Guilherme de Bortoli

Por   

 23/06/2023 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Sabemos que boa parte das empresas deseja aparecer nas primeiras páginas do Google. Afinal, estar bem posicionado em um dos maiores mecanismos de busca expande consideravelmente o volume de tráfego qualificado para um site. Além disso, essa notoriedade aumenta cada vez mais o reconhecimento do Google em relação a sua página.

Assim, um dos principais motivos para se investir em uma estratégia de SEO é o fato de que, quanto maior a quantidade de visitantes, mais oportunidades de gerar conversões a empresa terá. Essas conversões podem representar a venda de produtos, a geração de leads, a solicitação de orçamento, entre outras atividades.

Por isso, muitas marcas apostam nas famosas táticas de SEO, que são as mais recomendadas quando o assunto é melhorar o ranking de um website. As ações popularmente conhecidas são aplicadas dentro do site.

No entanto, muitas empresas se esquecem de que existem outras táticas com o foco no que acontece fora da página. Essas estratégias são chamadas de SEO Offpage.

Dica: Como a otimização de sites para buscadores pode fazer seu negócio crescer?

Mas, afinal, o que é SEO Offpage?

O SEO Offpage consiste nas ações realizadas pela empresa e parceiros fora do site, com o propósito de melhorar a posição da página nos resultados do Google.

Afinal de contas, para ganhar autoridade perante o Google, é fundamental que o mecanismo de busca veja como anda a reputação do seu site na internet. A seguir, falaremos sobre os principais passos para criar uma estratégia perfeita de SEO Offpage. Acompanhe!

Como realizar essa otimização em 5 passos?

1. Crie um conteúdo inesquecível

Uma das melhores estratégias para chamar a atenção na internet e atrair links poderosos para o seu site é com o marketing de conteúdo. Ou seja, tenha um blog e crie conteúdo com frequência. Quanto mais pessoas são atingidas pelo seu conteúdo, mais chances o seu site tem de receber links interessantes. Encontre blogs parceiros que possam linkar para sua página e contribuir para que o seu site ganhe mais força.

Tenha um blog e comece atrair mais clientes

Mas lembre-se de que essas estratégias de link building devem ser aplicadas de acordo com o contexto. Caso contrário, a tentativa de elevar a popularidade de um site para conquistar mais tráfego será frustrante! Ou seja, não se trata apenas da quantidade, mas da qualidade dos links recebidos.

É importante ressaltar que um conteúdo relevante é baseado nos principais desafios e interesses da sua persona. Portanto, busque identificar com clareza todos os hábitos do personagem que representa o seu cliente ideal. Somente com essas informações será possível criar um conteúdo original que ganhe o interesse dos seus potenciais clientes.

Quer saber como fizemos para atingir o topo do Google e aumentar 184% nossas vendas? Clique no banner abaixo!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Dica: A Orgânica é uma agência de SEO especializada. Saiba mais!

2. Participe ativamente das redes sociais

As redes sociais são ótimos canais para construir uma reputação positiva para o seu negócio. Consequentemente, por meio dessas redes, é possível aumentar a popularidade no mercado de atuação compartilhando conteúdo e interagindo com os potenciais clientes. Crie uma presença online nas redes sociais e se transforme em uma referência digital.

A relação entre marcas e consumidores foi totalmente transformada com a chegada dessas redes. A capacidade que as pessoas têm de propagar uma mensagem é potencializada com esses canais. Desse modo, cada vez mais pessoas serão alcançadas pela sua marca. Apesar da participação nas redes sociais não ter relação direta com a conquista de links ou com a reputação em SEO, como resultado, essa notoriedade reforça a sua autoridade, assim como aumenta o tráfego do seu site e as oportunidades de gerar negócio. Pense nisso!

3. Interaja com estratégia no ambiente digital

Outra estratégia muito eficiente para atração espontânea de links é comentar em blogs do mesmo nicho. Faça comentários em alguns artigos com argumentos relevantes, solucione possíveis dúvidas e/ou crie um debate sobre o assunto discutido. Isso amplia a sua autoridade e também atrai o foco para o seu site.

Assim como os blogs, os grupos e fóruns são espaços muito propícios para compartilhar o seu conteúdo. É importante ter cautela para não criar SPAM, mas sim demonstrar relevância e credibilidade no seu mercado. Dessa forma, você tem a oportunidade de transformar o seu negócio em uma referência no segmento de atuação e conquistar links valiosos para o seu site.

4. Encontre os sites mais importantes para receber backlinks de qualidade

Para encontrar os sites mais relevantes que podem ajudar você a receber backlinks qualificados, utilize ferramentas como a Semrush ou Ahrefs. Basta inserir a URL do seu site, que a ferramenta apresenta sites com tópicos relacionados ao seu, além de muitas outras informações. Desse modo, você pode propor uma estratégia de guest posts, ou seja, convidar os principais sites dessa lista para escrever no seu blog.

Além de aumentar o volume do tráfego com a audiência do site convidado, o que já é fantástico, o seu blog receberá muitos backlinks. Assim, quanto mais links de qualidade o seu site receber, mais credibilidade ele terá com o Google. Consequentemente, quanto mais confiança a sua página inspirar, melhor será o posicionamento nos resultados de busca.

Dica: Saiba como o Marketing de Conteúdo pode te ajudar a gerar audiência

5. Incorpore as estratégias de SEO Offpage às ações de SEO Onpage

De nada adianta tentar atrair mais visitantes e aumentar o número de links recebidos se o site não aplica as táticas básicas de SEO internamente. Os ambientes internos e externos estão intimamente ligados se a ideia é conquistar a preferência do Google. Assim, não se esqueça de otimizar os títulos e subtítulos das páginas, de criar meta descriptions e URLs amigáveis e, sobretudo, de definir as palavras-chave mais relevantes.

Páginas internas otimizadas fazem a diferença no posicionamento no ranking de resultados do mecanismo de busca. Por isso, é fundamental que elas estejam interligadas com palavras-chave alternadas. Ou seja, é fundamental que os links internos sejam distribuídos de maneira uniforme entre as páginas. Isso cria uma equivalência saudável dentro do site.

O Marketing Digital apresenta várias oportunidades para as empresas que desejam se destacar no mercado e superar os seus concorrentes. Entretanto, muitas marcas cometem erros terríveis ao contratar amadores para construir a sua estratégia no ambiente online.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, contrate uma agência de Marketing Digital especializada. Dessa forma, você garante a eficiência de cada ação e conquista resultados brilhantes para a sua empresa.

Agora que você já descobriu as principais táticas de SEO Offpage, que tal ler o nosso artigo 4 soluções trazidas pelo Inbound Marketing para sua empresa?


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.