Resultados com Marketing Digital que você pode alcançar!


Guilherme de Bortoli

Por   

 17/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Na hora de investir em estratégias para acelerar os resultados de uma empresa, é comum que as pessoas queiram se certificar de que o investimento trará retorno. Por isso, uma dúvida comum que pode surgir é se o Marketing Digital dá resultados significativos.

Para essa pergunta, devo afirmar que a resposta é sim! Quer descobrir quais resultados você pode alcançar com Marketing Digital e o que fazer para isso? Então me acompanhe!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Principais resultados com Marketing Digital que podem ser alcançados

Quando falo sobre o impacto do Marketing Digital nas empresas, estou me referindo ao crescimento do negócio. Isso engloba o aumento das vendas — seja para novos clientes ou aqueles já consolidados —, lucratividade e, consequentemente, construção de autoridade.

A seguir, vou te mostrar em detalhes o que significam esses resultados:

Aumento nas vendas

É fato que o Marketing Digital consegue:

  • Atrair mais consumidores para perto da empresa;
  • Gerar oportunidades de vendas — os chamados “leads”;
  • Encantar e vender (outros produtos ou serviços) para quem já é cliente.

Mas para que você consiga conquistar todos esses benefícios, oferecer uma infraestrutura adequada é fundamental. Quero dizer que ninguém gosta de navegar em um site lento, por exemplo, ou ter apenas uma opção de pagamento, não é?!

Então foque em investir na segurança e na otimização do seu site, criar canais de comunicação com o público — seja por meio das redes sociais, e-mail, aplicativos de mensagens… — e, claro, gerar valor através de conteúdo.

Tenho certeza que, a partir de requisitos como esses, você terá suas vendas aumentadas exponencialmente!

Lucratividade 

Não tem como negar que a lucratividade é o objetivo de toda empresa

E já deu para entender que, com as estratégias de Marketing Digital em dia, você atrai clientes para o seu negócio e ainda pode fazer com que eles comprem mais — tudo isso de forma sustentável, gerando não só crescimento de receita, mas também dos lucros!


O que é Marketing Digital e quais as principais estratégias?

Construção de autoridade

No ambiente online, são milhares de empresas que oferecem produtos ou serviços similares aos seus — ou que até não se encaixam nesse contexto, mas que estão competindo pela atenção do mesmo perfil de cliente.

Então o que fazer para a sua empresa — e não a concorrência — conquistar esses clientes sem ter que baixar os preços? É simples: com autoridade!

As ações realizadas no digital podem atingir diretamente o público-alvo, aumentar o engajamento e relacionamento com a marca, tornando ela uma referência sobre determinada área, segmento ou nicho.

Desse modo, o público vai preferir consumir da sua empresa, que é conhecida e possui mais visibilidade — do que arriscar com alguma outra desconhecida (e sem garantias)!

Dica: Como a Orgânica gerou mais de R$ 10 milhões em oportunidades de negócio para a Móveis Masotti

Quanto tempo leva para ter resultados no Marketing Digital?

Assim como tudo que é importante na nossa vida, no Marketing Digital, os resultados não aparecem do dia para a noite.

Pode parecer clichê, mas o Marketing Digital se assemelha àquela semente que você planta, rega todos os dias e colhe os frutos só depois.

É preciso ter paciência, já que as estratégias demandam algum tempo de maturação!

No entanto, geralmente é possível sentir os primeiros sinais dos resultados a partir de três meses. Já os resultados efetivos, que vão impactar diretamente nas suas finanças, levam de seis meses a um ano para se consolidarem.

Mas vale lembrar que esse tempo não é regra, viu? O conceito de resultado varia de empresa para empresa, dependendo do objetivo dela (e da estratégia aplicada para atingi-lo).

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

Por exemplo: para aquelas empresas que atuam exclusivamente no offline, a criação de um site para vendas online já é um resultado significativo de transformação digital — e por aí vai!

Agora, saber quais passos seguir para “colher os frutos” é a parte mais importante:

O que fazer para ter resultados no Marketing Digital?

1. Saber onde se quer chegar

Na hora de traçar um plano de Marketing Digital, é fundamental saber exatamente onde se quer chegar.

Pensa comigo: como você pode escolher um caminho se não sabe o destino?! Então tenha em mente qual é o objetivo da sua empresa:

  • Se tornar uma referência na Internet?
  • Melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca?
  • Trazer novos clientes?
  • Reter e fidelizar clientes?
  • Aumentar o ticket médio?

Para cada objetivo definido, existe um plano de ação ideal que te auxiliará na jornada até alcançá-lo.

Se você escolher trabalhar com pesquisa no Google, por exemplo, terá que escolher se fará isso por mídia paga, SEO ou ambos — e cada caso terá suas metas!

Além disso, cada objetivo terá suas métricas e seus KPIs conforme as metas, e são elas que irão direcionar suas ações.

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

2. Ter pensamento a médio e longo prazo 

Um outro ótimo exemplo que posso usar aqui é a estratégia de Marketing de Conteúdo:

Para construir uma presença digital a partir da criação de conteúdo, é necessário ter constância nas ações para que o público receba conteúdos da empresa com frequência, facilitando a lembrança da marca e assim por diante. Esse mesmo raciocínio se aplica a todas as estratégias!

Assim, pensar a médio prazo é estabelecer o que você precisa fazer hoje para alcançar resultados em alguns meses, e como manter essas ações para que, em torno de um ano ou mais, você conquiste algo muito maior.

3. Analisar todos os resultados corretamente

Uma coisa muito importante que as empresas têm que se dar conta quando entram para o digital é que elas estão adquirindo dados, e essa aquisição tem um valor incrível!

Imagine a seguinte situação: ao criar uma conta no Instagram, você consegue mensurar dados sobre o seu público: quantidade de homens e mulheres, quais conteúdos engajam mais, quais são os melhores horários de publicação, etc.

Isso tudo são informações valiosas e, se avaliadas da forma correta, podem ser usadas para aprimorar continuamente as ações.

Ou seja: o aprendizado que a análise de dados oferece já é um resultado em si, porque permite moldar as ações para desencadear outros resultados — como vender mais!

E, já que as próprias ferramentas do Marketing Digital fornecem os dados de cada ação, basta saber fazer uma boa análise e não deixar de agir conforme ela.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Como apresentar resultados de Marketing Digital?

Para apresentar resultados, é fundamental entender o contexto da empresa e o que é importante para ela naquele momento, como:

Dica: Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

Alcance os melhores resultados com a Orgânica Digital! 

Espero ter ajudado você a entender como funcionam os resultados no Marketing Digital e de que forma sua empresa pode alcançá-los.

Lembre-se de que contar com uma agência de Marketing Digital com expertise na área, como a Orgânica, é o pulo do gato para sair na frente e acelerar os resultados do seu negócio.

Ao longo de mais de 15 anos de atuação, geramos resultados significativos para diversos clientes, que melhoraram seu posicionamento digital e alavancaram suas vendas!

Faça um diagnóstico de Marketing Digital gratuito com nossos especialistas e conte conosco nessa jornada!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.