Instagram para negócios: 4 dicas para usar a ferramenta na sua estratégia


Rodolfo Benetti

Por   

 14/09/2016 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no momento. Segundo o próprio Instagram são mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, 200 milhões a mais que o Twitter, com pouco mais de 300 milhões de usuários.

Números tão impressionantes reforçam a importância de usar o Instagram para fazer negócios, podendo aumentar a visibilidade de sua empresa, construir sua reputação online e com isso gerar novos negócios.

Mas antes de usar o Instagram para negócios é importante que você conheça alguns conceitos importantes: O Instagram para negócios e o Instagram Ads.

O que é Instagram para negócios?

O Instagram para negócios é a solução criada pelo Instagram para facilitar o trabalho das empresas que querem usá-lo para promover seus produtos e serviços. É uma ferramenta totalmente gratuita que permite a empresa escolher a melhor forma de contato com seus clientes em seu perfil no Instagram, seja por mensagem direta pelo aplicativo, e-mail ou telefone.

Outra função interessante do Instagram para negócios é que ele oferece informações e métricas sobre cada post publicado na rede social, ajudando muito na identificação de quais ações são eficientes e quais precisam ser melhor trabalhadas.

Dica: Leia também: Qual a importância da análise de métricas para sites?

É importante lembrar que o Instagram para negócios só é liberado para quem já possui uma página de empresa no Facebook, o que permite a importação de dados entre as contas.

O que é Instagram Ads?

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios criada especialmente para o Instagram. Nesta plataforma, é possível criar posts de destaque em formato de vídeo, foto e até mesmo um carrossel de imagens, muito usado por lojas virtuais.

E assim como o Facebook Ads, a ferramenta é uma excelente opção para aumentar o número de visitas de seu site, estimular o download de aplicativos ou até mesmo aumentar o número de seguidores e fãs de sua marca.

Como usar o Instagram para negócios?

Agora que você já sabe o que é Instagram para negócios e o Instagram Ads você já está quase pronto para criar suas campanhas. Para isso, separamos algumas dicas incríveis, confira!

1. Aproveite todos os recursos de segmentação

Assim como os anúncios no Facebook, o Instagram oferece uma série de ferramentas que ajudam na criação e segmentação de seus anúncios. Você pode segmentar suas campanhas por idade, gênero, localização, Interesses, interesses de consumo e várias outras características, o que torna seus anúncios ainda mais eficientes.

Dica: Saiba mais sobre como investir em links patrocinados!

2. Mostre os bastidores de sua empresa

Como o Instagram é uma rede social focada  no compartilhamento de imagens e vídeos, sua estratégia deve ser um pouco diferente de seu perfil em outras redes sociais, como o LinkedIn.

Uma boa alternativa para criar um conteúdo diferenciado é mostrar um pouco do dia a dia de sua empresa, o processo de criação de seus produtos e um pouco do seu dia a dia de trabalho.

Além de tornar sua empresa mais próxima de seus clientes, é mais uma forma de aumentar sua credibilidade, uma vez que você está aberto para mostrar a sua "casa" e o modo como trabalha.

Dica: A Orgânica é uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista em Vendas. Saiba mais!

3. Crie imagens com textos

O Instagram pode ser usado não apenas para postar fotos, mas também imagens com frases curtas, de leitura rápida e layout atraente. Frases de pessoas famosas, que tenham relação com seu mercado e sejam inspiradoras são excelentes para incentivar a interação com seus seguidores.

Dica: Leia também:Como administrar sua reputação online?

Mas cuidado: não use a legenda da imagem para repetir a frase postada. Aproveite para convidar o leitor a interagir com você.

4. Use hashtags

Assim como no Twitter e Facebook, as hashtags são excelentes ferramentas para aumentar o alcance de suas publicações. Com elas você poderá garantir que sua publicação seja encontrada por outras pessoas de forma rápida e aumentando consideravelmente a exposição de suas publicações.

Porém, evite usar hashtags demais, ou mesmo que não sejam usadas pelo público. Use duas ou três hashtags por publicação e que sejam realmente usadas pelas pessoas!

Agora que você já conhece as melhores práticas do Instagram para negócios, é hora de colocar o que aprendeu em prática e colher os melhores resultados.

Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Basta entrar em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.