Como é trabalhar com Marketing Digital? Veja 8 dicas!


Guilherme de Bortoli

Por   

 04/08/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

A realidade é que houve uma mudança radical antes e depois da Internet! Pense comigo:

Antes, as empresas eram obrigadas a levarem seus produtos ou serviços aos clientes em potencial e insistirem para que eles comprassem o que elas tinham para vender.

Hoje, é mais comum os clientes em potencial buscarem os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas de forma orgânica e criarem um relacionamento fiel quando confiam nelas. Já tinha reparado nisso?

Essa revolução comportamental só aconteceu porque a necessidade de vender mais (especialmente para os mesmos clientes) trouxe à luz o Marketing Digital: uma das metodologias de vendas mais eficazes do mundo moderno!

Outra razão para o Marketing Digital ser tão popular é que ele impõe poucas barreiras de entrada para quem deseja trabalhar na área.

Com alguns meses consumindo conteúdos pela Internet, qualquer pessoa interessada pode abocanhar uma das oportunidades que só têm a crescer!

Nesse guia sobre como é trabalhar com Marketing Digital, você aprenderá:

Começando pelas áreas a seguir, você verá que há espaço para a sua criatividade ser recompensada no Marketing Digital — então leia minhas dicas até o final!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

1. Conheça as diferentes áreas do Marketing Digital

É justamente por ser uma metodologia de vendas que o Marketing Digital reúne diferentes áreas — cada uma com sua especialidade — para serem acionadas conforme as exigências e os objetivos de cada campanha.

Por sinal, "campanha" é como chamamos uma coleção de estratégias planejadas e executadas com vários objetivos, como, por exemplo, aumentar a visibilidade de uma marca.

E eu digo que campanha é uma “coleção de estratégias” porque toda área do Marketing Digital terá um coordenador especialista que, unido aos outros gerentes e ao diretor da campanha, tomará decisões sobre como usar o orçamento do projeto para extrair os melhores resultados.

Você conhecerá um pouco mais sobre essas áreas a seguir, mas saiba de antemão que é normal sentir mais afinidade com uma especialização do que com outra!

O Marketing Digital também se destaca pela variedade de posições que podem ser ocupadas por diferentes pessoas dentro de uma campanha, agência ou setor de Marketing de uma empresa.

Fazer com que cada uma dessas pessoas use suas habilidades mais fortes em prol de um objetivo em comum (que é o Sucesso do Cliente) é o trabalho de uma agência de Marketing Digital!

Agora, dê uma olhada na lista a seguir e considere: com qual área você se identifica mais?

Planejamento de Marketing Digital

É a área de planejamento de Marketing Digital que engloba profissionais cheios de ideias, que mais participam das etapas de análise, estratégia e execução das campanhas!

São eles que monitoram a competição e desenvolvem os planos de Marketing Digital em conjunto com os líderes das outras áreas envolvidas no projeto (que você conhecerá a seguir).

Também são os planejadores que participam da maioria das reuniões com os clientes, que esperam resultados do projeto!

E é nessa área que a verba será definida e o calendário de entregas será programado para fazer com que todas as outras áreas sincronizem os esforços.

Aproveite nosso livro digital e saiba mais sobre o assunto!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Marketing de Conteúdo

Tudo que envolve a criação dos conteúdos a serem utilizados no projeto passa pela área do Marketing de Conteúdo.

Nela estão os profissionais especializados em analisar quais serão os melhores tipos de conteúdos para gerar, por exemplo, o maior número de conversões!

A criação de tais conteúdos também é responsabilidade do Marketing de Conteúdo, que precisa se certificar de que a linguagem da marca comunique com a linguagem do público.

Aspiradores a criadores de conteúdos que se dão bem com prazos têm suas habilidades melhor exploradas nessa área, seja planejando, escrevendo, gravando, editando ou ilustrando!

Dica: Conteúdo de Marketing Digital: afinal, para que serve?

SEO

SEO é a área responsável pela otimização dos materiais criados pelo Marketing de Conteúdo para garantir que a empresa seja encontrada nos sites de pesquisa!

Já falei bastante sobre isso aqui no blog da Orgânica, mas repetir não faz mal a ninguém: SEO é a sigla para "Search Engine Optimization" ou Otimização para Mecanismos de Buscas quando traduzido do inglês.

Profissionais de SEO usam as técnicas mais atualizadas para fazer com que uma marca seja encontrada no Google, Bing, e outros buscadores populares por onde potenciais clientes pesquisam soluções que a empresa pode oferecer.

Pessoas analíticas e empáticas, capazes de prever as dúvidas e as necessidades de outras pessoas, dão ótimas especialistas em SEO!

Redes Sociais

É a curiosidade por entender como as pessoas se comportam nas plataformas digitais que movem a área das redes sociais no Marketing Digital!

Essa área fica responsável por publicar os conteúdos nos perfis da marca nas plataformas de redes sociais, interagir com o público para humanizar e aprofundar o relacionamento, e observar o comportamento dos seguidores de perto.

Aliás, pessoas antenadas na cultura popular ganham destaque quando precisam performar bem por uma marca nas redes sociais!

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Anúncios (Publicidade Online)

A área de anúncios é para aqueles especialistas em fisgar a atenção de outras pessoas e enxugar o máximo de resultado pelos menores esforços!

Isso porque é com os anúncios pagos (também chamados de Publicidade Online e "Ads") que uma campanha vai além do alcance orgânico e faz a empresa ser encontrada por ainda mais clientes ideais.

Gente concisa e que gosta de comparar os resultados de uma coisa com a outra, costuma se tornar boa especialista em anúncios de Marketing Digital!

E-mail Marketing

A área do E-mail Marketing é perfeita para criar um tipo de comunicação extremamente valiosa e íntima com o público através de mensagens altamente convincentes.

É uma equipe nessa área que provavelmente gerará uma das maiores taxas de conversão por entender como entrar no universo pessoal do cliente sem parecer invasivo!

Gente capaz de escolher as palavras certas para gerar relacionamentos mais próximos e educar pessoas em poucos minutos é o tipo certo para convencer clientes em potencial na área do E-mail Marketing.

Dica: Copy para Marketing Digital: o que é copywriting + exemplos!

Inbound Marketing

A gente pode falar do Inbound Marketing como uma área do Marketing Digital que reúne e aplica todas as áreas apresentadas anteriormente.

Isso porque tudo que diz respeito a ser encontrado pelo cliente ideal e criar um relacionamento de confiança com ele é englobado pelo trabalho do Inbound Marketing!

Inclusive, são etapas fundamentais dessa área:

  • Planejamento e veiculação do Marketing de Conteúdo;
  • Aplicação de SEO;
  • Uso das redes sociais e de anúncios, por exemplo;
  • Execução do E-mail Marketing, etc.

O maior benefício do Inbound Marketing vai muito além de ter diferentes especialistas sob o mesmo teto: ele extrai o máximo potencial dos integrantes de cada área do Marketing Digital e garante uma execução extremamente efetiva (e sincrônica) para qualquer projeto!

O Manual definitivo do Inbound Marketing

Análise de Dados

Por último, a análise de dados: a parte de uma estratégia de Marketing Digital responsável por identificar se a campanha foi um fracasso ou um sucesso.

Afinal, sem métricas claras sobre o que define vitórias e derrotas fica difícil saber o que melhorar, o que eliminar, e para quem vender!

Na verdade, a área de análise de dados não só define a conclusão de uma campanha, mas o início dela também, interpretando:

  • O que será vendido;
  • Para quem será vendido;
  • E quais serão as melhores formas de vender.

Apesar de parecer a parte menos prática da aplicação de uma campanha de Marketing Digital, essa é a alma do negócio porque o cliente é a alma do negócio — e entendê-lo é fundamental para o sucesso de uma empresa!

Agora que já te apresentei as principais áreas, vamos às próximas dicas para o trabalho com Marketing Digital?

2. Desenvolva habilidades técnicas (hard skills)

Mesmo que as diferentes áreas do Marketing Digital apontem para habilidades distintas, o fato é que todas elas exigem um interesse genuíno nos motivos que levam uma pessoa a agir!

Compreensão sobre a decisão de compra do cliente envolve identificar o que o cliente ideal procura para disponibilizar os recursos que resolverão os problemas dele.

Essa é uma boa notícia: por ser um conjunto de métodos, você pode aprender como avaliar o comportamento do cliente e guiá-lo para agir na direção dos seus próprios objetivos!

Significa que cursos e certificações digitais são mais do que bem-vindos quando o assunto é trabalhar com Marketing Digital: você pode aprender tudo pela Internet.

Dica: Curso de Marketing Digital gratuito: entenda as vantagens

3. Fique ligado nas novidades

Deu para ver que ser criativo é apenas uma parte do trabalho de um profissional de Marketing Digital, não deu?

Transformar ideias em planos — e planos em ações — exige uma dedicação consciente para acompanhar o lançamento de novas tecnologias ou a popularização de novas tendências.

Diferente de um engenheiro, para quem as regras da física se mantêm mais ou menos as mesmas com o passar dos anos, um profissional de Marketing Digital depende de atualização constante e atenção diária!

Não tem outro jeito de sobreviver no mercado a não ser com verdadeira paixão pelo assunto e pressa para dominar as novas técnicas o mais rápido possível.

4. Esteja atento às habilidades interpessoais (soft skills)

Enquanto as habilidades técnicas (hard skills) são essenciais para que você domine conceitos e ferramentas com excelência, as habilidades interpessoais que definirão como você pode se destacar no Marketing Digital.

Além disso, se o seu objetivo é empreender, as habilidades interpessoais são determinantes para fazer o seu negócio expandir — e expansão é tudo que faz seu negócio ser aceito, confiado, utilizado por novas pessoas e reutilizado pelas anteriores!

Apenas exemplificando, as soft skills para se dar bem no Marketing Digital envolvem:

  • Sua capacidade de se comunicar;
  • Capacidade de se colocar no lugar do cliente;
  • A forma com que você lida com as dinâmicas de grupos;
  • E suas estratégias de liderança para coordenar grupos!

Guia prático: saiba tudo sobre a cultura de Customer Success!

5. Leia os principais autores

Um jeito de adiantar seus passos no caminho para se tornar um especialista em Marketing Digital é ler sobre o assunto: quanto mais, melhor!

"A Bíblia de Vendas" do Jeffrey Gitomer ou “A Máquina Definitiva de Vendas” do Chet Holmes são duas recomendações de livros de Marketing Digital que eu costumo dar, e que podem acelerar seu aprendizado.

Aliás, a Orgânica também disponibiliza uma biblioteca gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção de Clientes com vários materiais para você aprender como vender pela Internet!

6. Adquira experiência

A prática realmente traz perfeição em qualquer carreira, mas em algo tão acionável quanto o Marketing Digital, essa ideia não poderia estar mais perto da realidade.

Se jogue em todo tipo de campanha que tiver a oportunidade de participar e dê o seu melhor, mas não pare por aí: crie diferentes projetos pessoais para praticar sua criatividade!

Outra solução é se unir a uma agência de Marketing Digital, como a Orgânica, para integrar um bocado de prática aos seus estudos teóricos.

Só através da experiência que você terá confiança para tomar as decisões certas nos momentos mais difíceis!

7. Aproveite o melhor do networking

Seu networking (sua conexão com pessoas no mercado) falará tão alto quanto aquele monte de soft skills quando o assunto for se apresentar como um profissional (mesmo sendo um amador).

Adquirir experiência se unindo a uma agência com alguns anos de sucesso traz não apenas o benefício de preparar você para as diferentes necessidades dos clientes, mas também para as melhores oportunidades de levar seu trabalho para mais empresas (ou empresas maiores!).

A área do Marketing Digital é uma área voltada para outros seres humanos: é sobre o que você tem para oferecer aos outros, e sobre o que os outros têm para oferecer a você.

Diferente do redator contratado apenas para escrever os conteúdos que você definir nos planos de Marketing de Conteúdo, seu trabalho não acabará na entrega dos materiais.

Você precisará abraçar o contato humano que torna qualquer relação um sucesso! E essa troca especial é o networking.

Dica: Fundamentos do Marketing Digital que você precisa conhecer!

8. Entenda os principais desafios do Marketing Digital (e como superá-los!)

Seu grande trunfo para saber como trabalhar com Marketing Digital é sua capacidade de resolver desafios!

Imagine que cada campanha e objetivo a ser conquistado não passa de um quebra-cabeça em que você precisa montar as peças, usando sua criatividade, para ilustrar um cenário.

Essas peças envolvem todas as áreas que apresentei para você aqui e, quando elas são arranjadas do jeito certo, você destrava diferentes níveis de desafios como se fosse um videogame.

A diferença é que esse é o mundo real, e esses problemas assombram pessoas de verdade. Seu papel é solucionar esses problemas e transformar a vida (e os negócios) dos seus clientes para melhor!

Você enfrentará aumentos na concorrência. Mudanças de ferramentas e plataformas. Terá dificuldades para mensurar os resultados e pode até ficar sem saber quem é seu público-alvo!

Durante todas as tempestades, será preciso manter a segurança dos dados dos clientes ou das campanhas, e ainda acompanhar cada pequena mudança no comportamento do consumidor.

É coisa para caramba, mas o Marketing Digital é uma metodologia por isso: com planejamento, cada barreira derrubada te dará milhares de pontos de experiência. Então mantenha a cabeça fria e o cérebro curioso!

Quer saber mais sobre como é trabalhar com Marketing Digital?

Não tem mais desculpas — tudo que você precisava saber sobre como é trabalhar com Marketing Digital foi explicado para você nesse guia!

Espero que esses mais de 15 anos navegando com a Orgânica no mar das vendas tenha te ensinado algo novo (e lucrativo)!

Resta agora acessar a biblioteca gratuita aqui da agência e escolher seu próximo material de estudo. Seu sucesso talvez dependa dessa simples escolha!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.