Aprenda a fazer uma campanha nas redes sociais que dê resultados


Rodolfo Benetti

Por   

 22/02/2019 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Criar uma campanha nas redes sociais não é mais uma novidade para nenhum gestor. Essas mídias se tornaram ferramentas fundamentais para qualquer empresa, uma vez que é possível atrair novos clientes e gerar conversões com um baixo investimento. No entanto, a questão é como criar uma estratégia que realmente dê resultados.

Não é nada difícil encontrar gestores que investem bastante dinheiro na criação de campanhas de anúncios, mas que não têm a mínima ideia dos resultados gerados ou que sabem que não estão alcançando aquilo que esperavam.

Se você se encaixa nesse perfil, a hora de mudar é agora! Acompanhe a leitura deste conteúdo e veja como potencializar as estratégias nas redes sociais.

Os passos para uma campanha nas redes sociais de sucesso

Formule uma estratégia

Uma campanha nas redes sociais pode ser criada para diferentes finalidades, seja para gerar vendas diretamente, aumentar o conhecimento da marca, lançar um novo produto ou serviço no mercado, alavancar uma página ou perfil, entre outras opções. Então, o primeiro passo para ter sucesso é formular uma estratégia, saber quais são seus objetivos e onde você quer chegar.

Essa ação é importante porque os mecanismos das principais plataformas, como o Facebook e Instagram, utilizam a definição de objetivo para buscar os potenciais interessados e disparar os anúncios. Além do objetivo, tenha em mente os valores disponíveis para a campanha e o tempo de duração, com data inicial e final.

Dica: Redes sociais para empresas: em qual devo investir?

Conheça realmente seu público-alvo

Nosso segundo ponto de definição para criar uma campanha nas redes sociais que realmente dê resultado é tão importante quanto o primeiro: conhecer a fundo o seu público-alvo.

Você pode até achar que isso é básico, que já está fazendo isso bem, mas tenha uma certeza: se direcionar seus investimentos para um público que não é o seu ideal, seus resultados nunca serão aqueles esperados — e muitas empresas cometem esse erro.

É preciso saber como o seu público-alvo se comunica, o tipo e forma da linguagem, se estão localizados em uma determinada região demográfica, a faixa etária e o nível de formação. Esses dados lhe ajudarão a criar uma comunicação mais assertiva, aumentando as taxas de conversão.

Trace as métricas importantes de acompanhamento

Para saber se a sua campanha nas redes sociais está desempenhando bem é necessário estabelecer métricas de acompanhando, os famosos KPIs, ou Key Performance Indicators. Eles são indicadores de desempenho e ajudam a monitorar como o seu investimento está gerando retorno.

Nas redes sociais você pode acompanhar o número de seguidores da página, a taxa de engajamento — que são os comentários e compartilhamentos —, a visibilidade da campanha e o volume de cliques nos links, e essas são só algumas ideias de KPIs. O ideal é que você pense no objetivo que deseja alcançar e o que é interessante acompanhar para saber se essa meta está ou não sendo alcançada.

Porém, tenha muito cuidado com as métricas de vaidade! As curtidas nas páginas e posts são monitoradas por muita gente, não só as próprias, mas também da concorrência. No entanto, tenha cuidado com esses indicadores, uma vez que eles não geram um resultado direto, uma influência que ajuda a explicar o objetivo.

Guia completo de como planejar ações de sucesso utilizando o Marketing Digital. Veja no banner abaixo:
 

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa


Você pode criar uma publicação com um meme divertido que gera um alto índice de curtidas, mas não necessariamente vai levar a mais vendas. Compreende?

Analise seus concorrentes

Já que mencionamos a concorrência no tópico anterior, é bom falarmos que analisar as empresas que disputam o mesmo público-alvo que você pode gerar insights importantes para a sua campanha nas redes sociais.

Não estamos falando que você deve acompanhar tudo o que uma outra empresa está fazendo e copiar, não é isso. Porém, é interessante buscar algumas ideias e melhorá-las.

Analise o tipo de comunicação, as publicações, a qualidade dos posts, os assuntos tratados e a resposta do público, a frequência de atuação, entre outros aspectos. Tente identificar o que está gerando mais engajamento, o que o público gosta ou não.

Publique sempre conteúdo original

É muito importante que você sempre publique conteúdo original, e não a cópia de outras empresas ou pessoas — originalidade gera mais credibilidade, confiança e resultados.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia bem interessante. Com ele a sua empresa consegue atrair mais consumidores, nutrir os leads, criar estratégias de automação de marketing e buscar grandes vantagens no mercado.

Então, invista na divulgação de conteúdo relevante e original nas redes sociais e veja como isso pode impactar positivamente nos seus resultados.

Teste os resultados da campanha nas redes sociais

Todas as estratégias de marketing devem sempre ser testadas em busca de otimização. Mesmo que uma ação gere um grande resultado na empresa A, não é regra que os mesmos ganhos serão alcançados em uma empresa B. Por isso, com os indicadores de desempenho bem definidos, faça variações da sua campanha e teste.

Essas variações podem ser simples ou profundas, desde a troca da cor de um botão ou imagem, até mudanças na segmentação do público-alvo. É importante ter conhecimento técnico para aplicar essas variações sem interferir nos resultados.

É importante que os testes sejam feitos com períodos de tempo que permitam uma boa análise de resultados e que uma variável seja alterada por vez para gerar números consistentes.

Dica: Marketing nas redes sociais: por que devo contratar uma agência?

Desenvolva um plano de comunicação sistêmico

Por fim, devemos salientar que é preciso desenvolver um plano de comunicação sistêmico para que os resultados sejam ainda mais efetivos. A campanha nas redes sociais não deve ser encarada como uma ação isolada, mas sim um elemento de uma estratégia completa e bem elaborada pela equipe.

Pense em toda a experiência gerada aos seus leads e clientes e busque sempre a otimização com testes e análise de resultados.

Portanto, até aqui você viu como fazer uma boa campanha nas redes sociais por conta própria. Se você seguir essas dicas temos a certeza de que o resultado final será bem mais interessante do que aquilo que está acostumado.

Uma boa alternativa para criar campanhas para redes sociais

Se você chegou até aqui percebeu que não é tão simples assim fazer uma campanha gerar resultados, não é mesmo? É por isso que muitas pessoas optam por terceirizar esse desafio!

Quem conta com uma agência de Marketing Digital especializada conseguirá obter melhor retorno sobre as ações. Afinal, a agência saberá quais as melhores estratégias usar de acordo com o orçamento estipulado e o objetivo traçado

A criação dos conteúdos pode gerar muito trabalho, por isso, ter o apoio de uma agência é fundamental. Com uma boa comunicação os conteúdos serão direcionados para o seu público-alvo, atraindo novos clientes, fidelizando aqueles que já conhecem e gerando mais credibilidade à marca.

Além de definir as métricas importantes, a agência mantém um acompanhamento bem de perto. Qualquer variação, sendo positiva ou não, será identificada a tempo de uma alteração.

Lembre-se que as plataformas são ferramentas para ajudar as marcas no alcance de seus objetivos. Por isso, não podem nunca ser desprezadas ou usadas de forma ineficiente. Você pode deixar de jogar dinheiro fora e investir corretamente do jeito que traz retorno. Tudo depende de você!

Agora que você já sabe como formatar a sua campanha nas redes sociais, não pare por aqui! Aprenda agora mesmo como direcionar a comunicação da sua empresa para gerar mais vendas!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.