Redes sociais para empresas: em qual devo investir?


Redes sociais para empresas: em qual devo investir?

Com o auxílio de estratégias do Marketing Digital as empresas estão otimizando seus recursos e criando ações com ótimos resultados. Nesse sentido, as redes sociais para empresas se tornaram ferramentas fundamentais, permitindo alcançar um enorme público, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca.

Se você deseja conhecer as melhores redes sociais para o seu negócio, confira nosso post de hoje. Aqui vamos mostrar as melhores opções para os setores de vinhos e cervejas, imóveis e educação. Boa leitura!

Como utilizar redes sociais para empresas?

As redes sociais tornaram-se parte do nosso cotidiano. Uma pesquisa do Facebook demonstrou que 102 milhões de brasileiros se conectam pela plataforma todos os meses. Esse dado mostra o grande potencial dessas ferramentas.

Dica:  5 dicas para gerar leads qualificados usando as redes sociais

Porém, para uma empresa, não basta criar uma página ou perfil e esperar a mágica acontecer. É preciso empenho e dedicação. As redes são dinâmicas e exigem acompanhamento.

Os consumidores usam o espaço para tirar dúvidas, avaliar depoimentos de clientes e para comparar marcas. Então, é necessário estar presente, interagir, ouvir e responder às solicitações.

No primeiro momento, contudo, uma dúvida surge entre os empreendedores: “em qual rede social devo estar presente”? Para responder a essa questão, a seguir vamos falar um pouco sobre cada uma. Acompanhe!

Quais são as principais redes sociais?

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo. Sua plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídias — como textos, vídeos e fotos. Além disso, ele permite patrocinar campanhas, colocando anúncios e publicações em destaque, aumentando o alcance das ações.

É uma ótima ferramenta para manter contato com clientes, atrair novos consumidores, identificar oportunidades e até mesmo fazer o atendimento ao público. Alie o seu marketing de conteúdo com o Facebook, divulgando materiais relevantes ao público.

Clique no banner e receba gratuitamente nosso guia completo para alcançar um público mais afinado com seu negócio e obter uma audiência maior!

Guia Completo Facebook para Empresas

Instagram

O Instagram é focado em imagens. A plataforma permite a divulgação de fotos e vídeos curtos. Então, para ter sucesso, é preciso investir em equipamentos de alta qualidade. A dinâmica do Instagram é alta. Portanto, é preciso postar com frequência e criar materiais que chamem a atenção do público.

LinkedIn

LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo — ideal para buscar leads qualificados. Assim como o Facebook, ele é bastante indicado usar o marketing de conteúdo e divulgar conhecimento. Nessa rede, vá além de anunciar produtos. Mostre o valor da sua marca, cultura e posicionamento.

Quais são as melhores redes para meu negócio?

Como prometido, agora vamos mostrar as redes mais indicadas para determinados mercados e como utilizá-las.

1. Mercado de vinhos e cervejas

O mercado gastronômico pode aproveitar bastante as redes sociais. Por isso, algumas redes são específicas para essas oportunidades — Pip!NeeachAll Chefs - redes sociais voltadas para gastronomia, porém dentre as redes sociais mais conhecidas, este nicho ganha um bom destaque no Instagram. Há também aplicativos, como UntappdRatebeer e Go Wine

A comunidade consegue trocar informações sobre produtos, obter recomendações e tirar dúvidas. Algumas empresas utilizam até as avaliações feitas nessas redes como marketing.

2. Imóveis

No mercado de imóveis, duas redes sociais para empresas se destacam: Facebook e Instagram. A primeira permite que você publique conteúdos sobre o mercado e curiosidades. Use esse canal para passar informações e criar ligações com o público.

Já no Instagram, o apelo visual ajuda a demonstrar os imóveis. Tire fotos de alta qualidade, mostre diferenciais dos seus empreendimentos.

Dica: Como construir uma estratégia de marketing "glocal" para sua imobiliária

3. Educação 

As instituições de ensino abordam alunos de diferentes estágios. Adolescentes, jovens, adultos, todos são alunos e potenciais clientes. Então, é preciso entender que a linguagem e a forma de se conectar varia de acordo com as características do grupo.

Se o público é mais jovem, o Facebook pode ser ideal para divulgar oportunidades, cursos e informação. Para o público mais experiente, o LinkedIn se torna uma grande opção.

Nesse mercado, o ideal é criar autoridade, mostrar que sua marca tem o conhecimento buscado pelo aluno e que consegue transmiti-lo. Para isso, mantenha publicações de conteúdos relevantes.

Dica: Como atrair alunos com o Marketing de Conteúdo

4. SaaS (Software como serviço)

O mercado de SaaS é versátil, pois trabalha com diferentes produtos e personas. Então, é importante identificar o seu público para saber qual é a rede social mais indicada. 

No B2C, o Facebook se destaca por possibilitar uma comunicação direta com o consumidor, além de ser um ótimo canal para divulgação. Nessa linha também há o Instagram, muito bom para branding.

No B2B, o Linkedin é a melhor opção. Por ser uma rede frequentada por tomadores de decisão, está a todo momento proporcionando oportunidades para fazer conexões de negócios.

Clique no banner abaixo para saber por qual motivo a sua Software House não está gerando vendas e aprenda como reverter essa situação!

Webinar gratuito: por que sua software house não vende?

Como vimos em nosso artigo, as redes sociais para empresas representam ótimas oportunidades. São ferramentas para atrair o público, criar negócios e conquistar autoridade. Para uma boa utilização, é preciso entender as características e as limitações de cada plataforma.

Agora que já sabe em quais redes deve investir, baixe nosso guia completo do Facebook para empresas e otimize seus resultados!




Por
17/11/2017

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!