Por que minha empresa precisa gerar leads?


Por que minha empresa precisa gerar leads?

Gerar leads se tornou uma das maiores obsessões dos novos empresários. Você conhece essa expressão e sabe a importância dos leads para o seu negócio? De forma resumida, o mercado mudou e o consumidor possui novas exigências na hora de consumir produtos e serviços.

Pense na sua concorrência: quantas novas empresas do mesmo segmento surgiram e estão competindo diretamente com você pela atenção do mesmo público alvo? Esse aumento considerável de novas empresas faz com que o consumidor passe a ter novos parâmetros no momento de decisão da compra — e, para se destacar nesse meio, a melhor forma é gerar leads e nutri-las até o momento da compra.

Você quer investir, mas ainda não sabe exatamente quais os benefícios? Não se preocupe, separamos um pequeno guia para você!

Por que investir em gerar leads?

A geração de leads é uma forma mais simples e eficaz de preparar o público para a compra do seu produto ou serviço. O lead nada mais é do que uma pessoa que demonstrou interesse no conteúdo que você oferece na internet, quer uma solicitação de orçamento ou até mesmo um contato direto com o setor de vendas para saber condições de pagamento.

De modo geral, é uma pessoa que demonstrou interesse pela sua empresa de forma voluntária — sem aquele discurso imperativo ou com ações invasivas para conquistar a atenção do público.

Gerar leads reduz o custo com vendas

Quando você tem pessoas buscando a sua empresa de forma voluntária, sem grandes investimentos em captação de clientes, o custo com vendas acaba diminuindo.

A geração de leads vem trabalhar justamente isso: fazer com que as pessoas despertem o interesse pela sua empresa de forma independente, seja por meio de um conteúdo em blog, e-book ou algum outro tipo de material ou proposta disponibilizada via web.

O custo de aquisição de clientes, nesse caso, tende a diminuir consideravelmente. Principalmente se a sua empresa investe em marketing de conteúdo ou Inbound Marketing, a geração de leads por meio de material rico se torna prioridade, fazendo com que cada vez mais oportunidades valiosas cheguem para a equipe de vendas.

Otimização do processo

Gerar leads é também entender o funil de vendas pelo qual seus clientes passam. Quando você começa a trabalhar esse funil de uma forma mais próxima, é possível analisar quais são os momentos de maior gargalo e dificuldade desses leads até realmente concluírem a venda — ou onde está a dificuldade de fidelização dessas pessoas dentro da sua empresa.

Com esse acompanhamento mais minucioso sobre como funciona e o que esperar de cada etapa do funil, é possível otimizar o processo, uma vez que você saberá identificar exatamente onde estão os erros, e terá capacidade estratégica para desenvolver ações de melhoria.

Aumento das conversões

Quando um usuário vira lead, ele não está necessariamente pronto para o momento de compra. Na verdade, a grande parte dos leads ainda está no estágio do topo do funil. A geração de leads permite, no entanto, trabalhar todas esses leads para levá-las até o momento de compra.

Se feita uma nutrição de leads eficaz e bem elaborada, é possível aumentar o percentual de conversões da sua empresa, aumentando diretamente a lucratividade e o sucesso!

Quer receber mais informações sobre como alavancar o seu negócio? Assine nossa newsletter. para receber conteúdos matadores que podem mudar a realidade da sua empresa!




Por
01/08/2016

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!