Orçamento de marketing em redes sociais: quanto e como investir?



Por   

 22/03/2019 

 22/03/2019 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Olá! Aqui é o Rodolfo, tudo bem? Vamos falar sobre redes sociais?

Ações estratégicas são responsáveis por garantir o crescimento do negócio. Um exemplo são as redes sociais, que oferecem excelentes resultados. Afinal, se elas fossem nações, somente os usuários do Facebook formariam o país mais populoso, com mais de 2 bilhões de integrantes.

Ao definir o orçamento de Marketing, é importante contar com uma agência especializada, com profissionais atualizados e focados em obter o melhor retorno sobre o valor investido. Se você quer melhores resultados e procura por uma equipe que otimize esse desempenho, é importante saber como calcular seu budget, ou orçamento, antes de usá-lo. Confira a seguir!

Calcule o investimento que será usado

O investimento está inserido em um contexto, o plano de Marketing Digital. Por isso, defina seu objetivo, suas metas e o prazo para alcançá-las. Descubra também a margem de lucro dos seus produtos ou serviços e a disponibilidade de entrega.

Para ajudá-lo, você pode reunir as seguintes informações:

  • histórico e expectativa de vendas;
  • margem de lucro por venda;
  • porcentagem que a empresa está disposta a investir nas redes sociais;
  • participação da audiência em cada mídia social;
  • canal com o melhor desempenho, de acordo com o objetivo. Por exemplo: talvez o Twitter seja interessante para engajar, mas o Facebook tenha os melhores resultados de vendas.

Mesmo que você ainda não tenha ideia do quanto usará, é importante saber qual é a margem com a qual poderá trabalhar. É comum destinar em torno de 5% do faturamento para produtos comuns, de 10 a 20% para produtos digitais e até 40% para produtos de luxo.

Dica: O que o investimento em comunicação diz sobre o crescimento das empresas?

Outra estratégia para definir seu orçamento de Marketing é estabelecer qual resultado pretende alcançar. Assim, você faz o caminho inverso e descobre o valor que precisa ser investido. Nesse caso, é muito importante se certificar de que o investimento idealizado resultará em um retorno positivo para a empresa.

Defina como usar a verba nas redes sociais

É preciso definir a verba, assim como todos os canais e as ações que serão executados nas redes sociais. Por exemplo, conciliar a mídia paga e orgânica significa que você precisará investir em anúncios e em Inbound Marketing.

É comum definir o teto da campanha antes de executá-la. Principalmente ao iniciar nessa área, essa opção pode poupar tempo e ajudar a aplicar a verba de maneira inteligente.

Dica: 5 dicas para gerar leads qualificados usando as redes sociais

Cada rede social tem uma forma diferente para fazer investimento em publicidade. Para anúncios no Facebook e Instagram, por exemplo, você define o valor e como o orçamento será distribuído. 

Na opção vitalícia, o valor será usado dentro de um período, porém sem um ritmo. É possível, também, aplicar todo o investimento em apenas um dia.

Entendendo isso, você perceberá que, caso não tenha experiência e conhecimentos avançados em Facebook Ads, a campanha com orçamento diário é melhor, pois é mais fácil monitorar o desempenho e obter melhores resultados.

Quer saber ainda mais? Clique na imagem abaixo e assista o vídeo onde o Guilherme explica tudo o que você precisa saber para gerar vendas mais assertivas!
 

Saiba como direcionar a comunicação da sua empresa


Acompanhe KPIs para otimizar o orçamento de Marketing

Os KPIs (indicadores-chave de performance) são um conjunto de métricas que servem para apontar o desempenho das suas campanhas. Para acompanhar a verba de Marketing, existem algumas métricas importantes:

  • CMV: custo da mercadoria vendida, leva em conta não só os gastos, mas também uma média em relação ao estoque — assim, você saberá quanto tem para investir nas campanhas;
  • ROI: retorno sobre investimento, aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo e a proporção;
  • CAC: custo de aquisição por cliente, o valor médio que precisa ser investido para conquistar um novo cliente;
  • CPC: custo por clique, uma das principais métricas para acompanhar anúncios pagos nas redes sociais — é importante ficar de olho em outras métricas também, como o CPL (custo por lead) e o CPA (custo por ação).

Como vimos, é possível montar o orçamento de Marketing com precisão e aproveitar o potencial das redes sociais, otimizando esses resultados ao acompanhar cases de sucesso. Além disso, procure o suporte de especialistas que estão sempre testando novas estratégias e funcionalidades com foco em soluções criativas e nos resultados.

Dica: Estratégia de Inbound Marketing: quais KPIs devem ser acompanhados?

Se você já quiser colocar algumas dessas métricas em prática, como o CAC (custo por ação), aproveite e use a nossa Calculadora de CAC para aumentar seus lucros!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!