Curso de Marketing Digital gratuito: entenda as vantagens


Rodolfo Benetti

Por   

 06/08/2023 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

A Internet surgiu e, com ela, infinitas possibilidades. Novas ferramentas, canais e estratégias deram às empresas não só a chance de interagir com seu público-alvo, mas de alcançá-lo globalmente. O tradicional foi para o digital, e tudo que se conhecia sobre marketing começou a se tornar algo ainda mais poderoso!

Em meio a tantas novidades, é claro que não demoraria para aparecerem também as primeiras dificuldades — tão poderosas quanto. Sentir-se confuso e desatualizado passou a ser algo bastante comum, pois tudo se transforma de maneira extremamente rápida!

Acontece que o Marketing Digital já deixou de ser novidade e, hoje, a falta de conhecimento sobre ele é considerada uma nova forma de analfabetismo. A boa notícia é que, se você está só começando, fazer um curso de Marketing Digital gratuito pode ajudar muito a dar os seus primeiros passos! Vamos juntos?

Principais vantagens de fazer um curso de Marketing Digital

Conhecimento é poder

Como o Marketing Digital está em constante evolução, o que mais se vê por aí são pessoas perdidas com a quantidade de informações. Ao mesmo tempo, há vários “gurus do marketing”, metodologias e fórmulas prontas para copiar, que podem funcionar até certo ponto, mas os resultados nunca aparecem.

Aí a faculdade de marketing surge como uma solução, afinal, não existe prática sem teoria. Só é necessário saber que você não sai de uma faculdade pronto para solucionar as necessidades da vida real. Muitas pessoas acabam supervalorizando e depois se deparam com um verdadeiro abismo entre a teoria e a prática, como se ela formasse mais teóricos do que profissionais!

Por outro lado, a maioria dos cursos de Marketing Digital é de professores com experiência, que alinham a teoria à realidade do dia a dia, ensinando a colocar em prática de forma mais rápida e dinâmica.

Uma outra vantagem é que os cursos de Marketing Digital ajudam a alinhar os fundamentos básicos de marketing, geralmente esquecidos, impedindo que as empresas tenham resultados por acharem que são de responsabilidade exclusiva do Marketing Digital.

Mas é no planejamento de marketing estratégico que muitas questões essenciais são respondidas para que as ações de Marketing Digital sejam bem feitas!

Pirâmide do Crescimento

Dica: 8 Ps do Marketing Digital: o que são e para que servem?

O digital nos aproxima, mas sem estratégia, nos afasta

Muito se fala em ferramentas, canais, melhores estratégias... e normalmente se esquece do principal: o seu público-alvo. Conhecê-lo é crucial em qualquer estratégia de marketing, especialmente no digital, em que tudo parece mais simples: publicar um conteúdo aqui, mandar um e-mail lá…

A verdade é que marketing nada mais é do que se relacionar com pessoas, e muitas empresas utilizam as ferramentas sem estratégia alguma, desvirtuando a atenção do público. Enquanto a quantidade de conteúdos e anúncios na Internet só cresce, eles são ignorados na mesma proporção!

Reconhecimento de marca

Agora, quando você faz um curso de Marketing Digital com os melhores profissionais do mercado, uma das vantagens também é conseguir pôr em prática algumas técnicas que provavelmente os concorrentes não estão aplicando. Assim, você não precisa disputar pela atenção do seu público-alvo nesse ambiente cada vez mais competitivo!

Dica: Marketing Digital para iniciantes: saiba tudo sobre!

A prática leva aos resultados

Os erros são inevitáveis, então lembre-se de que você é responsável pelos próprios resultados.

Nada adianta comprar vários cursos sem fazê-los ou tirá-los do papel, então defina pelo menos o seu público-alvo e coloque em prática para conhecer mais de perto cada ferramenta, canal e estratégia.

Muitas pessoas que investem no Marketing Digital não têm resultados justamente por esse motivo: não aplicam nada e se sentem inseguras frente às novidades, que nunca param de surgir. Um círculo vicioso em que permanecem buscando se atualizar e, é claro, não saem do lugar!

É preciso estudar, criar hipóteses e testá-las para entender o que funciona em cada caso, através dos erros e acertos, até atingir os melhores resultados. Nesse sentido, a principal vantagem de fazer um curso de Marketing Digital é aprender com o erro de outros profissionais. Você toma um atalho de anos, evitando problemas comuns, e não perde tempo (nem dinheiro) com estratégias que não dão certo.

Curso de Marketing Digital gratuito: por que fazer?

Todo negócio passa por momentos em que não há dinheiro suficiente para montar um time interno de marketing, contratar fornecedores ou mesmo comprar cursos de Marketing Digital pagos. Mas isso não significa que você precise deixar a sua empresa sem divulgação!

Já que a ideia aqui é colocar em prática, com um pouco de criatividade e de tempo, é possível dar os primeiros passos no Marketing Digital — e uma boa maneira de começar é fazer o melhor com o que você tem em mãos:

Pegar o próprio celular para criar conteúdo e divulgá-lo nas redes sociais ou YouTube, por exemplo, pode ser uma ótima forma de apresentar a sua empresa e gerar engajamento com clientes em potencial.

Para isso, crie perfis nas principais plataformas, como o Instagram, e comece a interagir com as pessoas que demonstram algum tipo de interesse pelo seu produto ou serviço — responda comentários e mensagens diretas, e também use hashtags para aumentar o alcance das suas publicações!

Além disso, o que pode te ajudar a dar os primeiros passos é aprender através dos cursos de Marketing Digital gratuitos.

Foque em uma linha de estudo inicial até encontrar o setor que você se sente mais à vontade. Somente assim poderá aprofundar seus conhecimentos e, pouco a pouco, ir testando o que aprender.

Depois de iniciar, você verá que tudo se ramifica em várias atividades que se complementam. Cada vez errará menos e tudo vai ficar mais fácil, mais óbvio!

Existem diversas opções de cursos gratuitos de ótima qualidade, ministrados por profissionais experientes, que podem ajudar você  — e sua equipe — a adquirir conhecimentos fundamentais para alcançar os objetivos do seu negócio. E é claro que eu não vou deixar de te indicar o nosso:

Conheça o curso de Marketing Digital gratuito da Orgânica!

Se você já se pegou com aquela sensação de não saber por onde começar quando o assunto é Marketing Digital ou, então, já se sentiu perdido com a quantidade de informações disponíveis e não saiu do lugar, o nosso curso é para você!

No curso de Marketing Digital gratuito da Orgânicaagência de Marketing Digital com mais de 15 anos de mercado —, você aprenderá em apenas 12 aulas:

1. Funil de Marketing e Vendas: Transformando Leads em Oportunidades

Já ouviu falar em Funil de Marketing e Vendas? Ele é super importante para transformar um lead — aquele potencial cliente que demonstrou interesse na sua empresa, produto ou serviço — em uma oportunidade de negócio.

No curso de Marketing Digital da Orgânica, você aprenderá tudo sobre esse processo, desde a atração até a conversão em cliente. E o melhor: de uma forma didática e descontraída!

Funil de Marketing e Vendas

2. Visão Geral do Marketing Digital para iniciantes

No Marketing Digital, as possibilidades são infinitas: você pode criar ações segmentadas, personalizadas e automatizadas, mensurar os resultados dessas ações e otimizar suas estratégias segundo as métricas e indicadores.

Com tudo isso, você se torna capaz de alcançar seu público-alvo de forma mais efetiva, com um custo muito menor do que nas mídias tradicionais, por exemplo. Dá só uma olhada em uma das nossas aulas:


Visão Geral do Marketing Digital

3. Como deve ser meu site? 

Seu site é como se fosse sua “casa online” e, assim como você quer que sua casa seja convidativa e aconchegante, seu site também deve ser fácil de usar e agradável para os visitantes!

No nosso curso, você aprenderá a torná-lo atrativo e responsivo para gerar mais tráfego e manter os visitantes nele por mais tempo. Parece ótimo, não é?

4. Preciso de um blog? 

Uma dúvida comum que surge dentro de muitas empresas é se elas realmente devem ter um blog.

A verdade é que ele é o melhor amigo do Marketing Digital, porque ajuda na atração de tráfego, no aumento da visibilidade do negócio e na criação de um relacionamento duradouro com seu público-alvo.

Então, se você ainda não tem um blog repleto de conteúdo de valor, aprenderá por que começar o quanto antes!

5. Mensurando resultados com o Google Analytics 

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa, que permite ver como as pessoas interagem com seu site, blog, e-commerce…

Com ele, você pode monitorar dados como o número de visitas, as páginas mais acessadas, o tempo que as pessoas passam em cada página e muito mais!

E, no curso de Marketing Digital da Orgânica, você entenderá melhor por que ele é a chave para compreender seus visitantes e alcançar resultados incríveis!

6. Tráfego Orgânico X Tráfego Pago

Um dos assuntos que mais gera dúvidas para quem está implementando estratégias de Marketing Digital é a geração de tráfego. Afinal, qual a diferença entre os dois? Qual é melhor?

Ambos têm suas vantagens, por isso, você descobrirá no nosso curso de Marketing Digital as características de cada um e qual escolher de acordo com seus objetivos e recursos!

Composição do Tráfego no Tempo

7. Marketing de Conteúdo 

Entre as principais formas de gerar tráfego orgânico, está o Marketing de Conteúdo: uma estratégia inteligente e eficaz, que ajuda a cativar seu público e construir um relacionamento mais forte com ele.

Então, se você quer se destacar da concorrência e impulsionar seu negócio, entenda melhor o que é e como fazer Marketing de Conteúdo no nosso curso!

8. Trabalhando com o Facebook 

Quem pensa que o Facebook morreu está enganado! Pelo contrário: ele continua sendo uma das redes sociais mais populares no Brasil.

Para fortalecer sua marca, você não pode deixar de incluir o Facebook na sua estratégia de Marketing Digital e, no curso, aprenderá por que ele ainda é um ótimo lugar não só para fazer amigos, como para conquistar clientes!

9. Como utilizar o Google Ads?

O Google Ads é uma das ferramentas de publicidade mais poderosas e populares do mundo.

Ele permite que você crie anúncios altamente segmentados e os exiba para pessoas que estão procurando por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Legal demais, né?

Se você deseja ter uma presença forte na busca do Google e aumentar suas vendas, aprenda com a gente a incluir o Google Ads na sua estratégia de Marketing Digital!

10. Enviar E-mail Marketing funciona?

O e-mail é um dos canais mais antigos da Internet e, sem dúvidas, ainda é uma das ferramentas de Marketing Digital mais eficazes!

Afinal, ele é personalizável, automatizável e mensurável — e constrói uma conexão ainda mais forte com os consumidores e clientes a partir do contato direto, conteúdo exclusivo e promoções.

Então não deixe, de forma alguma, de aprender sobre essa poderosa ferramenta e incluir na sua estratégia de Marketing Digital!

11. Como juntar todas as peças com o Inbound Marketing? 

O Inbound Marketing é a cola que une todas as técnicas e ferramentas de Marketing Digital. 

Ele fornece uma estrutura estratégica para integrar todas as suas iniciativas, incluindo Marketing de Conteúdo, SEO, redes sociais, E-mail Marketing

Por isso, vamos te ensinar como unir tudo isso com uma estratégia de Inbound Marketing para garantir que sua marca esteja presente em todos os pontos de contato com os consumidores e clientes, aumentando suas chances de conversão e fidelização!

O Manual definitivo do Inbound Marketing

12. Por que minha empresa não vende?

A falta de uma verdadeira estratégia de Marketing Digital pode ser o principal motivo pelo qual sua empresa não vende como poderia.

A boa notícia é que o curso de Marketing Digital da Orgânica te dará um panorama para considerar novas estratégias para chegar até seus clientes e, finalmente, aumentar as vendas. Com a abordagem correta, é possível crescer de forma saudável e sustentável!

Além das aulas gratuitas, nosso curso ainda possui testes durante ele para liberar o acesso aos materiais complementares!

Mais de 25.000 alunos já fizeram e garantiram sua qualidade. Confira o depoimento de um dos alunos:

“O curso é básico, mas me abriu uma enorme gama de informações para eu poder aprimorar e aprofundar no assunto. Com o que aprendi nesse curso, já consegui melhorar o meu site e a quantidade de acessos. Também consegui ajudar outras pessoas com seus sites. Informações valiosas demais. Obrigado, pessoal da Orgânica! O blog de vocês também é muito completo.”

Quer aproveitar tudo isso? Inscreva-se no nosso curso de Marketing Digital gratuito agora mesmo!

Tenho certeza de que você não se arrependerá de dar esse passo importante rumo a melhores resultados para sua empresa — e, se surgir qualquer dúvida, continue contando com a gente! 😉

Curso de Marketing Digital gratuito da Orgânica


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.