20 técnicas de Marketing Digital para alavancar seu negócio


Guilherme de Bortoli

Por   

 01/12/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Será que você já aplica todas as técnicas de Marketing Digital úteis para o crescimento do seu negócio?

É fato que o mercado muda cada vez mais rápido e nem sempre é fácil acompanhar tudo o que acontece no universo online. Inclusive, uma pergunta que geralmente surge para mim é:

“A minha empresa precisa acompanhar todas as transformações do digital?”

Já te adianto que depende! A resposta para questionamentos como esse está diretamente relacionada à estratégia do negócio. 

Porque, ao meu ver, o que ajuda a alavancar uma empresa não é a aplicação do máximo de ideias, técnicas ou ferramentas de Marketing Digital possíveis, mas sim a sinergia de tudo isso com a estratégia certa para cada caso.

E é claro que, além de definir sua estratégia, para escolher as melhores técnicas, você precisa conhecê-las!

Então eu separei aqui as principais técnicas de Marketing Digital, organizadas por áreas, para que você entenda quais delas fazem mais sentido para o seu negócio. Vamos conferir?

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

A diferença entre técnica e estratégia

Antes de te contar mais detalhes, não posso deixar de esclarecer uma confusão de conceitos bastante comum em vários conteúdos de Marketing: a diferença entre "técnica" e "estratégia".

Primeiramente, vamos ao que está descrito no Dicionário Michaelis:

Técnica: conjunto dos métodos e pormenores práticos essenciais à execução de uma arte ou profissão; conhecimento prático; prática; modo como algo é realizado; meio, método; grande habilidade; destreza, perícia.

Estratégia: arte de utilizar planejadamente os recursos de que se dispõe ou de explorar de maneira vantajosa a situação ou as condições favoráveis de que porventura se desfrute, de modo a atingir determinados objetivos; manobra ou artifício engenhoso; ardil, subterfúgio, estratagema.

Em poucas palavras, as técnicas estão mais relacionadas à parte prática, ou seja, os detalhes específicos que compõem a execução.

Já a estratégia envolve o planejamento global de como as técnicas serão aplicadas e como os resultados serão avaliados. 

No Marketing Digital, uma não deve existir sem a outra: estratégia sem técnica tende a ficar apenas no mundo das ideias, e técnica sem estratégia representa desperdício de esforços e recursos.

É por isso que entender essa diferença é tão importante antes de darmos o próximo passo. Afinal, as técnicas devem ser os meios que um profissional utiliza para implementar a estratégia

E se você ainda não possui uma estratégia definida, te convido para aproveitar esse nosso material:

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Técnicas gerais de Marketing Digital

Aqui, serão apresentadas técnicas e abordagens úteis para o planejamento de Marketing Digital:

Análise SWOT 

SWOT, em inglês, é a sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. Em tradução literal, significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

A análise SWOT te ajudará a fazer uma avaliação bem abrangente do seu negócio, porque envolve a identificação dos pontos fortes e fracos internos da empresa, bem como das oportunidades e ameaças externas. 

Apesar de ser razoavelmente simples de fazer, ela fornece uma visão clara do estado atual do negócio, possibilita enxergar seus principais diferenciais competitivos e destaca áreas que precisam ser desenvolvidas. 

Benchmarking

O benchmarking se aplica a diversas áreas da organização e, no Marketing, envolve pesquisar e analisar as práticas de concorrentes e líderes do setor

Ao comparar as estratégias, táticas, técnicas e resultados de outras empresas, você pode identificar o que está funcionando bem, quais oportunidades ainda não são bem aproveitadas pelos concorrentes, o que pode ser aprimorado, entre outras questões!

Golden Circle (Círculo Dourado)

O Golden Circle foi popularizado por Simon Sinek:


Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ação

Resumidamente, é uma técnica que foca na compreensão de três esferas do seu negócio

  • "Por quê" (propósito);
  • "Como" (modo);
  •  "O quê" (produto ou serviço). 

Ao começar a entender a sua empresa com o "Por quê", você compreende quais inspirações ela gera e, com isso, cria conexões emocionais mais profundas com o público. Como o próprio Simon Sinek afirma várias vezes ao longo do vídeo: 

Simon Sinek

“As pessoas não compram o que você faz, mas por que você faz”. 

Dica: Marketing Digital: frases para você se inspirar!

AIDA 

AIDA é basicamente uma sigla que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação. 

Começa com atrair a "Atenção" do cliente, seguida pelo despertar de "Interesse" no produto ou serviço, a criação da sensação de "Desejo" e, por fim, a "Ação" que pode ser uma compra ou outra forma de engajamento relevante para o negócio. 

Essa técnica é útil em vários contextos: para criar campanhas de Marketing nas redes sociais, fazer mídias pagas, enviar e-mails relevantes, desenvolver landing pages, e muito mais.

Para um entendimento mais profundo de como o Golden Circle e o AIDA funcionam na prática, convido você a conferir um outro vídeo:


Funil de Marketing

Técnicas de Marketing de Conteúdo

Hoje, considero que o Marketing de Conteúdo seja a espinha dorsal de qualquer estratégia de Marketing Digital que se preze. E se engana quem acha que conteúdo envolve apenas a escrita de textos para blog, viu?

Na realidade, as técnicas de Marketing de Conteúdo incluem a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, envolver e reter uma audiência em todos os canais usados pela empresa. 

Abaixo, explico algumas das mais importantes:

Redação Publicitária e Copywriting

A redação publicitária e o copywriting são componentes essenciais no Marketing de Conteúdo. Ambos têm o elemento da persuasão envolvido, mas diferem em seus objetivos. 

A redação publicitária é o estilo de escrita que cria o conceito que está por trás de produtos ou serviços — muitas vezes, recorrendo a técnicas de persuasão, mas não tem necessariamente um compromisso com a venda final.

Por outro lado, o copywriting é uma forma de escrita mais específica, focada em criar mensagens que inspiram ação imediata — na maioria das vezes, voltadas para a compra de um produto ou serviço. 

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Storytelling

O storytelling envolve a criação de narrativas super envolventes, cujo objetivo é estabelecer conexões emocionais com o público. 

Fortemente associadas ao “Por quê” descrito no Golden Circle, as histórias têm o poder de transmitir valores da marca, gerar identificação e fidelizar um público.

E as histórias podem assumir várias formas, desde relatos de experiências pessoais, compartilhamento de desafios e superação vividos dentro da empresa, até casos de sucesso dos clientes. 

Veja o webinar sobre como criar histórias que vendem:


Histórias que Vendem

Escaneabilidade

Você já sabe: no digital, a atenção é um recurso precioso e conquistá-la é o primeiro passo para iniciar o relacionamento com um potencial cliente

Nesse sentido, a escaneabilidade é uma técnica essencial. Ela envolve estruturar o conteúdo de forma que seja fácil de ler e compreender os conceitos mais relevantes — mesmo durante uma leitura dinâmica.

Para tornar o conteúdo mais escaneável, use cabeçalhos, parágrafos curtos, listas com marcadores e outros recursos que tragam destaque visual às partes mais importantes!

Calendário de Conteúdo

Técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

O SEO é a abordagem capaz de ajudar a melhorar o posicionamento e a visibilidade do seu site nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. 

Conheça as principais técnicas aplicadas no contexto de SEO:

SEO On Page

O SEO On Page reúne as otimizações de elementos internos das páginas do seu site, ou seja, aqueles que estão efetivamente sobre o controle do seu time.

Na prática, inclui atividades como:

  • A otimização de palavras-chave;
  • A criação de títulos e meta descrições mais atrativos;
  • A formatação adequada e a profundidade do conteúdo;
  • A melhoria da velocidade de carregamento do site, etc. 

Dica: SEO e Inbound Marketing: o casamento perfeito

SEO Off Page

O SEO Off Page, por sua vez, se concentra em atividades fora do seu site, mas que também afetam a percepção da autoridade dele pelos mecanismos de busca. 

Uma das técnicas mais importantes no SEO Off Page é o link building, o qual prevê a construção de links de alta qualidade que apontam para o seu site. 

Link Building

Falando nele, o link building é tão importante que merece um tópico especial!

Entre as centenas de fatores de ranqueamento considerados pelo Google, a construção de links está entre os mais importantes.

No fim das contas, quanto mais links de sites confiáveis e relevantes apontarem para o seu conteúdo, mais autoridade seu site ganhará aos olhos dos mecanismos de busca.

Content Pruning (“Poda de Conteúdo”)

A técnica chamada content pruning envolve as rotinas de revisão e atualização do conteúdo existente em seu site. 

Não basta apenas criar conteúdos novos. Para ser bem classificado nos mecanismos de busca, é importante remover ou atualizar conteúdos antigos, irrelevantes ou duplicados!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Técnicas de Gestão de Tráfego

As técnicas de gestão de tráfego têm como objetivo, como o próprio nome indica, gerar tráfego qualificado para os canais de Marketing Digital. Na prática, é a materialização daquele famoso jargão: atrair e direcionar as pessoas certas, para o canal certo, no momento certo!

Veja algumas dessas técnicas, que podem alavancar o alcance do seu negócio:

PPC (Pay-Per-Click)

O PPC é uma técnica de publicidade online em que os anunciantes pagam um determinado valor quando alguém clica no seu anúncio.

Plataformas como o Google Ads e o Meta Ads, por exemplo, permitem que o seu negócio apareça em posições privilegiadas nos resultados de pesquisa ou no feed do Instagram e do Facebook, atraindo quem se interessa pelos assuntos que você aborda.

Remarketing

O remarketing é uma técnica que envolve a exibição de anúncios para usuários que já visitaram seu site. 

E por que isso é interessante? Porque aumenta as chances de conversão, uma vez que atinge um público que já demonstrou interesse em seu conteúdo ou na sua marca anteriormente. 

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

CRO (Conversion Rate Optimization)

Como você deve imaginar, atrair tráfego para o seu site ou página de vendas é só uma parte do trabalho.

A otimização da taxa de conversão é uma técnica focada em melhorar a eficiência de conversão das páginas de destino e do conteúdo, com o foco em maximizar o retorno alcançado com o tráfego

Isso envolve, por exemplo, a otimização de elementos como call-to-action (CTA), campos de formulários, layout e texto para incentivar os visitantes a tomar as decisões desejadas.

Teste A/B

Os testes A/B são experimentos que ajudam a orientar as otimizações

Afinal, como saber qual é a melhor posição para uma CTA? Ou qual a melhor cor para uma landing page? 

Essas e outras perguntas podem ser respondidas através dos chamados testes A/B, que fazem a comparação de variações de uma página ou conteúdo para identificar qual versão gera melhores resultados.

Na prática, acontece assim: você deve criar duas versões ligeiramente diferentes de um único elemento — por exemplo, um título de anúncio — para testar qual delas gera melhores retornos em termos de cliques, conversões ou outros objetivos.

Dica: SuperPro: 1116% mais oportunidades com Marketing de Conteúdo

Técnicas de engajamento e relacionamento

As técnicas voltadas para engajamento são essenciais para construir relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes

A seguir, apresento algumas das que considero mais importantes:

Automação de Marketing

A automação de Marketing envolve o uso de ferramentas para automatizar tarefas de Marketing

Por isso, pode incluir uma gama enorme de atividades do setor, tais como o envio de e-mails personalizados, segmentação de público, acompanhamento de leads, etc. 

Geração de Leads e Nutrição de Leads

A geração de leads é o processo de atrair potenciais clientes e, por meio de conteúdo de qualidade, landing pages e formulários, fazer com que eles forneçam à sua empresa algum meio de contato. 

Em seguida, é a nutrição de leads que entra em ação. Ela envolve o relacionamento com esses leads ao longo do tempo, principalmente através de conteúdos que permanecem relevantes. 

Isso aumenta a confiança na marca e, consequentemente, a probabilidade de conversão fazendo o lead se sentir pronto para comprar!

O vídeo abaixo, produzido com muito carinho pela equipe da Orgânica, explica de forma rápida e didática o que são leads e as maneiras de nutri-los com estratégias de Marketing:


O que são leads? Saiba como nutri-los!

Gamificação

A gamificação é a técnica que incorpora elementos de jogos nas estratégias de Marketing para aumentar o envolvimento e engajamento do atual ou potencial cliente. Entre esses componentes, estão o fornecimento de recompensas, criação de competições e desafios.

Eu sei que muita gente tem dúvidas sobre como aplicar a gamificação na prática. Se você se identifica com isso, recomendo que dê uma olhada no case do Bourbon Shopping. A Orgânica foi uma das parceiras que viabilizou o lançamento de um jogo que fez muito sucesso durante o mês das crianças! 

Agora é colocar a mão na massa!

Ao explorar as principais técnicas de Marketing Digital organizadas por áreas estratégicas, você consegue tomar decisões muito mais informadas para otimizar sua presença online e realmente alavancar o crescimento do seu negócio.

Mas não posso deixar de reforçar que o sucesso não está em adotar essas técnicas, mas na seleção criteriosa das que são mais viáveis e na integração delas com a sua estratégia empresarial.

Se você deseja ter uma orientação personalizada para isso, feita pelos especialistas da Orgânica, complete nosso diagnóstico gratuito de Marketing Digital agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.