Como entrar no Marketing Digital: dicas e passo a passo


Guilherme de Bortoli

Por   

 04/08/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Assim como você e eu, hoje a maioria das pessoas está online — seja para trabalhar, se divertir ou pesquisar sobre algo que deseja comprar —, o que cria uma enorme oportunidade para as empresas alcançarem essas pessoas e se conectarem com elas de maneira relevante.

Mas como entrar no Marketing Digital? Estou aqui justamente para te explicar isso e mostrar como ele pode ser a peça-chave para o sucesso de empresas de todos os tipos e tamanhos!

Antes, só deixa eu te explicar o que é Marketing Digital de uma forma bem simples:

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias e ferramentas utilizadas na Internet para promover produtos e serviços de uma empresa, visando atrair e fidelizar clientes.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Meu colega, Rodolfo, também já deu a visão dele sobre o assunto aqui no blog da Orgânica:

“O Marketing Digital é basicamente o Marketing realizado no ambiente digital para que as empresas se comuniquem com mais clientes e gerem mais vendas."

Rodolfo Benetti
Diretor de Estratégia – Orgânica Digital

Mas agora vamos ao que interessa?!

Por onde começar a estudar Marketing Digital? 

Se você está aqui, provavelmente é porque quer entrar no mundo do Marketing Digital e não sabe nem por onde começar a estudar. Certo?

Eu já estive nessa mesma situação (mais de 20 anos atrás!) e, por isso, quero compartilhar com você algumas dicas que me ajudaram a dar os primeiros passos nessa área tão fascinante.

Primeiro, é importante saber que alguns autores são referências e devem acompanhar você por toda a sua jornada de conhecimento — e, ouso dizer, vida profissional.

Em especial, aqui vale a pena mencionar dois nomes indispensáveis:

  • Philip Kotler — considerado o pai do Marketing Moderno, com uma vasta obra que aborda desde os fundamentos até as tendências mais atuais;
  • Seth Godin — um dos mais famosos “gurus” do Marketing, com uma visão muito interessante sobre como se destacar em um mundo cada vez mais cheio de ruído.

Mas também há outros autores super importantes:

  • André Siqueira;
  • Al Ries e Jack Trout;
  • Chip Heath e Dan Heath;
  • Gary Vaynerchuk;
  • Joe Pulizzi;
  • Martha Gabriel;
  • Simon Sinek…

Dica: Livros de Marketing Digital: 10 recomendações imperdíveis!

E, por falar em conhecimento, há muitas opções de cursos e materiais gratuitos na Internet que podem te ajudar muito. A própria Orgânica tem a Biblioteca Gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção de Clientes com mais de 60 conteúdos!

Também oferecemos de graça um curso de Marketing Digital básico para empresas, que pode ser uma ótima opção para você. Não deixe de conferir!

Curso de Marketing Digital gratuito da Orgânica

Agora, se você estiver precisando de uma orientação mais prática, vou te mostrar o passo a passo de como entrar de vez no Marketing Digital!

Passo a passo para entrar no Marketing Digital 

É fato que não existe uma fórmula mágica para arrasar no Marketing Digital, mas uma coisa é certa: estudar é importante, e colocar a mão na massa é ainda mais!

Por isso, quero te mostrar o caminho que pode ser uma verdadeira virada de jogo para o seu sucesso online:

1. Defina seus objetivos, KPIs e metas

O primeiro passo é definir onde você quer chegar. Qual é o seu objetivo? Ele pode ser, por exemplo, se tornar uma empresa líder de mercado na sua cidade.

Para isso, você precisa saber se está na direção certa por meio dos indicadores-chave de desempenho (os famosos KPIs) que, no caso desse exemplo, devem ser o número de clientes, vendas, faturamento, etc.

Por fim, é preciso ter metas para cada indicador, com quantidade e data marcada. Se pergunte: quantos clientes você precisa conquistar? Qual é o prazo para isso? E quanto de faturamento você espera gerar?

Com base nas respostas, talvez suas metas sejam algo como: mil clientes até o primeiro semestre de 2023, três mil clientes no segundo semestre, e assim por diante. Percebe que são as metas que vão transformar seus objetivos e KPIs em algo tangível?!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

2. Estude seu público-alvo 

Se você não conhece o seu público-alvo, bem como as necessidades, as dores e os desejos dele, pode estar oferecendo produtos ou serviços para pessoas que sequer têm interesse. Isso é um grande desperdício de recursos!

Então defina o seu ICP — o perfil de cliente ideal do seu negócio —, analisando o mercado, potenciais clientes e clientes atuais. Assim, você vai notar que há padrões: gênero, idade, localização, profissão… e é isso que formará seu público-alvo.

Só que, dentro desse grupo, também existe a possibilidade de fazer uma segmentação ainda mais detalhada, o que dá origem à sua persona — o retrato de um único perfil de cliente, que também inclui características subjetivas:

  • Desafios;
  • Frustrações;
  • Sonhos
  • Hobbies;
  • Crenças, entre outras.

Para facilitar esse processo, aproveite nosso modelo para definição de ICP e persona:

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

3. Configure sua presença online

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, quando falamos de presença online, é exatamente isso que acontece!

Você precisa não só estar onde seu cliente ideal está (redes sociais, Google, e-mail…), mas também deixar claro seu valor para ele (muitas vezes, em uma questão de segundos!).

E com as informações dos passos anteriores em mãos, é possível criar estratégias de Marketing Digital mais eficientes, que englobam:

  • As soluções certas para o público certo;
  • A precificação dessas soluções;
  • Os canais de comunicação utilizados para alcançar clientes.

Mas não para por aí! Confira também o nosso conteúdo sobre os 8 Ps para entender melhor tudo isso:

Dica: 8 Ps do Marketing Digital: o que são e para que servem?

4. Estabeleça o fluxo de trabalho 

Agora é hora de partir para o planejamento operacional — um plano de gestão do que fazer para garantir o sucesso!

Nele, estabeleça os processos e as rotinas que serão seguidos, além das atividades que serão realizadas. Também construa cronogramas e considere a contratação de ferramentas.

Aqui, fica clara a importância de ter uma visão ampla de tudo que será necessário para as suas ações de Marketing Digital!

Cronograma de Marketing Digital

5. Coloque a mão na massa

Monte sua equipe, escolha fornecedores de confiança e defina as responsabilidades de cada um:

  • Planejamento;
  • Redação;
  • Design;
  • Análise de dados…

É bastante coisa, né? O importante é que todas as áreas do Marketing Digital trabalhem juntas (e em harmonia) para alcançar os objetivos e as metas definidos lá no primeiro passo!

A melhor hora para entrar no Marketing Digital é agora! 

Você viu que entrar no Marketing Digital requer alguns passos importantes e, com essas informações em mente, sua empresa pode aproveitar todas as oportunidades que o digital oferece!

E que tal começar agora mesmo, ganhando um Diagnóstico + Consultoria grátis? Os especialistas da nossa agência de Marketing Digital estão prontos para ajudá-lo a traçar o melhor caminho rumo aos seus objetivos! Solicite nosso contato!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.