10 plataformas de Marketing Digital para você conhecer!


Guilherme de Bortoli

Por   

 15/09/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

A automação de tarefas ou a geração de métricas para análise do comportamento de leads e otimização do planejamento são só algumas das características básicas de uma boa plataforma de Marketing Digital!

E como ainda não existe uma única plataforma com solução para todas as necessidades de um negócio, vou apresentar aqui as 10 principais, que podem elevar seus resultados com Marketing Digital para além dos que você tem alcançado até agora. Me acompanhe!

Cronograma de Marketing Digital

O que é uma plataforma de Marketing Digital?

Imagina ter que monitorar de forma manual cada ação do seu lead em uma estratégia de Marketing Digital, na tentativa de identificar:

  • Qual link no seu site, blog ou e-mail marketing converte mais;
  • Qual o melhor dia e a melhor hora para enviar um conteúdo;
  • Em que parte dele o lead ganha ou perde interesse, etc.

Imaginou? Pois é, dá um trabalhão!

Monitorar dados como esses é praticamente impossível dependendo do tamanho do seu negócio (ou do tamanho que você gostaria que seu negócio alcançasse).

É aí que entram as plataformas de Marketing Digital, oferecendo sistemas inteligentes e automatizados para identificar, classificar e agir imediatamente diante das informações coletadas durante a estratégia — sem desperdiçar inteligência humana!

Além disso, essas plataformas servem para poupar um tempo precioso que sua equipe de Marketing Digital estaria perdendo em longas tarefas repetitivas, resumindo a poucos (ou talvez nenhum) clique.

Agora você deve estar se perguntando:

Qual a melhor plataforma de Marketing Digital?

A verdade é que não existe "a melhor" plataforma de Marketing Digital, o que existe é a melhor plataforma de Marketing Digital para uma necessidade específica dentro do planejamento da sua empresa.

Antes de escolher a plataforma certa, é importante esclarecer os objetivos que você quer alcançar:

  • Publicar nas redes sociais?
  • Rodar anúncios no Google?
  • Criar e monitorar um blog?
  • Enviar e-mail marketing?
  • Gerar leads?

Sabendo do que você precisa, é hora de conhecer as opções capazes de atender essas necessidades — e gerar os melhores resultados!

Como eu mesmo tenho mais de 20 anos de experiência com projetos de marketing e vendas, e a Orgânica se trata de uma agência de Marketing Digital que ultrapassou 15 anos de existência, uma coisa é certa: nós já testamos muitas plataformas na prática (muitas mesmo!).

Como mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital

Dentre elas, posso dizer que há algumas melhores do que outras e que, não por acaso, se mantêm como as mais usadas no mercado:

As 10 plataformas de Marketing Digital mais usadas

1. RD Station

Com o objetivo de ser uma exceção dentre as plataformas de Marketing Digital — capaz de gerir os principais recursos para planejar e executar uma estratégia perfeita —, o RD Station nasceu no Brasil e se tornou líder de mercado na América Latina.

O RD Station faz toda a automação de Marketing Digital, fornece dados sobre a presença dos negócios na Internet e resolve definitivamente a integração das ações de marketing e vendas, como:

  • Publicação e interação nas redes sociais;
  • Promoção de anúncios no Facebook;
  • Otimização de páginas para mecanismos de busca (SEO);
  • Criação de landing pages, formulários, pop-ups…;
  • Geração de leads e segmentação deles;
  • Lead scoring e lead tracking;
  • Automação de e-mail marketing;
  • Análise de performance dos canais de Marketing Digital e muito mais!

2. HubSpot

É por automatizar, gerenciar e integrar diferentes tarefas no planejamento e na prática de uma estratégia de Inbound Marketing que a HubSpot permanece até hoje como uma das principais plataformas de Marketing Digital do mundo.

Para saber tudo que essa plataforma pode fazer, dê uma olhada nesse conteúdo:

Dica: HubSpot e Inbound Marketing: saiba como usar a ferramenta

3. Hotmart

Destaque na divulgação de produtos digitais (também conhecidos por infoprodutos), a Hotmart é uma plataforma de Marketing Digital cheia de soluções que revolucionaram a distribuição (e o consumo) da educação a distância, pela Internet.

Se você quer vender ou comprar e-books, videoaulas e cursos, por exemplo, pode ter certeza de que passará por boas experiências dentro dessa plataforma, que possui sistema de pagamentos exclusivo, páginas de vendas facilmente customizáveis e aplicativo próprio para gerenciar as informações do seu negócio, dentre diversos outros recursos!

4. Semrush

Se o objetivo for gerenciar a presença digital da sua marca com o Marketing de Conteúdo, a Semrush é a plataforma que otimiza sua visibilidade através de diferentes canais online — auxiliando desde a produção de conteúdo, assim como na distribuição e análise!

Gráfico Semrush

Também já aproveito para te indicar o conteúdo abaixo, em que falo um pouco mais sobre a Semrush:

Dica: 9 ferramentas essenciais para criação de conteúdo

5. Google Ads

Quando seu cliente ideal busca no Google por palavras-chave que você pré-define, o Google Ads é a plataforma que entrega os links patrocinados (anúncios) no topo da lista de resultados, possibilitando a entrega aos perfis mais interessados.

Aqui na Orgânica, nós já mostramos como funciona o Google Ads, não deixe de conferir!

6. Facebook Ads

Agora, se o seu objetivo for veicular anúncios no Facebook e Instagram, o Facebook Ads é a plataforma de Marketing Digital que permite esse tipo de estratégia, segmentando por público-alvo através de uma gama quase infinita de filtros — para não errar o alvo!

Você também pode acessar um outro conteúdo nosso para entender se a melhor opção para sua empresa é usar o Google Ads ou Facebook Ads!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

7. Google Analytics

Google Analytics é a plataforma tudo-em-um da Google que tem como função medir os dados de sites e blogs do início ao fim:

  • Quais as páginas mais visitadas?
  • De onde vem o tráfego?
  • Quanto tempo um visitante fica no site?
  • Quais palavras-chave trazem mais leads qualificados?

Para usar o Google Analytics, é preciso saber o que são leads qualificados e a metodologia do funil de vendas — e você pode aprender sobre ambos nesse conteúdo:

Dica: O que é funil de vendas e como pode impactar no sucesso do seu negócio?

8. Google Tag Manager

Google Tag Manager é a plataforma de Marketing Digital inovadora da Google feita para que você insira scripts em sites (rotinas automatizadas) sem precisar de um desenvolvedor.

Com o Google Tag Manager, fica mais rápido e fácil instalar o Pixel do Facebook Ads (o rastreador da plataforma) e conectar o Google Analytics para potencializar as informações sobre o comportamento dos visitantes — além de mais pontos de análise oferecidos por outras plataformas instaláveis dessa mesma maneira!

9. Google Trends

O principal recurso do Google Trends é monitorar e medir o volume de buscas por palavras-chave que você tem interesse de usar na sua estratégia de Marketing Digital.

Além da popularidade dos termos pesquisados em diferentes janelas de tempo, dá para filtrar as pesquisas por países, estados, cidades e plataformas distintas (como Google ou YouTube).

10. WordPress

WordPress é a plataforma mais popular para construção de sites, blogs e lojas virtuais (e-commerces) porque possui interface amigável, intuitiva, extremamente personalizável e segura.

É importante não confundir Wordpress.org com o Wordpress.com: o primeiro é a principal escolha de empresas e desenvolvedores com ambição de criar um portal profissional, já o segundo é um espaço de testes para blogs amadores.

Fortaleça sua estratégia de Marketing Digital com a Orgânica!

Na Orgânica, nós usamos várias dessas plataformas em conjunto no nosso dia a dia porque atendemos às diferentes necessidades dos nossos clientes — e é exatamente isso o que você precisa fazer para atender as exigências da sua empresa!

O que não pode faltar é um plano de Marketing Digital, então comece por ele antes de escolher a plataforma ideal para os seus objetivos:

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa 

Não deixe de conferir também a Biblioteca gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção da Orgânica e depois volte aqui para escolher a melhor plataforma de Marketing Digital para o seu negócio. Boas vendas!


Você quer Aumentar suas Vendas através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente um Diagnóstico de Marketing Digital + Consultoria da Orgânica personalizada para o seu negócio!

Ganhe agora Diagnóstico + Consultoria

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?




Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!