A importância das fotos no Marketing Digital!


Guilherme de Bortoli

Por   

 26/12/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Já que a visão é um dos sentidos que mais influencia o comportamento humano, é de se imaginar que a máxima "uma imagem vale mais do que mil palavras" não está longe da verdade:

  • O cérebro compreende as imagens 60 mil vezes mais rápido do que apenas textos!

É por isso que, no Marketing Digital, o conteúdo visual tem um apelo enorme e precisa receber toda atenção necessária para influenciar o público do jeito certo, levando em consideração:

  • A qualidade da imagem;
  • A estética da composição;
  • A conexão com o público;
  • E a humanização da mensagem a ser entregue!

Aqui eu vou te mostrar como as fotos são importantes no Marketing Digital e como você pode melhorar suas imagens com dicas fáceis de seguir!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa?

Quais tipos de fotos de Marketing Digital funcionam melhor?

É importante ter em mente que cada ação no Marketing Digital precisa de um objetivo claro e mensurável. Isso significa que cada tipo de imagem vai servir melhor para alcançar diferentes tipos de resultados.

  • Imagens de gráficos e tabelas funcionarão melhor para apresentar estatísticas e convencer o público através de dados e racionalização;
  • Já fotos de pessoas ou animais servirão melhor para acertar o emocional da audiência e humanizar a mensagem, influenciando o espectador a se colocar no lugar de quem ele vê na foto.

O que você precisa entender desses exemplos é que, antes de escolher as fotos para usar nas ações de Marketing Digital, você precisa conhecer muito bem seu público a nível generalizado (seu público-alvo) e melhor ainda a nível qualificado (as personas dentro do público-alvo).

Lembre-se: você está lidando com gente de verdade!

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

Sabendo quem você quer influenciar — e quais sentimentos ou ações quer gerar nessas pessoas —, você poderá utilizar fotos que humanizem sua mensagem e:

  • Gerem desejo;
  • Causem identificação;
  • E que prendam a atenção.

Na dúvida, a aplicação de testes A/B serve não só para descobrir qual a melhor foto para usar no Marketing Digital, como também aponta qual imagem é capaz de extrair os melhores resultados.

Isso pode realmente ser verdade? Eu digo que sim. Os testes A/B são exatamente o que o nome indica: exibir uma imagem A para uma porcentagem do público e uma imagem B para outra porcentagem.

A imagem com melhor taxa de retenção ou conversão é aplicada na versão final, passando a ser exibida para 100% das pessoas que interagirem com seu conteúdo! Incrível, né?

Como fazer fotos para Marketing Digital?

Busque referências, mas seja original

Na hora de escolher suas fotos para Marketing Digital, ficar de olho nas tendências do mercado é super positivo para entender como sua concorrência funciona!

Buscar referências também ajuda no processo de criar imagens originais, de dar forma à estética da sua mensagem e, principalmente, para saber o que não funcionaria na implementação da sua estratégia de Marketing Digital.

Mas as referências não são tudo: a originalidade sempre paga melhor pelos seus investimentos.

O segredo é manter um equilíbrio entre:

  • A demanda, seguindo os princípios das tendências, do Design e do Neuromarketing para aplicar elementos que geram resultados;
  • E sua autenticidade, para transmitir a ideia de forma visual e fácil de interpretar.

Organize a composição da fotografia

Já que o cérebro humano processa imagens em altíssima velocidade, dê todo espaço visual apenas para a ideia, objeto ou ação que você quer comunicar — exclua da foto todo elemento indesejado!

Essa é sua chance de impressionar seu público e tatuar um conceito na mente dele!

Quanto mais claro o conceito, e quanto mais clara a composição, maiores serão as suas chances de causar uma impressão duradoura — e que converta!

Por mais que seu elemento principal precise ser o centro das atenções nas fotos para Marketing Digital, quase sempre ele fará mais sentido se estiver dentro de uma composição que destaque ainda mais os benefícios dele.

Digamos que você queira anunciar um e-book para Marketing de Conteúdo que você vai rodar no seu blog:

  • Em vez de só adicionar fotos da capa do livro, fotografe uma pessoa lendo o e-book em um cenário aconchegante;
  • Enquanto o elemento principal é o e-book, a composição aconchegante ao redor dele criará um contexto;
  • Já a pessoa que está lendo a obra trará humanização à sua mensagem — que é "Leia meu livro" — permitindo que seu público se visualize lendo sua obra.

Essa composição orgânica aumentará as chances de alguém baixar seu livro, se comparada a uma simples foto da capa.

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para a sua empresa

Câmeras profissionais são necessárias?

Desde que você tenha uma boa luz (especialmente a iluminação natural) dá para criar fotos de qualidade só com a câmera do celular — até porque elas estão cada vez mais modernas, com vários modos de captura diferentes!

Só que a grande vantagem das câmeras profissionais é o controle que você terá sobre os recursos usados para compor a foto ideal para o seu Marketing Digital:

  • Você poderá trocar as lentes, para capturar elementos em diferentes distâncias e com menos distorções;
  • Você dependerá menos da luz natural para gerar fotos de qualidade com baixa luminosidade, que exijam uma atmosfera mais escura;
  • E terá imagens com aquele desfoque bonito atrás do elemento principal na foto — e com uma nitidez — muito mais fiel a como o olho humano enxerga a realidade.

Fotografia é luz

Falando em iluminação e realidade, lembre-se de que fotografia significa "desenhar com a luz" — literalmente!

Por esse motivo, a iluminação pode mudar totalmente o resultado final porque vai influenciar não apenas a nitidez da foto, mas também o comportamento das sombras — e as sombras são elementos importantes na composição das imagens.

Leve em consideração:

  • Vai precisar de flash?
  • Luz direta ou indireta?
  • Luz artificial ou natural?
  • Em ambiente fechado ou aberto?

Fotos com iluminação suave (portanto, com sombras suaves) normalmente geram os melhores resultados, então:

  • Evite tirar fotos debaixo de luz direta sem nenhum tipo de rebatedor (refletor) para amenizar a dureza das sombras escuras;
  • Evite luz direta refletindo agressivamente no elemento principal (brilhando no suor, por exemplo);
  • Use um iluminador de LED com softbox (um filtro para tornar a luz mais difusa, imitando luz natural) para iluminar o ambiente interno;
  • E use um ring light (iluminador de LED com lâmpadas em círculo) para iluminar seu elemento e diminuir o contraste das sombras de todos os ângulos.

Dica: Afinal, o que é conteúdo de valor e como criar?

O papel da edição

É importante que você tente alcançar o melhor resultado possível só com a câmera e a iluminação correta — mas a criação de fotos para Marketing Digital não para por aí!

Com sua foto pronta, você entrará na fase de edição para acertar a exibição das cores, melhorar o enquadramento e corrigir pequenas imperfeições.

Muita gente se empolga nessa fase de pós-produção e acaba deixando a foto com um aspecto muito artificial — por isso, te dei a dica de tentar chegar o mais perto possível do seu resultado final no local, usando só sua câmera e a luz.

Deixe a edição para dar os toques finais — não para dobrar os princípios da realidade!

Fotos de Marketing Digital são apenas uma parte da sua estratégia!

As fotos são tão importantes para entregar mensagens e gerar conexões que elas estão presentes em praticamente todos os tipos de mídias e conteúdos no Marketing Digital!

Antes mesmo de pegar a câmera e sair fotografando, trace os seus objetivos com assertividade e conheça melhor não só seu público-alvo, mas também os canais de Marketing Digital em que veiculará suas imagens.

Depois é só planejar as próximas etapas da sua estratégia usando este e-book — ou entrando em contato com a gente para que uma agência de Marketing Digital especializada faça isso por você — e descer o dedo nos cliques!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.