Canais de Marketing Digital: como distribuir um conteúdo adequadamente?


Canais de Marketing Digital: como distribuir um conteúdo adequadamente?

Pense só no seu plano de marketing de conteúdo. Para conseguir colher bons resultados, você deve primeiro conhecer quem são suas personas e saber quais são seus problemas, para, assim, criar um conteúdo que realmente ofereça valor a elas, certo?

Mas, se você não souber distribuir esse conteúdo, fazendo com que ele chegue à sua persona no momento certo da jornada de compra, não vai adiantar muita coisa, mesmo que ele seja muito valioso.

É por isso que você precisa pensar nos canais de marketing digital que pode usar para distribuir seu conteúdo. Além disso, é essencial escolher aqueles que melhor vão atender o seu negócio para o sucesso da estratégia!

Quer saber como nós da Orgânica criamos estratégias perfeitas para cada etapa da Jornada de Compra dos nossos clientes? Então clique no banner abaixo e baixe grátis nosso guia!

E-book:Jornada de compra - Guia completo para criar a da sua Buyer Persona

O que são canais de marketing digital?

Ele são os meios de transmissão que você vai utilizar para fazer o conteúdo chegar até seus potenciais clientes. Eles são importantes porque definem a forma com a qual você distribui seu conteúdo, e são um dos pontos que vão garantir ou não sua efetividade.

Basta pensar no seguinte: imagine que sua persona utiliza muito a internet para se informar, mas não seja grande fã das mídias sociais. Se você distribuir um dos seus posts focado no Facebook, por exemplo, por mais qualidade que ele tenha, vai acabar não chegando na pessoa que você quer atingir. E se ela não ver seu texto, a efetividade será praticamente nula.

Dica: Você não é sua persona: entenda o por quê

Como criar uma estratégia de distribuição?

Antes de tudo, não é sua estratégia de distribuição que define seu conteúdo, mas sim o contrário. A partir da definição do porquê de você querer produzir conteúdo — seus objetivos com o marketing digital — e do para quem você está fazendo — suas buyer personas —, você vai conseguir entender como deverá distribuir tudo o que está produzindo.

Seu conteúdo também deve ser valioso e educador. Isso porque, ao usar os canais certos e conseguir fazê-lo chegar à sua persona, você deve garantir que está entregando um material de qualidade, que despertará encanto e vontade de compartilhar.

Quais são os canais de marketing digital essenciais para minha estratégia?

Para divulgar o seu conteúdo, é preciso utilizar meios eficientes para atingir o seu interlocutor. Existem vários modelos e formatos de canais para que você faça isso. Porém, separamos 4 deles para que você consiga começar a montar sua estratégia e colher resultados!

1. Blog

blog é um dos principais agentes em uma estratégia de Marketing de Conteúdo e, certamente, é o mais utilizado. Deve ser usado como a central de conteúdo da sua estratégia, e todos os outros canais devem levar até ele, para que o visitante conheça o site da sua empresa e leia mais sobre ela.

Clique no banner abaixo e conheça nosso passo a passo para garantir a qualidade do seu conteúdo!

Banner-Check-list de Qualidade de Publicação de Conteúdo para seu Blog

2. E-mail marketing

O e-mail pode parecer um canal obsoleto, mas, na verdade, ainda é um dos mais utilizados pelo consumidor e tem muito potencial no marketing digital. Pense só no seu caso: quantas vezes você checa sua caixa de entrada diariamente? Nós apostaríamos que pelo menos uma, e seu cliente também é assim.

Por isso, usar o e-mail para se relacionar com quem já comprou de você e também com quem demonstrou algum interesse em comprar é essencial.

Quer saber como montar uma estratégia de e-mail eficiente? Clique no banner abaixo e saiba como gerar mais resultados!

Banner - Email Marketing: A chave para a vantagem competitiva

3. Mídias sociais

As mídias sociais não são uma tendência de momento, elas vieram para ficar, já que é lá que os usuários estão. Por isso, é seu papel entender quais são as redes que sua persona mais usa para distribuir seu conteúdo e amplificar seu alcance.

Dica: Aprenda a usar o Social Selling para aumentar suas vendas

4. Mídias pagas

Outro canal muito importante para se fazer ouvir são as mídias pagas, tendo como seu principal representante o Google AdWords — a plataforma de anúncios da Google.

Ao investir nessa ferramenta, você estará fazendo com que seu conteúdo apareça entre os primeiros resultados de busca sempre que alguém pesquisar alguma de suas palavras-chave (que deverão estar presentes em cada um de seus textos). Isso também acontecerá nos sites parceiros do Google, aparecendo em anúncios daquelas páginas que estejam relacionadas ao seu nicho de mercado.

Quer saber mais sobre mídias? Confira nosso guia e saiba a melhor forma de usar as mídias pagas e mídias orgânicas!

Banner - Mídia paga e mídia orgânica

Se você deseja colocar essas estratégias de marketing digital em práticaentre em contato conosco e dê o primeiro passo para garantir resultados melhores para sua empresa!




Por
12/09/2018

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!