Passo a passo para criar um blog de sucesso!



Por   

 08/10/2018 

Atuando desde 2005 com tecnologia e internet, concebendo e desenvolvendo processos de inovação.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, escrever para um blog não é tarefa de amador. Na verdade, exige muito profissionalismo. Um blog de sucesso tem que se posicionar e atrair o público desejado, independente de qual seja o objetivo final. Quando bem elaborado, um blog pode trazer ótimos resultados para a empresa.

Para criar um blog de sucesso, você precisa ter em mente que esta é uma tarefa que exige dedicação e conhecimento. Por isso, elaboramos este passo a passo para te ajudar a iniciar o seu projeto corretamente, atentando para alguns fatores que são muito importantes.

Acompanhe nossas dicas para iniciar a construção do seu blog agora mesmo!

Estabeleça metas e objetivos

Para iniciar qualquer projeto, é necessário um planejamento. Nada que seja muito avançado e complicado, mas você precisa ter suas metas e objetivos bem definidos.

Qual o objetivo do seu blog? Você o está criando para qual finalidade? É preciso estar bem focado nessas perguntas, caso contrário, depois de um tempo você vai postar qualquer coisa, apenas porque achou interessante e quer compartilhar com outras pessoas.

Compartilhar conteúdo é legal, mas apenas isso não vai te trazer o retorno que você espera com o seu blog. É preciso ir além.

Ir além

Estabeleça suas metas. Por exemplo, em seis meses, você terá produzido um número (x) de artigos, terá conquistando um número (y) de visitantes e estará aplicando (z) estratégias de conteúdo para aumentar a conversão do seu blog.

Quer saber como acelerar seus resultados com Marketing de Conteúdo? Clique no banner abaixo!

Acelere seus resultados com Marketing de Conteúdo

É importante que periodicamente você revise seus objetivos e metas. Assim será possível avaliar se a empresa está caminhando no rumo certo ou se é preciso adequar ou reformular alguma estratégia.

Defina suas personas

O programador Alan Cooper criou o conceito de Buyer Personas por acreditar que segmentar as pessoas por público-alvo era amplo e genérico demais. Ele achou que era preciso ir além, analisando os costumes, as vontades, as necessidades e os hábitos dessas pessoas.

Dica: Buyer Persona: como identificar seu cliente ideal?

As personas são como personagens semifictícios criados para representar o cliente em potencial. É a pessoa com quem você vai falar quando estiver escrevendo o seu artigo para o blog. Ter boas personas significa que você conhece bem o seu público e aumenta as chances dos seus objetivos serem convertidos.

Organize o seu tempo e a sua rotina de produção

É muito frequente um blogueiro iniciante produzir uma quantidade grande de conteúdo nas primeiras semanas, depois vai se cansando, vão aparecendo outras tarefas, compromissos e o blog vai sendo deixado em segundo plano.

Para que isso não aconteça e você consiga criar um blog de sucesso, organize o seu tempo. Determine, por exemplo, que o seu horário de produção será assim que você acorda e três vezes na semana. Então, às segundas, quartas e sextas, logo após o café da manhã, você vai sentar e escrever.  

escrever para blog

Ficar um longo período de tempo sem produzir nada é ruim para o seu blog e para as pessoas que o seguem. Portanto, não deixe isso acontecer. Mas aí surge uma dúvida: e se eu não tiver nada pra dizer? Isso pode acontecer sim, tem dias que "o branco" toma conta de nós e a falta de criatividade vêm a tona.

Por isso, outra dica importante é fazer um planejamento do conteúdo. Elabore um calendário, marque os dias de publicação dos artigos e defina pautas para cada dia de produção. É importante que as pautas contenham: persona, tema, palavras-chave, abordagem do tema e sites de referência com o conteúdo que será tratado.

Observe a concorrência

Por fim, é preciso sempre estar antenado aos seus concorrentes, afinal, se o leitor não encontrar no seu blog o que ele procura, certamente encontrará em outros. Leia outros blogs, as opiniões dos leitores, estude as estratégias utilizadas pela concorrência. Assim, você irá extrair o que for melhor para o seu site e conseguirá agradar ainda mais o seu público.

Um blog ajuda a construir autoridade e gerar confiança no público para o qual você quer vender! Clique no banner e saiba mais!

Tenha um blog e comece atrair mais clientes.

Gostou das nossas dicas para criar um blog de sucesso? Deixe um comentário no post, é importante sabermos sua opinião e dúvidas. Até a próxima!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!