

Algumas das práticas comuns de SEO envolvem:

  • Conhecer a personalidade e as necessidades do público ideal, para avaliar por quais perguntas ele procura respostas;
  • Usar no título, nos subtítulos e no corpo do conteúdo as possíveis palavras-chave que essas pessoas usam em tais buscas;
  • E visar a melhor experiência possível para o usuário, tanto no acesso ao site onde o conteúdo é postado, quanto na clareza do material e na real utilidade do mesmo para quem precisa de respostas.

Tenha em mente que, apesar dos algoritmos serem códigos de computador (chamados de "robôs" no Marketing Digital), eles são excepcionais em separar conteúdos realmente valiosos daqueles cheios de palavras-chave, mas que não ajudam ninguém.

Não adianta só parecer que o seu negócio quer o Sucesso do Cliente: é preciso criar materiais sem copiar ninguém, caprichando nas informações e também na facilidade de navegação do site onde ele se encontra, para merecer a primeira posição nos resultados das buscas.

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Com E-mail Marketing

E-mail Marketing é a estratégia de se comunicar com clientes e vender de forma automatizada, mas personalizada — no um a um.

Diferentes das publicações em sites, que são disponibilizadas para milhares de pessoas ao mesmo tempo e nas quais as próprias pessoas buscam pelas respostas, um e-mail é uma comunicação:

  • Íntima;
  • Altamente personalizada;
  • E assustadoramente eficaz quando iniciada pela empresa a partir de um relacionamento prévio (criado pelo Branding e pela geração de autoridade).

Junto com o Marketing de Conteúdo e o SEO, o E-mail Marketing compõe uma metodologia dentro do Marketing Digital chamada de Inbound Marketing, na qual se reúnem as estratégias mais eficazes para o aumento das vendas!

Você com certeza já viu exemplos de E-mail Marketing na vida real, mas eles são usados para:

  • Dar às boas-vindas aos novos clientes;
  • Levar conteúdos valiosos e exclusivos para os visitantes que se inscreverem em uma lista exclusiva;
  • Criar um senso de comunidade e atenção indivisível entre a marca e os clientes em potencial;
  • E até para incitar desejo por (e vender os) novos serviços ou produtos para as pessoas que compraram da sua marca anteriormente.

Como esse tipo de comunicação é customizável e "quente" (ou seja, mantida a partir de uma familiarização pré-estabelecida), as possibilidades de uso do E-mail Marketing são infinitas!

Só mantenha em mente o seguinte: não envie para os seus possíveis clientes os tipos de mensagens que eles não gostariam de receber.

De resto, é só sucesso!

E-mail marketing: a chave para a vantagem competitiva

Como criar uma estratégia de tráfego orgânico eficaz

Para extrair o que há de melhor no tráfego orgânico, é preciso planejar a verba para essa estratégia de Marketing Digital sem que ela pese nas metas de curto e médio prazo.

Os resultados desse tipo de tráfego são incríveis, mas eles não acontecem da noite para o dia: é preciso de tempo, investimento e paciência.

Uma vez com a estratégia de tráfego orgânico em ação, ela pode continuar gerando resultados mesmo quando há um corte no orçamento (no caso de uma crise, por exemplo).

Essa versatilidade é oposta às Mídias Pagas, nas quais, ao cortar a verba dos anúncios, a entrada de novos clientes (e de novas vendas) para imediatamente!

Na minha experiência com clientes de todos os tamanhos aqui na Orgânica, manter por volta de 20% da verba total para o Marketing de Conteúdo é suficiente para aproveitar tudo que o tráfego orgânico tem para oferecer.

É importante que esses 20% sejam separados dos 80% direcionados aos objetivos imediatos da sua empresa e que a injeção deles no tráfego orgânico não seja sentida pelo seu negócio.

O ditado que "de grão em grão, a galinha enche o papo" vale nesse caso: é melhor investir um pouquinho constantemente do que não investir nada.

Investir demais, mas sem fechar parceria com uma agência de Inbound Marketing que saiba como usar uma verba maior para acelerar a performance do tráfego orgânico, também pode sair pela culatra.

Antes de falar dessa aceleração, preciso listar alguns conceitos que você jamais pode ignorar se quiser fazer o tráfego orgânico engrenar.

Dica: Do 0 a 12.000 acessos: o sucesso do tráfego orgânico da Tris

Se liga neles!

1. Dê destaque ao tráfego orgânico no planejamento

Antes de investir tempo ou dinheiro na criação de conteúdos ricos e capazes de atrair o seu público ideal através do SEO, é fundamental saber quais são os melhores canais para montar o tipo de estratégia que funcionará para o seu negócio!

Na hora de planejar qualquer outra meta para a sua empresa, recomendo que você e sua equipe separem um bom tempo para discutir:

  • Por onde seus clientes ideais passeiam na Internet;
  • Para quais perguntas eles buscam respostas;
  • Quais dúvidas sobre os seus produtos ou serviços podem ser respondidas e aproveitadas nessa estratégia.

Talvez você leia por aí que planejar a sua estratégia de tráfego orgânico baseada no volume das buscas é uma boa ideia, só que, em mais de duas décadas trabalhando com Marketing Digital, afirmo que essa dica está ultrapassada!

O que realmente traz um tráfego orgânico de qualidade é deixar os números de lado durante o planejamento e focar em uma coisa só: a personalidade dos seus clientes em potencial.

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

2. Entenda sua persona muito bem

A personalidade do seu cliente ideal é o que a gente chama de "persona" no Marketing Digital — um esboço:

  • De como seu consumidor age;
  • Do que ele precisa;
  • De quais problemas enfrenta;
  • E de detalhes como onde ele mora, qual o gênero e idade dele, e outras características que saem do campo generalizado do "público-alvo" visando acertar os indivíduos dentro da sua audiência.

Conhecer as personas ajuda a sua empresa a criar uma narrativa sobre como o público se comportará quando apresentado ao conteúdo A ou ao conteúdo B.

Quando bem feita, essa narrativa pode se relacionar diretamente com as etapas da jornada de compra que os seus possíveis clientes passarão antes de decidirem fechar negócio com você!

Sabendo quem eles são, por onde andam e como você pode fasciná-los com o que a sua marca tem de melhor, sua empresa saberá não apenas como atraí-los, mas como convencê-los!

Até nesse entendimento o tráfego orgânico é capaz de beneficiar o seu negócio porque, uma vez que você cria conteúdos que atraem novos consumidores, você passa a conhecê-los um pouco melhor, fazendo com que as suas futuras campanhas de Mídia Paga sejam mais assertivas, eficazes e econômicas.

Não há dúvida: o tráfego orgânico tem mesmo toda aquela pompa que comentei no início desse artigo!

Dica: Como entender as necessidades do seu cliente + Planilha Gratuita: Perfil Ideal de Cliente

3. Crie materiais atrativos

Entendendo a personalidade dos seus consumidores ideais (algo que você pode fazer fuxicando a rede social dos clientes que mais gastam dinheiro com o seu negócio), você será capaz de desenvolver conteúdos relevantes para eles!

Quanto mais materiais interessantes você gerar, mais chances o seu negócio terá de ser encontrado nas redes sociais e nos mecanismos de buscas — pavimentando o caminho para aquele CAC negativo que comentei anteriormente.

Lembre-se de sempre adicionar uma Chamada Para Ação (também conhecida como CTA, do inglês "Call To Action") para direcionar seus futuros clientes para um conteúdo similar ou para uma landing page que capture informações deles em troca de um material exclusivo (como um e-book ou webinário).

Assim você garante que eles passem o maior tempo possível no seu site (o que faz milagres para o posicionamento do seu conteúdo no topo dos resultados das buscas) e ainda converte curiosos em leads (os clientes em potencial).

Cronograma de Marketing Digital

4. Otimize o conteúdo que você já tem

Preciso ressaltar que criar conteúdos do zero é importante, mas manter atualizados os materiais que você já publicou é indispensável!

Você faz isso aplicando as técnicas do Marketing Digital e otimizando os conteúdos para acompanharem os requisitos de um ótimo SEO.

Consertar erros gramaticais, limpar o layout da página e checar as referências para garantir que os seus visitantes sempre recebam os dados mais recentes, são alguns jeitos de fazer isso!

Dica: Como a otimização de sites para buscadores pode fazer seu negócio crescer?

5. Monitore frequentemente

Para saber quais conteúdos atualizar com mais ou menos prioridade, será preciso ficar de olho nas métricas do seu negócio.

Métricas são números que indicam como as pessoas se comportam no seu site:

  • Quantos visitantes acessam cada página?
  • Por quanto tempo navegam pelo blog?
  • Quais conteúdos causam mais engajamento?
  • Quais páginas têm as maiores taxas de rejeição?

Não adianta só olhar os números — é preciso interpretá-los, já que contexto é tudo!

Será que a taxa de rejeição está alta por causa do conteúdo desatualizado ou porque a página demora muito para carregar?

Será que a taxa de retenção está baixa porque o conteúdo não é relevante para o público ou porque falta adicionar uma CTA que mantenha os visitantes no site quando eles terminam de ler um artigo?

Perguntas feito essas são mais fáceis de responder com a ajuda de uma agência especializada em Inbound Marketing, uma vez que essa é uma metodologia multidisciplinar que envolve os números técnicos em conjunto com o entendimento da psicologia humana.

Mas só de passear pelo seu site como um usuário (clicando link por link, página por página) você terá uma noção do que precisa ser feito para melhorar a experiência dos visitantes e levar seu site às primeiras posições do Google!

Não adianta só criar e publicar conteúdos — é preciso ficar de olho para entender como o público reagirá a eles com o passar do tempo.

Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

Domine o orgânico com a Orgânica!

Planejar uma estratégia de tráfego orgânico tem menos a ver com enormes investimentos e muito mais a ver com continuidade.

Se você quiser colher os benefícios do tráfego orgânico o mais rápido possível, dá para usar as Mídias Pagas para acelerar o impulso que levaria meses se deixado nas mãos dos algoritmos dos buscadores.

Dica: Potencialize resultados com SEM (Search Engine Marketing)!

Após investir na criação de conteúdos relevantes, dá para veiculá-los nas redes sociais e nos próprios mecanismos de buscas como o Google, para angariar as visitações que sinalizarão aos robôs que o seu conteúdo merece prioridade!

Isso é algo que eu e minha equipe de Inbound Marketing, aqui na Orgânica, temos feito para centenas de clientes há muitos e muitos anos — e é uma estratégia infalível.

Apenas se lembre que, para um impulsionamento feito esse dar certo, é preciso criar materiais inestimáveis que:

  1. Reúnam seus conhecimentos técnicos;
  2. Sejam inéditos, saindo do lugar-comum que os concorrentes insistem em copiar uns dos outros;
  3. E que sincronizam com as qualidades e as experiências práticas que só a sua empresa tem!

Essa originalidade é capaz de puxar o tapete da competição e dominar as primeiras posições dos resultados das buscas!

Criar uma estratégia personalizada usando os três ingredientes que listei acima fica bem mais simples tendo uma agência feito a Orgânica como parceira porque:

  • Você tem a garantia de que sua estratégia de tráfego orgânico dará certo, uma vez que a Orgânica pode comprovar que já fez isso várias vezes para outros parceiros;
  • Você saberá exatamente como estabelecer um orçamento que não afete os resultados de curto prazo do seu negócio;
  • E terá um time multidisciplinar nas áreas do Marketing de Conteúdo, de SEO e da tecnologia para elevar a performance da sua estratégia até as estrelas — e além!

Essa é a oportunidade de tornar a sua empresa imune às altas do Custo de Aquisição de Clientes.

Esperar mais um ano antes de tomar uma atitude vai sair mais caro (literal e dolorosamente) do que aprender agora como usar as Mídias Pagas para impulsionar o seu plano de tráfego orgânico através deste e-book aqui da Orgânica:

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

Afinal, a agência número um de Inbound Marketing do Brasil não tem esse nome — nem esse título — à toa!

Aproveite!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.