Faculdade de Marketing Digital: um guia completo


Guilherme de Bortoli

Por   

 18/09/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Ainda que a sua ideia, produto ou serviço seja original e realmente útil, tem tanta empresa competindo pela atenção do público que o seu diferencial pode nem chegar a ter relevância — mesmo para as pessoas que mais precisam dele.

Mas o Marketing Digital reúne uma série de teorias e práticas que abusam das tecnologias modernas para não só levar o seu diferencial aos clientes em potencial, como também para criar sistemas automatizados com os quais você não precisa correr atrás deles.

Eles correm atrás de você!

E dá para aprender essa metodologia de vendas em casa, absolutamente sozinho, mas existem benefícios únicos que só os cursos de graduação podem oferecer.

Para que você decida se vai ou não fazer uma faculdade de Marketing Digital, preparei esse conteúdo completo com:

  • Os prós;
  • Os contras;
  • E uma lista com as melhores faculdades de Marketing Digital do Brasil!

Se você quer mudar o rumo do seu negócio (ou da sua vida), você está no lugar certo para começar!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Por que fazer (ou não) uma faculdade de Marketing Digital?

Diferente de uma profissão na área da Engenheira Civil, em que a barreira de entrada exige uma formação e um longo período de estágio para diminuir ao máximo as chances do profissional errar — o que pode ser fatal para a vida de outras pessoas —, um diploma ou experiência prévia não são exigidos quando alguém decide trabalhar com Marketing Digital.

Por não ser regulamentada, muita gente vai ao mercado sem o conhecimento teórico nem prático da profissão de Marketing Digital e, nessa receita para o desastre, acaba usando do dinheiro dos clientes para descobrir o que funciona em um processo de experimentação assaltado por erros e desperdícios de recursos.

Toda essa dor de cabeça pode ser evitada quando a gente leva em consideração que uma faculdade de Marketing Digital reúne os ensinamentos acumulados dessa profissão ao longo dos tempos: aquilo que se provou relevante independentemente das evoluções tecnológicas.

Fazer uma faculdade de Marketing Digital, então, funciona como um atalho para que o amador não precise errar tanto nas tentativas de aprender:

  • Como usar as ferramentas que levam às maiores vendas;
  • Como cultivar as boas práticas que multiplicam as chances de sucesso;
  • E como resolver os desafios antes de eles se tornarem uma falha capaz de afundar negócios ou destruir reputações.

As bases teóricas são os ingredientes que tornam um marketeiro capaz de pensar estrategicamente diante dos problemas (e também das oportunidades) que são comuns no dia a dia dos especialistas.

É daí que os profissionais assertivos, resolutivos e criativos nascem, mas sem a tortura de quebrar a cabeça tentando reinventar a roda!

Tudo que um aluno precisa fazer é seguir a grade de ensinamentos já mapeada pelos marketeiros que transformaram as técnicas de vendas em ciência nas últimas décadas, e que pode ser aprendida como qualquer outra disciplina.

Dica: Livros de Marketing Digital: 10 recomendações imperdíveis!

Vantagens

Minha introdução deixa óbvio o que considero a maior vantagem de fazer uma faculdade de Marketing Digital: o caminho para o entendimento já está traçado, dando a você um espaço mental para decidir o tipo de profissional que você quer se tornar nessa jornada.

Só que outra vantagem valiosa ao seguir o caminho acadêmico são as oportunidades que surgem apenas quando você está em contato com professores e outros alunos em um ambiente de aprendizagem!

Estudar sozinho com os livros e vídeos na Internet diminui as possibilidades de fazer networking: de ser indicado por professores e colegas para oportunidades cada vez melhores de profissionalização e de conexão com os grandes nomes da área.

Ter seus pontos fortes vistos pelos seus mentores e pares ajuda a construir uma boa reputação mais cedo do que sozinho, oferecendo o tipo de credibilidade que mais importa quando o assunto é tornar o Marketing Digital a sua profissão: o reconhecimento.

Além disso, aprender com professores e grupos de estudos desafia suas concepções tendenciosas sobre o conteúdo sendo estudado, impedindo ideias limitadas (ou completamente erradas) de se enraizarem no seu comportamento profissional.

Por último — e por mais que elas não sejam exigidas —, as certificações ou as especializações aprovadas por instituições respeitadas têm um peso enorme quando se trata de impressionar clientes maiores, obter salários mais altos, e trabalhos mais prazerosos dentro de projetos realmente impactantes!

Eu mesmo só entrei na faculdade depois de 6 anos trabalhando com tecnologia, Marketing e vendas, e foi uma das melhores coisas que fiz porque tive a oportunidade de entender por que eu agia como agia em diferentes situações da minha profissão.

Durante os meus anos de prática sem teoria, eu tinha o martelo e sabia pregar os pregos — mas eu não sabia por que eu pregava de um jeito ou de outro, em um local X ou Y, e não sabia o que fazer quando o martelo não servia para encaixar os pregos no metal, por exemplo.

Aprender as bases teóricas na faculdade me deram ferramentas novas (furadeiras, serras e lixadeiras) e novas técnicas para usá-las em diferentes materiais, ambientes, ou até para improvisar melhor em situações inéditas da minha jornada como um profissional de Marketing de sucesso!

Depois de me tornar professor por causa do networking acadêmico e de ter tido a chance de trabalhar com grandes empresas pela indicação dos colegas, hoje sou o CEO de uma das maiores agência de Inbound Marketing do Brasil!

E é para que você possa tomar as mesmas decisões informadas que eu divido, aqui no blog da Orgânica, tudo que sei sobre alcançar sucesso na Internet através do Marketing Digital!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Desvantagens

Mesmo com benefícios tão únicos ao meio acadêmico, fazer uma faculdade não dá garantia de sucesso para ninguém!

Isso porque a dedicação usada para concluir um curso com uma grade pré-estabelecida é a mesma dedicação que você precisará praticar se decidir aprender por conta própria.

O ato de estudar consome tempo e atenção, e nem sempre mostra resultados de forma imediata.

O preço de uma faculdade de Marketing Digital também pode ser impeditivo — sem falar do tempo exigido durante e fora das aulas para a conclusão dos trabalhos; da locomoção física; e até dos limites geográficos que podem limitar seriamente seu acesso a uma instituição de ensino.

Opções mais acessíveis em termos financeiros existem: os cursos EAD (sigla para "educação a distância") podem ser completados pela Internet e costumam ser mais baratos do que os cursos presenciais.

Ainda assim, é comum que o mercado do Marketing Digital esteja sempre um passo à frente das grades curriculares das faculdades, porque as técnicas bem-sucedidas costumam nascer primeiro na aplicação comercial da metodologia no mundo real.

Mesmo com teorias que podem estar defasadas, do ponto de vista prático, elas continuam tendo importância na construção de um repertório intelectual que dá as ferramentas que o marketeiro precisa para entender e conduzir o consumidor!

É exatamente isso o que você aprende na faculdade de Marketing Digital:

  • Como entender;
  • Como direcionar;
  • E como fascinar pessoas de verdade!

Dica: Áreas do Marketing Digital: conheça 5 principais tendências!

O que se aprende na faculdade de Marketing Digital?

Marketing é a ciência de vender mais e melhor em um mercado saturado.

Marketing Digital é a extensão desse processo de vendas que se aproveita de ferramentas e técnicas focadas no ambiente digital para vender ideias, produtos e serviços, através da Internet.

Para vender mais e melhor, o que você aprende na faculdade é o relacionamento entre as bases psicológicas e culturais que levam as pessoas a agirem do jeito que elas agem.

Sabendo por que elas fazem o que fazem, você pode influenciar o comportamento delas modificando elementos da comunicação entre esses indivíduos e, principalmente, entre essas pessoas e as empresas com as quais elas se envolvem!

Nesse contexto, a grade curricular pode variar bastante de instituição para instituição, mas elas sempre envolvem habilidades técnicas e comportamentais que têm papel-chave no entendimento (e na influência) humana.

Alguns exemplos de habilidades técnicas envolvem:

  • Análise de dados;
  • Gestão de campanhas;
  • SEO (otimização de sites para serem encontrados nos primeiros resultados dos mecanismos de buscas, como o Google);
  • E muitas outras.

Já as habilidades comportamentais podem envolver:

  • Desenvolvimento criativo;
  • Diferentes práticas de comunicação;
  • E resolução de problemas.

Dica: Trabalho com Marketing Digital: 12 áreas e habilidades úteis

A importância dos cursos de extensão

As habilidades que apresentei acima são tão importantes que, mesmo se você decidir não fazer uma faculdade de Marketing Digital, de um jeito ou de outro, você terá de estudá-las através de cursos de extensão ou de especializações.

O Marketing como um todo é uma área multidisciplinar, aplicando conhecimentos das áreas como a da psicologia, do empreendedorismo, e até das artes.

Tal variedade te possibilita escolher quais temas você gostaria de se especializar!

Como alguns exemplos, dá para focar em:

  • Se tornar mais generalista, sabendo de tudo um pouco com o objetivo de se tornar um estrategista;
  • Se tornar um gestor, supervisionando os processos que levam ao resultado final;
  • Ou até em se tornar um copywriter, escrevendo diretamente com a equipe de redação.

A atenção também pode ir para a produção de materiais gráficos ou audiovisuais que pisam no território do design, marcando forte presença em todas as ciências que envolvem a interação humana:

  • Dos dados médicos da neurologia;
  • Às raízes culturais de diferentes povos;
  • Até às novidades da cultura popular envolvendo música, cinema e literatura.

Tudo que diz respeito ao funcionamento das pessoas é valioso na carreira de um profissional do Marketing Digital, e os cursos de extensão ou especialização podem oferecer ideias magníficas quando se trata de colocar todas essas teorias em ação!

Biblioteca gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção de Clientes da Orgânica

Tira-teima: respostas para as principais dúvidas

Quanto tempo dura a faculdade de Marketing Digital?

A duração pode variar dependendo da instituição de ensino, do formato do curso e, claro, da grade curricular. Uma formação de tecnólogo leva, em média, 2 anos. Já um bacharelado pode se estender por até 5 anos!

Quanto custa uma faculdade de Marketing Digital?

É possível estudar Marketing Digital nas melhores faculdades do Brasil de graça, através de bolsas em cursos privados ou ao ingressar em faculdades públicas!

Quando as bolsas de estudo não são uma opção, as mensalidades das faculdades privadas podem custar de R$ 300 a mais de mil reais, dependendo da localização e da fama da instituição.

Os cursos EAD costumam ser mais baratos, removendo a barreira do preço, da distância, e da disponibilidade de tempo no caminho do estudante.

Dica: Marketing Digital é furada? Saiba como evitar uma!

Qual o melhor modelo de ensino (presencial, híbrido ou EAD)?

Na minha opinião, o melhor modelo de ensino do Marketing Digital é o presencial, principalmente por causa das vantagens que listei no início desse guia.

Mesmo assim, o melhor modelo de ensino para você vai depender de fatores como:

  • Sua personalidade (se é mais introvertida ou extrovertida);
  • Sua rotina diária, caso tenha filhos ou precise se dedicar 100% ao trabalho em horário comercial;
  • Sua disponibilidade financeira, levando em consideração sua transportação e alimentação;
  • Suas limitações de mobilidade física, caso tenha;
  • Ou suas limitações geográficas (se ao menos há alguma faculdade presencial ou híbrida na sua região).

Qual a diferença entre a faculdade de Marketing e a faculdade de Marketing Digital?

Marketing é a metodologia que ensina a promover seus produtos, serviços ou ideias com o objetivo de alcançar e satisfazer as necessidades e desejos do público-alvo, além de atingir metascomerciais e objetivos organizacionais.

Abrange diversas áreas e atividades, incluindo pesquisa de mercado, segmentação de público-alvo, desenvolvimento de produtos, branding, publicidade, promoções, distribuição, relações públicas, análise de dados e muito mais. 

Já o Marketing Digital usa as mesmas ciências das vendas, mas com foco total na aplicação dessas teorias no cenário tecnológico da Internet!

Cronograma de Marketing Digital

Marketing, Marketing Digital ou Comunicação Social, qual escolher?

Tanto o curso de Administração com ênfase em Marketing, quanto os cursos de Comunicação Social — sendo eles os cursos de Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Relações Públicas; ou Rádio, TV e Internet — são formações que podem transformar você em um profissional do Marketing Digital.

A diferença está apenas no seu potencial de especialização:

  • Publicidade e Propaganda fazem parte do Marketing, tanto quanto as Relações Públicas e outras disciplinas mais artísticas (como a videografia ou o design).
  • O Marketing em si é menos específico, dando liberdade para você se tornar um mestre das vendas, mas sem mergulhar demais na tecnicidade da criação de mídias (através do design, por exemplo) ou nas teorias que as cercam (como na Publicidade e Propaganda).

Para trabalhar com Marketing Digital, precisa ter faculdade?

Você não precisa de faculdade para trabalhar com Marketing Digital, já que muitas empresas não exigem um diploma como critério de contratação!

Como o mercado é gigantesco (com mais de 35 mil agências no Brasil) e sem barreiras de entrada como em profissões tradicionais, ter certificados de uma instituição famosa, ou comprovações da sua especialização em habilidades técnicas e comportamentais, pode aumentar suas chances de conseguir trabalhos melhores.

Quanto mais prestigiada for a instituição pela qual você se formar, maior será sua credibilidade herdada dela!

Quais são as melhores faculdades de Marketing Digital do Brasil?

A melhor faculdade é aquela que oferece todas as ferramentas que você precisa para trabalhar com Marketing Digital e se conectar com os grandes nomes do mercado!

Considerando isso, listei a seguir as principais instituições públicas e privadas com reputação admirada pelo país inteiro.

Melhores faculdades de Marketing no ensino público

  • USP (Universidade de São Paulo);
  • UNB (Universidade de Brasília);
  • UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro);
  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais);
  • UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);
  • UFPR (Universidade Federal do Paraná);
  • UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Melhores faculdades de Marketing no ensino particular

  • FAAP (Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado);
  • ESPM SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing);
  • UNINASSAU;
  • MACKENZIE (Universidade Presbiteriana Mackenzie);
  • UNIVERITAS;
  • UniNorte (Centro Universitário do Norte);
  • PUC SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo);
  • ESPM RS (Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre);
  • UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense);
  • PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).

Pronto para estudar Marketing Digital?

Você não precisa se comprometer com a faculdade "certa" sem antes experimentar o poder do Marketing Digital na prática.

Comece já o curso gratuito de Marketing Digital da Orgânica para saber de uma vez se é esse o caminho que você deseja seguir pelos próximos anos!

Curso de Marketing Digital gratuito da Orgânica

Seja pelo curso aqui da Orgânica, por uma faculdade pública ou por uma instituição privada, seu interesse no Marketing Digital agora nos torna colegas de profissão — somos marketeiros!

É com um sorriso gigante que eu te recebo nessa arte de:

  • Convencer as pessoas;
  • Transformar negócios em impérios;
  • E lucrar de uma forma jamais vista na história!

Pronto ou não, dê o próximo passo no seu futuro brilhante agora — você só tem a ganhar! 🚀


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.