Canais de Marketing Digital: como distribuir conteúdo?


Rodolfo Benetti

Por   

 23/01/2024 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Já parou para pensar no porquê a criação de conteúdos é importante para uma empresa que deseja vender mais na Internet?

Os conteúdos são importantes porque é o uso dos textos, imagens, vídeos e áudios (as mídias) o único jeito da sua marca falar com o público de forma individual!

Tão importante quanto ter algo para comunicar (e um meio pelo qual fazer isso), é decidir:

  • Por quê;
  • Por onde;
  • E com quem falar!

Identificar quem são e por onde andam os grupos mais e menos familiares com as soluções que a sua marca oferece traz a oportunidade de planejar as estratégias ideais para:

  • Surgir na frente da pessoa certa (aquela que compra) no momento em que ela precisa;
  • Construir uma base de dados para conhecer os clientes perfeitos;
  • E vender muito mais!

Mesmo que as estratégias variem de negócio para negócio, a última década comprovou que alguns canais de Marketing Digital têm se destacado mais do que outros.

Decidi listá-los para você!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

O que são canais de Marketing Digital?

Antes, deixarei claro que o Marketing é usado para criar estratégias em todos os caminhos que levam ao sucesso de uma empresa: influenciando até da fabricação dos produtos à manipulação dos preços nas ofertas para o consumidor final!

Os canais de Marketing Digital tratados nesse guia se referem aos canais digitais de comunicação entre o que o seu negócio tem a oferecer e o público ideal para ele, espalhado na Internet!

Na lista de canais que recomendarei para você, incluí:

  • Blogs;
  • E-mail Marketing;
  • Redes sociais;
  • Mídias Pagas;
  • Sites;
  • Marketplaces;
  • E webinars e podcasts.

A parte "digital" do Marketing permitiu identificar os diferentes comportamentos desses possíveis clientes e relacioná-los aos canais na Internet em quais mais consomem conteúdos.

Essas informações possibilitam um leque enorme de estratégias voltadas para otimizar o jeito de se comunicar com o público de forma personalizada, na tentativa de atraí-lo para um funil no qual a única saída é a venda!

Poupar recursos com estratégias que sabotam a si mesmas é outra vantagem de entender o funcionamento dos canais de Marketing que apresentarei para você.

Se a sua audiência ideal utiliza bastante a Internet como um todo, mas não é fã das redes sociais, por que a sua empresa apostaria produtividade, tempo e dinheiro, na publicação de conteúdos no Facebook que não serão vistos por quem mais importa?

Esse é só um exemplo da falta que faz uma estratégia de distribuição — e não tem como falar de vender mais sem tocar nesse assunto!

Dica: Você não é sua persona: entenda o porquê 

Como criar uma estratégia de distribuição?

Não é a sua estratégia de distribuição que define o seu conteúdo, mas sim o contrário:

  • A partir da definição do porquê você quer produzir conteúdos (do que gostaria de comunicar visando alcançar os objetivos da sua empresa com o Marketing Digital);
  • E da escolha de um público para receber essas mensagens (baseado nas personas dos seus compradores ideais);
  • Você saberá em quais canais deverá distribuir os materiais que está produzindo.

Há detalhes extras para a distribuição dar certo, como:

  • O seu conteúdo precisa valioso;
  • A qualidade precisa ser alta;
  • E ele precisa gerar ação no público!

Ao despertar uma reação em alguém (que é o início de um engajamento), você terá mais chances de encantar uma pessoa e fazê-la compartilhar a mensagem da sua marca!

Para isso, pense na distribuição do seu material pela perspectiva do seu público perfeito: a sua persona.

Sua persona no centro

Uma persona é uma biografia fictícia, mas baseada em dados reais, descrevendo o comportamento, as preferências e as condições sociais do cliente ideal para a sua empresa.

Ter ao menos uma persona estabelecida para a sua marca é fundamental para bolar estratégias de distribuição de conteúdos coerentes: que não fujam do "estilo" do seu negócio ou de como você gostaria que o público o enxergasse!

Afinal, só dá para atrair, engajar e converter leads pelo Marketing Digital sabendo:

  • Que leads são esses;
  • Em quais canais eles andam;
  • E o que você espera deles!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Com a persona, você tem tudo que precisa para começar — então preste atenção nas dicas a seguir!

Quais são os canais de Marketing Digital essenciais para sua estratégia?

Você precisa de meios eficientes para atingir a sua audiência — você quer causar impacto!

Só que impacto e polêmica são coisas diferentes. E mais ainda: o impacto nem sempre envolve alta velocidade!

Cada canal de Marketing que apresentarei a seguir pode ser usado para aquecer um público a um nível de conscientização mais ou menos próximo ao que a sua marca oferece.

Significa que, ao mesmo tempo que um blog serve para capturar os curiosos pesquisando por respostas para dúvidas na Internet (que nem mesmo ouviram da sua marca ou pensaram em comprar alguma coisa dela), o blog também serve para empurrar seguidores fiéis das redes sociais direto para o time comercial!

O uso desses canais essenciais de Marketing dependerão da criatividade — e da necessidade — da sua empresa em distribuir conteúdos mirando nas pessoas mais sensíveis a eles (as personas).

1. Blog

O blog é um dos canais de Marketing Digital mais usados nas estratégias de vendas por duas razões:

  • Por servir como a central de conteúdos otimizados da sua empresa na Internet;
  • Para fazê-la aparecer nos primeiros resultados nas buscas orgânicas!

Manter um blog é tão importante que geralmente todos os outros canais de Marketing apontam para ele: um espaço no qual os visitantes podem se relacionar com a sua empresa em uma plataforma própria na Internet!

Quanto mais educativo for o blog (quanto mais ele ensinar sobre a resolução de um problema ou de um desejo, seja lá em qual tema for relevante para o seu nicho), mais chances ele terá de surgir nos resultados das buscas.

Além disso, quando uma pessoa aprende algo transformador pela Internet e tem sucesso na vida real, ela passa a confiar na figura que ensinou essa solução para ela!

Um blog dá a chance do seu público ideal confiar na sua empresa — e já que confiança pode ser apenas conquistada (jamais comprada), um blog é um ótimo jeito de começar!

Dica: SEO no Marketing Digital: sua empresa na 1ª página do Google

2. E-mail Marketing

O e-mail pode parecer um canal obsoleto, mas é um dos veículos mais utilizados pelos consumidores — e com potencial enorme no Marketing Digital!

Pense no seu caso: quantas vezes por dia você checa a sua caixa de entrada? Pelo menos uma? Pode acreditar que os seus vizinhos, os seus sócios e os seus clientes também!

O que torna os e-mails tão efetivos é a proximidade: dentre os meios de comunicação com quem já demonstrou interesse em comprar de você, uma mensagem altamente personalizada, por escrito, e em um espaço privado da vida delas, simplesmente "bate" diferente.

E-mail Marketing tem sido essencial há décadas — e não parece que os próximos anos serão diferentes!

3. Redes sociais

As redes sociais são canais capazes de manipular as tendências, influenciar a sociedade e definir padrões comportamentais de adolescentes a adultos no mundo inteiro!

Apesar de plataformas como o Facebook possuírem todo tipo de público dentro delas, algumas redes sociais costumam agrupar pessoas da mesma faixa etária ou que se comportam de maneiras similares — como acontece no TikTok.

De um jeito ou de outro, as redes sociais são canais de Marketing poderosíssimos porque coletam informações detalhadas sobre todos os usuários!

Tais dados podem ser usados por negócios como o seu para veicular campanhas altamente segmentadas e efetivas!

4. Mídias Pagas

Falando em campanhas segmentadas, um dos canais de Marketing com resultados mais imediatos é composto pelas Mídias Pagas para publicidade em:

  • Redes sociais;
  • Resultados das buscas;
  • Vídeos e podcasts;
  • E blog, plataformas e sites parceiros!

O Google Ads é um dos maiores canais para criar campanhas de anúncios em Mídias Pagas, lado a lado do Meta Ads (Facebook e Instagram) e do X Ads (antigo Twitter for Business).

Toda vez que o público digitar nas buscas os termos que você definir como palavra-chave, o seu anúncio poderá aparecer acima dos resultados orgânicos da plataforma escolhida!

Isso acontece de forma lícita, com um aviso de que o seu conteúdo é patrocínio — o que não diminui os seus cliques!

É preciso pagar para veicular campanhas de Mídias Pagas, então esse canal costuma ser reservado para dar impulso na construção do fluxo vitalício de gente a partir do tráfego orgânico ou promover alertas, novos produtos ou uma marca em ascensão!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

5. Site

Eu disse que o blog é a central dos conteúdos do seu negócio, lembra? Já o site é a central do próprio negócio na Internet!

Os sites são os grandes canais de Marketing Digital porque neles chegam todos os clientes em potencial vindos de outras plataformas, e do site saem os clientes prontos para aprofundarem o relacionamento com a empresa!

Todo esse direcionamento de pessoas pode ser manipulado conforme as estratégias do seu negócio, uma vez que o site pertence exclusivamente à sua marca — tornando-o imune às políticas de uso das plataformas de terceiros.

É o melhor investimento que uma empresa pode fazer na Internet.

6. Marketplace

Marketplace é um site popular, que recebe um monte de clientes em potencial, e no qual a sua empresa pode vender produtos pagando por uma taxa de locação!

A empresa que gerencia o marketplace oferece toda a infraestrutura técnica que outros negócios precisam para vender na Internet, como um estande em um mercadão.

A popularidade do marketplace serve como um canal de divulgação para marcas de todos os tamanhos — e é comum ver as maiores lojas do mundo montando estandes em sites populares para aproveitar essa atenção!

Dependendo da sua estratégia, esse canal de Marketing Digital pode ser uma boa para a visibilidade dos seus produtos ou serviços!

7. Webinars e Podcasts

Os podcasts e webinars (palestras virtuais) ganharam popularidade por um fator inesperado: aprender com alguém falando nos seus ouvidos transforma a experiência solitária em uma atividade integrada!

Como podcasts e webinars giram em torno de nichos bem específicos, usar desses canais de Marketing Digital para criar um senso de proximidade com personas valiosas pode dar muito certo!

Seja pelo YouTube, pelo Spotify, ou até mesmo elaborando um tipo de colaboração com algum podcaster ou palestrante importante para o seu setor, essa é uma forma interativa de envolver o público enquanto:

  • O informa, seja sobre o seu nicho, sobre a sua marca ou o produto ou o serviço que ela oferece;
  • O treina, ditando um passo a passo para o ouvinte fazer o que precisa para alcançar um resultado;
  • O entretém, usando do poder da voz para criar tensão, abusar do humor ou apenas aproximar o público de um lado mais humano da marca;
  • E discute temas relevantes para a sua empresa!

É um tipo de conteúdo valioso que compacta toneladas de relevância para os seus futuros clientes — use-o com intenção!

Dica: Construindo sua identidade de marca: o poder do tom de voz

Como integrar canais de Marketing para uma estratégia coesa?

Integrar canais de Marketing Digital significa fazer com que os diferentes conteúdos e plataformas da sua marca trabalhem em conjunto na realização do objetivo!

A presença digital da sua empresa se torna uniforme, reconhecível e admirável quando toda a sua equipe sabe o que está sendo construído: uma autoridade.

Hoje é mole para as ferramentas de Marketing Digital unirem os diferentes canais de administração e comunicação das marcas em um programa só.

Acessar todos os dados coletados sobre os clientes, analisá-los e usá-los na mesma plataforma para nutrir as listas de E-mail Marketing ou as conversas no WhatsApp, é uma mão na roda!

Naturalmente, a integração dos canais de Marketing Digital exige o desenvolvimento de uma estratégia mais objetiva e que acaba por alimentar as sub-estratégias para alcançar as metas dentro de cada canal.

Essa objetividade poupa recursos, já que qualquer ação nos canais de Marketing Digital que não forem necessários para a realização da estratégia serão substituídas por alternativas mais eficazes!

Os aumentos nas vendas acabam sendo a consequência de proporcionar uma jornada do cliente mais fluida e personalizada — e a integração pode ajudar nisso.

Quais métricas que vão mostrar o seu sucesso?

Como tudo no Marketing depende de contexto para ser analisado com exatidão, as métricas que mostrarão o sucesso do seu negócio dependerão dos objetivos dele!

Se, por exemplo, o objetivo é vender mais no trimestre, uma estratégia poderia levar em conta KPIs como o total das vendas (ou de novos clientes) por cada um dos canais de Marketing Digital no período de três meses!

Já se o objetivo é elevar a posição do site da empresa para a primeira posição dos buscadores, KPIs importantes envolveriam o tempo de retenção das páginas ou a quantidade de tráfego vindo de origens externas.

Os KPIs são os Indicadores-Chave de Desempenho (ou "Key Performance Indicators") para medir as metas que, uma vez realizadas, aproximam a empresa do objetivo vigente!

Já o objetivo vigente é ditado pelas necessidades da sua empresa de sair do ponto A para chegar ao B.

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Para a sua sorte, não falta conteúdo gratuito aqui no blog da Orgânica sobre tudo isso — o que me dá espaço para falar uma verdade…

Não é o canal, é a sua estratégia!

Você viu que a extensão de canais de Marketing Digital para a comunicação com o público é diversificada:

  • Tem blog;
  • E-mail Marketing;
  • Redes sociais;
  • Mídias Pagas;
  • Site;
  • Marketplace;
  • E webinars ou podcasts!

Só que nenhum desses canais poderá atrair, engajar e converter o público certo (que é aquele que compra da sua marca) se você não souber exatamente que público é esse!

O nível de resultados que os seus canais de Marketing Digital poderão alcançar dependerá do quanto você conhece a sua audiência aos níveis individual e íntimo.

Você não precisa contratar um investigador profissional nem dar um jeito de se transformar em uma mosquinha para espiar o dia a dia dos seus compradores perfeitos!

O que você precisa fazer é interpretar os dados gerados pelas plataformas da sua marca na Internet — como os dados do Google Analytics — para ver que está tudo lá!

Se quiser ajuda nesse processo, complete o Diagnóstico de Marketing Digital gratuito aqui da Orgânica para descobrir o que fazer!

Estratégia é a única diferença entre quem vende mais e quem vende menos. Não deixe o diagnóstico para depois!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.