Guilherme de Bortoli

Por   

 21/09/2016 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Muito do esforço diário em uma empresa é dedicado a torná-la conhecida por seu público-alvo, além de obviamente vender para ele.

Estruturar um processo sistemático para geração de oportunidades e vendas, é fundamental para trazer previsibilidade de vendas e de caixa na empresa. Essa segurança é confortante nas atividades de seus gestores, tornando o assunto desse artigo muito importante para qualquer negócio.

Continue lendo e conheça os princípios básico de uma metodologia de marketing digital que permitirá esse objetivo.

Personas

Por mais óbvio que pareça, as ofertas de uma empresa solucionam uma necessidade de um cliente.

Entender o perfil das pessoas que geram mais e melhores vendas para sua empresa, identificando quais objetivos, dificuldades e desafios elas possuem ao buscar por suas soluções, permitirá inferir quais são seus interesses e quais comportamentos apresentam ao pesquisá-los.

Dica: Leia nosso artigo: Os mistérios da Buyer Personas: aprenda o que é e como criar

No marketing digital, denominamos esse perfil como cliente ideal ou buyer persona.

Como atrair personas através da empatia

Fazer uma primeira abordagem para seu cliente ideal, já apresentando uma oferta, resulta em baixíssimas conversões.

Pense em seu perfil e identifique quais assuntos são de interesse comum entre ele e sua empresa. Para realizar esse trabalho, você poderá realizar entrevistas e questionários, adquirir pesquisas, analisar o comportamento no seu site, etc.

Tendo em mãos uma lista de assuntos interessantes para seu cliente, entenda qual o volume mensal de buscas por ele no Google. Assim você poderá analisar se vale a pena investir nesse conteúdo.

Monte uma pauta de conteúdo pensando na jornada que seu cliente realizará até comprar.

Semanalmente, publique no blog da sua empresa um artigo educativo, educando seu cliente o suficiente para realizar uma compra. A ideia aqui é levar o cliente do topo ao final do funil de vendas, passando por cada etapa através de artigos que o ajudem a solucionar os seus problemas. Naturalmente, a etapa final dessa jornada é levá-lo a compra de uma das suas soluções.

Clique no banner aboaixo e entenda a jornada de compra!

Jornada de Compra: Guia completo para criar a da sua Buyer Persona

Como fazer com que sua persona leia seus artigos educativos

Em alguns meses seus artigos ganharão espaço no Google, gerando diariamente novas visitas. Provavelmente você não desejará fazer todo esse esforço para gerar visitas só no futuro e ter muitos artigos não lidos, portanto é fundamental distribuí-los para seu cliente ideal onde ele estiver.

Atualize sua persona, identificando quais sites, portais, redes sociais e aplicativos elas frequentam.

Redes Sociais

Crie um perfil da sua empresa e caso a rede social possua comunidades, inicie seu relacionamento através daquelas que falem sobre os assuntos que você aborda em seu blog.

Faça publicidade para atrair seu cliente ideal para seu perfil e distribua nele e nas comunidades os seus artigos.

Dica: Instagram para negócios: 4 dicas para usar a ferramenta na sua estratégia

Sites e portais

Promova o seu blog através de publicidade em sites que estejam na rede de parceiros do Google (AdWords), utilizando banners! Essa é uma opção de divulgação muito barata!

Além disso, desenvolva parcerias com outros sites que possam divulgar o seu conteúdo. Contar com a audiência de sites mais antigos será muito importante para um blog novo.

Publicidade no Google

Aparecer para as palavras-chave importantes e relacionadas aos artigos será importante para essa estratégia. Você pode acelerar esse resultado com publicidade na rede de pesquisa do Google Adwords. Nesse caso, é fundamental que você já tenha uma oferta que capture leads (entenda a seguir).

Como ganhar dinheiro com seu blog

Simplesmente educar um público só faz sentido se você é uma escola ou não tem fins lucrativos.

Se você deseja vender a partir do blog da sua empresa, precisa que sua estratégia de marketing de conteúdo esteja super bem definida.

A metodologia mais usada para isso e que é conhecida como o novo marketing digital e o marketing digital de resultados, se chama Inbound Marketing.

Selecionamos um passo a passo gratuito com 11 dicas para ajudar as vendas da sua empresa. Clique no banner abaixo e baixe agora o seu material!

Inbound Maekting: 11 dicas para que a sua empresa venda 600% mais

Ela apresenta um processo sistemático para geração de leads, que dará previsibilidade também na quantidade de oportunidades e vendas realizadas a partir do seu blog.

Esses leads deverão ser capturados através da oferta de novos formatos de conteúdo que você oferecerá aos seus visitantes: e-books, webinars, infográficos, planilhas, processos etc.

Para cada conteúdo, o visitante preencherá um formulário identificando-se, antes de ter acesso ao material educativo e gratuito.

Esses contatos serão fundamentais para que marketing e vendas façam o seu trabalho, cada um no momento correto, conforme define a metodologia Inbound Marketing!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.