Como encontrar as melhores imagens de Marketing Digital?


Guilherme de Bortoli

Por   

 23/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Como uma forma de chamar a atenção do público, despertar o interesse ou complementar uma mensagem, as imagens de Marketing Digital são essenciais para atrair, converter e até encantar clientes. Já reparou?

As redes sociais, por exemplo, são um ótimo exemplo de canal em que as imagens geram mais engajamento. No Twitter, uma publicação com foto tem, em média, 35% mais compartilhamentos!

E, confirmando que uma imagem vale mais que mil palavras, você sabia que as pessoas lembram 80% do que veem e apenas 20% do que leem?

Mas, para que você tenha bons resultados com o Marketing Digital, você deve planejar o uso das imagens e evitar utilizá-las de forma aleatória.

Por isso, antes de continuar, lembre-se de que a autenticidade e a originalidade contam muito e, mesmo que você não consiga produzir suas próprias imagens, ainda pode optar pelos bancos de imagens pagos ou gratuitos.

Quer saber mais sobre cada uma dessas opções? Me chamo Guilherme de Bortoli e vou te explicar melhor como encontrar imagens de Marketing Digital a seguir!

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Assine um banco de imagens pago

Além da qualidade das imagens e da diversidade do acervo, a maior vantagem de optar por imagens de Marketing Digital de um banco pago é a questão da exclusividade.

Como comentei, autenticidade e originalidade importam para o Marketing Digital! Por esse motivo, quanto mais exclusiva for a imagem que você utilizar, melhor — já que muitas imagens de bancos gratuitos são usadas de forma exaustiva na Internet (justamente por serem de graça).

Também, muitas vezes, imagens difíceis de captar sozinho ou não disponíveis em bancos de imagem gratuitos podem ser encontradas em bancos pagos, como:

  • Adobe Stock;
  • Envato Elements;
  • iStock;
  • Getty Images;
  • Shutterstock.

Aqui na Orgânica, por exemplo, nós usamos o Shutterstock!

Banco de imagens Shutterstock

Mas também há alguns bancos gratuitos, que valem a pena você conhecer:

Use um banco de imagens gratuito

Quando não há essa possibilidade de produzir as próprias imagens ou quando se busca alguma imagem de Marketing Digital diferente, os bancos de imagens gratuitos são uma boa escolha.
Prefira aqueles que tenham um amplo acervo e diversidade de imagens, como:

  • Pixabay;
  • Pexels;
  • Unsplash;
  • Iso Republic;
  • FreePik.

Dica: Calendário de Conteúdo para redes sociais 2023 [Grátis]

Verifique se a imagem é autorizada para divulgação

Não sei se você sabe, mas, legalmente, uma empresa não pode usar fotos de celebridades ou imagens de fotógrafos sem pagar pelos direitos de uso.

Mas pode ficar tranquilo: os bancos de imagens que indiquei até aqui só disponibilizam imagens que têm permissão para uso!

Ao contrário daquelas que aparecem durante uma pesquisa no Google, por exemplo — que, por ser um motor de busca, não realiza esse filtro de direito de uso —, então tenha esse tipo de cuidado também!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Faça suas próprias imagens

Essa é a opção mais recomendada, afinal, produzir suas próprias imagens de Marketing Digital gera mais credibilidade ao mostrar o produto real ou o resultado do serviço prestado.

Assim, sempre que possível, crie imagens garantindo a qualidade delas:

  • Cenário: busque compor um cenário neutro, evite que apareçam pessoas ou objetos que não deveriam estar enquadrados, e com fundos mais sóbrios (como paredes e mesas lisas), dando mais destaque ao que interessa;
  • Câmera: nem sempre é preciso ter uma câmera profissional, já que um celular com câmera de boa resolução basta para criar imagens de Marketing Digital de qualidade;

Fotografia de produto com celular

  • Flash e iluminação: o flash não serve somente para fotos com pouca luz, ele pode ser usado para criar efeitos interessantes — mas é preciso ter cuidado com seu uso porque também pode iluminar em excesso — e, geralmente, a iluminação natural é a melhor escolha para produzir boa imagens de Marketing Digital;
  • Edição: após tirar suas fotos, você tem de editá-las para não só inserir texto, mas corrigir o brilho, o contraste, a saturação, etc. Assim você transmite o sentimento adequado e pode até atrair mais atenção, como no uso de cores vivas e quentes. Pensar também na paleta de cores da marca, por exemplo, possibilita que ela seja reconhecida mais facilmente!

Dica: Guia de produção de conteúdo para a Internet

Boas imagens de Marketing Digital garantem a atenção do seu cliente!

Como comentei antes, você deve planejar suas imagens de Marketing Digital da mesma forma que planeja seus conteúdos ou qualquer outra ação, tendo o foco no cliente.

Ou seja: sempre pense na pessoa “do outro lado”, que verá cada imagem!

Para isso, o primeiro passo é conhecer a persona da sua marca a fundo, então acesse nosso modelo de processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas:

Modelo de processo para identificar os perfis ideais de cliente e suas personas

Também não deixe de conferir outros materiais da nossa agência de Marketing Digital na biblioteca gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção e fique cada vez mais preparado para atingir bons resultados na área!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.