Calendário de Conteúdo para redes sociais 2023 [Grátis]


Guilherme de Bortoli

Por   

 13/04/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

 

Buscando algo específico sobre Calendário de Conteúdo?
Clique em uma das opções abaixo e não perca tempo: 

 

Como montar um calendário de conteúdo?

De tanto que a gente ouve falar sobre construir uma presença na Internet, todo mundo acha que publicar nas redes sociais é obrigatório em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

A verdade é que publicar nas redes sociais simplesmente por publicar — sem coerência, objetivos claros ou métricas para analisar falhas e sucessos — é um enorme desperdício de tempo!

Por isso, a primeira coisa que você precisa para montar uma estratégia de Marketing Digital é esclarecer seu objetivo:

  • Por que você quer publicar conteúdo na Internet?

E digo, ainda, que o mais importante é:

  • Como essas publicações se conectam com as ações comerciais do seu negócio?

Só com um propósito definido por metas (para medir o sucesso do projeto) e com as expectativas dos resultados e dificuldades esclarecidos, é que uma estratégia é criada — para conectar as ações necessárias aos objetivos das vendas tracionadas!

E, para tornar simples a visualização de toda a estratégia de Marketing de Conteúdo em um documento só, você pode usar um calendário de conteúdo — é isso que vou te mostrar como fazer hoje. Vamos lá?

Se quiser já garantir sua cópia da nossa planilha para ver na prática enquanto acompanha a explicação, acesse agora:

Calendário de Conteúdo

O que é um calendário de conteúdo?

As empresas quase sempre erram na criação do calendário de conteúdo por acharem que esse é um calendário para as redes sociais — um engano comum!

É melhor pensar no calendário de conteúdo como um cronograma de comunicação com seu cliente ideal — um plano para executar a estratégia de Marketing de Conteúdo ao decidir com antecedência por onde, como e quando os conteúdos serão produzidos e publicados.

Ou seja, um calendário de conteúdo é exatamente o que o nome indica: um documento (geralmente uma planilha) para você visualizar, em um só local, todas as datas de publicações dos seus diferentes formatos de conteúdo em cada canal. Não fica mais simples do que isso!

E, caso você ainda não tenha familiaridade com essa estratégia, antes de continuar, eu também preciso te falar brevemente do que se trata:

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia usada para atrair, engajar e converter seu público ideal através de conteúdos publicados na área em que sua empresa quer ganhar atenção.

Digamos que, nesse mês, você tenha o objetivo de aumentar as vendas dos serviços de criação de blogs do seu negócio.

Para alcançar esse objetivo, você usará o Marketing de Conteúdo para publicar em um blog, nas redes sociais, criar fluxos de e-mail ou o que mais for necessário para conscientizar o público sobre sua autoridade — e para que ele compre de você.

Ao produzir conteúdo para a Internet usando essa estratégia de Marketing, as chances de ser encontrado pelo cliente certo através das buscas do Google ou YouTube, por exemplo, também se multiplicam de forma vitalícia: um artigo bem escrito pode atrair consumidores por anos no futuro!

O Marketing de Conteúdo funciona como um holofote, usando os meios de comunicação relevantes para iluminar uma temática, esclarecer um problema ou destacar as qualidades do que sua empresa faz de melhor, para transformar a vida do público com materiais ricos que guiam as pessoas pelo funil de vendas.

Aliás, tudo isso também faz parte de uma estratégia na qual a Orgânica é especialista, chamada Inbound Marketing:


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

E por que usar um calendário de conteúdo?

Nossa cultura no Brasil é de muita execução e pouco planejamento — é triste, mas é verdade!

Comparado a países como o Japão, que focam na preparação para tomar uma decisão, o imediatismo brasileiro preza pela ação aos custos da preparação.

O problema de não dar atenção ao planejamento é a falta de clareza sobre o objetivo a alcançar, o que leva a uma baixa na produtividade, já que todo dia é preciso decidir qual tarefa realizar para movimentar o projeto — uma dúvida que consome recursos e gera poucos resultados.

Só que se você acumula esforços para planejar, analisar os dados e reunir todas as ideias em um lugar só, você esclarece quais são as metas de execução para um objetivo sólido, e quais serão os KPIs (os indicadores-chave de performance) que dirão se os esforços estão dando certo — ou não!

Dica: Indicadores e métricas de Marketing Digital: saiba como usar

Além disso, um calendário de conteúdo oferece vantagens únicas como as que listei abaixo.

Visualização do todo

Para diferentes conteúdos fazerem sentido juntos (e se complementarem, uma vez que forem publicados) é preciso ter uma visão clara:

  • Dos tópicos a serem tratados;
  • Do tipo de mídia que eles cobrirão (se serão textos, imagens, fotos, áudios ou vídeos);
  • E da ordem em que eles serão publicados.

Assim, você evita repetições não intencionais, esgotamento de ideias, e otimiza o espaço de cada publicação durante a execução da estratégia de Marketing de Conteúdo — dando, a cada peça nesse jogo de xadrez, a sua devida importância!

Visualizar todo o tabuleiro em um lugar só oferece mais informações para testar o que pode funcionar para sua empresa (e para o público) antes mesmo de produzir os conteúdos — sem os riscos de descobrir o que não dá certo depois de já ter investido recursos.

Produtividade

Além de enxergar todo o panorama de implementação da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, um calendário editorial facilita a organização do material desde as primeiras ideias até a publicação.

Em um documento só, dá para fazer os primeiros rascunhos, aprovar ou modificar ideias em grupo, catalogar o que estiver pronto, e até rastrear quais conteúdos serão reciclados meses após a publicação!

As dúvidas são eliminadas, todos os envolvidos sabem quais são os próximos passos no fluxo de produção, e quem é responsável pelo que até o prazo estabelecido.

Dica: Funil de conteúdo: o que é e como aplicar?

Economia

Fica óbvio que os benefícios de rastrear os esforços, os tipos de materiais criados para cada conteúdo e o prazo disponível até a publicação poupam não só tempo e produtividade, mas dinheiro também, não é?

Afinal, dizem que um bom marceneiro mede duas vezes para cortar uma vez só!

É de se esperar que, a partir de um bom planejamento antes da execução, o calendário de conteúdo torna possível alinhar as expectativas do projeto com a realidade dos objetivos a serem alcançados — e quais métricas definirão se houve lucratividade na implementação.

Falando em sucesso, chegou a hora de ensinar a você como usar um calendário de conteúdo para planejar e executar a melhor estratégia para o seu negócio bombar!

Passo a passo para usar um calendário de conteúdo

Apenas recapitulando, antes de usar o calendário de conteúdo, é preciso ter clareza no objetivo a ser conquistado. Depois, com o objetivo em vista, definir as metas para cada KPI é o próximo passo mais importante.

A partir dessas metas, são criadas as linhas editoriais para o calendário. Elas funcionarão como um manual, contendo os formatos voltados para atender os indicadores-chave de performance da empresa, e respondendo:

  • Por que queremos comunicar essa mensagem?
  • Onde e quando queremos comunicar ela?
  • Para quem queremos comunicar?
  • E como essa mensagem atende nossas expectativas de lucro?

Aí, é só alinhar as expectativas baseadas nessas informações para criar um passo a passo diário, que torne a execução realmente produtiva!

Tenha clareza dos seus objetivos

De volta ao exemplo da venda de construção de blogs que usei lá em cima (quando expliquei o que é Marketing de Conteúdo), o objetivo seria fazer com que mais clientes fechassem negócio com sua empresa.

Com esse objetivo em destaque, publicar fotos nas redes sociais ou vídeos divertidos no YouTube talvez não seja o melhor investimento para os seus recursos — que, no caso, precisam atrair clientes na área de webdesign ou produção de texto.

Talvez, investir na produção de artigos sobre criação de blogs (eliminando objeções das personas que você gostaria de alcançar) ou educar os leads com tutoriais enviados por e-mail marketing possa gerar melhores resultados, que atendam seus KPIs.

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Defina indicadores e métricas

Os KPIs são os principais indicadores para sinalizar quais conteúdos se aproximam melhor do objetivo que sua empresa definiu para um determinado período de tempo.

No exemplo do Marketing de Conteúdo para criação de blogs, um KPI interessante poderia ser o tempo que os leitores passam lendo artigos sobre esse tema no seu site ou quantas pessoas abrem quais tutoriais enviados pelo seu e-mail marketing.

Além de rastrear os resultados para ajustar futuros conteúdos — produzindo mais do que funciona e menos do que não gera resultados tão bons —, um calendário de conteúdo garante que você publique de forma consistente e contextualizada!

Entenda o contexto da própria empresa e do público-alvo

Nenhuma dessas instruções é uma receita de bolo!

Apesar das dicas servirem como guia para estruturar suas ideias ao redor dos pontos mais importantes na estratégia de Marketing de Conteúdo, é importante entender o contexto da sua empresa:

  • Qual é o mercado de atuação dela?
  • Ela fala a linguagem de qual nicho?
  • Quem é o público-alvo? E a persona?

Esses são alguns pontos-chave para personalizar o planejamento de uma forma que, de fato, gere valor para o público que será impactado pelas publicações.

Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa

Independentemente do contexto da sua empresa ou da persona que ela gostaria de alcançar, usar do conteúdo produzido (ou do produto vendido, ou do serviço oferecido) para ajudar pessoas a transformarem as próprias vidas precisa estar em foco o tempo todo.

Além do potencial transformador que separa um material rico de um conteúdo irrelevante, tanto uma publicação quanto o próprio produto ou serviço divulgado precisa ser capaz de gerar lucro para o seu negócio.

Caso contrário, os KPIs que definem o sucesso de uma estratégia de conteúdo se tornam o que chamamos de "métricas de vaidade" — como, por exemplo, milhares de seguidores nas redes sociais, mas baixa (ou inexistente) taxa de conversão de seguidores em compradores.

Afinal, o objetivo do Marketing de Conteúdo é aproximar uma marca de uma persona (a representação humanizada de uma pessoa dentro do perfil coletivo do público ideal) e, quanto mais direcionada for a comunicação para essa persona, maiores serão os resultados!

E é possível, sim, criar uma estratégia que aborda mais de uma persona, mas, para isso, é preciso ter ainda mais clareza sobre quem elas são e refinar ainda mais as formas de comunicação.

Se você estiver começando na criação de um calendário de conteúdo para redes sociais (ou qualquer outro veículo de comunicação com seu público), minha última sugestão aqui é: comece com uma persona só — quanto mais específica ela for, melhor!

Crie uma linha editorial

A linha editorial define todos os tópicos que serão tratados no desenvolvimento e execução do Marketing de Conteúdo — e como esses tópicos serão apresentados —, baseado no retrato da persona a ser atingida.

Idealizar não só os assuntos, mas um jeito original e personalizado de levá-los a quem importa, é a função da linha editorial.

Por isso, se pergunte:

  • O conteúdo usa a mesma linguagem que a minha persona?
  • Ele é capaz de educar, entreter e me conectar à persona?
  • E esse conteúdo cultiva um relacionamento com ela?

Para responder essas perguntas, é preciso saber:

  • Quais são as datas, feriados e eventos relevantes para a minha marca?
  • Quais são as pautas que estão em alta no momento?
  • O público tem dúvidas ou outros temas que gostaria de ver através da minha marca?

Você precisa entender o comportamento da sua persona como se a estivesse observando pela janela da casa dela! Nunca se esqueça: quanto mais específico você for para descrever seu público, maiores serão as chances de atingir o objetivo definido para o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Dica: Guia de produção de conteúdo para a Internet

Conheça os formatos de conteúdo

Agora que você sabe que um calendário de conteúdo se trata de um guia para saber "onde, como e quando" você produzirá e publicará materiais ricos, você também precisa saber os formatos de conteúdos mais comuns para distribuir sua marca nas plataformas certas.

  • Onde: você pode usar plataformas de terceiros, como o Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, YouTube e outros, ou pode construir uma plataforma que pertença inteiramente à sua empresa, como um blog ou até um aplicativo;
  • Como: você precisa utilizar o tipo de mídia certo em cada plataforma, já que Reels no Instagram, por exemplo, tem boa taxa de entrega com potencial de trazer novos seguidores. Já um e-mail tem potencial de aprofundar o relacionamento com o público através de uma comunicação direta (com mais chances de levar a uma venda);
  • Quando: saber quando seu cliente está online é fundamental, porque entender a razão de ele acessar certa plataforma, em determinados dias da semana ou horários, ajuda a compreender o que essa pessoa espera encontrar na Internet, dando abertura para entregar um conteúdo que atenda essa necessidade e faça sua marca ser vista.

E já que o melhor jeito de aprender é fazendo, então chegou a hora de colocar a mão na massa: vou te presentear com um calendário de conteúdo gratuito aqui da Orgânica!

Calendário de conteúdo da Orgânica

Nosso calendário de conteúdo não serve só para redes sociais, mas pode ser usado para elas sem problemas. Ok?

Essa não é só uma planilha onde você coloca a data, o título do conteúdo a ser criado, e termina com um arquivo bagunçado que você não revisita porque o planejamento virou um caos — pelo contrário!

O calendário de conteúdo da Orgânica é uma representação visual de um planejamento que, normalmente, não é tão fácil de visualizar — tudo que for editado no conteúdo planejado será atualizado na visão de calendário da planilha.

Antes de continuar, caso você ainda não tenha feito isso, acesse abaixo e salve sua cópia gratuita:

Planilha Calendário de Conteúdo

Agora vou mostrar a ordem de uso das abas do calendário de conteúdo da Orgânica — é fácil, eu prometo!

1. Instruções iniciais

Ao acessar a planilha pela primeira vez, recomendo fazer duas coisas:

  • Copie a planilha para a sua conta do Google Drive acessando o menu "Arquivo" no topo esquerdo da tela, e depois selecionando "Fazer uma cópia". Dessa forma, você terá sua própria versão da planilha, em vez de pedir acesso para editar a planilha original da Orgânica;
  • Depois, acesse sua cópia da planilha e faça mais uma cópia! Assim, você poderá guardar um modelo como backup para seu próximo calendário editorial.

Instruções iniciais

2. Calendário mensal

Na parte inferior da planilha, você poderá acessar a segunda aba, chamada de "Calendário Mensal":

Calendário mensal

  • Todo conteúdo que você preencher na aba de "Planejamento" aparecerá automaticamente aqui, em uma visão de calendário mensal;
  • Para mudar o mês em exibição, toque no filtro com o nome do mês no topo da planilha e selecione a data que deseja visualizar.

Calendário mensal

3. Canais

Agora pule para a última aba no rodapé da planilha, chamada de "Canais".

Canais

Essa aba reúne a lista de plataformas onde você publicará seus conteúdos, então fique de olho nas seguintes explicações:

  • Tomei a liberdade de deixar algumas plataformas prontas para você, como o Instagram e o Facebook, mas você deve adicionar todos os canais que for utilizar;
  • Listar seus canais de comunicação é importante para a planilha funcionar direitinho — afinal, ela é inteligente e se atualiza sozinha conforme você adiciona informações novas;
  • Caso você adicione um novo canal e queira inserir um ícone para ele, salve a imagem no seu computador, depois toque na célula onde quer inserir a imagem. Em seguida, acesse o menu "Inserir" no topo da planilha. Dentro do menu "Inserir", escolha a opção "Inserir imagem na célula" para selecionar o ícone que você tiver no seu computador: ele aparecerá em um passe mágica na sua lista de canais;
  • Para centralizar o ícone, selecione a célula onde ele se encontra e use o atalho Ctrl + Shift + E, assim tudo fica alinhado.

4. Formatos

Vá para a penúltima aba, nomeada "Formatos".

Formatos

Na coluna A, você pode identificar o canal (que definimos na aba anterior, chamada de "Canais") e, na coluna B, você pode especificar o formato do conteúdo a ser criado para o canal.

Dá para ver nos exemplos que as opções de formatos variam de artigos em texto a lives, então preencha a coluna B com as especificações de formatos dos seus objetivos.

Observe que, ao criar um novo canal na aba "Canais", ele aparecerá automaticamente na aba "Formatos" — aí é só preencher a coluna B com o tipo de conteúdo (formato) para o novo canal inserido!

5. Personas

Do lado esquerdo da aba "Formatos", você encontra a aba "Personas" — é nela que você vai mexer agora.

Personas

Como você já viu, persona é o perfil específico (inventado ou baseado em dados que você já tem) de um cliente perfeito dentro do seu público-alvo.

  • Na coluna A dessa aba, você precisa dar um nome à sua persona. Nomear sua persona é importante para o calendário se atualizar sozinho;
  • Na coluna B, você descreve sua persona com o máximo de detalhes que puder.

E, caso fique curioso, os nomes que deixei como exemplo são nomes verdadeiros da equipe aqui da Orgânica — eu sou o número 3!

6. Canais x Personas

À direita da aba "Personas", você acessa a aba "Canais x Personas" — é aqui que você vai apontar o melhor canal para falar com cada perfil na sua lista de personas.

Canais x Personas

  • Na coluna A, você identifica sua persona;
  • Na coluna B, você define a melhor plataforma para interagir com ela (as plataformas são baseadas nos canais que você listou na aba "Canais").

7. Linhas Editoriais

"Linhas Editoriais" é a aba seguinte, do lado de "Canais x Personas" que vimos anteriormente.

Linhas Editoriais

Aqui comigo, você também já viu que linhas editoriais são os temas, com plataformas e datas, usados para alcançar as metas no Marketing de Conteúdo do seu negócio.

Essa é uma das partes mais importantes do calendário, já que resume seu "estudo" sobre o comportamento da persona: onde encontrá-la e qual tipo de conteúdo terá mais impacto sobre ela.

  • Na coluna A, você vai decidir o dia da semana em que publicará para a sua persona;
  • Na coluna B, você pensa no horário em que sua persona navegará na Internet;
  • Na coluna C, você escolhe uma frequência para essa comunicação (você pode apertar F2 no teclado para ver as opções de frequência pré-definidas na planilha);
  • Na coluna D, você escolhe qual persona é ideal para essa linha editorial;
  • Na coluna E, você define o melhor canal de comunicação com essa persona;
  • Na coluna F, você escolhe qual o formato do conteúdo a ser publicado;
  • Na coluna G, você identifica em qual nível da jornada de compra seu conteúdo vai atingir a persona (se no topo, meio ou fundo do funil).

Se quiser adicionar mais opções de frequência na linha editorial, por exemplo, você pode:

  • Selecionar todas as linhas abaixo do título "Frequência" (coluna C);
  • Tocar no menu "Dados" no topo da planilha e depois em "Validação de dados";
  • Em "Critérios", adicione uma vírgula e uma nova opção de frequência;
  • Não esqueça de salvar clicando no botão verde!

Linhas Editoriais

8. Planejamento

A parte divertida começa na terceira aba da esquerda para a direita: o seu "Planejamento"!

Planejamento

  • Na coluna A, você seleciona a célula em branco para escolher uma data no pequeno calendário que surgirá na tela. Quando escolher uma data, o conteúdo editado aqui aparecerá automaticamente na aba "Calendário Mensal";
  • Na coluna B, você toca na célula em branco para selecionar a linha editorial que criou previamente, na aba "Linhas Editoriais". O ícone do canal em que a linha editorial será publicada aparece na coluna C, por sinal;
  • Na coluna G, você descreve o conteúdo que será criado de forma específica. Digamos que você queira criar uma imagem para publicar no Instagram: qual frase estará escrita na imagem? Qual imagem ou cores estarão no fundo da frase?;
  • Na coluna H, você aponta qual é o andamento da criação desse conteúdo: se está pendente, se foi agendado ou se já foi publicado. Isso facilita o controle do seu time de criação e deixa todo mundo na mesma página;
  • Por último, na coluna I, você nomeia o responsável pela criação do conteúdo.

Pronto! Agora é só sucesso!

Aprendeu tudo que precisava?

Espero que esse guia completíssimo tenha tirado suas dúvidas para arregaçar as mangas e usar o calendário de conteúdo para organizar suas próximas estratégias.

Mas se o Marketing de Conteúdo ainda for um bicho de sete cabeças para você, podemos te ajudar com mais atenção se você realizar o diagnóstico de Marketing Digital gratuito da Orgânica.

É rápido e fácil de solicitar, e conta com todas as vantagens que uma agência de Marketing de Conteúdo especialista pode oferecer para fazer seu negócio decolar!

Te vejo nas estrelas — ou no próximo conteúdo aqui do blog!


Você quer
Aumentar suas Vendas através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente um Diagnóstico de Marketing Digital + Consultoria da Orgânica personalizada para o seu negócio!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?




Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!