Calendário de conteúdo para redes sociais 2024 [Grátis]


Guilherme de Bortoli

Por   

 19/01/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

 

Buscando algo específico sobre Calendário de Conteúdo?
Clique em uma das opções abaixo e não perca tempo: 

Alterações nos algoritmos, surgimento de tendências, transformações no comportamento do público... Por essas e outras, as redes sociais mudam todos os dias!

E essa mudança constante exige um planejamento para que as empresas não percam de vista o essencial para a sua marca — o que é bem possível com um calendário de conteúdo.

Não sabe por onde começar? Fique tranquilo! Aqui eu vou te mostrar como montar seu calendário, quais atividades incluir e muito mais!

Ah, e no final tem uma surpresa! Pronto para começar?

Como montar um calendário de conteúdo?

De tanto que a gente ouve falar sobre construir uma presença na Internet, todo mundo acha que publicar nas redes sociais é obrigatório em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

A verdade é que publicar nas redes sociais simplesmente por publicar — sem coerência, objetivos claros ou métricas para analisar falhas e sucessos — é um enorme desperdício de tempo!

Por isso, a primeira coisa que você precisa para montar uma estratégia de Marketing Digital é esclarecer seu objetivo:

  • Por que você quer publicar conteúdo na Internet?

E digo, ainda, que o mais importante é:

  • Como essas publicações se conectam com as ações comerciais do seu negócio?

Só com um propósito definido por metas (para medir o sucesso do projeto) e com as expectativas dos resultados e dificuldades esclarecidos, é que uma estratégia é criada — para conectar as ações necessárias aos objetivos das vendas tracionadas!

E, para tornar simples a visualização de toda a estratégia de Marketing de Conteúdo em um documento só, você pode usar um calendário de conteúdo.

Se já quiser garantir sua cópia da nossa planilha para ver na prática enquanto acompanha a explicação, acesse agora:

Calendário de Conteúdo

O que é um calendário de conteúdo?

As empresas quase sempre erram na criação do calendário de conteúdo por acharem que esse é um calendário só para as redes sociais — um engano comum!

É melhor pensar nele como um cronograma de comunicação com seu cliente ideal — um plano para executar a estratégia de Marketing ao decidir com antecedência por onde, como e quando os conteúdos serão produzidos e publicados.

Ou seja, um calendário de conteúdo é exatamente o que o nome indica: um documento (geralmente uma planilha) para você visualizar todas as datas de publicações dos seus diferentes formatos de conteúdo em cada canal.

Não fica mais simples do que isso!

E, caso você ainda não tenha familiaridade com essa estratégia, antes de continuar, eu também preciso te falar brevemente do que se trata:

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia usada para atrair, engajar e converter seu público-alvo através de conteúdos publicados na área em que sua empresa quer chamar a atenção.

Digamos que, nesse mês, você tenha o objetivo de aumentar as vendas dos serviços de criação de blogs do seu negócio.

Para alcançar esse objetivo, você usará a estratégia para publicar em um blog, nas redes sociais, criar fluxos de e-mail ou o que mais for necessário para conscientizar o público sobre sua autoridade — e para que ele compre de você.

Ao produzir conteúdo para a Internet usando essa estratégia de Marketing, as chances de ser encontrado pelo cliente certo através das buscas no Google ou YouTube, por exemplo, também se multiplicam de forma duradoura: um artigo bem escrito pode atrair consumidores por anos no futuro!

Percebe que o Marketing de Conteúdo funciona como um holofote? Ele usa os meios de comunicação para iluminar uma temática, esclarecer um problema ou destacar as qualidades do que sua empresa faz de melhor, para transformar a vida das pessoas com materiais ricos que guiam elas pelo funil de vendas.

Aliás, tudo isso também faz parte de uma estratégia na qual a Orgânica é especialista, chamada Inbound Marketing:

O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Dica: Agência de Inbound Marketing: escolha a Melhor do Brasil!

E por que usar um calendário de conteúdo?

Nossa cultura no Brasil é de muita execução e pouco planejamento — é triste, mas é verdade!

Comparado a países como o Japão, que focam na preparação para tomar uma decisão, o imediatismo brasileiro preza pela ação aos custos da preparação.

O problema de não dar atenção ao planejamento é a falta de clareza sobre o objetivo a alcançar.

Isso leva a uma baixa na produtividade, já que todo dia é preciso decidir qual tarefa realizar para movimentar o projeto — uma dúvida que consome recursos e gera poucos resultados, além de abrir muito mais brechas para retrabalho!

Só que, se você se esforça para planejar, analisar os dados e reunir todas as ideias em um único lugar, você esclarece quais são as metas de execução para um objetivo sólido, e quais serão os KPIs (os indicadores-chave de performance) que dirão se os esforços estão dando certo — ou não!

E um calendário de conteúdo também oferece vantagens únicas como as que listei abaixo:

Visualização do todo

Para diferentes conteúdos fazerem sentido juntos (e se complementarem, uma vez que forem publicados), é necessário ter uma visão:

  • Dos tópicos a serem tratados;
  • Do tipo de mídia que eles cobrirão (se serão textos, imagens, fotos, áudios ou vídeos);
  • E da ordem em que eles serão publicados.

Assim, você evita repetições não intencionais, esgotamento de ideias, e otimiza o espaço de cada publicação durante a execução da estratégia de Marketing de Conteúdo — dando, a cada peça nesse jogo de xadrez, a sua devida importância!

Visualizar todo o tabuleiro em um lugar só oferece mais informações para testar o que pode funcionar para sua empresa (e para o público) antes mesmo de produzir os conteúdos — sem os riscos de descobrir o que não dá certo depois de já ter investido recursos.

Produtividade

Além de enxergar todo o panorama de implementação da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, um calendário editorial facilita a organização do material desde as primeiras ideias até a publicação.

Em um único documento, dá para fazer os primeiros rascunhos, aprovar ou modificar ideias em grupo, catalogar o que estiver pronto, e até rastrear quais conteúdos serão reciclados meses após a publicação!

Dessa forma, todos os envolvidos ficam cientes do status e dos próximos passos no fluxo de produção, e quais suas responsabilidades dentro do prazo estabelecido.

Exemplo de Funil de Marketing unindo Pirâmide de Chet Holmes com Jornada de Compra

Dica: Funil de conteúdo: o que é e como aplicar?

Economia

Fica óbvio que os benefícios de rastrear os esforços, os tipos de materiais criados para cada conteúdo e o prazo disponível até a publicação poupam não só tempo e produtividade, mas dinheiro também, não é?

Afinal, dizem que um bom marceneiro mede duas vezes para cortar uma vez só!

É de se esperar que, a partir de um bom planejamento antes da execução, o calendário de conteúdo permite alinhar as expectativas do projeto com a realidade dos objetivos a serem alcançados — e quais métricas definirão se houve lucratividade na implementação.

E, por falar em sucesso, chegou a hora de ensinar a você como usar um calendário de conteúdo para planejar e executar a melhor estratégia para o seu negócio bombar!

Passo a passo para usar um calendário de conteúdo

Apenas recapitulando, antes de usar o calendário de conteúdo, é preciso ter clareza do objetivo a ser conquistado. Depois, com o objetivo em vista, definir as metas para cada KPI é o próximo passo mais importante.

A partir disso, são criadas as linhas editoriais para o calendário. Elas funcionarão como um manual, contendo os formatos voltados para atender os indicadores-chave de performance da empresa, e respondendo:

  • Por que queremos comunicar essa mensagem?
  • Onde e quando queremos comunicá-la?
  • Para quem queremos comunicar?
  • E como essa mensagem atende nossas expectativas de lucro?

Aí, é só alinhar as expectativas baseadas nessas informações para criar um passo a passo diário, que torne a execução realmente produtiva!

Tenha clareza dos seus objetivos

De volta ao exemplo da venda de construção de blogs que usei lá em cima (quando expliquei o que é Marketing de Conteúdo), o objetivo seria fazer com que mais clientes fechassem negócio com sua empresa.

Com esse objetivo em mente, publicar fotos das férias nas redes sociais ou vídeos de meme no YouTube pode não ser o melhor investimento para os seus recursos — que, no caso, precisam atrair clientes na área de web design ou produção de texto.

Assim, investir na produção de artigos sobre criação de blogs (eliminando objeções das personas) ou educar os leads com tutoriais enviados por E-mail Marketing pode gerar melhores resultados, que atendam aos seus KPIs.

Tudo depende de quais objetivos você quer alcançar. Por isso, defina-os primeiro!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Defina indicadores e métricas

Os KPIs são os principais indicadores usados para sinalizar quais conteúdos se aproximam melhor do objetivo que sua empresa definiu para um determinado período.

No exemplo do Marketing de Conteúdo para criação de blogs, um KPI interessante poderia ser o tempo que os leitores passam lendo artigos sobre esse tema no seu site ou quantas pessoas abrem quais tutoriais enviados pelo seu E-mail Marketing.

Assim, além de monitorar os resultados para ajustar futuros conteúdos — produzindo mais do que funciona e menos do que não gera resultados tão bons —, o calendário garante que você publique de forma consistente e contextualizada!

Entenda o contexto da própria empresa e do público-alvo

Nenhuma dessas instruções é uma receita de bolo!

Apesar das dicas servirem como guia para estruturar suas ideias ao redor dos pontos mais importantes na estratégia de Marketing de Conteúdo, é importante entender o contexto da sua empresa:

  • Qual é o mercado de atuação?
  • Qual a linguagem e qual o nicho?
  • Quem é o público-alvo? E a persona?

Dica: Buyer Persona: como identificar seu cliente ideal?

Esses são alguns pontos-chave para personalizar o planejamento de uma forma que, de fato, gere valor para o público que será impactado pelas publicações.

E não se esqueça que, independentemente do contexto da sua empresa ou da persona que ela gostaria de alcançar, usar do conteúdo produzido (ou do produto vendido, ou do serviço oferecido) para ajudar pessoas a transformarem as próprias vidas precisa estar em foco o tempo todo.

Além do potencial transformador, que separa um material rico de um conteúdo irrelevante, tanto uma publicação quanto o próprio produto ou serviço divulgado precisa ser capaz de gerar lucro para o seu negócio.

Senão, os KPIs que definem o sucesso de uma estratégia de conteúdo se tornam o que chamamos de "métricas de vaidade" — como milhares de seguidores nas redes sociais, mas baixa taxa de conversão em compradores.

Afinal, o objetivo do Marketing de Conteúdo é aproximar uma marca da sua persona e, quanto mais direcionada for a comunicação para ela, maiores serão os resultados!

E é possível, sim, criar uma estratégia que aborda mais de uma persona, mas, para isso, é preciso ter ainda mais clareza sobre quem elas são e refinar ainda mais as formas de comunicação.

Se você estiver começando na criação de um calendário de conteúdo para redes sociais (ou qualquer outro veículo de comunicação com seu público), minha última sugestão aqui é: comece com uma persona só — quanto mais específica ela for, melhor!

"Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa "

Crie uma linha editorial

A linha editorial define todos os tópicos que serão tratados no desenvolvimento e execução do Marketing de Conteúdo — e como esses tópicos serão apresentados —, baseado no retrato da persona a ser atingida.

Idealizar não só os assuntos, mas um jeito original e personalizado de levá-los a quem importa, é a função da linha editorial.

Por esse motivo, se pergunte:

  • O conteúdo usa a mesma linguagem que a minha persona?
  • Ele é capaz de educar, entreter e me conectar a ela?
  • E esse conteúdo cultiva um relacionamento com ela?

Para responder essas perguntas, é preciso saber:

  • Quais são as datas, feriados e eventos relevantes para a minha marca?
  • Quais são as pautas que estão em alta no momento?
  • O público tem dúvidas ou outros temas que gostaria de ver através da minha marca?

Você precisa entender o comportamento da sua persona como se a estivesse observando pela janela da casa dela! Nunca se esqueça: quanto mais específico for o seu público-alvo, maiores serão as chances de atingir o objetivo definido para o Marketing de Conteúdo.

Dica: Planejamento de conteúdo: saiba o que não pode faltar!

Conheça os formatos de conteúdo

Agora que você sabe que um calendário de conteúdo se trata de um guia para saber "onde, como e quando" produzirá e publicará materiais ricos, você também precisa saber os formatos de conteúdos mais comuns para distribuir sua marca nas plataformas certas!

  • Onde: você pode usar plataforma de terceiros, como o Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, YouTube ou construir uma que pertença inteiramente à sua empresa, como um blog ou até um aplicativo;
  • Como: você precisa utilizar o tipo de mídia certo em cada plataforma, já que Reels no Instagram, por exemplo, tem boa taxa de entrega com potencial de trazer novos seguidores. Já um e-mail tem potencial de aprofundar o relacionamento com o público através de uma comunicação direta (com mais chances de levar a uma venda);
  • Quando: saber quando seu cliente está online é fundamental, porque entender a razão de ele acessar certa plataforma, em determinados dias da semana ou horários, ajuda a compreender o que essa pessoa espera encontrar na Internet, dando abertura para entregar um conteúdo que atenda essa necessidade e faça sua marca ser vista.

E já que o melhor jeito de aprender é fazendo, então chegou a hora de colocar a mão na massa: vou te presentear com um calendário de conteúdo gratuito aqui da Orgânica! 🎁

Calendário de conteúdo da Orgânica

Nosso calendário de conteúdo não serve só para redes sociais, mas pode ser usado para elas sem problemas. Ok?

Essa não é só uma planilha onde você coloca a data, o título do conteúdo a ser criado, e termina com um arquivo bagunçado que você não revisita porque o planejamento virou um caos — pelo contrário!

O calendário de conteúdo da Orgânica é uma representação visual de um planejamento que, normalmente, não é tão fácil de visualizar — tudo que for editado no conteúdo planejado será atualizado na visão de calendário da planilha.

Antes de continuar, caso você ainda não tenha feito isso, acesse abaixo e salve sua cópia gratuita:

Calendário de Conteúdo

Agora, vou te mostrar a ordem de uso das abas do calendário — é fácil, eu prometo!

1. Instruções iniciais

Ao acessar a planilha pela primeira vez, recomendo fazer duas coisas:

  • Copie a planilha para a sua conta do Google Drive acessando o menu "Arquivo" no topo esquerdo da tela, e depois selecionando "Fazer uma cópia". Dessa forma, você terá sua própria versão da planilha, em vez de pedir acesso para editar a planilha original da Orgânica;
  • Depois, acesse sua cópia da planilha e faça mais uma cópia! Assim, você poderá guardar um modelo como backup para seu próximo calendário editorial.

Calendário de Conteúdo da Orgânica

2. Calendário mensal

Na parte inferior da planilha, você poderá acessar a segunda aba, chamada de "Calendário Mensal":

Calendário de Conteúdo da Orgânica

  • Todo conteúdo que você preencher na aba de "Planejamento" aparecerá automaticamente aqui, em uma visão de calendário mensal;
  • Para mudar o mês em exibição, toque no filtro com o nome do mês no topo da planilha e selecione a data que deseja visualizar.

Calendário de Conteúdo da Orgânica

3. Canais

Agora pule para a última aba no rodapé da planilha, chamada de "Canais".

Calendário de Conteúdo da Orgânica

Essa aba reúne a lista de plataformas onde você publicará seus conteúdos, então fique de olho nas seguintes explicações:

  • Tomei a liberdade de deixar algumas plataformas prontas para você, como o Instagram e o Facebook, mas você deve adicionar todos os canais que for utilizar;
  • Listar seus canais de comunicação é importante para a planilha funcionar direitinho — afinal, ela é inteligente e se atualiza sozinha conforme você adiciona informações novas;
  • Caso você adicione um novo canal e queira inserir um ícone para ele, salve a imagem no seu computador, depois toque na célula onde quer inseri-la;
  • Em seguida, acesse o menu "Inserir" no topo da planilha e, dentro dele, escolha a opção "Inserir imagem na célula" para selecionar o ícone que você tiver no seu computador: ele aparecerá em um passe mágica na sua lista de canais;
  • Para centralizar o ícone, selecione a célula onde ele se encontra e use o atalho Ctrl + Shift + E, assim tudo fica alinhado.

4. Formatos

Vá para a penúltima aba, nomeada "Formatos".

Calendário de Conteúdo da Orgânica

  • Na coluna A, identifique o canal (que definimos na aba anterior, chamada de "Canais");
  • Na coluna B, especifique o formato do conteúdo a ser criado para o canal;
  • Dá para ver nos exemplos que as opções de formatos variam de artigos em texto a lives, então preencha a coluna B com as especificações de formatos dos seus objetivos;
  • Observe que, ao criar um novo canal na aba "Canais", ele aparecerá automaticamente na aba "Formatos" — aí é só preencher a coluna B com o tipo de conteúdo (formato) para o novo canal inserido!

Dica: Tipos de Marketing Digital: conheça os mais usados! 

5. Personas

Do lado esquerdo da aba "Formatos", você encontra a aba "Personas" — é nela que você vai mexer agora.

Calendário de Conteúdo da Orgânica

Como você já deve saber, persona é o perfil específico inventado ou baseado em dados que você já tem) de um cliente ideal dentro do seu público-alvo.

  • Na coluna A dessa aba, nomeie a sua persona. Isso é importante para o calendário se atualizar sozinho;
  • Na coluna B, descreva-a com o máximo de detalhes que puder.

E, caso fique curioso, os nomes que deixei como exemplo são nomes verdadeiros da equipe aqui da Orgânica — eu sou o número 3!

6. Canais x Personas

À direita da aba "Personas", você acessa a aba "Canais x Personas" — é aqui que você vai apontar o melhor canal para falar com cada perfil na sua lista de personas.

Calendário de Conteúdo da Orgânica

  • Na coluna A, identifique sua persona;
  • Na coluna B, defina a melhor plataforma para interagir com ela (baseando-se nos canais que você listou na aba "Canais").

7. Linhas Editoriais

"Linhas Editoriais" é a aba seguinte, do lado de "Canais x Personas" que vimos anteriormente.

Calendário de Conteúdo da Orgânica

Aqui comigo, você também já viu que linhas editoriais são os temas, com plataformas e datas, usados para alcançar as metas no Marketing de Conteúdo do seu negócio.

Essa é uma das partes mais importantes do calendário, já que resume seu "estudo" sobre o comportamento da persona: onde encontrá-la e qual tipo de conteúdo terá mais impacto sobre ela.

  • Na coluna A, decida o dia da semana em que publicará para a sua persona;
  • Na coluna B, pense no horário em que sua persona navegará na Internet;
  • Na coluna C, escolha uma frequência para essa comunicação. Dica: aperte F2 para ver as opções de frequência pré-definidas na planilha);
  • Na coluna D, escolha qual persona é ideal para essa linha editorial;
  • Na coluna E, defina o melhor canal de comunicação com ela;
  • Na coluna F, escolha qual o formato do conteúdo a ser publicado;
  • Na coluna G, identifique em qual nível da jornada de compra seu conteúdo vai atingir a persona (se no topo, meio ou fundo do funil).

Para adicionar mais opções de frequência na linha editorial, você pode:

  • Selecionar todas as linhas abaixo do título "Frequência" (coluna C);
  • Tocar no menu "Dados" no topo da planilha e depois em "Validação de dados";
  • Em "Critérios", adicione uma vírgula e uma nova opção de frequência;
  • Não esqueça de salvar clicando no botão verde!

Calendário de Conteúdo da Orgânica

8. Planejamento

A parte divertida começa na terceira aba da esquerda para a direita: o seu "Planejamento"!

Calendário de Conteúdo da Orgânica

  • Na coluna A, selecione a célula em branco para escolher uma data no pequeno calendário que surgirá na tela. Ao escolher, o conteúdo editado aqui aparecerá automaticamente na aba "Calendário Mensal";
  • Na coluna B, toque na célula em branco para selecionar a linha editorial que criou previamente, na aba "Linhas Editoriais". O ícone do canal em que a linha editorial será publicada aparece na coluna C, por sinal;
  • Na coluna G, descreva o conteúdo que será criado. Digamos que você queira criar uma imagem para publicar no Instagram: qual frase estará escrita na imagem? Qual imagem ou cores estarão no fundo da frase?;
  • Na coluna H, aponte qual é o andamento da criação desse conteúdo: se está pendente, se foi agendado ou se já foi publicado. Isso facilita o controle do seu time de criação e deixa todo mundo na mesma página;
  • Por último, na coluna I, nomeie o responsável pela criação do conteúdo.

Pronto! Agora é só sucesso!

Dica: 9 ferramentas essenciais para criação de conteúdo

O calendário faz parte do planejamento operacional!

Como vimos, o calendário de conteúdo funciona como uma peça no quebra-cabeça da produção de conteúdo e do plano de Marketing.

Enquanto os planejamentos estratégico e tático desenham objetivos e direcionamentos gerais, o planejamento operacional transforma essas diretrizes em ações práticas.

Ou seja, com as demandas do ambiente digital antecipadas, o plano operacional serve como um guia prático para a execução de todas as atividades.

É aí que o conteúdo planejado assume esse papel operacional, se tornando parte dos esforços diários necessários para atingir os objetivos da empresa.

Cada entrada no calendário representa um conteúdo estratégico,  pensado para engajar a audiência, promover a marca, produto ou serviço e alavancar o sucesso empresarial.

Assim, a comunicação ganha consistência, a identidade da marca é fortalecida e é possível aumentar o impacto nas plataformas!

Coloque suas ideias em prática!

Espero que esse guia tenha tirado suas dúvidas para trabalhar com afinco e usar o calendário de conteúdo para organizar suas próximas ações.

Mas se o Marketing de Conteúdo ainda parecer um bicho-de-sete-cabeças para você, a Orgânica pode te ajudar! O primeiro passo é fazer o nosso diagnóstico gratuito.

É rápido e fácil de solicitar. Além disso, você conta com todas as vantagens que uma agência de Marketing de Conteúdo especialista pode oferecer para fazer seu negócio decolar!

Te vejo nas estrelas — ou no próximo conteúdo aqui do blog!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.